O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 25 Compartilhado 34 Comentários

Será que o Android 4.5 será assim?

O Android 4.4 KitKat trouxe consigo algumas mudanças na interface de usuário, algumas racionais e bem-vindas, outras nem tanto. Estas últimas causam disparidade e incongruência entre partes do SO. Um designer do site Pixel-Shift elaborou um conceito com propostas de solução para esses problemas, no que seria então a próxima versão do Android. Como base do design, ele usou naturalmente o Nexus 5.

Nexus 5 launcher
O Android 4.4 acertou em muitas coisas. Pixel Shift propõe ideias para a melhorias de pequenos problemas. / © AndroidPIT

Em primeiro lugar, as configurações foram reprojetadas, a cor do tema foi mudada e alguns botões foram redesenhados. Pessoalmente, acho esse visual muito semelhante ao do iOS antes do último update para o iOS7, mas talvez isso não seja ruim em si. A aparência é muito mais leve do que o azul com fundo preto que o Android tem agora. Ainda na linha de suavização, o ajuste de volume ficou mais oval, além de transparente. Até agora acho as escolhas bem-sucedidas, mas acho que o designer não levou em conta o aumento do consumo de bateria que um pano de fundo branco acarreta (com a situação das baterias como está, qualquer modo de economizar o consumo, mesmo que mínimo, deveria ser considerado).

androidsettings
A barra de volume foi suavizada. / © Pixel Shift

Além disso, ele incorporou algumas funções que até agora estão disponíveis apenas para tablets, como permitir que os volumes sejam ajustados em qualquer parte do sistema, tudo seguindo a mesma linha de design que evita arestas e ângulos retos. O aplicativo da calculadora, que foi solenemente ignorado nas últimas versões do Android, também foi reelaborado neste conceito.

androidcalculator
A nova calculadora e a opção de ajustes no volume. / © Pixel Shift

Por fim, o aplicativo da câmera também foi retrabalhado. Com as mudanças trazidas pelo update do KitKat 4.4, ele foi alvo de muitas críticas. A maior mudança envolve a remoção dos controles em arco para as configurações avançadas, incorporando uma barra transparente mais fácil de ser usada. Outra mudança diz respeito à manutenção das razões de aspecto verdadeiras todo o tempo.

androidcamera
O calcanhar de Aquiles do KitKat 4.4 também foi retrabalhado: app da câmera sem arco e com razões de aspecto reais.  / © Pixel Shift

O designer propôs mais algumas ideias para que versões futuras do OS se tornem mais coerentes. Apesar de se parecer mais com o iOS, tenho de admitir que a interface ficou mais leve e limpa. O que você achou dessas propostas de mudanças para o Android 4.5?

Fonte: Pixel Shift

Os comentários favoritos dos leitores

34 Comentários

Escreva um comentário:
  • Essa camera é tão IOS 7

  • Acho que tinha que da pra alternar entre o branco e o preto, quase igual a configuração do KitKat (versão teste) do i9505 s4 "aplicativos padrão" no caso, posso escolher um launcher como padrão e até mesmo mudar o app padrão de mensagens, nas próximas versões podia ser o mesmo: Tema Conf. Branco ou preto. Essa câmera podia ter uma opção dessa parte preta ficar um pouco transparente. O S4 com o KitKat está uma maravilha, o TouchWiz não interferiu em nada, tenho uma ROM Google edition de 326mb, real racing 3 (1.057 gb) vários apps e é uma versão de teste ou seja não estável (de vem em quando há alguns bugs) e não travou uma vez se quer. Nunca travou comigo, sempre lotei a memória interna de 8gb e nunca travou. Se era ruim, melhorou! :)

  • eu gosto do fundo preto pelo alto contraste e não queima meus olhos num ambiente escuro... Epa, não podem tirar as configurações da câmera dos "arcos" eu acho tão legais!

  • n sei pq tanto branco...todos sabem q o branco consome mta mais bateria

  • Gostei da ideia do volume, mas o fundo branco não me agrada. Parece que fere os olhos.

  • Sinceramente não acho que o design do kit kat necessite de mudanças, já é bem minimalista, interface bem agradável... E acho que tem gente que se preocupa demais com visual e não analisa a funcionalidade do sistema no geral...

    • Concordo. Ficar se preocupando com arestas, ângulos retos na borda do volume, cor das Configurações, sinceramente. A única mudança útil aí seria a câmera.

  • estou ansioso para receber o kit kat com as modificações TouchWiz que ao meu ver deixa o cell melhor... do que adianta ter o Android "puro" se vc quiser assistir um filme em .mkv tem que baixar um player externo... ou se quer ouvir uma música em .wma .flac tem q baixar player externo tb pq o player padrão do Android puro não suporta... ja com as modificações da Samsung não necessita de player externo em nenhuma das ocasiões, pois o player padrão da Samsung suporta vários tipos de arquivos.... sem contar que a TouchWiz traz sempre mais recursos

  • Essa chatiação da costumização do Android seria 90% resolvida se colocassem como nos Xperia, onde vc escolhe o tema e as cores de vários aplicativos padrão do Xperia mudam junto. Fica tudo harmonizado.
    Odeio quando fazem o básico, quando podiam fazer o esplêndido.

  • Tenho os dois exemplos tenho um s4i9505 com 4.3 e um nexus com 4.4.2 são bem diferentes sim é claro um é puro e outro modificado pelo Samsung se quer aproveitar se quer aproveitar o máximo de cada um para de colocar rons não oficiais.
    3

  • @sergiobsb! Não, quando o Galaxy S4 foi lançado e o G2 tbm, o Nexus 5 nem sonhava em existir ainda! E eles já possuíam as barras transparentes!

  • não gostei do design do app da can, se ele for assim preto em vez de transparente cortará boa parte da tela para usar na foto

    • É justamente isso que o designer diz ter corrigido, dessa forma que ficaria na última foto: "app da câmera com razões de aspecto reais". Parece que quando a foto toma a tela toda não é o aspecto real.

  • perde as funções do s4 pois a instalação não é
    é oficial *José Paulo fernandes

  • Eu também sergiobsb. Eu estranhei no princípio, pq achava os ícones muito grandes no Nexus 4, mas dps q peguei o Nexus 5 achei sensacional! Ainda pode melhorar!

    Acho q a tendência é a google aproveitar as soluções apresentadas pelas Roms das fabricantes Android. Como já disse em outro comentário, o jeito de adicionar wigets e trocar de papel de parede parecido com o Touchwiz do Galaxy S 2. A barra transparente surgiu após a Samsung e LG adotarem a mesma aparência. Acho q agora a google vai começar a transferir boa idéias para o SO puro! Para torna-lo ainda mais completo.

  • Amigo, o padrão do android ( Kitkat) não é mais azul com fundo preto, mas sim, branco com fundo preto. Aliás, prefiro o Android como ele ficou no Kitkat. Não gosto de nada muito branco na tela, como essa calculadora. Ainda bem que o designer não é do google!

  •   9

    Que bonito.

  • tem previsão pra sair o kitkat oficial da samsung pro s4?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi