O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
903 Compartilhados 189 Comentários

O segredo nº. 1 para economizar a bateria de qualquer smartphone Android

No AndroidPIT, somos apaixonados por smartphones! E, de acordo com uma pesquisa da GMI sobre a satisfação dos usuários quanto à autonomia da bateria dos smartphones, me dei conta de que apesar das pessoas se preocuparem em desligar o Wi-Fi, o Bluetooth ou os serviços de localização para tentar economizar bateria, a grande maioria esquece do básico.

Limite o modo de repouso da tela

O primeiro fato que você precisa ter em mente é o de que a tela é o que mais consome energia em um smartphone, logo, quanto mais você limitar o uso da mesma, mais bateria você preserva até a próxima carga. O fato de você diminuir o brilho da tela é crucial para uma maior economia de energia, mas limitar o modo de repouso da tela também possui um efeito significativo sobre a sua bateria.

Modo de repouso

O modo de repouso da tela é simplesmente a quantidade de tempo que o display do seu smartphone permanecerá ativo depois que você parou de usar o mesmo. Por padrão, ela vem definida com um tempo mais longo do que o necessário e a maioria das pessoas nunca pensa em reconfigurar tal recurso.

Pessoalmente, gosto de manter entre um e dois minutos, mas isso é de longe apenas necessário para o meu trabalho, pois viveria sem problemas com o modo de repouso entre 15 e 30 segundos. posso viver com 15 segundos e, para outros é de 30 segundos. Por isso, se você é o tipo de usuário que não quer restringir demais o uso do seu aparelho para poder contar com ele por mais tempo, apenas limite o modo de repouso da tela acessando: Configurações > Tela > Modo de repouso.

bateria economia tela modo repouso
Manter o modo de repouso da tela acima de 1 minuto pode ser crucial para um consumo demasiado da bateria do seu celular / © ANDROIDPIT

Dica extra: diminua também o brilho da tela

Diminuindo o brilho da tela do seu smartphone a partir dos atalhos rápidos quando você estiver em ambientes escuros pode otimizar ainda mais a bateria do seu smartphone. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria. Além disso, você sempre poderá fazer uso deste recurso manualmente quando precisar dele. Caso você não conte com a opção nos atalhos rápidos, acesse Configurações > Tela > Brilho.

Por mais simples que limitar o modo de repouso e o brilho do display do seu celular possa parecer, no fim do dia você notará a diferença entre se preocupar com isso e não!

E aí, qual é o tempo limite de modo de repouso da tela do seu smartphone agora? Como você gerencia o brilho do seu display?

Os comentários favoritos dos leitores

189 Comentários

Escreva um comentário:
  • O maior consumo de meu celular, realmente, é a tela. Porém, preciso trabalhar com ela ligada o tempo todo pois fico com o aplicativo do UBER em funcionamento. Já reduzo o brilho da tela o máximo possível de acordo com a luminosidade do dia. O fato de usar o GPS constantemente, vários aplicativos de fundo, internet 3G fazem com que o mesmo consuma TODA a bateria MESMO com o carregador veicular conectado O TEMPO TODO. Não sei mais o que fazer para reduzir o consumo.

    Alguém tem uma solução?

    • Sim infelizmente nao ha outra alternativa, vc devera comprar um celular e adaptar este para ser alimentado pela bateria do carro e nao pela carregador veicular, alguem que entende de eletronica consegue fazer este ajuste tranquilamente.

      Resumindo:

      Comprar um celular que atendenda suas necessidades, ter consciencia que nao vai usar ele como celular. Pedir para alguem que entenda de eletronica ligar este celular diretamente na bateria do carro. Deixar seu celular fixo naqueles suporte de celular e pronto.

  • Simples, porém já conhecia e apliquei no meu celular!

  • Show, Camila. MTA gente não sabe destes detalhes. Eh sempre bom frisar. Boa matéria.

  • Moto X-Play de 3.600 mAh no modo Doze, manda lembranças...

  • Eu configurei pra dois minutos e o brilho da tela em 30%. Quando saio pra rua habilito o brilho automático. E nem me falem de desligar a tomada do carregador, da vida útil da bateria etc.. Não quero nem saber!

  • Eu configuro a minha tela pra desligar após 5 minutos de inatividade kkkk e ainda deixo o brilho no máximo, só que com brilho adaptável ativado... Deve ser por isso que não consigo nem 4 horas de tela.

  • Comprem um moto X play, ou moto maxx. Uso moderado chega a dois dias..

  • Pra mim o que funciona mesmo é o brilho automático.

  • Isso era pras fabricantes se preocuparem, pq pagamos muito caro em aparelhos q n dura nada de bateria e fora o desempenhos de alguns, pagamos caro pra ficarmos limitados.

  • eu uso o doze pra isso

  • faço 12 hrs no LG G2 em uso intenso, e 1 dia e meio/2 dias em uso moderado.

    • 16

      Po, quero saber que uso intenso é esse... O meu não durava nem 6 horas com meu uso intenso e era a versão internacional sem nenhuma muamba de operadora.

  • Eu to fznd pouco, tenho um GJ5 e to fznd 12hs em modo intenso e no max 20hs d moderado... :/

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi