O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 52 Compartilhado 54 Comentários

Nem sempre o seu emoji quer dizer a mesma coisa que o do seu amigo

A comunicação escrita gera vários desentendimentos entre as pessoas, No mundo virtual, isso é ainda pior, já que utilizamos gírias, siglas e símbolos que nem sempre são bem entendidos pelo interlocutor. Com emojis é ainda pior, já que cada "carinha" aparece diferente dependendo da plataforma usada. É muita confusão.

Vocês já devem ter notado que um mesmo emoji aparece de um jeito no WhatsApp, de outro no Facebook e diferente no Twitter. Além disso, algumas fabricantes ainda renderizam eles de outra maneira. Um emoji enviado em um SMS de um Nexus aparece completamente diferente em um iPhone, por exemplo.

O GroupLens fez um pesquisa mostrando todas as diferentes formas dos emojis em cada plataforma, explicando o porquê da confusão.

emoji several manufacturers
O "sorriso com dentes" nas diferentes plataformas / © GroupLens

Na imagem acima podemos ver que no Twitter, Facebook e iOS as expressões são mais neutras, enquanto nas outras plataformas, o sorriso é mais aberto.

Um emoji pode ser percebido de um jeito no WhatsApp, de outro no Facebook e ainda mais diferente no Twitter

Essa conclusão é um pouco discutível, por isso o estudo foi adiante e perguntou a diferentes usuários qual a sensação lhes era transmitida por esse mesmo emoji em 5 diferentes plataformas: Apple, Google, Microsoft, Samsung e LG. Os participantes deviam avaliar a positividade ou negatividade da expressão do emoji em uma escala que ia de -5 (o mais negativo) a +5 (o mais positivo). 

same emoji several reactions
De acordo com a pesquisa, o emoji no iOS é percebido como negativo, cerca de 4 pontos atrás dos seus irmãos de plataforma / © GroupLens

O resultado mostra que os usuários avaliam a maneira como o emoji é renderizado no iOS como mais negativa do que no resto das plataformas. O WhatsApp usa as mesmas formas de emoji que o iOS, ou seja, no comunicador, a confusão é menor. 

As diferentes interpretações podem ser encontradas, em maior ou menor medida, no resto dos emojis da Unicode, e as conclusões podem ser conferidas no surpreendentemente longo documento da GroupLens. Para quem quiser, as 10 páginas estão disponíveis online.

rent emojis big
Os emojis em cada plataforma / © GroupLens

Diferentes interpretações de emojis por usuários de diferentes plataformas podem causar confusão e, ainda que isso seja engraçado, uma padronização seria bem-vinda, já que cerca de metade dos caracteres usados no Instagram é de emojis. O Google já anunciou que irá parar de utilizar os seus emojis próprios.

É claro que cada fabricante ou desenvolvedor pode usar os emojis Unicode a seu bel prazer, mas em uma época em que conseguimos reconhecer filmes só através desses símbolos, não deixa de ser curioso. E, honestamente, prefiro que cada um continue com seu conjunto de emojis, já que tudo anda tão padronizado hoje em dia. 

Emojis são coisas magníficas e imaginárias. Se todos forem iguais, a criatividade e diversão morrem.

Qual o melhor conjunto de emojis pra vocês?

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi