O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
62 Compartilhados 1 comentário

Samsung apresenta tela flexível OLED para smartphones

Assim como os processadores evoluíram para Exynos 5 Octa, Tegra 4 e Snapdragon 800 quad-core, a evolução das telas é uma disputa também bastante acirrada no mercado. Prova disto é que a Samsung apresentou, ontem, um protótipo de tela flexível OLED para smartphones e tablets que expandiu o conceito de usabilidade para dispositivos móveis.

Utilizando conceitos como “fino e iluminado”, “flexível” e “LCD verde” - fazendo uma espécie de menção ao conceito ecológica da produção das telas - Brian Berkeley, vice-presidente senior do laboratório de telas da Samsung em São José, apresentou um novo futuro com relação à displays flexíveis. Há muito tempo ouvimos falar sobre a tecnologia Youm de telas flexíveis da Samsung e, ontem, percebemos de fato a aplicação deste recurso, como na imagem abaixo, onde um simples detalhe na tela mostra que faz toda a diferença:

Ao receber uma mensagem, o usuário não precisa de mais do que um click para conferir o conteúdo do sms. Este é um exemplo do que você pode ter amanhã!

Além desta simples aplicação, durante a apresentação na CES 2013, foi veiculado um vídeo promocional onde podia se acompanhar a evolução desta tecnologia em diferentes níveis, desde dispositivos dobráveis à “telas flexíveis acionáveis” a partir de um simples comando:

A propaganda não foi das mais criativas, mas mostra algumas aplicações interessantes da tecnologia Youm Flexible da Samsung.

Sem dúvidas, o que nos aguarda em um futuro muito próximo são ferramentas cada vez mais maleáveis. Estamos presenciando uma revolução tecnológica onde os limites não são conhecidos. Ainda precisamos colocar esta tela flexível OLED da Samsung em estresse para saber como se comporta, entretanto, verificando reviews e alguns vídeos hands-on pela rede, podemos verificar que a qualidade da imagem foi levada bastante a sério pelos pesquisadores da sul-coreana.

Ainda não foram divulgadas datas ou possíveis dispositivos que trarão o display flexível como parte integrante do hardware, porém, pelo tempo de pesquisa e desenvolvimento desta técnica e tudo que implica no funcionamento desta tela, uma coisa é certa, não podemos esperar por preços acessíveis, pelo menos não por agora.

É interessante perceber que alguns conceitos da indústria de tecnologia podem vir abaixo assim que as telas flexíveis forem introduzidas no mercado, um deles vem da Apple que continua batendo na tecla do tamanho da tela de seus dispositivos, pois como dá para perceber na utilização desta tecnologia, colocar o celular no bolso, já não será um problema, mesmo que ele tenha 6.1 polegadas, como o Ascend Mate da Huawei, por exemplo.

Na sua opinião, um smartphone ou um tablet com tela flexível serão os dispositivos “must-have” dos próximos anos? O que te chama a atenção nesta tecnologia? deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Imagens: Samsung Tomorrow/ CKR AndroidPIT

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi