O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 41 Compartilhado 13 Comentários

São Paulo já possui redes Wi-Fi grátis sem necessidade de cadastro prévio

Finalmente, a prefeitura de São Paulo oficializou o projeto de rede Wi-Fi pública com a inauguração das primeiras redes definitivas. O programa "Praças Digitais" oferece acesso gratuito e sem fio à internet na capital paulista. Será que a iniciativa pode diminuir o tráfego e melhorar as redes 3G no futuro?

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
337 participantes
WiFi Livre SP no Pateo do Collegio Fonte Prefeitura de Sao Paulo
Projeto WiFi Livre SP no Pateo do Collegio! / © Prefeitura de São Paulo

O projeto é interessante por um simples motivo, também levar internet gratuita para pontos afastados da cidade como a Zona Sul e a Zona Leste, sem polarizar a rede apenas no centro da cidade.

A princípio, as redes devem oferecer velocidade mínima de 512 kb/s por conexão, tanto para download quanto para upload, e suportar de 100 a 500 usuários simultâneos, de acordo com a área de cobertura. E mais importante que isso, os usuários podem ficar tranquilos com relação a qualquer filtro de tráfego por IP ou por tipo de dados, pois a rede não terá nenhum tipo de modelagem de tráfego, a não ser por solicitação judicial.

A prefeitura vai disponibilizar acesso Wi-Fi gratuito em 120 pontos espalhados pela cidade em um prazo de até oito meses, ou seja, setembro deste ano.

O curioso é que ao contrário de iniciativas similares existentes em outras cidades, o Praça Digitais não exigirá cadastro prévio e login para acesso às redes. Ou seja, se você estiver dentro da área de conbertura, você pode deixar o seu plano de dados de lado e navergar tranquilamente, aliás, com a possibilidade de uma conexão ainda melhor que a do 3G/2G local.

É claro que tudo ainda é muito recente, por isso, se você já teve uma experiência com o projeto Praças Digitais, deixe-nos saber como a rede se comportou nos comentários abaixo.

Será que este tipo de iniciativa pode melhorar a qualidade dos serviços de internet no país? O que você acha?

13 Comentários

Escreva um comentário:
41 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi