O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 50 Compartilhados 24 Comentários

Os serviços de VPN ainda são úteis para usuários do Android?

O melhor do Android é sem dúvida sua capacidade de personalização. Cada usuário pode moldá-lo e explorar seus recursos de diversas maneiras, incluíndo aquelas funções mais restritas e avançadas. Um dos pontos altos dessas possibilidades são as ROMs customizadas, além, é claro, de apps que podem ser instalados para aperfeiçoar a experiência de uso. Um dos mais famosos são os serviços de VPN, que permitem aos usuários acessar conteúdos bloqueados em sua região. Mas será que esse utilitário é tão útil assim hoje em dia?

Os VPN são uma forma de conectar os usuários através de uma infraestrutura pública, como a internet. Embora exista a criptografia dos dados, o processo de conexão através da VPN deve ser feito de forma cautelosa, visto que, basicamente, seus dados serão enviados a outros servidores em diversas partes do mundo. Essa é uma explicação bem simples, mas você pode conferir mais detalhes sobre VPN no artigo abaixo:

VPN vira assunto só quando o WhatsApp sai do ar

O fato de nós utilizarmos um serviço com certa frequência não faz o mesmo popular. Na verdade, o tema envolvendo os serviços VPN só cai nas graças do público quando alguma autoridade brasileira resolve suspender o WhatsApp. Mesmo sem saber os prós e os contras do uso de VPNs, os usuários baixam e instalam apps da Play Store com a esperança do mensageiro continuar funcionando.

Essa tentativa é um pouco infundada na maioria das vezes, visto que não são todos os seus contatos que farão o mesmo procedimento com a intenção de continuar usando o WhatsApp apesar do bloqueio. Na verdade, muitas pessoas nem ligam quando o WhatsApp sai do ar, o buzz gerado em torno disso faz a alegria das pessoas que, por sua vez, aproveitam para conhecer outros apps, como o Telegram.

androidpit bra whatsapp on desktop 2
Quando o WhatsApp sai do ar as VPNs viram o assunto / © ANDROIDPIT

A partir deste momento, é gerado um debate em torno do uso das VPNs, mas que, sinceramente, além de ser momentâneo, não é convincente. Isso porque uma parte dos usuários optam por descartar o serviço quando o WhatsApp volta. A outra parte acaba achando a VPN pouco eficiente.

VPN é bom para o que mesmo?

É claro que existe uma comunidade que não vive sem os serviços de VPN. Contudo, cada usuário faz um uso específico desse recurso, seja para trabalho ou diversão. Os algoritmos implementados em códigos HTML e outras formas de restrições de conteúdo por região foram aperfeiçoadas nos últimos tempos, tornando as possibilidades oferecidas pelos serviços de VPN mais limitadas.

Eu mesmo usava o Rocket com o objetivo de entrar na Play Store americana para baixar e manter atualizado um serviço para streaming de músicas bem interessante, o Songza. Bom, o Songza foi comprado pelo Google em 2013 e integrado ao Play Música, fazendo com que não tivesse sentido algum mantê-lo atualizado. A partir dai, ao invés de acessar a lojinha do Big G de outro país, o APK Mirror e soluções similares passaram a ser mais vantajosas.

Além disso, a versão brasileira do Google Play passou a vender e compartilhar do mesmo acervo presente na versão gringa - excessão dos aparelhos Nexus -, como revistas, filmes, livros e músicas. 

ANDROIDPIT vpn 2
O Nord é um serviço de VPN bem conhecido / © ANDROIDPIT

As buscas no Google eram outro problema, visto que os resultados levavam a sites externos e que não condiziam com o que eu havia pesquisado. A lentidão também era uma questão ruim que, apesar de algumas gambiarras, acabava tornando minha experiência com as VPNs inviável. Desde o ano de 2013, eu rompi minhas relações com os serviços de VPN e não vejo mais motivos para voltar atrás.

Como você usa serviços VPN no seu Android?

Falei um pouco sobre o debate em torno dos serviços de VPN, principalmente quando o WhatsApp sai do ar, e também contei como foi o breve período que passei usando o recurso. Agora, quero saber o que você acha das VPNs e se algum dia chegou a testá-las.

Você acredita que acessar sites e serviços restritos no país ainda é viável?

24 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi