O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 111 Compartilhado 48 Comentários

Porque seu próximo smartphone Android deveria vir com slot para cartão microSD

Já faz um certo tempo que algumas fabricantes Android deixaram de lado o slot de cartão microSD em alguns de seus dispositivos. Em 2015, a Samsung foi vítima de muitas reclamações quando a empresa resolveu retirar o slot do seu topo de linha, o Galaxy S6, e posteriormente do Galaxy Note 5. Pessoalmente, acredito que todos os smartphones precisam de um slot para cartão microSD. Abaixo, reuni os 5 motivos que podem fazer você também ter essa mesma opinião.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
1033 participantes

1 – O cartão microSD é mais econômico

Sabe qual é a melhor parte de ter um cartão microSD? Eles são mais baratos. Muita gente pode discordar disso, mas vamos analisar. Muitos fabricantes seguem a idéia de que o armazenamento em nuvem representa o futuro. Em parte isso é verdade, mas pensando em valores, a maioria cobra por uma mensalidade e, além disso, você vai gastar mais dados da sua franquia de internet para acessar seus arquivos, ou seja, mais dinheiro. Já com o cartão microSD não; depois de comprá-lo, você não irá gastar absolutamente nada para armazenar seus arquivos.

2 – Mais espaço de armazenamento

Quanta memória interna o seu dispositivo possui? Mais ou menos do que 32 GB? Caso você tenha um smartphone com 64 ou 128 GB, o valor que você pagou por essa capacidade daria para comprar o mesmo espaço por bem menos através de um microSD.

armazenamento
Espaço em dobro para seu Android com um micro SD. / © ANDROIDPIT

Além disso, o que você irá fazer quando atingir a capacidade máxima do seu armazenamento? Em tempos de vídeos em 4K, fotos em formato RAW e jogos que ficam cada vez maiores, até um smartphone de 64 GB pode ser pouco, dependendo do usuário, obviamente. Por outro lado, muitos smartphones já suportam cartões microSD de até 1 TB ou mais. Precisou de mais espaço? Basta ir na loja e comprar mais.

3 – Acesse seus arquivos com confiança

As empresas anunciam seus serviços em nuvem como uma maneira de acessar arquivos onde quer que esteja. Entretanto, se você não tiver uma boa conexão de internet - o que não é algo comum na maioria do Brasil - seja através de dados ou Wi-Fi, o acesso ficará comprometido. É simples: se você não tem internet não terá acesso aos seus arquivos.

Estar conectado também não é garantia de que você ainda poderá acessar seus dados. Às vezes, os servidores podem cair e você não poderá fazer nada além de esperar. Dificilmente você vai conseguir acessar seus arquivos satisfatoriamente dependendo da sua cidade de residência.

music off line
Com cartão micro SD isso nunca acontece!  / © ANDROIDPIT

Já os cartões microSD estão sempre acessíveis, você pode viajar, praticar um esporte, andar de metrô e ouvir suas musicas sem se preocupar com a sua conexão de internet.

Outro exemplo: sabe aquelas fotos que você tirou e armazenou no Google Fotos? Imagine que você encontrou um amigo que não vê há anos, então você resolve mostrar as suas fotos. Abre o aplicativo e tenta, tenta, e...nada. Isso nunca aconteceu com você? Pois bem, armazene suas fotos na nuvem que mais cedo ou mais tarde irá acontecer.

4 – Controle total sobre seus arquivos

Está se tornando algo normal pessoas, principalmente celebridades, terem suas fotos vazadas na internet. Por mais seguro que esses serviços sejam, sabemos que não existe nada 100% seguro e salvo na internet. E se uma dessas empresas simplesmente falir? Será que é algo impossível de acontecer?

Cartões microSD, no entanto, oferecem uma sensação de controle. Você terá seus dados, literalmente, em suas próprias mãos. Ao menos que você o use de modo incorreto ou realize uma formatação por engano, você sabe que poderá acessá-los quando quiser.

Uma pergunta básica: Você confia mais em você gerenciando seus próprios arquivos ou num funcionário de uma grande corporação? Se você armazenar suas informações na nuvem exageradamente, mais pessoas terão controle sobre esses arquivos. Pense nisso.

5 - Mantenha sua privacidade

Falando sobre violações de dados, armazenar arquivos localmente também limita o volume de informações que as empresas recebem sobre você. Além disso, nem preciso dizer que os serviços gratuitos sempre pegam algo em troca de sua “gratuidade”. Há uma enorme probabilidade deles estarem, de algum modo, fazendo publicidade com seus dados, ou vendendo suas informações para fins publicitários. E os arquivos que você salvou em um cartão microSD? Ninguém sabe o que está fazendo com aqueles.

Claro, você não pode ter total privacidade num cartão micro SD. Um ladrão, por exemplo, pode ter total controle sobre suas fotos. No entanto, este é um risco menor. E um ladrão, normalmente, não tem interesse em colocar na rede suas fotos ou informações, não é o objetivo primário dele. Além do mais, existem alguns dispositivos, como os da Samsung, que oferecem a capacidade de criptografar tudo em seu cartão. Melhor ainda: o Google implementou este recurso no Android 6.0 Marshmallow.

Contudo, cartões microSD não são perfeitos

É claro que cartões micro SD não são perfeitos, ele podem vir a estragar causando perda dos dados armazenados. Além disso, há um grande problema do Android pré Marshmallow, que é a dificuldade de mover aplicativos para o cartão microSD, o que não acontece com o armazenamento interno. A Camila Rianldi escreveu um artigo falando sobre isso, confira abaixo:

Darth Vader micro SD ANDROIDPIT
O cartão micro SD também tem seu lado sombrio.  / © ANDROIDPIT

Quais smartphones possuem slot para microSD

Em aparelhos de entrada e intermediários a entrada microSD é padrão, atualmente, praticamente todos os aparelhos dessas categorias possuem este slot. O problema fica por conta dos topos de linha. Atualmente, você encontrará o slot para microSD em topos de linha da LG, Sony e Motorola. Os novos Nexus 5X e Nexus 6P não possuem entrada microSD, assim como toda a gama topo de linha da Samsung.

A Motorola, por sua vez, que no passado retirou o slot do Moto Maxx, trouxe novamente essa característica para o Moto X Force e para o Moto X Style. A Samsung, conforme já comentamos, também parece que vai retornar com o microSD no Galaxy S7.

E aí, você prefere cartões microSD ou confia plenamente no armazenamento interno do seu Android?

111 Compartilhado

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • Aí tu esquece o celular no carro de um amigo, em cima da mesa e em um instante a pessoa tem acesso à toda tua privacidade... Eu fujo de cartão sd faz tempo. Acho viável para músicas e filmes por exemplo, mas não confio para armazenamento em geral.

  • Uso bastante, mas prefiro os serviços de armazenamento na nuvem.

  • Uso bastante, mas prefiro os serviços de armazenamento na nuvem.

  • Fala sério não sei o porque que tanta gente faz escândalo porque algumas fabricantes tiram o slot pra cartão, eu nunca usei, tanta tecnologia e as pessoa ficam chorando porque não tem cartão, as coisas evoluindo e outros querendo fica abrindo e fechando portinha fala sério nunca usei não tenho paciência pra isso não

  • Quando eu disse que esse site.não tem credibilidade... neguin me criticou pra caramba.
    agora

  • Apesar de ter duas postagens com idéias diferentes não quer dizer que estão se contradizendo. Cada uma fala os prós de cada opção e quem decide usar Sd ou não é você.

  • peraí !!!

    vocês soltam um artigo falando que um dos maiores acertos do Galaxy S6 era justamente tirar o cartão de memória e depois soltam duas matérias falando que o cartão de memória é o máximo ???

    que porra é essa?

    matéria paga é foda hein

  • Adoro a bipolaridade do ANDROIDPIT. Numa semana a matéria diz que os SDs têm que ser abolidos e ponto final, na outra aparecem dizendo que tem que ter sim slot para cartões. Ok né!? rsrsrsrsrsrs

  • Meu telefone tem 32GB e mesmo tendo a metade livre, uso um microsd de 32GB para armazenar as fotos, vídeos, músicas entre outros arquivos. Hoje em dia os aparelhos não tem aquela opção de armazenamento em massa, com isso é bem chato copiar os arquivos do computador para o celular ou ao contrário. Com o MicroSD não tem essa treta, só tirar ele do celular e ligar direto no computador e pronto. Sem contar que a migração de celular é mais pratica, pois não preciso ficar copiando dados de um para outro. Antigamente o unico trabalho era criar um backup das mensagens do whatsapp e copiar para o cartão, hoje em dia tem o backup no Google Drive, então na proxima troca de celular irei precisar apenas mudar o chip e microsd de aparelho.

    • faço o mesmo que você e estando cheio ou não eu uso para organizar as coisas.

      e fora isso tá tudo copiado na nuvem

    • "Hoje em dia os aparelhos não tem aquela opção de armazenamento em massa..." Isso no caso do armazenamento interno, bem entendido.

      Bom, Thiago, sugiro que vc procure no site do fabricante os drivers USB p/ windows (se for seu caso). Podem estar incluídos dentro de um pacote de software maior, mas de todo jeito a ideia é montar a memória interna no computador, através da conexão USB, p/ deixá-la visível como mais uma unidade de disco.

      (No caso da motorola, os drivers estão em motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89879 )

  • eu tenho um aparelho de 64 e não preciso ... mas se eu tivesse um de 32GB provavelmente eu precisaria de um... eu sou daqueles que baixo app por qualquer coisa... e música pra caramba

  • Existe também a possibilidade de fazer uma cópia de "tudo" , para um HD externo, SIM ou NÃO? - Nem todo aparelho é possível fazer criptografia, SIM ou NÃO? e mesmo assim , independem? SIM ou NÃO? - No final das "contas", vai de cada um. Cada qual com o seu "JAMES BROWN" ou Cada quem com o seu "JORGE BEM", SIM ou NÃO?KKKKKKKK

  • Outro ponto a favor do MicroSD: você está em viagem, sem conexão com a Internet para sincronizar suas fotos, e no meio do passeio, tentando fazer mais uma foto, seu aparelho cai e pára de funcionar. Você vai ter que mandá-lo para a assistência técnica e aqui aparece a diferença. Se suas fotos estão na memória interna e o aparelho voltar a funcionar, você tem chances de ter suas fotos de volta, mas corre o risco da assistência "limpar" seus arquivos durante a manutenção, ou mesmo de "roubar" suas fotos e você nem ficará sabendo. Se as fotos estavam no seu MicroSD (e ele não foi danificado), retire-o e volte a usá-lo em qualquer outro aparelho. Você eliminou uma grande chance de perda e de violação de privacidade.

  • Androidpit tentado redimir o post "4 razões que demonstram que a Samsung acertou ao remover o cartão de memória do Galaxy S6 em 2015".

  • Com a discoteca de possuo não dá pra pensar num smartphone com capacidade inferior à 128 GB com ou sem slot para micro SD.
    O problema, ao menos no Brasil, é a oferta de gadgets com esse espaço.
    Não acho que um Zenfone 2 com 128GB esteja com preço inflacionado na comparação com a concorrência, mas também não pagaria R$ 2000,00 por um equipamento que não seja verdadeiramente um flagship.
    Por isso, acho que o LG G4 é a pedida ideal. Especificações top e com capacidade para expansão da memória. Como 2ª opção, colocaria o Moto X Style e, depois dele, seu irmão Moto X Force - numa ordem ditada pelo preço de cada aparelho.
    Enfim, dos três, quem baixa mais o preço ganha.

  • Feliz com o meu de 32gb classe 10 comprei em 2010 e nunca deu problema formato a cada 6 meses !

  •   45

    Rapaz, minha esposa esta com uma macumba com esses cartão SD.
    Ela conseguiu queimar 2 SD no mês corrente(16gb e 8gb).
    Nem no PC eles estão sendo reconhecidos.
    (ainda não tentei no Linux)

  • não sinto falta aqui no meu moto X.

    tem um colega que tem o zéfone 2 e o cartão SD fica desmontando toda hora kkk

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi