Será que a Xiaomi pode vingar onde a Google fracassou?

redmiconfig
© nextpit

O projeto Android One, da Google, nasceu com a intenção de conquistar o segundo bilhão de usuários do sistema operacional Android. Contudo, praticamente um ano depois do seu lançamento, as vendas do Android One não chegam a um milhão de dispositivos. A chinesa Xiaomi acaba de chegar ao mercado nacional e, apesar de se intitular uma startup, pretende "dominar o mundo" com smartphones de qualidade a preços baixos, assim como a Google quis com o Projeto Android One. Mas o que faria a Xiaomi vingar onde a Google fracassou?

Google e o Android One

O Android One sempre pareceu um daqueles projetos da Google que começam cheio de expectativas e promessas, tal como o Google Glass, o Google Wallet e o Nexus Q, por exemplo, mas que acabam em uma gaveta no laboratório Google X. O projeto oferecia uma espécie de modelo de smartphone para as fabricantes, com um design padrão, mas de qualidade, e um software baseado no Android puro. Muito parecido com o que temos na série Nexus, porém ainda mais acessível em termos econômicos e que levava o nome da fabricante de hardware.

O primeiro país a receber os smartphones do Projeto Android One foi a Índia, um país com mais de 1,2 bilhão de habitantes, onde a gigante das buscas contou com o suporte de três fabricantes locais, uma delas a Micromax, que chegou a bater a Samsung em vendas, mas poucos dos smartphones vendidos vieram da parceria com a Google de acordo com uma fonte do Wall Street Jounal. Levando ainda em consideração o que foi divulgado pelo The Economic Times, nenhuma das três fabricantes que trabalhou no Projeto Android One pretende construir uma nova versão destes smartphones. Logo, este pode ser o fim desta iniciativa da Google, a não ser que a gigante das buscas procure novos empresas associadas.

android one
O que pode ter faltado para o Android One? / © Google

De acordo com a análise do site Re/code, o que levou a Google a falhar com o projeto foram basicamente três fatores: marketing, desenvolvimento de software e o modelo de venda dos dispositivos. Bom, é aqui que me parece que a Xiaomi possui uma grande experiência e pode atuar de forma diferente.

Xiaomi e o modelo de negócios com mentalidade de startup

A Xiaomi, como pontuamos várias vezes, apesar de investir pouco em marketing, possui uma comunidade muito grande e faz um trabalho de engajamento muito forte em redes sociais. Desta forma, os produtos da empresa acabam ficando bastante conhecidos pelo seu custo/benefício, pela qualidade do hardware e pelo investimento semanal na ROM baseada no Android, conhecido como MIUI. Além disso, o modelo de vendas da empresa é focado em um pequeno portfólio e em uma média de tempo de venda do produto mais longa que a da maioria das OEM's. Assim, a empresa consegue controlar custos e, ao mesmo tempo, manter o software atualizado.

Usando essa estratégia, só no primeiro semestre de 2015, a fabricante já vendeu 34,7 milhões de smartphones, entre eles aparelhos realmente baratos, como é o caso do Redmi 2, que a fabricante vem investindo fortemente na Índia e acaba de lançar no mercado nacional.

xiaomi redmi 2 androidpit
O Redmi 2 é a aposta da Xiaomi no Brasil. / © ANDROIDPIT

Logo, respondendo à pergunta inicial deste artigo, se a Xiaomi pode vir a vingar onde a Google fracassou com o Projeto Android One, me parece bem clara: a fabricante chinesa conhece o mercado, está dentro dele enquanto investidora e sabe promover o seu próprio produto. Não me parece difícil ver o segundo bilhão de usuários do sistema operacional Android chegando através da Xiaomi, ou mesmo de outras empresas com as mesmas características de negócio.

E você, o que pensa a respeito de smartphones de baixo custo e empresas como a Xiaomi chegando em mercados com um potencial de crescimento na área de dispositivos móveis, tais como a Índia e o Brasil? Como o sistema operacional Android pode ganhar mais usuários com isso? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Ir para o comentário (49)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
49 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 4
    Luiz Luiz 20/07/2015 Link para o comentário

    Tanto oba oba esta parecendo que a xiaomi vai salvar o mundo.


  • 1
    Gersan Inventor 17/07/2015 Link para o comentário

    Fazendo Justiça, a verdade Aproveitando o espaço Watch, Partilhar

    Origem da carteira eletrônica ou Google Wallet patente de Gaston Schwabacher Patente n.PI9500345

    Mesmo antes de o Google e outros gigantes existem ou terem a idéia.

    Gaston Schwabacher teve a idéia de carteira eletrônica, quando ele teve que enviar dinheiro para seus filhos, as crianças que não têm uma conta bancária.

    Daí surgiu a idéia poderia ligar ou enviar uma mensagem a alguém que pudesse dar o dinheiro para os seus filhos. Pulando de alegria, a idéia de que
    ele pensou, iria revolucionar o mercado poderia patentear sua idéia e fizeram
    patente n.PI9500345. Assim fez.

    Agora há tantas belas imagens, como demonstrado pelo Google, e muitas outras, há tantas alegrias por para ver o funcionamento do Google Wallet, Carteira Digital,

    Carteira eletrônica, carteira que Paga e Recebe, Pagador e Recebedor Eletrônico, este nome foi colocado no próprio título da patente, para não haver dúvida da verdadeira função da Carteira Eletrônica, a invenção patenteada por Gaston Schwabacher.
    Gaston Schwabacher, também faz parte da história de Sergey Brin - Google e Larry Page, e outros.

    Gaston Schwabacher não negar os meritos do Google e outros, mas Gaston Schwabacher deve receber royalties por seus direitos de propriedade intelectual, patentes PI9500345

    Gaston Schwabacher tem inúmeras outras patentes que o Google e / ou outros podem desenvolver, com os devidos pagamentos de direitos de patente.

    Carteira Digital, carteira eletrônica e Google Wallet, propriedade intelectual de Gaston Schwabacher, o número de patentes PI9500345.
    Gaston Schwabacher, o verdadeiro dono de todas as Carteiras intelectuais, Pagadores e Recebedores eletrônicos Pessoa a Pessoa, Pessoa Instituições, istituições a pessoas, Eletrônica via mídia eletrônica, digital, internet e celular.
    Gaston Schwabacher esta na história como o Criador, Inventor da Wallet Eletrônica, Wallet Google ou o apelido que derem a carteira eletrônica.

    Será que mais um brasileiro vai ficar sem seus méritos e os royalties por seus direitos de propriedade intelectual, patentes que vergonha Brasil !! Que vergonha Mundo!!!

    Thanks for Space!
    Спасибо за места!
    Danke für den Raum!
    Obrigado pelo espaço!


  • Olavo vo 5
    Olavo vo 13/07/2015 Link para o comentário

    Boa noite , salve galera.
    To acompanhando os passos dos novos smarts.

    vejo nesse mi readmi2 que a xiomi fez um bom trabalho mais esse mi2 de 8gb de RAM e pouco para o android , vale lembrar que tudo que e instalado fica no telefone então 3 joguinhos FIFA gta e real racing já vão acabar essa pouca memória que o mi2 tem.

    No android quanto mais memória ,,,,,, melhor.


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 15/07/2015 Link para o comentário

      Opree✌


  • Celso Andrade 1
    Celso Andrade 13/07/2015 Link para o comentário

    Nexus one veio antes do 1 bilhão e não para o segundo bilhão


  • Blind 40
    Blind 13/07/2015 Link para o comentário

    Eu penso que a Google tá falhando muito feio em várias coisas justamente pra manter as fabricants unidas e usando seus serviços/OS. Caso ela investisse muito em criar sua linha Nexus de forma expansiva em todos os mercados, acho que ela iria crescer bastante porém as fabricantes ficariam orfãs e outros sistemas iriam crescer rapidamente.

    Ou ela enfia logo uma forma inovadora de TODAS as fabricantes atualizarem seus sistemas e obrigá-las a darem suporte perfeito e lançamentos de aparelhos reduzidos, ou então o Android AOSP pode morrer e a Xiaomi e outros sistemas dominarem e caminharem sozinhos com os próprios pés.


  • Jonathan L. 26
    Jonathan L. 13/07/2015 Link para o comentário

    Eu instalei o MIUI no meu Nexus 5 para ver como o sistema se portava. Achei bem interessante a fluidez com que o sistema se comporta e o seu design minimalista. Pelo que eu vi dos reviews, o Redmi 2 é o melhor celular custo benefício do mercado e o sistema ajuda bastante a oferecer uma experiência mais agradável mesmo com o hardware low-end, sem contar que pelo que eu vi, a câmera parece entregar fotos com qualidade satisfatória.


  • 8
    Willian Carlos Dos Santos 13/07/2015 Link para o comentário

    Mi bank power é q me interessa e no site só esta em breve. Tomara q esse breve seja amanhã.Bem, já estou cadastrado e amanhã 30 min. antes do evento estarei conectado se de para comprar a bateria beleza se não, o resto por enquanto não me interessa.


  • 1
    Weslley Damasceno 13/07/2015 Link para o comentário

    CyanogenMOD nunca criou um OS próprio,eles só expandiram o Android puro,modificando o conceito de "controle total" do seu sistema Android.


  • Deivid Araujo 9
    Deivid Araujo 13/07/2015 Link para o comentário

    Sim.


  • 10
    Gilsley Sousa 13/07/2015 Link para o comentário

    Pegar um SO feito e modificar é fácil , quero ver é começar do ZERO .


    • Deivid Araujo 9
      Deivid Araujo 13/07/2015 Link para o comentário

      oO que eu saiba um SO open source é justamente pra isso. Sem contar que o próprio Android é baseado em outro SO open source

      Paulo Oliveira


    • 1
      Paulo Oliveira 13/07/2015 Link para o comentário

      Sabe o que é open source???


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 13/07/2015 Link para o comentário

    Vamos aguardar !


  • airton 22
    airton 13/07/2015 Link para o comentário

    Aguardando comentários do pessoal que adquiriram o Xiaomi Redmi 2 - é bom ou não, pessoal?!


    • 2
      Peecê Rissatto 14/07/2015 Link para o comentário

      Cara, eu comprei o Redmi2 e ate agora esta me agradando bastante, eu quero mesmo é os high-end !!


  • @tuliorassis 12
    @tuliorassis 13/07/2015 Link para o comentário

    Vale ainda notar, que estranhamente, a positivo enviou para a Anatel um aparelho com "Android One" na imagens externa. Trata-se do Positivo S455. Ainda notório, que no manual (que tem de ser enviado também para o site) há um a mistura de Screenshot da Positivo UI com a do Android One. Porem, achei o aparelho BEM feio para ser um aparelho de inicialização do projeto, fora que na foto tem o dedinho positivo enorme na traseira, ao estilo Apple e seus produtos.


  • Lucas Vinícius 28
    Lucas Vinícius 13/07/2015 Link para o comentário

    Como a Google é bobinha, acha mesmo que as fabricantes vão querer fazer propaganda de um smartphone com uma interface que nem é deles? Android puro, quem tem que se virar pra vender é a Google e não as outras empresas. Fora que, do que adianta querer ter uma idéia dessas e só aplicar na Índia sabendo que tem um monte de baba ovo que quer um desses dispositivos no resto do mundo? No Brasil ela nunca investe como deveria mesmo sabendo que poderia sair ganhando aqui.

    Thiago Rodrigues


    • Lukas A. 48
      Lukas A. 13/07/2015 Link para o comentário

      sobre a interface nao tem mt a ver, motorola que o diga amigo, fabricantes iriam apenas colocar seus apps, nao seria algo relativo que a google esta fazendo com o android wear?

      Leonardo Alves


      • Lucas Vinícius 28
        Lucas Vinícius 13/07/2015 Link para o comentário

        O Android wear eu concordo com a Google botar limites. Mas no Android de Tablet /smartphone aí é como eu disse, a fabricante que decide se vai investir no Android "puro" ou não, e é bem provável que a fabricante vai dar atenção em sua interface do que no Android "puro", a Motorola só está fazendo isso pq era da Google quando veio com essa nova forma de pensar sobre sua interface de usuário.


    • 10
      Raul Pereira 13/07/2015 Link para o comentário

      A Google é bobinha??? A Google não investe no Brasil?? Eu queria entender um pouco a cabeça do povo que geralmente comenta nesses sites de tecnologia, parece que é assim: sempre que aparece uma empresa nova, há uma necessidade da que está a mais tempo no mercado e conseguiu alcançar um grande destaque de começar a ser odiada e criticada, foi assim com a Samsung, tinha a Apple a Samsung apareceu, aí todos gostavam da Samsung, dai apareceu a Motorola, todos gostavam da motorola e odeiam a Samsung, aí agora chegou a Xiaomi e tornou-se a Salvadora de tudo, uma empresa que ninguém sabe se vai ter uma assistências boa, se vai ter atualização, se os smartphones dela vão realmente suprir a necessidade da grande maioria. A Xiaomi usa o Android, mas parece que o povo se esquece disso, ví pessoas comemorando o fato dela vir ser os G'apps, ONDE que usar um Android sem os apps da Google é bom?? Minha gnt até os usuários de iPhones usam os serviços da Google e adoram, preferem eles do que os próprios sistemas da Maçã, os usuários do Windows phone são ressentidos por não terem eles nos seus smartphones, daí um usuário Android comemora a possibilidade de um ANDROID vir sem eles ou então torcem pra aquela Cynogem sei la oq superar a Google (isso nunca vai acontecer, nem em sonho) é difícil de entender. Aí agora leio que a Google não investe no Brasil... desculpe amigo, mas se tem uma empresa, uma gigante de tecnologia que investe no Brasil é a Google, nós somos um dos mercados mais importantes para ela e ela sabe disso e procura sempre corresponder à altura, colocou a Google play aceitando pagamentos em reais, cartão de crédito nacional, vende cartões em lojas de varejo para quem não tem cartão, procura sempre disponibilizar seus serviços em português como o Google Now que diferente da Siri e Cortana era o único que entendia português (agora a pouco depois de séculos a Apple trouxe o portugues para a Siri), pensa em novas formas de conexão e coloca o Brasil no meio desse pensamento, pois nós temos uma internet de baixa qualidade de eles sabem disso e tantas outras coisas. Aí pq por uma análise mercadológica a Google decide lançar o Android One primeiramente na India, ela já não investe no Brasil ZZzzZZ. A Google é bobinha??? Na verdade não, veja o caso da Motorola que usa o Android puro e vende muito bem obrigado, aliás sou mais esse tipo do que as fabricantes que colocam skin apenas para prejudicar o aprelho, pois não fazem o trabalho bem feito. Vamos parar com esse mimimi contra a dona do Android, não tem Xiaomi, não tem Cynoeilaoque nenhuma dessas empresas vai barrar a Google, a disputa é entre Google, Apple e Microsoft essas outras empresas são coadjuvantes, elas se utilizam da plataforma Android, se utilizam dos app's da Google, DEPENDEM da GOOGLE, ou vocês acham que se elas tivessem outra opção para não pagar por utilizarem o Android elas já não teriam feito, a única que está tenatndo é a Sammy, mas estabelecer um sistema próprio contras essas 3 é algo muito difícil, msm para ela que vende horrores, imagina pro resto que nem projeto de sistema tem, parem com essas coisas sem sentido.

      Jairo riosLéo CarvalhoLukas A.Gustavo L.Gilsley SousaAlex RochaJussara de AlmeidaSérgio SperKevyn LohanJosé Marco VilaçaDenis ZanardiWillMarq


      • Aldenizio F. 20
        Aldenizio F. 13/07/2015 Link para o comentário

        Comentário quase todo válido, porém o Android é um open source, logo, sem donos. :). Miui sem gapps só na China.

        Lucas Vinícius


      • José Marco Vilaça 16
        José Marco Vilaça 13/07/2015 Link para o comentário

        Não entendo muito mais acho que a Google é sim a dona do Android, ele é open source mas isso só faz com que todos possam mexer e fazer o que quer mais sempre a versão original é a do Google até porque ela quem dita as regras, ela fala que os smart tem que ser atualizados por pelos menos um certo tempo, no Android Wear ela não deixa colocar skins, se não fosse a dona porque ditaria essas regras? (lembrando não entendo bem se eu tiver errado me corrijam)


      • 16
        Sérgio Sper 13/07/2015 Link para o comentário

        Vish, quebrou as pernas dos mimimi (desculpem o trocadilho...rsss) em milhares de pedaços...kkkkkkkkkkkkkkk

        Gilsley SousaAlex Rocha


      • Carlos Felipe Araújo 41
        Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

        Samsung está sonhando em lançar o TIZEN globalmente, fora que há ainda os SAILFISH, Ubuntu Phone, mas acho que chegaram tarde.


      • Lukas A. 48
        Lukas A. 13/07/2015 Link para o comentário

        mano toma meu like


      • Lucas Vinícius 28
        Lucas Vinícius 13/07/2015 Link para o comentário

        Nem vale responder como deve pq vc pelo jeito não leu direito meu comentário, da forma que vc colocou o meu comentário parece até que eu não sei de nada do que vc disse. Só que pelo visto vc se contenta com pouco e esquece que o Android tem o Aosp que nele eu faço o que eu quiser com o Android, nokia e Xiaomi são exemplos de se aproveitar dele pra fazer seu software sem gapps, e também não disse que os gapps são ruins e nada disso, e aí já tem a parte do WP que vc disse que o pessoal morre de inveja, eu não mas também a grande culpada é a Google e não a MS por isso. Deixe de ser bobo cara.


  • 32
    Conta desativada 13/07/2015 Link para o comentário

    Interessante o comparativo Camila Rinaldi.
    Realmente quando eu vi o anuncio da iniciativa do Android One o achei muito interessante, pois esta poderia abrir portas para mercados que até então não conheciam o Android Puro, mas a logística utilizada para a divulgação e venda dos produtos não foi muito inspiradora.
    Já a Xiaomi enxergou uma possibilidade onde todas empresas enxergavam prejuízos, e tornou isso sua principal fonte de sucesso.


  • 11
    João V. Hidalgo 13/07/2015 Link para o comentário

    Devemos levar em conta q a filosofia da xiaomi é única, e é a primeira vez q pisa em solo não asiático, sendo assim, é de se esperar uma chegada com alguns problemas sim, no entanto, os problemas são "simples" e a empresa certamente não está ignorando isso. O que realmente é importante da empresa para nós consumidores, ela trouxe, que é a competitividade de preço aliado a qualidade de seus produtos. Os problemas de vendas e instabilidade inicial, serão com certeza solucionados.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 13/07/2015 Link para o comentário

    usuarios de "techtudo" invandindo androidpit kkkk dahora

    Lucas T.Leonardo AlvesJosé Marco VilaçaArthur S.


  • 73
    Jairo rios 13/07/2015 Link para o comentário

    Não consigo ainda emitir uma opinião , pelo menos no mercado brasileiro o desembarque da xiaomi foi um tanto quanto amadora , problemas para o pessoal comprar pelo site , pequeno número de devices disponíveis , por enquanto muito hype e blabla.


  • Yure S. 35
    Yure S. 13/07/2015 Link para o comentário

    A diferença da Xiaomi pra Microsoft é que a M$ criou o OS dela e a MI está gozan....do com o pênis dos outros e tirando os créditos.

    Alex RochaGilsley SousaRafaelAnttonio Netto


    • 5
      Neto Nunes 13/07/2015 Link para o comentário

      OS da M$, criado por ela? Piada! Windows é cópia do OS X, que foi cópia de um OS da Xerox. Estude mais, fan boy...

      Thiago RodriguesPaulo NascimentoArthur S.


      • Alex Rocha 6
        Alex Rocha 13/07/2015 Link para o comentário

        aqui esta se falando de kernel/código fonte e não conceito. Estude mais!!

        Leonardo Alves


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 13/07/2015 Link para o comentário

      Exato, se não fosse o fato do seu comentário não fazer sentido.


  • Daniel C. 17
    Daniel C. 13/07/2015 Link para o comentário

    Acho muito bom essas fabricantes que esquentam o mercado de smarts. Bom que fazem empresas maiores como Sammy e LG pensarem mais para seus novos produtos.

    André RodrigoMarcos R.Rosane O.Cristiano AlvesCamila Rinaldi


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

    Xiaomi me decepciona por violar, infringir GPLv2, é lamentável essa política de usar software livre, usar tudo o que a comunidade criou e roubar para si sem contribuir de volta, fechando o código.

    Alex RochaJairo rios


    • 16
      Bruno Oliveira 13/07/2015 Link para o comentário

      Hâ?

      Leonardo Alves


      • Carlos Felipe Araújo 41
        Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

        procura no Google: Xiaomi vs. GPL XDA Developers


      • 16
        Bruno Oliveira 13/07/2015 Link para o comentário

        Não entendi porra nenhuma, to nem ai se ela fechou o código, a MIUI nos Xiaomi's rodam lisas, isso que importa...

        E também acrescentando as palavras do Cristiano:
        "Uai, e Microsoft faz o que com o código aberto mesmo? No que a Xiomi deveria contribuir com a comunidade XDA? Agora eles (os membros da comunidade) são capitalistas? Tenho certeza de que eles fecham o código por conta da segurança do usuário final."

        Leonardo AlvesJhoniAndré RodrigoLuys Fernnandoleonardo webertMarcos R.DennysGoku


      • Carlos Felipe Araújo 41
        Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

        você pegar algo que foi desenvolvido com o suor de milhares de contribuintes ao redor do mundo, mudar o código aqui e ali e fechar esse código, não pode, a licença linux é bem clara quanto a isso.

        Segurança do usuário é saber o que roda por trás de cada código.


      • 20
        Lucas T. 13/07/2015 Link para o comentário

        A matéria que você se refere é de Janeiro, em Abril eles começaram a liberar o código fonte de alguns dispositivos. No próprio site da XDA já tem ROMs MIUI.


    • Cristiano Alves 5
      Cristiano Alves 13/07/2015 Link para o comentário

      Uai, e Microsoft faz o que com o código aberto mesmo? No que a Xiomi deveria contribuir com a comunidade XDA? Agora eles (os membros da comunidade) são capitalistas? Tenho certeza de que eles fecham o código por conta da segurança do usuário final.

      JhoniIgor Felipe


    • 73
      Jairo rios 13/07/2015 Link para o comentário

      Típico de empresa chinesa , aliás empresa estatal chinesa, e ainda por cima os usuários terão seus dados armazenados na China , aonde ficam localizados os servidores , nada como deixar seus dados em uma ditadura ......

      Rodrigo Oliveira


    • 32
      Conta desativada 13/07/2015 Link para o comentário

      Serio mesmo que vocês estão comparando a politica da Microsoft com a da Xiaomi?

      Leonardo Alves


      • @tuliorassis 12
        @tuliorassis 13/07/2015 Link para o comentário

        eu tambem nao entendi aonde entra Microsoft na matéria, muito menos na logica dos carinhas, kkk

        Leonardo Alves


      • Eduardo Papa 15
        Eduardo Papa 13/07/2015 Link para o comentário

        Eu entendi e estou rindo. Os caras simplesmente esqueceram que tudo o que eles usam vem da China. Provavelmente tudo o que eles precisam do caminho de casa ao trabalho tem algo da China. Ai ficam discutindo sobre licenças de software. Pega por exemplo a baseband de qualquer telefone no mundo e veja se tem algo opensource lá. Sabem nada plenamente e ficam de mimimi. Se eles fossem assim opensource mesmo seriam igual ao barbudão, ai eu ficaria calado e não reclamaria.

        Leonardo Alves


      • Eduardo Papa 15
        Eduardo Papa 13/07/2015 Link para o comentário

        Ah tem um detalhe, esqueceram que o Android para funcionar , tem 200 patentes da Microsoft. Esqueceram que não existe nada 100% open. Só de usar um pc com Intel já pagou pela patentes...

        Leonardo Alves


      • Carlos Felipe Araújo 41
        Carlos Felipe Araújo 13/07/2015 Link para o comentário

        mas o próprio kernel linux tem binários blobs, binários estes com linhas proprietárias, inacessíveis, mas o pior mesmo é você pegar algo que foi desenvolvido com o suor de milhares de contribuintes ao redor do mundo, mudar o código aqui e ali e fechar esse código, não pode, a licença linux é bem clara quanto a isso.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.