O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 211 Compartilhado 25 Comentários

Aparelhos da Samsung e Xiaomi ganharão app que reduz consumo de dados

Aparelhos de várias fabricantes, entre elas a Samsung e a Xiaomi, virão com mais um aplicativo instalado de fábrica. Mas, calma, antes de você torcer o nariz saiba que é por uma boa causa: economizar o consumo de dados. O app em questão é o Opera Max. Entenda como funciona a tecnologia usada no aplicativo e veja como ele pode ajudar a estender a duração da sua franquia.

O que faz a mágica de reduzir o consumo é a tecnologia utilizada no aplicativo. O Max cria uma VPN - o que de forma bem básica é uma espécie de conexão direta entre o smartphone e os servidores da Opera. Com isso, o tráfego de dados obrigatoriamente passa pelos servidores da empresa  e lá são comprimidos antes de retornar ao aparelho.

A Opera diz que o Max pode proporcionar 60% de economia em aplicativos que consomem bastante dados como o Netflix e o Youtube - e o melhor, sem comprometer a qualidade. Em outros apps a economia chega a 50%.

A expectativa é que até 2017 mais de 100 milhões de aparelhos ao redor do mundo venha com o Opera Max instalado de fábrica.

galaxyontelateaser w782
Na India, aparelhos da linha Galaxy On já contam com Opera Max de fábrica / © AndroidPIT

Além da Samsung e Xiaomi, Acer e Oppo foram outras empresas que fecharam parceria com a Opera. As outras fabricantes são menos conhecidas do público brasileiro, como a Cherry Mobile, do mercado asiático, e a Prestigio, com sede no Chipre.

Ainda não foi anunciado quando o aplicativo começará a vir nos aparelhos e nem se todos os modelos dessas fabricantes virão com o Opera Max. De acordo com informação da Exame, na Índia os smartphones da linha Galaxy On (On 5 e On 7) já contam com o aplicativo instalado de fábrica.

Se ficou curioso e quer testar o aplicativo, ele pode ser baixado grátis na Google Play.

Opera Max - Gestor de dados Install on Google Play

Você acha que o Opera Max vai pegar ou vai ser desinstalado no primeiro Root?

Fonte: Opera, Exame

211 Compartilhado

25 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ninguém citou a questão de segurança e privacidade dos dados. Tudo que você acessar (enviar e receber no aparelho), vai passar pela VPN (este aplicativo). Logo, quem possuir acesso a estes servidores, terá dados completos de hábitos de uso e até senhas dos usuários.

    O fato de grandes fabricantes estarem adotando o aplicativo, reflete a ideia de expandir o aplicativo ao maior número de dispositivos no mundo. Quanto mais pessoas usarem, mais informações eles possuirão.

    Esses dados coletados poderão retornar para as fabricantes de aparelhos e empresas parceiras, que usarão essas informações para traçar perfis dos usuários e direcionar melhor produtos, serviços e campanhas de marketing na internet . Assim, os produtos e ofertas lançadas tenderão a acertar o "alvo" (você), com maior eficiência.

    Moral da história: Não existe almoço grátis. Eles te oferecem um aplicativo que permite economizar dados, mas você fornece seu perfil de acesso a rede e uso dos aplicativos, para que eles possam vender essas informações para outras empresas e lucrarem com você.

  • A Samsung deveria e colocar um Android puro em vez de encher o sistema de app inútil...

  • uso o aplicativo apenas para monitoramento de dados

  • Soe usar WiFi, UAI!

  • prefiro ainda meu navegador padrão

  • Ao invés de usar app pra reduzir o consumo, as pessoas tinham que reclamar e muito em todos os lugares afim de termos planos de dados decentes,

  • E a bateria já era.

    • O consumo de bateria é o mesmo, possivelmente até menor...o que acontece nas últimas versões do Android é que o fluxo de dados, por passar todo pelo Opera Max nesse caso, também é contabilizado como "gasto de bateria", sendo que é apenas um falso positivo.

  • Espero que tenha baixo consumo de memoria do aparelho.. a samsung tem uma mania de fazer apps pesados!

  • Espero que seja desinstalavel-)

  • Reduz consumo de dados e aumenta o consumo de energia. Boa droga.

    • O consumo de bateria é o mesmo, as vezes até menor...o que acontece nas últimas versões do Android é que o fluxo de dados, por passar todo pelo Opera Max nesse caso, também é contabilizado como "gasto de bateria", sendo que é apenas um falso positivo, pois o consumo continua o mesmo (basta observar o tempo de tela/atividade). Ainda sim, esse Opera Max e qualquer outro aplicativo de VPN hoje em dia não tem mais a mesma eficiência, pois a maioria dos dados hoje trafegam em HTTPS, e normalmente esses aplicativos tem um bypass para esses casos.

  • Já usei o Opera New Max, não vi muitas diferenças!

  • Também essa é minha dúvida... Será que deixa a navegação mais lenta? E a bateria, consome a carga mais rápido ??????

    • Aí está o problema, consome menos dados, mas compromete a bateria, qualquer aplicativo de vpn mesmo que não seja uma vpn real aumenta o consumo de energia, digo isso por experiência própria com alicativos de vpn real e não real (noRootFirewall)

      • O consumo de bateria é apenas um falso positivo, dado a maneira com que o Android mensura o consumo de cada aplicativo. Todo o fluxo de redes nesses casos passa pelo Opera Max (ou aplicativo de VPN em uso), e isso faz com que ele seja considerado "gastão", sem ser de verdade.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi