O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
354 Compartilhados 62 Comentários

Sinal da Vivo está atrapalhando o GPS do Moto G e de outros celulares

Usuários da Motorola estão reclamando de problemas no sinal do GPS de seus aparelhos. Os relatos foram registrados no fórum da empresa e também num site de tecnologia brasileiro. Segundo a operadora, a interferência no sinal pode estar ligada a uma falha no hardware de alguns dispositivos da marca. Os detalhes você confere a seguir.

A declaração do usuário Marcelo Dal Alba enviada ao site Tecmundo, não é o único registro sobre problemas de interferências no sinal do GPS em aparelhos da Motorola. Segundo ele, quando a rede da Vivo é ativada em seu Moto G 2015, uma mensagem de erro é exibida sempre os serviços de localização são ativados.

Segundo Marcelo, que é engenheiro eletricista, o erro impossibilita que aplicativos dependentes dos serviços de localização funcionem corretamente, como o Google Maps e o Waze, por exemplo. No fórum da Motorola, por sua vez, um usuário do Moto X 2014 relata um problema idêntico ao de Marcelo.

Para comprovar o problema, o usuário Marcelo Peralta publicou um vídeo onde podemos ver claramente a existência de inteferências técnicas no dispositivo. Abaixo, você confere o vídeo:

O que diz a Motorola

Segundo o proprietário do Moto G 2015, o departamento de engenharia da Motorola admitiu a presença de uma certa incompatibilidade no hardware de alguns aparelhos da marca, principalmente aqueles que rodam com o Android Lollipop 5.1. O departamento da empresa afirma ainda que essa incompatibilidade está relacionada a algumas torres da Vivo em determinadas cidades, e não em todas as torres da operadora.

A fabricante também comentou, segundo o usuário, que o componente responsável em captar o sinal GPS de alguns aparelhos da Motorola sofre interferências com a frequência do 4G utilizada no Brasil. Procuramos a assessoria da Motorola do Brasil, que ainda não nos respondeu oficialmente até o fechamento deste artigo.

O componente responsável em captar o sinal GPS de alguns aparelhos da Motorola sofre interferências com a frequência do 4G brasileiro

A posição da Vivo

Procurada pelo site Tecmundo, a Vivo atribuiu a falha entre os sinais ao hardware do aparelho. A operadora ressaltou que, possivelmente, as unidades com este problema não receberam a devida homologação da Anatel. Para quem não sabe, a homologação da agência reguladora garante que todas as tecnologias embarcadas em determinado aparelho funcionem de acordo com as demais frequências do país.

Abaixo, você confere a nota divulgada pela operadora:

“Os celulares precisam, para serem habilitados pelas operadoras do Serviço Móvel Pessoal e utilizados no Brasil, de homologação da Anatel. Isso garante a compatibilidade com as tecnologias adotadas no país e o atendimento aos requisitos técnicos de funcionamento, condições de garantia, assistência técnica e qualidade”

O que fazer em caso de problemas com o sinal do GPS

Como podemos observar, a causa do problema já é de conhecimento da Motorola, portanto, indicamos que os usuários que estejam enfrentando problemas semelhantes entre em contato com o suporte da empresa. O atendimento pode ser feito através do seguinte telefone: 4002-1244 (Segunda a Sexta das 8 às 20h e aos Sábados das 08 às 14h).

E aí, você já notou algo errado com o GPS do seu aparelho? Como fez para resolver?

Via Tecmundo

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • Moto G4 Play 4G modelo XT 1603. Funcionamento do GPS no aplicativo Waze na operadora Oi em Rio de Janeiro na capital simplesmente inoperante. Com todos estes comentários minha pergunta é: quando se compra um aparelho com finalidades e não conseguimos utilizá-las, o que fazer? Os problemas aqui relatados são o suficiente para que todos entrem na justiça contra operadoras e o fabricante da Motorola, independente do modelo do celular. Vejam só o perigo que as pessoas se prestam ao morar numa cidade como o RJ? É lamentável mas real. Fica o meu desabafo e a total desconfiança dessa porcaria de sistema ao qual somos, nós, trouxas, brasileiros, a enfrentar!

  • Estou usando o Moto G4 Plus e o problema é constante com o Waze.
    Acabei de seguir os passos de um site gringo e parece que agora está funcionando. Vou testar mais:
    "Go to "Mobile networks" Then "Access point names" Edit the "APN type" and write "default,supl,agps" Usually this field just contains "default"

  • Para resolver meu problema no Moto G4 Play (Android 6.0.1), operadora VIVO (São Paulo) fiz o seguinte:

    1 - Root no aparelho (muito cuidado ao usar o TWRP, você precisa ter a versão para o kernel HARPIA para não travar tudo)

    link: forum.xda-developers.com/g4-play/development/twrp-twrp-moto-g-play-t3453888

    2 - Instalei o GPS Status 7.2.149 PRO ( configurado para baixar o auxilio do A-GPS a cada 1 dia )

    3 - Instalei o Automate (nao precisa ser o PRO)

    4 - Fiz um programa que muda o sinal do aparelho para 3G automaticamente sempre que for aberto o Waze, Google Maps, Über ou Endomondo.
    Quando o aplicativo é fechado, o sinal retorna para 4G automaticamente.

    Funciona muito bem !

    Link para download, basta carregar no Automate.
    drive.google.com/open?id=0By1_ezDE5832SkxDS3BFUmVrWTA

    • MAIS UMA Solução para Moto G4 Play (Android 6.0.1)

      1 - Desbloqueio de bootloader
      motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/standalone/bootloader/unlock-your-device-a

      2 - Root no aparelho
      www.androidpit.com.br/forum/722585/motorola-moto-g-root-moto-g-4-play

      3 - Alterar o APN conforme informado pelo Denilson B. Coêlho logo acima:
      "Ir em "Configurar", "Mais, "Redes Móveis", depois "Nomes dos pontos de acesso", editar o "Vivo Internet" e digitar "default,supl,agps" no campo "Tipo de APN". Geralmente esse campo contém apenas "default"

      4 - Instalar o GPS Status 7.2.149 PRO ( configurar para baixar o auxilio do A-GPS a cada 1 dia )
      apkpro.net/gps-status-toolbox-pro-7-2-149-apk.html

      5 - Instalar o TopNTP
      play.google.com/store/apps/details?id=by.zatta.agps&hl=pt_BR

      6 - Configurar o TopNTP da seguinte forma:

      South America
      Brazil
      Generic Alt
      Google NO SSL

      Pressione INSTALL e reinicie o aparelho.

  • Tenho um Moto X Play que tem problema de GPS. É muito instável, mesmo no modo avião ou no modo de segurança (só aplicativos nativos ativados). Operadora VIVO em Santa Caratina. Estou chateado com isto, eu tinha um ZenFone5 antes que funcionava perfeitamente.

  • Moto X 2014 nacional, TIM e SC. Estou com o problema. Ainda não confirmei a relação com a rede 3G mas vou confirmar com o app GPS Status e forçando 3G. Está muito ruim utilizar o Waze aqui em SC, duas viagens recentes e estava péssimo, diariamente em Florianópolis idem.

  • Fazendo um pequeno estudo das frequências do GPS e das bandas que o moto usa, é bem possível uma interferência sim!
    O GPS trabalha com duas frequências a L1 e a L2 ao mesmo tempo. A L1 é 1575,42 MHz.
    A nova frequência liberada no país é a de 700MHz, mas o espectro vai de 708MHz a 803MHz
    E existe um problema muito comum nas telecomunicações chamadas de Harmônicas! Que são as frequências múltiplas da frequência gerada originalmente.
    Então, supondo que a torre de 4G esteja operando na frequência de 788MHz, ela vai estar gerando uma Harmônica de 1576MHz, que é a frequência do GPS!!! Ou até mesmo o celular tentando enviar uma informação pra torre sofre com seu próprio sinal.

    Info das frequências no Brasil: www.teleco.com.br/4g_freq.asp

    • E pra deixar claro, sofro com o problema por isso dei uma pesquisada mais profunda.
      Meu aparelho é o Moto X Play e de vez em quando, tenho o problema da falta de sinal GPS. Especialmente se coloco no modo somente dispositivo, que utiliza exclusivamente o GPS para se posicionar.
      Tenho um Moto G de primeira geração que não sofre do problema, provavelmente por que não tem 4G!

      Nos EUA tiveram que impedir uma operadora de funcionar por interferir no GPS em 2011
      www.extremetech.com/mobile/109965-how-lightsquareds-4g-network-could-kill-your-gps

      • Olá Vitor, tenho um moto G de 1 geração e ficou muito visível a interferência da rede de dados da TIM PR. Com ela ligada o aparelho não consegue captar os sinais dos satélites. Instalei o GPS tools para verificar. Até o início do ano não tinha esse problema pois tenho o Sygic A 2 anos e sempre utilizei dados + GPS em simultâneo.
        Formatei o aparelho, troquei os chips de slot ( tenho Vivo e TIM) mas nada de resolvermos

  • Possuo um Moto X Play e ambos os chips são VIVO. É frequente a perda de sinal GPS, e não fazia ideia de que esse problema estava relacionado à porcaria da VIVO. Já fui obrigado a parar o carro certas vezes, por não saber para onde ir, devido o GPS parar de funcionar. O que percebi é que ao mínimo aquecimento do aparelho isso ocorre, por tanto só o utilizo preso ao difusor de ar do carro e com o ar condicionado ligado, para resfria-lo.

  • Em BH a uma semana estou com este problema também, meu aparelho é o Redmi2, uso App Endomondo, Strava e não grava a atividade... pode ser coincidência mas a minha operadora é Vivo....

  • Isso quando se tem o sinal da Vivo né, porque ultimamente a vivo tá mais morta do que ''viva''.

  • Bah, sofro desse problema de usar vivo + GPS... Tanto no moto X 2014 como no X style, estou no Rs

  • Tatuí, interior de São Paulo
    Operadora TIM
    Moto X XT1097 - OK
    Moto G XT1069 - OK
    Moto G. XT1544 - OK

    Nenhum problema nem com 3G, nem com 4G

  • Nexus 4 (LG), Nexus 5 (LG) e Nexus 6p (Huawei), com chip da Vivo em SC e parte do RS nao funciona o GPS!!! A muito tempo!

  • No meu XT 1069 não tem ocorrido essas anomalias não, uso o serviço da Vivo.
    Será que os técnicos não instalaram torres erradas não, tipo os de 'bitola' estreitas.Vai saber o que está acontecendo nesse 'trem'.

  • Enfrento este problema no XT1097 desde o Lollipop. E o problema só ocorre em redes 3G, pois em 4G funciona normalmente. Será que resolve via software?

  • Tenho um Moto Maxx, essa semana ele apresentou o problema, estou em Alphaville, ele informa Liberdade ou Osasco, uma colega como Moto X 1 disse ter o mesmo problema que começou essa semana, o problema é que ambos estamos fora da garantia.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi