A bateria do Note 7 vs. o “Antennagate” do iPhone 4: o modo certo de lidar com uma crise

AndroidPIT Smartphone On fire
© nextpit

Essa semana não foi nada fácil para a Samsung. Isso porque ela descobriu que o seu mais novo top de linha, o Galaxy Note 7, traz um problema que que pode fazer com que a bateria do dispositivo exploda quando está em processo de carregamento. A fabricante detectou 35 casos do gênero ao redor mundo e, com isso, foi obrigada a paralisar a venda do modelo, além de promover um recall com todos aqueles que quiserem trocá-lo por um novo. 

Um problema dessa magnitude é algo desastroso para um dispositivo como o Note 7. Afinal, trata-se de uma série que conta com uma grande legião de fãs e o ocorrido pode fazer com que eles migrem para dispositivos de outras marcas. Além disso, o modelo é um dos tops de linha da marca e cuja faixa de preço proporciona uma bela margem de lucro para Samsung, juntamente com a linha Galaxy S. 

Ou seja, além do alto custo que um processo de recall acarreta, a Samsung corre o risco de perder parte do público interessado em comprar o Note 7. Com isso, a empresa pode levar um prejuízo daqueles nos seus próximos balanços financeiros, além de “queimar” um modelo que era tido como bastante promissor pelo mercado. 

Mas, apesar de tudo isso, a Samsung merece elogios pela forma como lidou com essa crise e pela rapidez de suas ações. Basta comparar com outro caso, conhecido como “Antennagate”, que aconteceu com a sua arquirrival Apple anos atrás. 

A Apple mostrou como não se lida com uma crise de produtos

Para quem não se lembra, o “Antennagate” aconteceu em 2010, logo após o lançamento do iPhone 4, em junho daquele ano. O então novo smartphone trazia um problema em sua antena, que causava falhas na recepção do aparelho, fazendo com que as ligações caíssem. 

Até aí, tudo bem. Falhas acontecem e é só fazer um recall, como a Samsung está fazendo agora com o Note 7, certo? Não para a Apple. Na época, a empresa – mais popular do que nunca no mercado de telefonia – simplesmente negou a existência do bug.

Na sequência, mesmo com cada vez mais gente reclamando, Steve Jobs, então CEO da empresa, veio a público para dizer que os usuários não estavam segurando o aparelho da forma correta e quis “ensinar” como fazer isso.

IPHONE 4
iPhone 4: problemas na sua antena causava falhas na recepção / © Wikipedia

As repercussões do problema começaram a crescer exponencialmente, com usuários do telefone provando por A+B que a falha estava lá. A situação se complicou de tal forma a ponto da respeitada publicação Consumers Report passar a não recomendar a compra do iPhone 4. 

E foi só a partir daí que a Apple finalmente se pronunciou a respeito do assunto em uma coletiva. E continuou derrapando. Primeiro, quis socializar o problema, afirmando que o bug da antena também ocorria em smartphones de outras marcas.

Depois, ofereceu gratuitamente uma capinha aos usuários do iPhone 4, o que corrigiria o problema de recepção, além de reembolsar aqueles que já haviam comprado o acessório antes do anúncio. Para completar, a empresa liberou uma atualização do iOS 4, que finalmente corrigiu o problema de nivelação do sinal. 

Ou seja, não teria sido mais fácil ter reconhecido o problema e executado essas ações de reparação desde o começo? A Apple – no auge da sua arrogância na época – mostrou que seu processo de gerenciamento de crises simplesmente não funcionava (ou talvez nem existisse). E a empresa demorou semanas para tomar ações sólidas que corrigissem o problema. 

A Samsung lidou com uma crise muito mais grave de forma muito mais eficiente

No caso do Galaxy Note 7, a Samsung mostrou-se muito mais ágil nas medidas para diminuir os danos. Ao constatar que – até o dia 1° de setembro – houve 35 casos em todo mundo envolvendo incidentes com a bateria, a empresa tomou medidas drásticas condizentes com a gravidade do problema. 

Primeiro, interrompeu as vendas do Galaxy Note 7 em todos os países onde o produto já vinha sendo comercializado. E isso incluiu até mesmo as regiões em que não foram registradas as falhas com baterias. A seguir, a empresa informou que todos os usuários que já compraram o aparelho podem trocá-lo por uma unidade nova nas próximas semanas, junto aos pontos de venda onde o dispositivo fora adquirido. 

samsung galaxy s7 bend
A Samsung foi muito ágil ao lidar com uma crise "explosiva" / © JerryRigsEverything

E, por fim, a empresa adiou o lançamento do Galaxy Note 7 nos países que estavam em seu cronograma nos próximos meses. E isso inclui o Brasil, cujo início das vendas estava programado para o dia 23 de setembro. As novas datas para a chegada do modelo ainda não foram divulgadas. 

Em resumo: é bem provável que a Samsung tenha um belo prejuízo entre o processo de recall e os Galaxy Note 7 que ela vai deixar de vender nas próximas semanas. E também é bem provável que dois ou três engenheiros da empresa (ou de seus fornecedores) já estejam atualizando o seu LinkedIn e assinando a alguma versão asiática da Catho depois dessa barbeiragem. Mas a fabricante merece todos os elogios pela forma como lidou com esta crise. Isso denota um respeito pelo usuário que outras empresas não mostraram em ocasiões anteriores. 

E o que você achou da forma com que a Samsung lidou com a crise do Galaxy Note 7? 

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Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

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73 Comentários
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  • 85
    Conta desativada 06/09/2016 Link para o comentário

    Tenho certeza que o note 7 vai ser um estouro de vendas aqui no Brasil 😂

    Gabriel S.


    • gilberto 36
      gilberto 07/09/2016 Link para o comentário

      porque la fora ja foi,kkkkkkkkkkkkkkk...


  • Adriano Alves Camelo 16
    Adriano Alves Camelo 06/09/2016 Link para o comentário

    Cara! Parabéns pela matéria esclarecedora, nota 10!


  • Denis 57
    Denis 04/09/2016 Link para o comentário

    "E o que você achou da forma com que a Samsung lidou com a crise do Galaxy Note 7? " - Ela procedeu de forma correta, mas não fez mais do que a sua obrigação.

    Luiz AlexandrePablo SilvaHenrique A.Rafhaela MarquesLuyara Muniz


  • 15
    Fabrício😃 04/09/2016 Link para o comentário

    Meus parabéns para o editor da matéria! É um dos únicos que vejo sempre participando, esclarendo dúvidas, Dando opiniões em cima de comentários de usuários daqui do site. O Rui Marciel é nota 10!

    Adriano Alves CameloLuiz AlexandreLuiz Carlos Magno Coelho


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 04/09/2016 Link para o comentário

    Acredito que ao cobrar tão caro por um aparelho esperamos que tudo seja exaustivamente testado, porém a impressão que temos é de que as coisas são feitas mais nas "coxas" do que imaginamos.

    Dyego Santos


    • 32
      Luiz Carlos Magno Coelho 04/09/2016 Link para o comentário

      O problema foi em um único lote de baterias com defeito e que não são de fabricação própria da Samsung e sim de uma de suas fornecedoras. Infelizmente essas falhas podem ocorrer com qualquer fabricante e neste caso foi com a Samsung. Ela fez bem sua obrigação em realizar o recall para o produto e foi bastante esclarecedora na resolução do problema, diferente de Apple, LG e Sony que sempre tentam mascarar a verdade e ainda culpam os usuários!


      • gilberto 36
        gilberto 04/09/2016 Link para o comentário

        engano seu,nao foi so a bateria tambem camera e nos botoes mais de 400 mil isso so na corea e por isso que estava demorando vim para o brasil.


      • Gustavo Frezza 12
        Gustavo Frezza 05/09/2016 Link para o comentário

        Fontes da sua afirmação? Pois até agora não vi nenhuma reclamação quanto a câmera ou botões do N7!


      • gilberto 36
        gilberto 05/09/2016 Link para o comentário

        canaltech.


  • Squalo 28
    Squalo 04/09/2016 Link para o comentário

    Aí eu me pergunto, se o Problema é da Samsung, pra colocar a Apple no meio? Puta merda, pra ficar nessa FANBOYOLAGEM, EDITOR? Ta querendo ficar causando briga de android x ios , empresa x vs empresa y? Pf. Meio sem nexo.

    Dyego Santos


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 04/09/2016 Link para o comentário

      A matéria levantou a diferença de postura entre as duas empresas em casos de falhas, mas não comparou a gravidade das falhas. Não tem nada de "fanboyolagem".

      Luiz AlexandreArthur S.Dyego SantosJonscravit


      • Squalo 28
        Squalo 04/09/2016 Link para o comentário

        Da no mesmo, pra que criar um artigo aassim? Só as duas empresas? Se fosse pra fazer algo bem feito faria com todas as empresas que deram problema e como lidaram, mas não o editor gosta de colocar gasolina nessa disputa besta... E fica nessa de fanboy.
        Além do mais, deu pra ver a "imparcialidade" no artigo.


  • gilberto 36
    gilberto 04/09/2016 Link para o comentário

    ate nisso a samsung e apple sao iguais.


    • 36
      Jonscravit 04/09/2016 Link para o comentário

      vc leu o Texto da materia?

      Arthur S.


      • gilberto 36
        gilberto 04/09/2016 Link para o comentário

        sim,uma nao vive sem a outra ate nos comparativos.


  • Henriquellima 19
    Henriquellima 04/09/2016 Link para o comentário

    Claro, pois um problema de sinal é tãaaaaaaaaaaao mais grave que um problema de explosão de um celular. Não é a primeira vez e talvez não vai ser a última, mas esse tendenciosidade em desvalorizar a principal concorrente é ridículo. O que a Apple fez foi o que qualquer empresa faz antes de realmente assumir um recall, e uma atualização de software provou que não existia um problema de hardware. Agora comparar esses dois problemas completamente diferentes só pra mostrar que uma empresa "está se importando com o cliente" chega a ser vergonhoso para o site. O recall da Samsung era só uma questão de tempo, tendo a empresa muita sorte de não ter ferido ninguém ou coisa pior. Mas por favor edição, melhorem isso pois o site não precisa de sensacionalismo.

    Dyego Santos


    • 20
      KcoP 04/09/2016 Link para o comentário

      Quem te disse que o problema não existia ou existe?

      Jonscravit


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 04/09/2016 Link para o comentário

      Não é pela gravidade do problema, mas pela postura da empresa. Em nenhum momento, por exemplo, a Samsung veio a público dizer que utilizaram cabos de terceiro durante o carregamento.
      E outra, o iPhone 6 de 2014. Até hoje vemos casos de iPhone 6 com problemas na tela causados pela falta de resistência da carcaça de alumínio e a Apple ignora o caso.

      HenriquellimaJonscravit


      • Henriquellima 19
        Henriquellima 12/09/2016 Link para o comentário

        Este caso sim poderia ser comparado, ou até mesmo o bendgate, onde a Apple teve a mesma atitude e não consertou o problema. Mas a comparação de um problema de software contra um problema grave de projeto de hardware, que o site montou como inadmissível por parte da Apple é ridículo.


  • 20
    KcoP 04/09/2016 Link para o comentário

    Espero que a Samsung aprenda com os erros. Esse tipo de falha não há justificativa que faça o consumidor voltar a confiar. Triste.


  • 99
    Conta desativada 04/09/2016 Link para o comentário

    Tinha que assumir o erro mesmo...
    Fez certo, mas não sei como o consumidor vai reagir com este problema 🤔
    Talvez terá desconfiança....

    Conta desativada


  • Jessé N. 14
    Jessé N. 04/09/2016 Link para o comentário

    Melhor? Impossível! 👏


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 04/09/2016 Link para o comentário

    bom texto


  • 73
    Jairo rios 04/09/2016 Link para o comentário

    Épocas diferentes , problemas diferentes , resoluções diferentes , é difícil querer comparar bug de software , o qual.foi corrigido com atualização com bug de hardware que pode colocar a integridade física do indivíduo em risco , mas sim , considero a atitude da Samsung como pró ativa .

    Dyego SantosHiago Dalmolin


  • Heitor Baffa 14
    Heitor Baffa 04/09/2016 Link para o comentário

    É bom lembrar que o iPhone 6 está com falhas na tela, e a Apple até agora não se pronunciou sobre isso


    • 73
      Jairo rios 04/09/2016 Link para o comentário

      iPhone não tem falhas , é o usuário que não sabe como manusear-)

      By Jobs, Steve

      Gerson S ✠Eduardo RodriguesJonscravitDavid CDHenrique A.Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 04/09/2016 Link para o comentário

        Essa foi forte rs...


      • 36
        Jonscravit 04/09/2016 Link para o comentário

        Politica da Apple:
        pague 4mil e cale a boca, todos os problemas do aparelho serão culpa sua

        Arthur S.


  • Maiky Braga 26
    Maiky Braga 04/09/2016 Link para o comentário

    Ah tá, agora a Samsung é boazinha e profissional. São problemas com consequências bem diferente. Risco de acidentes graves e até mortes é bem diferente de um sinal fraco na antena. Além do que tive um iphone 4 e nunca tive problemas.
    Quem tá em evidência sempre será usado para caçar ibope.

    Pq ninguém fala do Bluetooth do xperia Z3 compact que é um lixo, que só de passar a mão na frente falha a transmissão de áudio pra fones ou docks de som?

    Conta desativadaFernando LimaLuiz de SáSergio MoreiraThiago FonsecaDiego Correia


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 04/09/2016 Link para o comentário

      Não é ser boazinha, mas agir de forma correta. Se a Samsung agisse como a Apple, ia dizer que o problema foi causado por usar cabos de terceiros etc. Vai ter prejuízo, vai. Mas vai superar.

      Arthur S.Jonscravit


    • 36
      Jonscravit 04/09/2016 Link para o comentário

      Ninguem por aqui fala do xperia Z3 porque ninguem é burro de pagar fortuna em celular que não vale o preço...
      apesar que tem gente que compra celular pelo "logotipo".. para que possa jogar encima da mesa e ficar bem visivel no meio da galera.. tipo.. "eu posso pagar 4mil e vc não"


      • Maiky Braga 26
        Maiky Braga 10/09/2016 Link para o comentário

        E pagar 1200 em uma época que um top de linha custava mais de 2000 é ser burro? Viajou no comentário hein. ¬¬


    • 20
      KcoP 05/09/2016 Link para o comentário

      Você certamente não percebeu os momentos em que o seu iPhone 4 com sinal fraco ou até sem sinal.
      Engraçado que na época a capinha era a solução. Kkkkkkkk
      Piada.....

      Queria ver se fosse a Samsung que tentasse resolver o problema com uma simples capinha.
      Os tempos mudaram, e felizmente os consumidores estão bem mais exigentes.

      Ponto pra concorrência.


      • Maiky Braga 26
        Maiky Braga 10/09/2016 Link para o comentário

        Vc já viu alguma fabricante de carros fazer recall de algo que não seja relacionada a segurança? Se morrer alguém usando um celular vc acha q vai dar o mesmo prejuízo que alguém q segurou o celular com a mão esquerda e perdeu uma barrinha na intensidade do sinal?

        Aceita que a matéria fez uma comparação de merda só pra caçar cliques. Como eu disse, polêmica gera ibope, por isso iphone sempre esteve no centro das polêmicas.


  • Tiago Morais 17
    Tiago Morais 04/09/2016 Link para o comentário

    Excelente matéria, lembro que quando vi o anúncio do recall por parte da Samsung me lembre exatamente do problema de antena do Iphone 4, vi muita gente xingando a Samsung em sites por ai, mas ninguém entende que no mundo tecnologia falhas inevitavelmente acontecem, a diferença está justamente no que você faz quando é a sua vez de cometer o erro.


  • felipe braga 20
    felipe braga 03/09/2016 Link para o comentário

    Belo texto. Mostrou a diferença de duas empresas na hora de lidar com problemas referentes a seus produtos, mas temos que levar em consideração uma coisa:
    Os dois problemas são relatados em datas diferentes, um em 2010 e o outro em 2016.
    A samsung na sua situação atual briga de igual para igual com a apple. Seus produtos evoluíram e seu atendimento pós venda também. Ela não pode deixar uma coisa grave como essa sem solução, pois é a concorrente direta da maçã.

    A apple naquela época era uma empresa diferente da que se encontra hoje. Seu pós venda melhorou bastante, apesar de ainda existir alguns problemas a parte.

    Na minha opinião é um pouco complicado fazer essa comparação de duas datas muito distintas, pois as mesmas viviam em situações totalmente diferentes. Seria mais interessante abordar relatos atuais, para ter uma comparação válida e análise dos fatos.

    De maneira alguma estou desmerecendo seu trabalho Rui, apenas estou dando uma sugestão que acho interessante.


    • Tiago Morais 17
      Tiago Morais 04/09/2016 Link para o comentário

      Você só errou em dizer que a samsung briga de igual pra igual com apple nesse mercado, o market de share da samsung é 21% pra 11% da apple, o volume de vendas de Smartphone de 2015 foi de 77 milhões contra 47 milhões da apple, a Samsung tem pelo menos 3 modelos de aparelhos para cada segmento de mercado mobile (e é lide na metade dos segmentos), a Apple só vende para um segmento de mercado praticamente ( ao qual a Samsung é lider). Mesmo que a lucratividade do Iphone seja igual, no geral, não vejo igualdade nessa disputa.

      Lígia B.felipe braga


      • felipe braga 20
        felipe braga 04/09/2016 Link para o comentário

        Realmente errei nesta parte. Muito obrigado pela informação :)


      • David CD 80
        David CD 04/09/2016 Link para o comentário

        Amigo não exagera, iPhone sempre vendeu mais que a linha S da Samsung. Me lembro como hj que o iPhone 6 e 6 plus respectivamente detonou o galaxy s6 em vendas. Então não deve ser diferente nesse segmento com os atuais iPhone 6s e galaxy s7. Agora sim, juntando todos os smartphones da Samsung, ela é líder inquestionável, mas no segmento premium, iPhone continua dominando e continua sendo a principal referência da Samsung.


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 04/09/2016 Link para o comentário

      Épocas diferentes sim. mas até hoje a Apple tem dificuldades em lidas com as próprias falhas. Os iPhone 6, por exemplo, vemos até hj aparelhos com problemas na tela causados pela falta de resistência da carcaça de alumínio. Já existem centenas de processos contra a Apple por este motivo. O que a Apple faz? Ignora a existência dos casos.


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 03/09/2016 Link para o comentário

    Está correta a Samsung.


  • Luan Carvalho Andrade 6
    Luan Carvalho Andrade 03/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung foi humilde em tentar reverter logo esse problema, mas não há comparação logica de uma porra de antena com uma bateria que explode.

    Conta desativadaConta desativada


    • Sergio Moreira 14
      Sergio Moreira 04/09/2016 Link para o comentário

      a explicação logica....fã boy


    • 20
      KcoP 04/09/2016 Link para o comentário

      O problema da antena ao meu ver eh mais grave. Melhor ter um aparelho explodido a um sem sinal.


    • Henrique A. 22
      Henrique A. 04/09/2016 Link para o comentário

      O texto não trata da gravidade do problema, mas da postura da empresa diante de um erro da própria empresa.


  • 82
    Conta desativada 03/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung simplesmente não tinha como se eximir dessa responsabilidade. Explosões põem em risco a integridade física das pessoas, não se trata somente da usabilidade do aparelho...

    JoãoMiranildo CabralLígia B.Conta desativadaJhonathanSergio MoreiraConta desativadaDavid CDConta desativadaRui MacielLeoGouveia


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 03/09/2016 Link para o comentário

      Andreu, tudo bom?

      Concordo com você. O que o texto quis mostrar é a diferença das duas empresas na hora de lidar com uma falha, seja ela grande ou pequena. Algumas das baterias do Note 7 que explodiram estavam usando um cabo de carregamento "genérico". E qualquer outra empresa poderia usar isso como argumento para não promover o recall ou interromper as vendas do seu aparelho. A Samsung decidiu não pagar pra ver, abraçou o prejuízo e tomou as ações corretas e, mais importante, de forma rápida.

      Abraços e obrigado pelo comentário

      Denys M.Henrique A.Lígia B.Conta desativadaConta desativadaDavid CDConta desativada


      • 82
        Conta desativada 03/09/2016 Link para o comentário

        Correto Rui. Parabéns pelo texto.

        Conta desativadaConta desativada


      • Luan Carvalho Andrade 6
        Luan Carvalho Andrade 03/09/2016 Link para o comentário

        Nesse caso então o aparelho teria que pegar fogo inteiro, pq cabo genérico pega fogo por não aguentar a temperatura de trabalho, mas nunca vi uma bateria explodir poe isso.


      • Jerry Wendel 33
        Jerry Wendel 04/09/2016 Link para o comentário

        A Apple sempre coloca a culpa nos usuários, que acreditam que a culpa é deles. Vide o rapaz aí achando ruim falar que Apple nunca se importou.


      • Alexandre Castro 17
        Alexandre Castro 05/09/2016 Link para o comentário

        A Apple realmente teve esse problema. A postura de jobs foi lamentável. Contudo recentemente tivemos o caso do bendgate do iPhone 6 Plus onde a Apple trocou os aparelhos. Uso iPhone e mesmo fora da garantia, a Apple trocou o aparelho. Samsung tinha obrigação de fazer o recall. Lembro muito bem da época do S4 octa core explodindo, e ela não fez nada. E aí?


  • 30
    Lordney 03/09/2016 Link para o comentário

    Só acho que com o tempo que as empresas levam para desenvolver um aparelho, tem que haver um período de testes. Um grupo de testadores deve ser escalado para saber como o aparelho vai reagir durante o dia a dia para depois começar as vendas, isso talvez ajudasse a Samsung a parar de ficar lançando vários aparelhos sem o menor cabimento e focar em linhas específicas atestando a sua qualidade antes de lançar ao grande público.

    KcoP


    • David CD 80
      David CD 03/09/2016 Link para o comentário

      E tu acha que não é assim?


    • André Sousa 17
      André Sousa 03/09/2016 Link para o comentário

      Mas isso existe:

      business . financialpost.com/business-insider/samsung-galaxy-s5-testing-process-checks-everything-from-radiation-to-whether-it-can-survive-a-fall


    • gilberto 36
      gilberto 04/09/2016 Link para o comentário

      esse e o certo,o problema e que a samsung foi inrresponsavel colocando em risco o seu consumidor.


  • 15
    Fabrício😃 03/09/2016 Link para o comentário

    Em relação ao Galaxy note só digo uma coisa: "E o celular é bumbum granada
    Vai taca
    Taca, taca, taca…"
    kkkk


  • Deathdoor 24
    Deathdoor 03/09/2016 Link para o comentário

    São dois problemas diferentes com duas soluções diferentes.
    O problema do Note 7 é bateria. Elas vem de mais de um fornecedor, então a solução é isolar as baterias de origem ruim e usar as de outro fornecedor. O Note 7 tem as suas vendas mantidas em alguns mercados porque neles a bateria usada é de outro fornecedor e não apresenta riscos.
    Nesse caso é necessário fazer o recall, não há outra solução, o aparelho explodir é muito diferente de não funcionar, há risco à integridade física do comprador e a solução é simples, abrir e trocar a bateria.

    No caso do iPhone 4 não era possível fazer recall, era o design e estrutura do aparelho que tinha uma falha fundamental, não dava para simplesmente trocar a parte ruim, toda a carcaça do aparelho precisava ser redesenhada. Por isso essa solução não foi considerada, e de todo modo era um problema bem simples que podia ser solucionado com um simples adesivo, o que a Apple ofereceu. Mas nem precisava, você mesmo podia resolver com uma fita adesiva.

    As duas empresas fizeram o que podiam ser feito e era necessário ser feito. Desnecessário tirar isso de proporção e exagerar a história.

    Miranildo CabralLeoGouveia


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 03/09/2016 Link para o comentário

      Deathdoor, tudo bom?

      O erro da Samsung jamais foi diminuído e essa falha do Note 7 é bem mais grave que o da Apple até porque a integridade física de uma pessoa está em jogo.

      O que o texto quis mostrar é a diferença das duas empresas na hora de lidar com uma falha, seja ela grande ou pequena. Algumas das baterias do Note 7 que explodiram estavam usando um cabo de carregamento "genérico". E qualquer outra empresa poderia usar isso como argumento para não promover o recall ou interromper as vendas do seu aparelho. A Samsung decidiu não pagar pra ver, abraçou o prejuízo e tomou as ações corretas.

      No caso da Apple, eles demoraram semanas para admitir a falha da antena e tentaram socializar o erro com o usuário e depois com outras fabricantes. Apenas quando a situação começou a sair do controle e atrapalhar as vendas é que eles finalmente começaram a oferecer as soluções para corrigir o problema. Do contrário, ficaria tudo como estava.

      E, considerando que se tratava de um erro de concepção do projeto, um recall ou troca do iPhone 4 teriam de ser considerados, como plano A, B ou C. Seja um problema grave ou simples, ele estava lá e merecia a atenção da empresa.

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      João


      • Deathdoor 24
        Deathdoor 03/09/2016 Link para o comentário

        A Apple, mais especificamente o Steve Jobs, foi arrogante na mesma medida que o público e a imprensa tratou o problema. É verdade que dá forma como a Antena foi projetada causava uma perda de sinal quando você segurava na área problemática, no entanto a perda era apenas maior do que a perda que ocorre em qualquer outro aparelho ao segurá-lo. Hoje em dia todo aparelho com antena externa usa partes plásticas para isolar as partes da antena e evitar o problema, uma prática que veio da experiência prática com antenas externas, no entanto o iPhone 4 não empregou esse tipo de antena sem motivo. Era justamente para melhorar a recepção e é fácil de entender que na época os engenheiros não tenham visto aquele detalhe como um problema. Quedas de ligação sempre vão acontecer em áreas de cobertura fraca.
        Sim, aconteceu um problema na época, só que não concordo com quem trata do caso como um fim do mundo, e discordo que era necessário recall. Afinal quantos não passaram anos com um iPhone 4 sem nenhum problema?

        No caso da Samsung ela teve é sorte dessas baterias terem estourado tão rápido e permitido tomar conhecimento do problema. Assim ela poderia lidar com ele antes das vendas em grandes volumes começarem pelo mundo todo. Se as baterias demorassem mais séria muito pior, o prejuízo muito maior, e todas as agências reguladores iriam entrar em ação e ordenar a retirada do aparelho das prateleiras.

        Os dois casos tem diferenças sutis e importantes, a Apple não precisava fazer recall para solucionar o problema, era algo que a solução podia ser solucionada silenciosamente por software (ao custo de bateria). Já a Samsung não tinha alternativa, nem o comprador de um Note 7 com a bateria ruim.


  • David CD 80
    David CD 03/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung nem em sonho seria louca em colocar em risco a credibilidade da linha note. Pois estamos falando de um aparelho que até os haters da Samsung admite ser um espetacular aparelho. Então a postura da Samsung de interromper, e avaliar foi correta e de acordo com a importância da linha para a Samsung.

    Henrique A.Conta desativada


  • Mello Arismar 9
    Mello Arismar 03/09/2016 Link para o comentário

    A apple sempre tratou seus clientes como trouxas. Isso é fato, sempre foi assim. Mas isso não diminui a barbeuragem da samsung. Como um produto que deveria vender milhões de unidades em todo o mundo, que levou milhões e milhões de dólares para se desenvolvido, possui um erro besta desses? O que acho irônico é que existem várias pequenas empresas no oriente que fabricam ótimos aparelhos, mesmo possuindo orçamento medíocre para isso, e fabricam aparelhos fantásticos e barato. Talvez, o que foi gasto para desenvolver o note 7 compre uma dessas empresas umas 2 ou 3 vezes. Se fosse a primeira vez... Mas não é, todos sabem disso. A Samsung precisa se reinventar em termos de qualidade se quiser liderar o mercado. A sensação que tenho, é que seus aparelhos são frágeis e não duram mais de um ano sem ter um grave problema. Triste...


    • Luan Carvalho Andrade 6
      Luan Carvalho Andrade 03/09/2016 Link para o comentário

      Cara a comparação foi ruim, mas o pôs venda da Apple é o melhor do mundo, o tratamento que ela deu para o problema do Iphone 4 é pq teria que trocar todos os aparelhos e com apenas uma fita poderia ser resolvido. Já o problema do Note 7 foi com as baterias de apenas um fornecedor, não foi um problema de desenvolvimento do aparelho, mas de fabricação de uma peça vital que é a bateria.

      Ps: apesar de não gostar muito da marca, os aparelhos simples que dão essa sensação, os mais caros não passam essa sensação, a linha A apesar de ter um preço absurdo para o que entrega tem um excelente acabamento e são duráveis.


    • 82
      Conta desativada 03/09/2016 Link para o comentário

      Viajou hein Mello rs... Ñ durar um ano foi uma bela piada kkkk


    • Maiky Braga 26
      Maiky Braga 04/09/2016 Link para o comentário

      Vc já foi cliente da Apple?


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 03/09/2016 Link para o comentário

    De fato, ela agiu como deveria visto que o nome dela está em cheque, e uma medida errada poderia ter transtornos imensos. Da forma que fez, conseguiu evitar uma imagem negativa e sair por cima.


  • 35
    Maicon Bruisma 03/09/2016 Link para o comentário

    Não sei se foi impressão minha ou o texto quis diminuir o erro da Samsung trazendo do passado algo da empresa de telefonia mais bem sucedida que há, fazendo uma comparação fora de proporção. O caso do Note 7 não é uma anteninha mal feita, é a fabricação inteira, imagina o aparelho explodir na sua cara. No caso da Apple, por ela ser quem ela é repercutiu muito, e a forçação de barra deles ajudou a prejudicar, ainda sim eles aprenderam, agora não preciso falar quantos casos de Galaxys que explodiram pelo mundo. So acho que essas briguinhas de Samsung vs Apple são tolice, quase tão grande quanto usar um problema do passado para minimizar um problema no presente, pq foi isso que eu senti.

    Miranildo CabralLeoGouveiaConta desativadaDeathdoor


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 03/09/2016 Link para o comentário

      Maicon, tudo bom?

      O erro da Samsung jamais foi diminuído, e, concordo com você, essa falha do Note 7 é bem mais grave que o da Apple até porque a integridade física de uma pessoa está em jogo.

      O que o texto quis mostrar é a diferença das duas empresas na hora de lidar com uma falha, seja ela grande ou pequena. Algumas das baterias do Note 7 que explodiram estavam usando um cabo de carregamento "genérico". E qualquer outra empresa poderia usar isso como argumento para não promover o recall ou interromper as vendas do seu aparelho. A Samsung decidiu não pagar pra ver, abraçou o prejuízo e tomou as ações corretas. Em tempos em que isso deveria ser regra, infelizmente é a exceção.

      Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Conta desativadaAndré Sousa


    • 82
      Conta desativada 03/09/2016 Link para o comentário

      Q eu saiba o problema é na bateria, não fabricação inteira.


    • Luan Carvalho Andrade 6
      Luan Carvalho Andrade 03/09/2016 Link para o comentário

      O problema foi em baterias de um fornecedor, não do aparelho, já que foi vendido milhares já e apenas 37 tiveram esse problema.


  • Damasceno V. 19
    Damasceno V. 03/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung fez o correto. E digo mais, o normal deveria sempre ser assim.

    Conta desativadaAndré Sousa


  • Marllon Kevinn 22
    Marllon Kevinn 03/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung está de parabéns, mesmo com prejuízos altíssimos fez o correto.

    Conta desativada


  • Matheus L. 39
    Matheus L. 03/09/2016 Link para o comentário

    Achei digno de quem almeja dominar o mercado. Na ocasião do bug lá do IPhone 4 a Apple tratou os clientes como verdadeiros idiotas.
    Parabéns, Samsung. Que todas os fabricantes tenham isso como exemplo e quando procurar estudar o possível defeito qd houver reclamações de usuários.

    Conta desativada

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Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.