O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Esta é uma pergunta que sempre nos fazemos. A sabedoria popular diz que as senhas devem ser alfa-numéricas, longas e, mais importante, precisam ser alterada com regularidade. Na verdade, como muitos já sabem, algumas empresas já exigem que os funcionários troquem as senhas em intervalos regulares para fins de segurança. Como se vê, muito do que acreditamos com relação à segurança de senhas não é necessariamente verdadeiro, pois vários pesquisadores e estudos recentes apontam para outros caminhos. A ciência pode ser complexa, mas nós fervida para baixo para que você possa descobrir como gerar uma senha "indecifrável".

Tornou-se uma prática comum que alguns websites avaliem as suas senhas em uma escala de fraco à forte. Com base nos algoritmos usados ​​pelos sites como o Facebook e o Twitter, senhas alfa-numéricas obtêm maior "segurança" de classificação. Com relação a este assunto, o desenvolvedor Cameron Morris conseguiu descobrir que muitas destas senhas supostamente seguras podem ser descobertas por um amador em menos de um dia. Se você pegar uma senha alfa-numérica, como "34Lakers56", pode até passar no teste de força do Facebook, mas deixa-o totalmente exposto a ataques externos.

Assim, Morris redefine o conceito de força da senha. Em vez de julgar o valor de uma senha em uma escala relativa, Morris desenvolveu uma ferramenta analítica que pode determinar a quantidade de tempo que seria hipoteticamente necessária para quebrar uma senha.

Usando sua Analyzer Passfault (uma ferramenta que sugerimos que todos experimentem), você encontrará alguns resultados surpreendentes. Minha senha favorita meio que passou no teste, pois de acordo com o site, demoraria 3 anos e 5 meses para que a minha senha fosse quebrada! Obviamente, todos nós gostaríamos de senhas que levassem pelo menos um bilhão de anos para quebrar.

Você pode até não gostar de ouvir isto, mas as senhas realmente seguras precisam ser longas, muito longas e, como qualquer coisa entre 20 e 30 símbolos. Mais importante, sua senha não deve incluir todas as palavras que podem ser encontradas no dicionário. Gerando uma senha alfa-numérica enigmática desprovida de palavras pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando você tem que memorizar a coisa toda.

Assim como um recente estudo da Carnegie-Mellon sugere, uma vez que você encontrou uma senha que levaria anos-luz para ser decifrada, mantenha ela. Alterar a senha realmente prejudica sua segurança e faz com que o processo de memorização da mesma fique difícil, fazendo com que comecemos a escrever as senhas em pedaços de papel e só piora em termos de segurança. É por isso que testar uma ou duas senhas à prova de balas com a ferramenta Analyzer Passfault é essencial para memorização das mesmas, já que temos garantida a análise eterna da não quebra da senha.

Como você se saiu no teste Passfault? Será que as suas senhas são tão seguras quanto você imaginava? Deixe aqui seus comentários e dicas sobre como manter as senhas seguras.

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi