O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
107 Compartilhado 77 Comentários

Por que um smartphone Dual-SIM não funciona para mim

"Um smartphone dual-SIM é duplamente útil, porque permite que você aproveite as ofertas de diferentes operadoras ou, simplesmente, use dois números de telefone, um para trabalhar e outro para fins pessoais". Na teoria, isso por até funcionar, mas é algo que simplesmente não encaixa na minha cabeça e no meu dia-a-dia. E é por isso que meu aparelho com dois chips trabalha apenas com um.

androidpit sony xperia x sim sd slot
Você realmente precisa ter duas linhas no seu smartphone?/ © AndroidPIT

Diferentes tipos de dual-SIM e conforto

Vamos começar com o primeiro passo: a utilidade do dual-SIM. A primeira frase dita no começo desse artigo não é uma citação tirada de um dos grandes filósofos Android, mas algo que eu disse para mim mesmo durante vários e vários anos. E eu ainda estou convencido de que os smartphones com dois chips ainda são muito úteis, mas não consigo transformar essa teoria em prática. Primeiro, porque posso ter em minhas mãos o dual-SIM errado. 

Antes de comprar um smartphone dual-SIM, a primeira coisa que você deve checar é o tipo de tecnologia que está integrado ao hardware. Os telefones que suportam dois chips são divididos em duas categorias: os DSDS e o DSFA.

AndroidPIT honor 5x 6
Poucos aparelhos suportam Dual-SIM e ainda têm espaço para cartões microSD/ © ANDROIDPIT

A primeira sigla (DSDS) significa Dual SIM-Dual Standy e indica que os dois cartões SIM estão funcionando, até que recebam uma chamada. Um vez que um dois SIM é utilizado, o outro, automaticamente, é colocado em espera, tornando-se inacessível.  

A segunda sigla (DSFA) significa Dual SIM Full Active, e permite que ambos os SIM cards continuem a funcionar a qualquer momento, mesmo quando um deles recebe chamadas. Isso ocorre graças ao uso de dois módulos transceptores, ao invés de um. A parte boa é que os smartphones mais recentes usam este padrão de tecnologia. 

Em seguida, não esqueça de checar o slot dedicado aos cartões SIM, o que, em vários modelos, pode entrar em conflito com o espaço dedicado ao cartão microSD. Muitos smartphones dual SIM disponíveis no mercado permitem que você use um segundo chip apenas se desistir de expandir a memória. 

Dual-SIM ou expandir a memória?

E é nessa questão de escolher entre expandir a memória ou um segundo SIM card que está o grande conflito. No meu telefone, um Honor 7, eu só posso ter uma segunda linha telefônica (e mais dados para minha internet) se abrir mão de ter um cartão microSD. Como posso me dar ao luxo de ter um novo número se o meu aparelho só oferece 10GB de espaço real? 

Claro, eu poderia obter algum tipo de vantagem junto à operadora para obter mais GB de internet, por exemplo, ou pra ativar o ChatSIM e conseguir me comunicar com meus amigos mundo afora, sem gastar um euro. Mas, na vida real, eu encontrarei muito mais problemas tendo de enfrentar a mensagem de "memória insuficiente" a curto prazo e contar com um smartphone quase inútil pela falta de espaço. 

androidpit sd card 2
SIM card ou microSD: o grande dilema! / © ANDROIDPIT

E olhe que eu tentei optar por um segundo dual-SIM no lugar do microSD. Meu primeiro chip oferece chamadas ilimitadas e SMS, mas, infelizmente o pacote de dados não é bom o suficiente. Depois de pesquisar, eu descobri uma operadora alemã que oferece um pacote com 5GB de internet cobrando 10 euros mensais. Perfeito!

Mas, duas semanas depois, tive trocar esse segundo chip para recuperar meu cartão microSD porque eu não tinha mais espaço para guardar fotos. 

A necessidade se impõe ao luxo

No final das contas, acho que a abordagem errada foi minha. Eu comprei o Honor 7 sem me importar com essa questão do dual-SIM, considerando-a apenas como um opcional. Eu vi esse espaço adicional apenas como algo a ser usado em minhas viagens a outros países, para usar serviços como o ChatSIM e o WhatsAppare, de forma gratuita. O problema é que a questão da memória se mostrou muito mais urgente. 

Logo, quando você for comprar um smartphone dual-SIM, fique atento a essa questão do cartão microSD e se pergunte qual deles será mais útil: a necessidade de espaço pode se impor ao luxo de ter duas linhas em pouco tempo.

O que você acha dos smartphones dual-SIM?

 

 

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Spike Spiegel há 9 meses

    Que mulher complicada!!!

    *Não pesquisou e comprou o telefone errado.
    *Não sabe que existe aparelhos que suportam 2 chips sem interferir no mSD
    *Nunca ouviu falar no app Fotos (com armazenamento ilimitado e opção de limpar do aparelho o que já foi upado)

    Que ela aprenda com os leitores... kkk

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • O xperia X dual sim vai ser lançado por 3.799? É isto mesmo???

  • É uma pena que as empresas não tenham um aparelho dual-Sim como "quase" top, tipo um "intermediário pra cima". A Sony tem, por exemplo, o Xperia Z3+, mas aqui mesmo falam muito mal deste aparelho.

  • Eu uso 2 chips 1 Profissional outro Pessoal ótimo para mim um é pós outro pré

  • Redmi 2 PRO é meu terceiro celular dual-sim
    Nunca tive mais de um chip, e não sei se precisarei usar no futuro.

  • Telefone pra dois chips é coisa de pobre.

  • Usei durante muito tempo celulares dual sim, porque precisava usar duas operadoras. Depois que comprei um plano com pacotes de minutos pra qualquer tele, me livrei.

    As principais diferenças (isso foi minha experiência):
    -Bateira dura mais,
    -Não tenho mensagens de propaganda de 2 operadoras no telefone (sim, é um saco!),
    -Menos travamento na hora de fazer ligações (por mais que você deixe o celular lisinho, sempre tem aquela hora que você precisa ligar rápido e ele dá um travadinha. Isso quase nunca acontece nos single chips).

    No mais, não tenho outras ressalvas.

  • Mas é cada retardado que escreve opiniões ridículas em foruns né?
    O artigo da moça foi como experiência junto com 1 questão que para nós brasileiros faz muita diferenca...
    Deu até 1 toque não tanto pq escolheu um cel que não tinha a função que imaginava, mas sim pq comprou seu modelo de cel FAVORITO e não tinha a função dual-sim que precisava...
    Simples assim, não foi 1 matéria confusa, "ridicula" ou "sem noção"...
    É só 1 questão de ler e entender o tipo de texto proposto...

  • tem celular Dual Chip com mSD separado mas ok.

    pra mim não faz diferença porque não tenho outra linha. não me importa.

  • pra min a grande vantagem de você ter um celular dual-sim é que poderá escolher a internet que a melhor agrada e o outro para um uso para ligação

  • "Por que um smartphone Dual-SIM não funciona para mim", rimou, rs

  • Que matéria complicada. Li e não cheguei a conclusão nenhuma. Sem contar que a realidade do mercado europeu e as tarifações são completamente diferentes das nossas. Sinto muito, mas foi uma pauta inútil. Eu tenho um dual-chip que se adequou às minhas necessidades e hoje você tem programas como o Disa, que permite Whatsapp nos dois números. A jornalista não pesquisou e se baseou apenas no aparelho e na realidade dela. Muito confuso.

    • Ela até apresentou alguns aspectos da tecnologia, no início do artigo, que acabou ficando com cara de mimimi por ter escolhido um aparelho que não atende às necessidades dela. Aliás, as últimas matérias daqui estão todas, muito superficiais.

  • Essa editora é italiana, e mora na Alemanha. Dual sim são populares nos mercados emergentes porque os preços dos pacotes são mais altos e existem as promoções. Na Europa e nos EStados Unidos as pessoas sentem menor necessidade de ter dois chips.

    No caso brasileiro, pode-se alegar que um Dual Chip significa diminuir consideravelmente as opções de modelos e que isso significa administrar os créditos e as promoções de duas operadoras. Mas o artigo acima não faz muito sentido para a realidade brasileira. Não sei se faz sentido para a realidade alemã ou italiana, aliás.

  • O AndroidPit tem muitas matérias boas, mas constantemente soltam matérias (e opiniões) totalmente descabidas. Como disseram alguns colegas, não houve pesquisa para um aparelho que se adequasse as necessidades dela. E o pior, como editora de um site sobre Android, demonstrou total falta de conhecimento dos aparelhos que existem no mundo Android. Uma lástima!!!

  • Matéria meio louca né!?
    Vou deixar apresentar a ela um modelo com o custo benefício ótimo, que possibilita o uso de dois SIM Cards e um Micro SD simultaneamente: Moto X Play.

  • Não consigo ver "necessidade" pra matéria em si.
    Se encontrou um aparelho que te agrada, por um bom valor, e, coincidentemente, ele é dual-SIM, qual o problema?
    Isso afeta, no máximo, na hora de receber atualizações, apenas.
    Meu aparelho, mesmo, é dual-SIM, mas não faço uso de ambos os slots (no caso, o slot para microSD é separado), e, de resto, é a mesma coisa de sua versão single-SIM.

  • "Na minha opinião", passar para as pessoas informações sobre o Dual-SIM em cada tipo de aparelho e explicar como são aplicados, é uma coisa, mas jogar os consumidores contra a categoria Dual-SIM e impor uma opinião por uma situação que a pessoa vivenciou, não tem lógica nenhuma. Single-SIM, Dual-SIM ou outros gadgets que suportam além, vai da nescecidade de cada um. O artigo que precisamos, é que tenha informações sobre as classes, frequências e características em geral da categoria mult-SIM em cada aparelho ( Ex: Dual-SIM híbrido, Dual-SIm 1°SIM 4G e 2°SIM 2G, ambos 3G etc... ).
    Seria mais útil, uma fonte de pesquisa de qual aparelho se encaixa à nossa nescecidade.

  • Eu comprei o Galaxy S5 de um chip só e gostei muito, só não gostei porque ele não veio com aplicativo de radio,e ele era 5.0 e atualizou para 6.0 e tem o aplicativo de relógio Gear fit e não quer estala mais já tentei varias vezes estalar e não estala,mais e um bom aparelho.

  • Acredito que nos dias de hoje uns 80% ou mais dos brasileiros possuem no mínimo dois chips, devido ao grande número de contatos e sua variedade de operadoras. Eu mesmo conheço algumas pessoas que têm quatro chips, quer dizer, de todas as operadoras.

  • Sem bobeira, vc deu sua opnião sem pesquisar? Não da pra entender um site como o androidpit deixar publicar umas "Merdas" dessas, sem fatos, apresenta apenas uma questão do pq odiar dual sim e sem nexo ainda, se fosse pra dar uma opnião pesquisaC antes. O Mais engraçado são as respostas das questões, sendo alí, não sei pq, mas parece até que está com ódio por não pesquisar e comprar o dual sim errado.

Mostrar todos os comentários
107 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi