O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
470 Compartilhado 193 Comentários

4 razões que demonstram que a Samsung acertou ao remover o cartão de memória do Galaxy S6 em 2015

Quando a Samsung apresentou o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge, em março de 2015, ela trouxe para o mercado um dispositivo com o visual esperado para um aparelho verdadeiramente premium. O conjunto de metal e vidro agradou, da mesma forma que o desempenho, porém a retirada do suporte para cartões microSD foi um banho de água fria para os fãs da marca, mas isso teve um lado bom!

1. Desempenho

Com o Galaxy S6 e o S6 Edge a Samsung trouxe também os primeiros módulos de armazenamento com tecnologia UFS 2.0, que possui capacidade de gravação e leitura de dados muito superior a dos demais chips utilizados anteriormente pela empresa. Se essa velocidade já era muito superior aos módulos antigos de armazenamento, imagine em relação ao seu cartão de memória. Em relação a estes cartões, a velocidade é até 28 vezes maior, resultando em um melhor desempenho de forma geral.

androipit smartphone battery attack 3
Seu cartão de memória pode ser o culpado pela lentidão de seu smartphone  / © ANDROIDPIT

Em dispositivos com capacidade de gravação de vídeos em resolução 4K, por exemplo, é comum notar as mensagens de que o arquivo está “processando” cada vez que se encerra uma captura de vídeo. Isso se deve muitas vezes à demora na gravação de informações no cartão de memória presente no aparelho. Não raro vejo pessoas reclamando de seus smartphones quando na verdade o problema está apenas no cartão de memória.

2. Custo benefício

De nada adianta pagar mais barato em um smartphone com pouco espaço de armazenamento e ainda ter que adquirir um cartão de memória para a expansão do mencionado recurso. Isso porque bons cartões microSD, com taxas de leitura e gravação de dados mais altas, também não são nada baratos, e aquelas opções mais em conta que encontramos em qualquer camelô podem acabar nos deixando na mão a qualquer momento.

Investir um pouco mais em um aparelho com maior capacidade de armazenamento vale a pena!
androidpit deals hero 5
Pare de gastar dinheiro com cartão de memória!  / © ANDROIDPIT

Um cartão microSD da própria Samsung com velocidade de leitura de 90Mb/s (isso em condições ideais quase impossíveis de serem alcançadas) e 32 GB de armazenamento custa em média no Mercado Livre R$ 130,00, e como dito não oferece o mesmo desempenho, além de estar mais suscetível a problemas do que a memória interna própria do aparelho. 

3. Organização

Cartões de memória são excelentes, mas também é inegável que acabam por desorganizar parte do conteúdo de seu dispositivo. O exemplo mais comum é acabar criando diferentes galerias das imagens capturadas pela câmera do aparelho.

Para quem ainda precisar de muito espaço, a utilização de pendrives com conexão micro USB acaba se tornando uma excelente alternativa. Ele permite o fácil compartilhamento de arquivos entre smartphones ou entre smartphones e PCs. Há também diversos outros recursos que permitem a troca de arquivos com a mesma praticidade de se retirar o cartão de memória e plugá-lo em seu PC.

AndroidPIT storage solutions microSD USB chargekey
Pendrives: a saída pra quem precisa acessar muito conteúdo no smartphone. / © ANDROIDPIT

4. Pura inutilidade

Somente os aparelhos top de linha da Samsung estão chegando ao mercado sem o suporte para cartão microSD, e isso também se deve ao fato de tais aparelhos possuírem no mínimo 32 GB de armazenamento interno, o que é mais do que suficiente para a maioria dos usuários. Para quem precisa de ainda mais espaço basta optar pelos modelos com 64 GB, que apensar de mais caros ainda possuem um custo/benefício maior.

Rumores indicam que a Samsung pode voltar com o suporte para microSD no Galaxy S7, mas seria muito mais uma questão de marketing, para reconquistar o público perdido, do que uma real necessidade.

Vale ainda ressaltar que também vi meio desconfiado a ausência do suporte para cartão microSD quando o Galaxy S6 e S6 Edge foram lançados. Contudo, agora estou convencido de que tal suporte não é mais tão necessário quanto parecia ser, conclusão a que cheguei depois de passar por aparelhos como o Galaxy S3, S4, S5 até chegar ao Galaxy S6 Edge!

E para você, qual seria a capacidade de armazenamento ideal para aposentar de vez o cartão de memória?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo Sergio 20/dez/2015

    O mais engraçado que a remoção do slote micro sd, foi um dos pontos negativos no review do site. Contradições

  • Gabriel Dylan 20/dez/2015

    Não acredito que li isso...um cartão de memória classe 10 não peca em desempenho em nenhum aparelho, se for escrever besteira não escrevam.A verdade é que a Samsung está seguindo a mesma tática da Apple de fazer os celulares com menos memória e sem cartão sd ou seja se o consumidor quiser uma versão com maior armazenamento terá de pagar 500 reais a mais.

  • Gilmar da Silva Melo 21/dez/2015

    Tinha um Galaxy S5 e, só não comprei um Galaxy S6, pela falta do slot para o cartão micro SD e também por não poder ter acesso a bateria. Comprei um LG G4 e estou muito satisfeito. Este post é muito tendencioso a favor da Samsung.

193 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boas tardes a todos. Já li sobre o "problema" da suposta utilização de um cartão cartão SD para aumento de memória dos smartphones (com o marshmallow 6.0) não ser compatível com o uso de aplicações instaladas e, para ser sincero, acho que apesar da explicação dos vários fabricantes que assim entenderam, e são vários (no meu caso a Sony - Xperia Z3), essa situação deveria ter sido usada como opção, ficando a cada proprietário o querer ou não utilizar o cartão para esse fim. Isto claro, correndo o risco de, como diz o fabricante, de o smartphone ficar ou não mais lento. É só uma opinião minha, mas gastava de poder ser eu a decidir como utilizar o cartão através de uma opção nas definições. Mas também, pessoalmente, gostava de ter uma máquina com 64GB ou até 128GB. Porque não? Os fabricantes que as ponham no mercado, não digo ao preço da chuva mas um pouco mais agradável às carteiras e deixem o povo decidir o que quer ou pode comprar. Grato pela atenção. Bem haja a todos.

  • Muito tendencioso esse post, estou desapontado com o Androidpit e se permanecer assim sairei dele. Tem que ser imparcial e ponto.

  • Engraçado que essa sempre foi a estratégia da Apple em oferecer iPhones com versões com diferentes capacidades de armazenamento e sem.suporte a SD card, e muitos que hoje vibram com a Samsung fazendo isso, mas antes criticavam BASTANTE a Apple por isso...

  • Eu com meu G4 com um microsd Lexar de 128GB e uma bateria removível que tenho, não fico na mão em espaço e bateria, muito menos a merce da garantia do aparelho, bateria deu problema (se der), compro outra e resolvido.

  • Marketing razoável sa smsung, mas discordo, quebrou o celular ou molhou e perdeu tudo, um microsd top (sandisk extreme ou Lexar) é rápido e se der problema no celular, só retirar o microsd e tudo blza, sem falar na bateria que colocaram móvel, odiei isso, perdeu a credibilidade samsung comigo, e olha que saí de um Note 3 4g que amava. Se a samsung voltar a ter bateria removível e microsd, quem sabe eu volto, do jeito que está só saio do G4 para o V10 ou G5.

  • Acho um mimimi enorme de tanta gente em relação ao S6, por puro preconceito com a Samsung. Depois do S6, realmente redescobri o que era usar Android. No S5 utilizava 16Gb+32gb de cartão, mas aqui tô usando de boa, só questão de organização e umas boas práticas, que fica tudo tranquilo. Não me arrependo nem um pouco.

    Problema do povo é querer ter 30 jogos, quando na vdd joga 4, ter 300 apps quando na vdd usa 50, e ter fotos e vídeos até de quando tava nascendo, wtf.

    Reservo alguns minutos no fim da semana pra fazer um backup organizado do que acumulei no decorrer da semana, do meu conteúdo de mídia, deixando no smartphone apenas o necessário. Fora alguns backups diários que programo na nuvem. Então, sem mimimi, só quem fala mal do S6 é quem realmente não teve o prazer de conhecer a fundo o smartphone.

  • 1. Desempenho
    Furada 1, a memória interna tem a obrigação de ser a melhor, rápida e durável, pois se algo acontecer com ela, o celular simplesmente morre. Mas por maior que seja a memória interna, ela não tem capacidade eterna.
    Tenho cartões sd de ótimo desempenho, seja para audio, fotos e vídeos. Que façam um hardware que trabalhe melhor com cartões sd.

    2. Custo benefício
    Furada 2, engraçado falar de custo benefício, os celulares mais caros são os que tem menos opções, são mais potentes? Sim, são, mas não tem slot para sd, não tem rádio(sim eu gosto de escutar rádio e me faz falta). Qual a grande vantagem de pagar mais caro? Custo benefício pra mim é um celular médio que tem tudo que eu uso, já que os celulares top não chegam nem a ser o dobro de desempenho do celular médio da mesma linha(no máximo alguns % a mais). E já que o fabricante coloca pouca memória interna de propósito pra gente pensar em comprar os tops, felizmente tem apps que resolvem bem essa "limitação".

    3. Organização
    Furada 3. Espera, espera, espera!!! É mais organizado ter um trambolho de um pendrive OTG pendurado no celular caro do que ter um gerenciador de arquivos, que devia ser padrão em todas as roms?
    O primeiro app que eu instalo no celular quando restauro ao padrão de fábrica, pego novo, troco de rom, é instalar um gerenciador de arquivos, caso não tenha. Por ele eu organizo tudo que preciso e não dependo de nenhum outro meio externo para organizar meus arquivos.

    4. Pura inutilidade
    Furada 4, inutilidade? Celular top tem um alto custo, a diferença de preço entre 32GB, 64GB, 128GB, 256GB, é gigantesca. Não dá pra simplesmente largar um e trocar por outro quando a memória interna não satisfazer mais. Fora que com a diferença entre os valores, dá pra comprar o cartão sd mais top do mercado e ainda sobra dinheiro para acessórios como fone, capas e outras coisas que deviam vir junto ao celular caro, mas pelo menos aqui no Brasil, daqui a pouco nem vai vir mais com fone e carregador.

    Agora digam, o site Androidpit Br é isso? Onde estão as entrevistas com nomes da indústria de celulares no Brasil? Onde está a cobertura de eventos brasileiros. Não chamam nenhum dev de apps nacional. Entrevistas com técnicos, engenheiros, projetistas e todos os envolvidos. Muitos colaboradores nem moram no Brasil, não podem entrevistar pessoas ligadas ao mundo dos celulares. Ultimamente só aparecem news com títulos tendenciosos, pra chamar atenção, alguns até parecendo títulos de revista teen. Agora esta matéria.
    Mais conteúdo jornalístico brasileiro, menos matérias pessoais.

  • item 4. só é inútil se você é um inútil incapaz de se organizar ... uso o meu cartão sem problemas e crio galerias no SD para armazenar as fotos por mais tempo antes de apagá-las (pós backup constante na nuvem).

    Sem contar que segundo o item 2 deve ser bem mais barato comprar um celular de 64Gb (quando são lançados no brasil) ao invés de comprar um cartão de memória de 32Gb. a própria matéria dá o valor de 130 reais. quanto é a diferença entre os dois modelos do mesmo celular ??? só 130 reais ???

    matéria fuleira pra justificar jabá

  • nunca usei cartão e meu cel tem suporte, vlw flw

  • E então a Samsung me faz um Top de linha capado... Não acredito.. Um capado por 4k...kkkk

  • so os fanaticos da samsung para aceitar essa materia.

  • Matéria paga

  • Acho que com aplicativos n da pra fazer isso mas essa coisa de memória é mto relativo, mtos dizem que n é suficiente mas todas as músicas que tem é em 320kbps, sendo que uma de 1280kbps ocuparia 2 vezes menos espaço, sem contar nas fotos, quanto maior a resolução mais gigantes ficam a foto, reduzo o tamanho dela no PhotoScape a foto n perde mta qualidade e ainda fica mto menor, n basta reclamar de memória se tbm querem colocar o mundo no smart, n sofro com falta de espaço mesmo em 16GB, quero um de 32GB pelo menos só pra ter extra, pq na prática poderia viver com 16GB

  • No artigo 3 é ridículo sugerir que se utilize um pendrive para umentar a memória. Po**a! Você paga 4K numa porcaria de aparelho top de linha, o mais caro do mercado (tirando a doidera que é comprar um iPhone) e ainda tem que comprar um pendrive pra ficar pendurado como se fosse o saco do telefone macho?????? O tal do editor não tem vergonha de sugerir isso????????????

  • A verdade é que a Samsung não vendeu quase nada de S6 e está desesperada para desovar estoque antes de lançar o S7. E alguns blogs estão tentando ajudar nessa missão. Não sei em troca de quê. Acho que é só por pura admiração da marca. Eu me recuso a acreditar que algum blog receba dinheiro para fazer alguma matéria que fale bem de alguma marca. Blogs como a Info jamais receberam dinheiro da Apple e blogs como o AP jamais receberam da Samsung. tenho certeza.

  • engraçado, quando o S6 foi lançado, vi inumeros blogs, inclusive aqui falando que a Samsung tava louca em ter tirado o suporte a cartão de memoria... que era um ponto negativo no aparelho! agora estão falando o contrario? ¬¬

  • É vergonhoso essa matéria.
    Vergonhoso. Eu sou um consumidor sem opinião, sou um fantoche, é isso...a sanmsung deve pensar assim de seus consumidores..
    Quer copiar da Apple é, que faz o que quer com os pobres coitados que agora são praticamente escravos, ela empurra aparelho de 16gb por 3k, e os caras pagam sem questionar tipo zumbi meu.. Vai Samsung, segue o caminho da Apple...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi