O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
64 Compartilhados 46 Comentários

2017: o ano em que finalmente teremos um smartphone com tela dobrável?

Ano após ano, as fabricantes de smartphones vivem prometendo um modelo que traga a tão sonhada tela dobrável. No entanto, tal promessa nunca chega ao público, nem mesmo na forma de um protótipo minimamente funcional. Apenas mockups bonitinhos que mexem com a nossa imaginação. Mas, parece que a Samsung finalmente pode apresentar um dispositivo com essa funcionalidade. Mais precisamente em 2017. 

O smartphone com tela flexível da Samsung poderia ver a luz do dia em fevereiro de 2017, mais precisamente durante a Mobile World Congress (MWC) 2017, que ocorre em Barcelona. A informação foi divulgada pelo site de notícias Bloomberg, que cita uma fonte envolvida no projeto.

O dispositivo teria um display de cinco polegadas que, quando desdobrado, se transformaria em um gadget de oito polegadas. A partir do vídeo abaixo, podemos deduzir que o aparelho poderia ter as funções de telefone e tablet ao mesmo tempo. 

No entanto, há um consenso de que dificilmente este dispositivo poderia substituir, pelo menos em um primeiro momento, todos os smartphones ou phablets topo de linha da Samsung. Isso significa que é bastante improvável que se trate da aposta principal das linhas Galaxy S ou Note para 2017, ou seja, pode ser mais uma prévia do que viria nos próximos anos. 

No entanto, vale lembrar que foi precisamente um experimento da Samsung que culminou no Galaxy Note Edge, em 2014. E isso fez com que seus modelos com tela curva se tornassem imprescindíveis em suas linhas de aparelhos high end. 

O verdadeiro desafio não é a construção da tela

Pode ser que a Samsung tenha demorado em encontrar a fórmula ideal para criar uma tela flexível, mas o que, de fato, determinará o êxito ou interesse em dispositivos do gênero será a criação de uma boa interface de usuário, que saiba tirar vantagem de algo tão complexo como um display dobrável. 

Ponto a favor da Samsung é que ela tem conseguido desenvolver um software apropriado para as telas curvas em seus dispositivos Edge e que consigam interagir com a caneta S Pen em sua linha Note. Logo, pode ser que isso não seja mais um problema tão grande a ser resolvido. 

androidpit samsung galaxy s7 edge 11
A Samsung tem conseguido bons resultados no desenvolvimento de telas flexiveis. A linha Edge é um bom exemplo/ © ANDROIDPIT

Lee Seung Woo, analista da consultoria IBK, afirmou a Bloomberg que "o maior obstáculo para as telas flexíveis está relacionado à fabricação de plásticos transparentes e a maneira de torná-los duradouros".

Por último, a Samsung não é a única empresa envolvida no projeto de telas dobráveis. Sua arqui-rival LG mostrou durante a CES 2016, em Las Vegas, um display flexível que conseguia ser enrolado, como se fosse um jornal.

De qualquer forma, faltam alguns meses para vermos os resultados deste suposto dispositivo, cujo codinome é "Project Valley". Mas, evoluções à parte, já temos uma certeza: smartphones com esse tipo de tecnologia não serão exatamente acessíveis.

Você pagaria caro para ter um smartphone com tela dobrável?

E você acredita que finalmente teremos um smartphone com tela flexível?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Yure S. há 6 meses

    Prefiro que invistam em tecnologia para melhor autonomia de bateria do que em celular com tela dobrável, para vir a preços absurdos de 10 mil reais??? eu quero que eles melhorem o que já fazem, acabem com o super aquecimento, melhor autonomia de bateria, distribuição de atualizações regulares para os aparelhos lançados. essa tecnologia ai é utopia.

  • Tiarles Nagata há 6 meses

    Conceito interessante, unir smartphone com tablet para formar um só dispositivo. Pelo menos teremos uma tela grande quando quisermos pra assistir um vídeo, ler livros on line e jogar jogos. Mas será que terá uma bateria suficiente para aguentar essas telas ? Eis a questão.

46 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi