O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 236 Compartilhado 93 Comentários

Comprovado: trocamos o computador pelo smartphone para acessar internet!

De acordo com o IBGE, pela primeira vez o acesso pelo smartphone ultrapassou a conexão à internet via computador. Essa também é a realidade na sua casa?

Os dados revelados esta semana são parte da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) e são referentes ao ano de 2014.

A conexão por celular estava presente em 80,4% das casas brasileiras com acesso à internet. É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC. Em 2013, a conexão pelo celular tinha uma proporção de apenas 53,6%. Já o PC recuou de 88,4% para 76,6%.

É a primeira vez que o acesso por smartphone ultrapassa a conexão por PC

Essa proporção tem ainda mais destaque nas regiões Norte e Nordeste. No Amapá, por exemplo, a conexão por PC estava presente em apenas 2,1% enquanto o acesso por celular chegava a quase 50% das casas conectadas.

A conexão por PC é mais presente em estados do Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro o acesso pelo computador segue na frente. 

Com essa mudança, quem saiu ganhando foram as operadoras. De 2013 a 2014, o uso da banda larga móvel teve um aumento de 19,3%, chegando a 62,8% das casas com acesso à internet.

Não há dúvidas de que o smartphone se tornou preferência nacional. No entanto, a queda nas vendas de aparelhos no ano passado pode refletir em números diferentes do que mostrado nessa pesquisa - lembrando que os dados foram coletados em 2014.

Se tem uma coisa que podemos tirar de lição é que, com essa enxurrada de novos clientes, as operadoras estarão cada vez mais pressionadas a investir em infraestrutura. Não tem para onde correr.

Você ainda utiliza o computador para acessar a internet quando está em casa ou o smartphone dá conta do recado?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lukas Andrade há 11 meses

    eu troquei o app do androidpit pelo navegador para acessar o site, mais intuitivo e tem material design...

  • Fellipe Paz há 11 meses

    Bom essa mudança se dá pela praticidade de acesso que um Smartphone gera eu por exemplo uso ele pra todas as atividades simples agora atividades relacionadas à trabalho tá muito longe de chegar perto

  • Phelipe Breves há 11 meses

    Os Smartphones podem até serem em maior número para acesso à internet se formos comparar com os Desktops, mas os pequeninos estão longe de substituírem PC.

93 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
236 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi