O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 67 Compartilhado 49 Comentários

Secret: Entenda as polêmicas por trás do aplicativo

O Secret é um aplicativo de compartilhamento de mensagens, onde o usuário pode se cadastrar através do número de celular ou com sua conta do Facebook. Não existem restrições sobre o conteúdo que pode ser compartilhado; geralmente os usuários costumam utilizá-lo para desabafos, revelações e piadas, já que o aplicativo diz garantir total anonimato. Um dos recursos oferecidos pelo aplicativo é a opção de inserir uma imagem como plano de fundo para as frases a serem compartilhadas; aí está o problema todo.

Hoje, o juiz da 5ª Vara Cível de Vitória determinou por meio de liminar a remoção do Secret da Play Store e exigiu que a empresa delete os aplicativos de smartphones nos quais o Secret já tenha sido instalado.

Secret app play store
Aplicativo Secret promete anonimato total de seus usuários. / © ANDROIDPIT

Como toda ferramenta que permite ao usuário compartilhar o que bem quiser, da forma como lhe convém, frases ofensivas acompanhadas da imagem de outras pessoas estão sendo compartilhadas no aplicativo e gerando uma onda de bullying. Já foram relatados casos de briga de vizinhos, relacionamentos amorosos, processos judiciais, inimizades e até mesmo brigas de família.

A gota final, que moveu uma ação civil pública, cita o consultor de marketing Bruno Machado, que entrou com uma ação individual na Justiça pedindo o bloqueio ao aplicativo após ter tido fotos nuas e comentários sobre ele ser portador do vírus HIV e participar de orgias com amigos publicados na rede anônima.

Justiça brasileira quer suspender o Secret

De acordo com o jornal Estadão, um promotor da cidade de Vitória, Marcelo Zenker, entrou com uma ação civil pública solicitando a remoção do aplicativo da Google Play. Segundo o promotor, muitas pessoas o procuraram para denunciar o aplicativo, uma vez que se sentiam prejudicadas através das publicações. O juiz da 5ª Vara Cível de Vitória, Paulo Cesar de Carvalho, determinou através de uma liminar que o pedido do promotor fosse acatado e o aplicativo removido. O Juiz entende que por não apresentar Termos de Uso e Privacidade corretamente traduzidos para o idioma local, o aplicativo fere um dos direitos do Código de Defesa do Consumidor:

“a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características” 

O Google terá até 10 dias para excluir o aplicativo da Play Store, além de garantir que o mesmo seja removido dos smartphones de usuários que já possuem o aplicativo instalado. Caso a empresa atrase no cumprimento desta ordem, a multa pode chegar até 20 mil reais por dia. Até o momento o Big G não se pronunciou publicamente se irá recorrer da decisão do juiz.

Talvez o juiz não tenha levado em consideração que leis sobre anonimato são diferentes nos Estados Unidos, país de origem do aplicativo, o que pode acarretar na exclusão de uma série de outros aplicativos que se enquadrem nessa liminar. Até o momento o aplicativo continua disponível na Play Store, e você pode baixá-lo normalmente até segunda ordem.

Na sua opinião, o juiz está correto em pedir a remoção do aplicativo da Google Play Store e exigir que a gigante das buscas remova o aplicativo do dispositivo móvel dos usuários Android? Quero saber o que você pensa sobre a questão nos comentários abaixo.

Fonte: Estadão

67 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego Silvares 20/ago/2014

    Nunca o problema foi o aplicativo, o problema é o mal uso dele. O aplicativo não deveria ser bloqueado.

  • Mateus Barbosa 20/ago/2014

    Mais uma boa coisa que os brasileiros acabam. :/

  • Igor Arusa 20/ago/2014

    Eu acho que as pessoas tem que amadurecer !
    Primeiramente convenhamos que se alguma coisa sua vaza na internet, vc deu espaço pra acontecer. Não tenho nada contra alguém compartilhar fotos de qualquer natureza, mas você passou e sabe os riscos.
    Segundo é que o Brasil tem que punir as pessoas que usam o app erradamente e não o app em si. Gente isso é ir de contra tudo que acontece no mundo.
    Terceiro que essas coisas acontecem pq o nosso país precisa de uma reforma em diversas setores do governo.
    Eu acho que uma pessoa publicar algo tão pesado é ter certeza de que nunca vai ser punido por isso. E convenhamos que refletimos os últimos escândalos do Brasil.

  • Vinicius d'Paula 20/ago/2014

    Remover o aplicativo dos celulares já instalados? Quero ver apaga backup kkkk

  • Tom Ze 20/ago/2014

    Simples resolver... o App pra funcionar precisa de uma conta do facebook ou número de celular. Só vir com um aviso que em caso de denuncia do posto, o app vai abrir os dados de quem postou para a justiça. Só esse aviso claro vai fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de publicar algo para prejudicar outros.

49 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi