O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
151 Compartilhado 67 Comentários

Scareware: avisos falsos de vírus assustam usuários do Android

Muitos usuários do Android mundo a fora estão assustados com as mensagens de vírus duvidosas em alguns sites. As notificações aparecem em forma de download de MP3 ou atualizações da Play Store e incomodam demais com as propagandas. Neste artigo, você fica sabendo quais são os exemplos mais comuns destes "scarewares" relatados  no fórum do AndroidPIT e como evitá-los.

Para quem não sabe, o AndroidPIT é uma das maiores comunidades sobre Android do mundo. Além do fórum brasileiro, temos também o fórum alemão com pouco mais de um milhão de usuários, no qual os membros da nossa comunidade estão cada vez mais assustados com os scarewares presentes no Android.

Durante meses, os usuários coletaram uma série de capturas de tela e informações relativas a scarewares em publicidade no Android. Os falsos anúncios apareceram enquanto navegavam pelo 9GAG ou outros sites conhecidos, e provocaram uma onda de incerteza entre os usuários.

Notificações como " Seu dispositivo pode ser infectado por vírus" ou "Seu aparelho foi temporariamente bloqueado por..." e vibrações ocasionais completaram a sensação de insegurança.

malware scareware android 1
Na Alemanha, muitos usuários vem sendo confrontados com mensagens como essa / © ANDROIDPIT

A notificação de vírus normalmente vem seguida de um anúncio indicando que o usuário deve pagar uma certa quantia de dinheiro ou baixar um aplicativo X de anti-vírus, normalmente com muitos erros gramaticais. Alguns aplicativos parecem legítimos, indicando o modelo e a versão do Android do seu smartphone corretamente, além de logotipos conhecidos e URLs que parecem verdadeiras.

malware scareware android 2
Aperte o botão de voltar ou de início do seu dispositivo / © ANDROIDPIT

Claro que estas notificações são mentiras e completamente inofensivas. Graças ao JavaScript, os sites podem, há alguns anos, fazer com que o seu dispositivo vibre. Aqui estão alguns exemplos. E o seu navegador é capaz de enviar dados importantes sobre o seu smartphone para todos os sites. Você pode conferir estes dados aqui. E isso é proposital, pois assim os sites possam adaptar o conteúdo para cada aparelho, o chamado design responsivo.

malware scareware android 3
Os malwares podem assustar os usuários com informações certeiras sobre os dispositivos / © ANDROIDPIT

O que fazer se isso acontecer com você?

O que você deveria fazer quando um anúncio deste tipo aparece? Nunca clique em "OK" ou qualquer outro link no anúncio, pois assim você dá a permissão ao site para executar um Script no seu dispositivo.

Dependendo da versão do Android, do navegador e da versão Webview do seu aparelho, este Script pode explorar uma vulnerabilidade e manipular o seu browser. Ao invés disso, clique na tecla de voltar ou de início do seu smartphone.

Alguns sites de malware são persistentes e mantém a página de forma permanente. Se isso acontecer, clique no botão de início, vá em Configurações > Aplicativos > procure o app do seu navegador > Limpar dados.

Se esta dica chegou tarde demais para você, pode ser que o script já tenha sido executado no seu aparelho. Há várias maneiras de eliminar esta "infecção". A primeira opção é, como descrito acima, pelas informações do aplicativo do seu navegador. Dessa vez, vá um passo a diante e desative o browser. Com esta ação, as atualizações serão removidas e as configurações voltarão ao padrão original. Em seguida, reative o aplicativo e tudo deveria ter voltado ao normal.

Algumas vezes, esses ataques não vêm de um site, mas sim de um aplicativo. Estes apps tem banners de publicidade, com os quais estas inserções são possíveis. No tópico do fórum do AndroidPIT, um aplicativo de download de MP3 foi o culpado. Para um diagnóstico da causa, você deve conferir o seguinte artigo:

Caso estas instruções não eliminem o problema, talvez você tenha que restaurar o seu dispositivo aos padrões de fábrica ou conectar seu aparelho a um computador para uma reparação completa de software. Mas esta opção eliminará todos os seus dados, como fotos, vídeos, mensagens, contatos, etc. Portanto, faça sempre um backup do seu Android.

E você, já recebeu este tipo de anúncios no seu Android?

151 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Léo Walk 21/mai/2016

    Recebi uma nessa semana e o aparelho vibrou, mas como sou muito antenado nesses assuntos, apenas ignorei e fechei a aba do suposto ataque viral...kkkkkkk...

  • Eric Romero
    • Mod
    21/mai/2016

    Quando estou navegando serenamente pelo meu Chrome, e de repente... "SEU ANDROID FOI CONTAMINADO. VOCÊ TEM 10 SEGUNDOS PARA CLICAR AQUI E SALVAR SEU SMARTPHONE! 10, 9, 8...". Além da intensa vibração, que normalmente faz eu errar o ícone para poder tirar a aba... um saco! Humpf.

67 Comentários

Escreva um comentário:
  • O único navegador capaz de evitar esses avisos é o Mozilla Firefox depois você tem que baixar a extensão noscript nesse site "noscript.net nsa" no fim do site tem duas opções baixe a primeira e instale depois vá no menu do firefox na última linha clique em noscript e marque a caixinha do site que você conhece e os sites serão permitidos as caixinhas não marcadas serão bloqueadas.

  • Boa tarde

    E não é possível colocar exemplos de avisos em Português?

    É que nem todos percebem alemão ou mesmo inglês.

    Queria partilhar este artigo em vários grupos de que faço parte, mas assim não vou fazê-lo.

    Cumprimentos

  • Muitas vezes quando eu desbloqueava minha tela, o scareware aparecia, agora como uso outros navegadores quando eu desbloqueio a tela aparece apenas a opção de eu selecionar qual navegador abrir, e não mais o scareware automaticamente.

  • Direto aparece.. é só voltar na tela anterior,,

  • Um aplicativo culpado por essea anúncios, é o famoso 4shared...

  • Pra quem tem root é só usar o AdAway e se livrar disso. Quem não tiver root basta desativar o JavaScript do navegador que essas porcarias de avisos falsos somem.

  • Às vezes que isso aconteceu comigo, simplesmente fechei o navegador. O lance é não se desesperar.

  • Eu mesmo ignore e não clico em ok em nada desde quando surgiu esses vírus de malware. Isso é vários eu ignoro e eu não clica em ok , por causa que ja pega vírus e redimensiona no site de malware, vírus e tal e fechar essa pagina extremamente forçadamente e alguns são tão teimoso , que vota o pagina insistente e por isso que tem que fechar forçado essa porra que enche o saco e tem alguns que chega a tremer a bateria kkkkk vírus , vai ser fuder ignore essa porras e fechar forçado e não clicar em nada. E tem uns também que so de vc clicar na area branca da pagina ou em qualquer lugar e ja redimensiona para outra pagina isso da uma raiva, SAI FORA, HEIN VÍRUS.

  • Eu nem me preocupo com essas besteiras.

  • e tem gente q pira nessas propaganda, é até engraçado ver o cabra se desesperando por nada ashuashua

    • NOSSA É VERDADE TEM JÁ QUE EU OUVI E JÁ VI FALAR QUE FORMATO O CELULAR , DEU RESET DE FABRICA, ACHANDO QUE PEGOU VÍRUS , A PESSOA FICAS DESESPERADO E ACABA FAZENDO UM RESTAURAR DE FABRICA E TEM MUITAS GENTE QUE NEM SABE COMO RESET OU RESTAURA O CELULAR DE FABRICA E ACABA INDO LA NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA KKKKKK.

  • Toda a hora temos anuncios deste tipo no Android. desde que ninguém clique, continua tudo bem. O problema é que muitas pessoas são leigas no assunto e não têm noção do quanto é perigoso este tipo de scareware e clicam pensando que é algum app do bem oi assim. Sem mais nem menos, já tem vírus no celular e nem sabe ou não sabe porquê.

  • Android atualizado+WebView em dia.
    Seguro por hora.

  • Morro de raiva quando quero baixar alguma música e entra e aparece uma mensagem dessa, saio da página no mesmo tempo.

  • Muitas vezes isso já aconteceu comigo, a sorte é que mesmo leigo no assunto tomei a atitude correta.

  • Para evitar isso eu uso o Adguard que é um bloqueado dessas propagandas o melhor que encontrei melhor até que o ADBlock, Uso o Adguard no Android e PC, mas vc não vai achar ele na GooglePlay, mas é só dá uma pesquisada no Google que vc vai achar o apk para baixar ele, ajudar muito com esses avisos falsos de vírus

  • Por causa disso uso Adway no meu celular!

  • Por vezes acontece este tipo de tentativa. Mas a ação é exatamente a descrita na matéria. Por incrível que pareça, mas as duas letras mais perigosas para o usuário: OK! Muitos desavisados, clicam ali, e já era. Na dúvida, nunca marque OK! Mesmo que depois tenha de voltar e fazê-lo, mas já sem a dúvida que seja a alternativa correta.

  • Nunca recebi essas porcarias no Dolphin. No Chrome pra PC tb acontece isso, por isso utilizo o MS Edge. Chrome? Tô fora!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi