O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
20 Compartilhados 3 Comentários

Smartphones são ideais para partilhar fotos e... bactérias

O nosso inseparável celular que encostamos ao ouvido e ao rosto várias vezes por dia e partilhamos fotos com amigos, pode estar totalmente contaminado por bactérias e germes.

Os smartphones acompanham os seus usuários em todo e qualquer lugar, seja para mesa de jantar, banheiro, banheiros público, hospital, academia, etc. e isso é razão para poderem ser vetores e transmissores de patógenos.
O fato dos celulares serem regularmente usados nas proximidades da boca, nariz e ouvidos é um fator importante. O ambiente úmido e quente é propicio ao desenvolvimento de bactérias, o resultado pode ser prejudicial para a sua saúde. De acordo com uma reportagem publicada no Wall Street Journal, este perigo, diz Jeffrey Cain, o presidente da Academia Americana de Médicos de Família e chefe de medicina familiar do Hospital Infantil de Colorado, muitas vezes passa despercebido. “Os smartphones são uma fonte de infecção tão perigosa como os banheiros públicos. As bactérias de um telefone podem causar conjuntivite, gripe ou diarreia”, completou.

Segundo o The Wall Street Journal, o laboratório HML examinou oito smartphones selecionados aleatoriamente de uma empresa em Chicago, para determinar se continham agentes patogénicos perigosos. Todos os dispositivos estavam contaminados com índices anormais de coliformes fecais. De acordo com especialistas, a causa é a falta de higiene adequada e a pouca frequência com que as pessoas lavam as mãos. Outro estudo, da Universidade de Cape Coast no Gana, efectuado em 2011, em celulares de 100 estudantes universitários, descobriram que eles eram "reservatórios de patógenos".

Devemos lembrar de limpar nossos celulares periodicamente. A higienização do celular é importante: “depois de emprestar o celular a alguém, é recomendável higienizá-lo”. Como fazer isso? É o necessário apenas um pano limpo e úmido. É preciso ler o manual do celular antes de passar um produto como álcool para a limpeza do aparelho, pois isso pode danificá-lo.

Quem está realmente preocupado com a sua saúde, pode esterilizar o seu smartphone com luz UV. Os primeiros dispositivos especiais já estão disponíveis. As fabricantes também estão trabalhando com superfícies que inibem a colonização de bactérias.

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi