O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 289 Compartilhado 68 Comentários

Samsung revela oficialmente razões para explosões do Galaxy Note 7

Depois de meses de investigações, a Samsung revelou oficialmente ao mundo quais foram as causas das explosões que aconteceram em inúmeros Galaxy Note 7. O relatório foi divulgado durante a madrugada desta segunda-feira (23/01), na Coreia do Sul. Segundo a empresa, duas falhas na fabricação da bateria ocasionaram os incidentes.

Antes de revelar as causas dos problemas envolvendo o Note 7, a Samsung mostrou alguns números interessantes sobre o processo processo de análise. Durante o tempo em que esteve no mercado, o Note 7 vendeu 3 milhões de unidades, das quais 2,8 milhões foram retornadas através do recall promovido pela empresa. Cerca de 700 especialistas analisaram 200 mil unidades problemáticas do dispositivo, além de 30 mil baterias fabricadas pela subsidiária Samsung SDI.

A marca revelou que foram dois os problemas relacionados à bateria e alguns componentes próximos. O primeiro, que é mostrado no gráfico abaixo como "problema A", se refere ao tamanho da bateria, que era grande demais para o local no qual a mesma estava inserida, o que fez eletrodos que deveriam ficar separados (negativo e positivo) se sobreporem, causando aquecimentos e curtos-circuitos.

Esse problema de incompatibilidade e proteção da bateria de íon lítio ocasionou os superaquecimentos. Como mencionado, os detalhes sobre o problema estão na ilustração "A" do gráfico abaixo:

Galaxy Note7 What We Discovered Infographic Main 1
Gráfico divulgado pela Samsung sobre as causas dos problemas com o Note 7 / © SAMSUNG

A segunda falha, descrita como "problema B", foi encontrada nos aparelhos produzidos após a primeira remessa de recalls promovidos pela Samsung. Para contornar a situação inicial, a Samsung encomendou baterias de uma empresa terceirizada e, na pressa em substituir os exemplares problemáticos e continuar com as vendas do Galaxy Note 7, a fabricante dessa segunda bateria entregou as peças sem algumas soldas essenciais. Segundo o relatório, falhas nas soldas internas das baterias continham erros, o que ocasionava deformações no isolamento elétrico da bateria.

Em alguns dispositivos analisados o problema era ainda pior, visto que algumas baterias sequer estavam com o isolamento elétrico presente. A Samsung concluiu que os problemas do Note 7 foram dois e também semelhantes, mas ocasionados por falhas em projetos diferentes. De certo modo, a fabricante assumiu a culpa pelos erros, principalmente pelo segundo, que foi um erro causado pela execução apressada para que novos modelos pudessem chegar ao mercado.

A Samsung promete também que o processo de checagem de suas baterias será mais rigoroso, envolveram testes raio-x dos smartphones e procedimentos mais extremos de estresse para garantir a qualidade das baterias.

Fonte: Samsung

289 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

68 Comentários

Escreva um comentário:
  • Isso não está parecendo ser muito verdade, deve ter uma falha maior de projeto do aparelho, deve ter sido mais fácil jogar a culpa na bateria, mesmo assim estão cientes do grande erro e isso é importante, talvez sirva de lição p testar melhor os próximos aparelhos. Já tive Samsung e foram bons, pretendo ter novamente,
    tem quem diz q Android puro é bom, troquei um Samsung por um Nexus 5x, foi como sair de uma Ferrari e ir p um Fusca, aparelho mega podre muito fraco e trava direto.

  • Antes eu comprava só Motorola,mas aquecia demais também e a bateria não era removível e isso parecia mais seguro e um aspecto bonito. Troquei quando comprei um novo e veio com problemas e a loja só me deu um telefone para fazer o concerto,fiquei vários dias sem celular e voltou não muito bom.Fui na vivo,como tenho um plano bom,paguei a multa da fidelidade e peguei o sansung S7 Edge e adorei,gastei um pouco,mas valeu a pena. Agora espero uma oferta,na troca por um novo modelo,por enquanto este é muito bom. Leio sempre tudo o que me mandam por email e já comprei dois tab A, um para minha neta e outro para mim e dar descanso ao meu S7 Edge. Obrigado pelas informações e também por vocês estarem sempre aprimorando.

  • E ainda tem gente que compra produtos deste empresa ...

  • Os testes de segurança então são os mais básicos possíveis né? Só pode!

  • A pressa é a inimiga da perfeição.Por isso que nao foi perfeito.

  • nada de novidade,so confirma a irresponsabilidade da samsung com seus consumidores.

  • Toda essa confusão teria sido evitada e o prejuízo minimizado se esse fabuloso Note 7 tivesse bateria removível uma vez que o espaço teria sido melhor dimensionado para acomodar tal tipo de bateria. Caso desse defeito bastaria a Samsung trocar as baterias de todos os Note 7 por outra mais adequada. Mas não, a Samsung sente necessidade de copiar a concorrência (SONY/APPLE/MOTOROLA etc) para atrair seus fanboys, o que não tem dado muito certo. Tudo indica que a Samsung não consegue aprender com os próprios erros, e vai repeti-los de novo, de novo, de novo...

  • Precisa o celular explodir para investir em teste de segurança mais rigoroso?! É esse papo de "que legal a empresa assumiu os erros" ah para com isso é o mínimo que ela tinha que fazer, essa negligência e essa pressa em lançar deixaram a vida de muitos em risco, fora o constrangimento de ser proibido de entra em um avião.

  •   21

    Ansioso pelo S8 e principalmente pelo Note 8, a Samsung ja disse que não interromperá a Linha Note!

  • Espero que tenham aprendido com o erro. Que venha o S8!!!!

  • Ser mais rigoroso com testes em smartphones é o mínimo que se espera de uma fabricante.

  • fizeram oq deveria ser feito...assumiram

  • Melhor assumir os erros do que pagar por eles. A Samsung é ninja mesmo...rsrsrsrsrs...

  • Pastelaria é assim mesmo!!! pressa descomunal em fazer aparelhos e depois vê a merd.. que fezz...lição aprendida heim Samsung ..

  • Sem dúvida alguma, aqui só esperando o note8... Vem pro papai vem!

  • Galaxy s7 edge e não se fala mais em problemas com smartphone... exceto o preço, convenhamos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi