O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 224 Compartilhado 43 Comentários

Segmento Premium da Sony teve o maior lucro do mercado Android!

Desde que apresentou prejuízo em sua linha de mid-ranges no primeiro semestre de 2014, a divisão mobile da Sony mudou a sua estratégia. Ela passou a privilegiar a rentabilidade dos seus aparelhos ao invés da escala. Com isso, o número de modelos diminuiu e a linha Premium da marca ganhou mais destaque. E tática começou a dar resultados. 

Embora a empresa tenha reportado uma previsão muito baixa de aparelhos embarcados – 3,5 milhões de unidades despachadas para o primeiro trimestre de 2016, o menor número desde o verão de 2011 (meio do ano no hemisfério norte) – o segmento Premium da Sony Mobile produziu o maior lucro no mercado de dispositivos Android. 

De acordo com o relatório da fabricante japonesa, o preço médio de venda de seus aparelhos Premium (ou ASP, em inglês) foi de US$ 422 no quarto trimestre de 2015. Esse é um valor 78% maior do que a HTC, segunda colocada no ranking, com ASP de US$ 237. A Samsung vem logo atrás, com US$ 225. E a Apple domina a relação geral, com respeitáveis US$ 691. 

GRAFICOSONY
Preço médio de venda da Sony é o segundo maior / © Xperia Blog

Esse desempenho da Sony Mobile também permitiu que a empresa fosse a mais lucrativa entre todas as OEMs do ecossistema Android. A companhia registrou lucro de US$ 26 por unidade vendida, um valor 13% maior que a Samsung, segunda colocada da relação, que lucra uma média de US$ 23 por telefone comercializado. E a Apple, mais uma vez, faz as demais comerem poeira nesse quesito: seu lucro por unidade é de US$ 184 por smartphone. 

GRAFICOSONY 2
Empresa é a que mais lucra por aparelho vendido no universo Android / © Xperia Blog

Ainda que a estratégia de focar a lucratividade no lugar do ganho de escala venha funcionando, a Sony precisa também aumentar o volume de aparelhos vendidos. Isso porque a companhia precisa manter um nível mínimo de telefones embarcados para cobrir sua base de custos fixos. 

Vamos ver o que a marca japonesa nos prepara para 2016. Uma Sony forte no mercado mobile interessa a todos nós. 

E o que você acha dessa recuperação da Sony? Será que a empresa finalmente acertou em apostar em uma com acervo mais enxuto de aparelhos?

 

224 Compartilhado

43 Comentários

Escreva um comentário:
  • A Sony começou a corrigir os erros e pra ficar bem claro até acabou com a linha Z partindo para a X.

    Mas acho que ela preciso inovar mais os seus smartphones, acho uma tela 4k desnecessária nesse momento, o design melhorou pouca coisa, a câmera é o que continua sendo a cereja do bolo mas isso não é o suficiente.

  • Vamos ver o pós venda desse lixo como que vai ser né ;)

    Sony? Nunca mais!

  • Parabéns! Espero que não abandonem a linha Z que é a melhor senão ficarei perdido pois só uso Sony, e que dêem uma refrescada no design, de resto não tenho nada à dizer. Que continuem fazendo bons aparelhos e que não repitam cagadas como a do SD810.
    👑Queen SONY☺

  • Foi-se a chance de ela baixar os preços.

  • Ótima notícia, confesso que não gostei quando surgiram boatos a tempos atrás de que a empresa iria parar com smarts, só é uma pena nossa moeda ser tão desvalorizada internacionalmente

  • Fico muito feliz com este resultado da Sony.

    Sou usuário antigo dos sistemas mobiles da empresa e as melhores e experiências que tive com celulares e smartphones foram com a Sony. Atualmente, tenho um Xperia Z3 que simplesmente não proporciona dor de cabeça e atende todas a minhas necessidades. A Sony sempre trabalhou com aparelhos de boa qualidade, principalmente nos aparelhos tops e merece este bom desempenho em rentabilidade.

    Estou de olho no Xperia Z5 (preço salgado demais ainda... rs) e na expectativa do Xperia X Performance no Brasil. Tenho receio que este ultimo seja restrito para alguns mercados e que o Brasil não esteja incluso, mas é apenas uma suposição minha. Torço para que toda a linha X chegue ao Brasil e que finalmente tenha um aparelho com Snapdragon 820 por aqui.

  • eles lucram e eu me afundo

  • Se um dia sonhei com a sony em um custo OK, eu apenas sonhei, depois desses números fica claro que os aparelhos sempre estarão acima do preço padrão

  • Rainha <3

  • Ela merece. Sempre a vi como uma empresa muito competente.

  • Uou... Realmente, não esperava por essa.

  • A Sony teve uma estratégia bem legal em privilegiar os smarts mais premium. O C5, M5 e a linha Z5 demonstraram essa preferência da marca.

    O único porém é que a participação dela continua uma merd4 aqui no Brasil e no resto do mundo. Não se podia esperar outra coisa pois a Sony não inova, é a mesma coisa há anos. Única inovação foi a tela 4k do z5p. Fora que ela tem pouquíssimas lojas físicas (sendo que hje em dia tem loja própria em todo canto da apple, samsung, lg, motorola e até microsoft) e a assistência técnica é muito zoada.

  • Parabéns Sony! Continua assim!

  • A melhor prova de que menos aparelhos no mercado funciona é a Apple. É fato! Acho que o meio termo seria o ideal, três aparelhos, um top, um médio é um básico. Como a Motorola fez em 2014, Moto X, Moto G e Moto E. Se a Samsung fizesse isso, teria melhores resultados.

  • Incrível é a LG, a MS e a HTC perderem grana por smartphone e ainda terem lucros todo trimestre. Da MS nem falo nada, ela está fazendo algo grandioso e alem disso ganha com seus softwares e com o android em si, então perder dinheiro ela não vai, não a ponto de falir como a Sony tava na parte Mobile e a HTC também tava.

  • Pena que são caros até demais, mas isso ai Sony, as melhores câmeras e gerenciamento de energia são deles... então deviam ganhar algo com isso... Só espero que possam ser um pouco mais justos nos valores cobrados aqui no Brasil

  • Isso aí, Sony!!! Espero que a empresa tome decisões acertadas esse ano para atrair mais compradores.

  • por isso existe aparelho caro. tem gente que compra.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi