O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
494 Compartilhados 171 Comentários

Galaxy S5, LG G3, Moto X 2014 e Xperia Z3 podem não receber o Android Nougat

Smartphones que contam com processadores Snapdragon 800 e 801 ficarão de fora da atualização para o Android Nougat. Essa restrição atingirá modelos como o Galaxy S5, LG G3, o Moto X (segunda geração), o Xperia Z3 e o Xperia Z3 Compact, que não ganharão o update do SO do Google, mesmo já contando com o Marshmallow. 

Segundo o site XDA Developers, chips que trazem o código MSM8974 teriam sido retirados do suporte do Android Open Source Project (AOSP). Essa numeração corresponde ao Snapdragon 800 (MSM8974AB) e Snapdragon 801 (MSM8974AC).  A página afirma que a Qualcomm optou por não liberar drivers gráficos para os processadores em questão, o que deixaria os modelos citados no primeiro parágrafo fora da lista de atualização para o Nougat. 

AndroidPIT sony xperia z3 10
O Xperia Z3 será atualizado para o Android Nougat, mesmo tendo recebido o preview do SO / © ANDROIDPIT

Isso explicaria o fato do Xperia Z3 ter sido deixado de fora da lista de dispositivos da Sony que receberá o update. Muitas pessoas estranharam a ausência do modelo, até porque ele foi o smartphone escolhido pela Sony para receber o preview do Android N durante a fase de testes do SO, ainda que tenha deixado de ser atualizado nas duas últimas versões de teste da plataforma antes do seu lançamento final.

Ainda que os smartphones que tragam esses dois processadores tenham sido lançados em 2014, muitos contam com configuração boa o suficiente para suportar o Nougat.  

Qualcomm: "Falem com as fabricantes (ou as operadoras)"

Contatada pelo AndroidPIT, a Qualcomm se pronunciou sobre a questão:  

“Nós ofereceremos suporte ao sistema operacional Android em todos os nossos chipsets, seguindo as orientações das OEMs (as fabricantes de smartphones). Com relação ao suporte ao Android 7.0 Nougat, se há um dispositivo em particular que o usuário queira se inteirar sobre a atualização, recomendamos que ele entre em contato com a fabricante do smartphone ou com a operadora para obter mais informações”. 

A comunidade Android pode resolver o problema

Mas os proprietários de smartphones com chips Snapdragon 800 e 801 ainda podem ter acesso ao Android Nougat. E a solução pode passar pela sempre ativa comunidade de desenvolvedores do sistema. Um bom exemplo disso é o que eles fizeram com o Nexus 5 que, por sinal, conta com chip Snapdragon 800. 

O membro do XDA Developers, Santhosh M, chamou a responsabilidade para si e portou o Android 7.0 Nougat AOSP para o Nexus 5. Para saber como o processo funciona, acesse o link abaixo:

nexus 5 wallpaper 3
O Nexus 5 é um smartphone com Snapdragon 800 que recebeu uma ROM para o Android Nougat  / © ANDROIDPIT

E você é proprietário de um smartphone com um desses dois processadores da Qualcomm? Como pretende driblar essa restrição?

Os comentários favoritos dos leitores

171 Comentários

Escreva um comentário:
  • LG G3...bomba programada.
    Tem que ficar no KitKat porque senão vira uma bomba relógio reiniciante com WiFi e Bluetooth sem funcionar.

  • X2 de inicio também não estava na lista de atualização para M e depois foi adicionado, para mim , leiga, indicio que por algum motivo o x2 não é 100% compatível com o M. Então, não me surpreende ficar de fora, desta vez.
    Minhas condolências!
    Más, enquanto durar o kkk 4.4.4, " num to nem aí, para os lançamentos dessa incrível fabrica de chocolates"

  • Sabemos que é este tipo de prática que faz o mercado consumir e as vendas de aparelhos novos continuar, mas acho um total desrespeito com o consumidor fiel. Aparelhos que rodariam tranquilamente o Android 7 vão ficar de fora só porque a birrenta da Qualcomm não quer liberar os drivers. Parece brincadeira de mal gosto.

  • Nossa como um aparelho como o Z3 nao vai receber haha ainda bem que nao tenho Z3 haha coitado daqueles que nao vao receceber

  • Vacilo... meu Galaxy S5, G900M, vai ficar mesmo parado no Marshmallow 6.0.1 😟

  • o LG G3 podia só não derreter a solda do processador que já seria legal.

  • Na verdade não vai receber, o X2 tenho quase que total certeza, não vai ultrapassar a tal regra dos 18 meses, a solução será recorrer a CM14. Atualizações longas somente com iPhone, e estou pensando seriamente em ir pra um, mesmo sendo um sistema fechado, o mesmo é estável e sempre tudo quanto é app novo chega pra ele antes!!!

  • A dica é esperar para ver, não custa nada mesmo. Veremos se ficarão de fora ou não. Se não for possível, aí podemos recorrer, se for o caso, a CyanogenMod ou outra. Simples assim.

  • Troquei o X2 em um Moto Maxx, mais pela memória RAM e interna, ele usa o 805 se por acaso receber ate é puro lucro ....

  • Snapdragon 410 que é antigo ninguém tira né

  • Aí fica aquela questão, é melhor as fabricantes desenvolverem seu próprio hardware para poder ter um controle maior ou continuar comprando componentes separados para "baratear" o produto final?

  • Serião? Nem me abalo mais com isso. Com outros aparelhos já foi uma luta também para conseguir atualização, já deveria imaginar que com esse seria a mesma ladainha. O que entristece é que um aparelho com menos de 2 anos de mercado já está sendo tolhido do direito de usufruir de um SO atualizado.

    Mas não é por me sentir desvalorizado que vou recorrer a outro SO, só vou prolongar a vida útil do aparelho.

  • É uma a atitude da Qualcomm, já não basta o monopólio desenfreado que ela causa, agora ela vacila com a comunidade de desenvolvedores...
    Obsolescência programada....faz sentido.

  • Isso todos já sabiam! Meu LG G3 F400L com Android 5.0 está com problema na tela, está escurecendo e apagando, lg nunca mais!

  • vou ter que partir pra CM mesmo

  • Absurdo o Z3 ficar de fora, não só devido ter recebido a versão beta. Mas também por parar junto do Z2, como isso Z2 receber o Android 6 M, e Z3 n receber o Android 7 N

  • ainda não acredito que o Z3 não vai receber essa atualizaçao, pois a sony escolheu ele para sua prévia do 7.0, #Sonynumcamais não somos otários -.-

  • O meu Sony Xperia Z3 D6643 infelizmente vinculado com a operadora Vivo ainda nem recebeu o Lollipop. Imagine essa versão.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi