O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
análise 243 Compartilhados 107 Comentários

Segundas impressões sobre o Galaxy S7 Edge rodando com Android Nougat

Na semana passada, instalei a versão beta do Android 7.0 Nougat no meu Galaxy S7 Edge e as minhas primeiras impressões sobre o novo SO foram positivas, como você pode ver nesta análise preliminar. Agora, depois de uma semana, será que esta sensação se manteve? Continue lendo este artigo e descubra. 

Que a Samsung fez algumas mudanças em relação ao desenho da TouchWiz, não é novidade, porém, enquanto alguns usuários gostaram, outros pensam que a companhia mudou até demais o layout da sua interface do usuário. Um dos exemplos é a nova UI das ligações. Agora, para cada chamada que você fizer ou receber, o sistema escolhe um fundo de tela combinando com as cores da imagem do perfil do seu contato.

O Galaxy S7 Edge ficou mais rápido e teve um aumento significativo de autonomia da bateria
calls n s7 edge BR
Interface das chamadas: recebendo um ligação (esuqerda): realizando uma chamada direita); / © AndroidPIT

Se o número do telefone não estiver registrado na sua agenda de contatos ou não possuir uma imagem de perfil, a cor será a mesma. Na minha opinião, o layout das chamadas ficou mais elegante, melhor adaptado à tela e mais simples.

calls n s7 edge 2 PT
Quando você recebe uma ligação e seu contato possui uma imagem de perfil a cor muda / © AndroidPIT

Outra função que fez diferença na minha experiência com o aparelho nessa última semana, foi a possibilidade de e poder ajustar a resolução da tela do aparelho para salvar bateria. A partir das configurações da tela, é possível acessar o recurso Resolução de tela e optar por ter uma qualidade HD (720p), FHD (1080p) ou WQHD (1440p).

Configurei a tela do meu aparelho no meio termo, em uso diário não tive nenhum problema em relação à qualidade das cores em Full HD e sim, senti a experiência com a performance da bateria do Galaxy S7 Edge melhor. Quando você muda a resolução da tela, todos os aplicativos rodando em segundo plano serão fechados.

Esta opção também não estará disponível caso você ative o Modo de Desempenho, que otimiza ao máximo as características de hardware e software do dispositivo para oferecer a melhor experiência em jogos, entretenimento, alto desempenho de tela (brilho máximo e resolução). E claro, com o Modo Desempenho ativado, teremos uma redução da duração da bateria.

screen resolution n s7 edge PT
Poder mudar a resolução da tela impacta na autonomia da energia / © AndroidPIT

Agora, o mesmo não posso dizer do recurso que otimizar a qualidade de áudio e vídeo. Sinceramente, não percebi uma melhora significativa no brilho ou vivacidade das cores com a opção ativada. Em relação ao áudio, usando o alto-falante do aparelho também não achei a melhora do com tão dignificativa quanto a função indica ser. Usando os fones de ouvido, dá para perceber uma pequena diferença, mas nada que tenha realmente chamado a minha atenção.

Quem é fã da TouchWiz vai demorar um pouco mais para se adaptar à nova Grace UX

O recurso pode ser aplicado durante o consumo de mídias em aplicativos como o player de vídeo nativo da Samsung, o Google Play Filmes e TV, YouTube e Netflix.

video enhancer s7 edge n PT
Recurso de otimização de vídeo e áudio em mídias não chama muito a atenção / © AndroidPIT

Vale ressaltar que não havia mencionado essas duas funções no meu primeiro artigo, pois acreditava estarem presentes no Android Marshmallow. Contudo, ambos os recursos eram parte do software do Galaxy Note 7 rodando Marshmallow.

Outra característica da Grace UX do Note 7 que foi importada para dentro da série Galaxy S7 foram as características da câmera. A interface ficou mais limpa e simples de usar, os modos estão acessíveis ao deslizar o dedo sobre a tela da esquerda para a direita e, a opção de capturar imagens em formato RAW passou para dentro do menu de tamanho da imagem da câmera principal. Este recurso no Marshmallow estava disponível no menu principal da câmera.

camera n s7 edge PT
A UI do software da câmera está mais simples de usar / © AndroidPIT

Por fim, posso dizer que, mesmo na versão beta, o Galaxy S7 Edge ficou mais rápido, teve um aumento significativo de autonomia da bateria e possui uma interface do usuário mais sóbria e melhor integrada entre os recursos do sistema. O que pude notar até o momento é que, assim como a Google fez algumas mudanças pontuais na linha Pixel e muitos usuários da linha Nexus reclamaram, penso que quem é fã da TouchWiz vai demorar um pouco mais para se adaptar a nova Grace UX.

Contudo, apesar de gosto ser subjetivo, existe uma coisa que não dá para se negar: a performance do Galaxy S7 Edge está melhor.

Novidades sobre o Nougat para a linha Galaxy S7

Hoje, a Samsung liberou o segunda compilação do Android Nougat para o Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge para quem faz parte do Programa Beta para os Galaxy. O update chegou Over-The-Air (OTA) e ocupa 92MB. De acordo com o changelog, tivemos melhorias de estabilidade do software e correções de bugs, como os problemas com fechamentos abruptos do Facebook, otimização de funções e melhorias de performance.

Se você deseja contar a versão mais recente do software do Galaxy S7 Edge ainda na fase de testes, confira um tutorial de instalação da versão beta do Android Nougat pra o Galaxy S7 Edge. O firmware foi disponibilizado por um membro do programa de testes da Samsung e foi este que instalei no meu modelo. O software até o momento está bastante estável, mas limita o uso do Samsung Pay por não ser uma versão oficial do SO brasileiro.

E você, já baixou e está usando a nova versão do Android no seu Galaxy S7 ou S7 Edge? O que está achando?

Os comentários favoritos dos leitores

  • (Edbertin) há 2 semanas

    Vou resistir fortemente e esperar a versão oficial.... Não tenho mais paciência para ficar formatando o celular e esperar instalar tudo novamente.

    Muito bom review, tomara que alguns recursos a Samsung mantenha.


    Obrigado pelo Review ;)

  • David CD há 2 semanas

    Só pelo fato de mudar a resolução da tela, para economizar bateria, já vale o update. Quem dera ter um s7....

  • Henrique P. há 2 semanas

    Tá massa. Novamente repito: "Nunca vi uma versão da TW tão próxima da Stock" kskskkskskskkskskskk

  • Marcelo Neri há 2 semanas

    Também não Henrique, o S7 tá ficando sem graça pra alguns! kkkk...
    Brincadeirinha pessoal!!!

  • Andreu Vasconcelos há 2 semanas

    Estou relutante ainda, irei esperar a versão oficial e muitas análises no YouTube. Pela primeira vez irei atualizar via OTA. Esse Android 7 ainda não me convenceu, ainda mais com essa TouchWiz purificada. 0 a 10 dou um 5,5.

107 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi