O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
107 Compartilhados 112 Comentários

Você pode não perceber, mas o seu smartphone mudou você!

Nossa vida não é mais a mesma desde a chegada dos smartphones. Isso é um fato claro. Com as redes sociais, criação de apps, desenvolvimento de câmeras cada vez melhores e a evolução da internet móvel, vários hábitos diários mudaram bastante. Separamos 7 aspectos da vida que foram profundamente afetados pelos smartphones.

1. Selfies, selfies e mais selfies

O fenômeno das selfies é um resultado direto da melhora das câmeras nos nossos telefones. Das celebridades aos anônimos, todos podemos publicar nossas selfies em diferentes plataformas. Os smartphones são os principais culpados por essa moda, graças à facilidade de se tirar a foto e compartilhá-la.

selfie IT
O abuso de selfies pode ser prejudicial à saúde / © ANDROIDPIT

2. A síndrome do espião

Passar de mera curiosidade à mania de espiar as pessoas é um passo fácil de ser dado. Os smartphones deram às pessoas ferramentas para controlar a interatividade com outros. Discussões entre casais passaram por mudanças graças à possibilidade de se saber se uma mensagem foi entregue e lida, quando uma pessoa está online ou não, qual app está usando.

androidpit stolen smartphone
Smartphones contêm muitas informações pessoais hoje em dia / © AndroidPIT

Códigos de bloqueio ou impressões digitais são um bom modo de reforçar a segurança de um telefone e dos dados contidos nele. O smartphone se tornou um baú de informações pessoais (e-mails, fotos, mensagens).

3. A comunicação é instantânea e contínua

Os celulares trouxeram o SMS como forma de comunicação. Os smartphones revolucionaram essas mensagens com apps de e-mails e mensageiros instantâneos; agora podemos trocar mensagens facilmente, com vídeos e fotos, ficando constantemente conectados.

E se você não é bom com as palavras, pode usar inúmeros emoticons, emojis e símbolos que são parte intrínseca da linguagem cotidiana, além, é claro, das mensagens de voz.

AndroidPIT best messenger apps new hero
Os aplicativos de mensagens reforçaram o fenômeno / © AndroidPIT

4. Um único dispositivo

Smartphones têm muitas funções multimídias, o que fez com que a venda de players portáteis de música e câmeras compactas caísse bastante. Desse modo, os smartphones substituíram as câmeras e os mp3 players que enchiam nossos bolsos. Nunca foi tão fácil ter acesso a milhares de músicas ao mesmo tempo, seja por lojas virtuais, seja por serviços de streaming.

androidpit podcast addict 2
O smartphone é o perfeito dispositivo tudo-em-um / © ANDROIDPIT

5. Nunca mais se perca

Uma das maiores vantagens dos smartphones se dá através dos seus apps de mapeamento e GPS. Agora, é praticamente impossível se perder. Mesmo se você estiver sem WiFi ou franquia de dados, vários apps funcionam offline.

O medo de se perder em um bairro diferente, uma cidade nova ou mesmo indo para aquela cabana no mato acabou. Agora você pode descobrir novos lugares e se arriscar mais graças ao smartphone.

androidpit google maps gps 3
Agora você só se perde se a bateria acabar / © ANDROIDPIT

6. Preguiça de pensar

Novas tecnologias facilitaram muito o acesso ao conhecimento. Além de enciclopédias virtuais gratuitas, como a Wikipédia, existem muitos sites para tirar dúvidas ou aprender algo novo. Esse acesso super facilitado à informação traz maus hábitos também.

Por exemplo, quando temos uma dúvida, ao invés de pensar a respeito e tentar chegar em uma resposta por nós mesmos, imediatamente recorremos à internet para respondê-la. Cada vez menos confiamos na nossa memória e mais nas informações virtuais.

book swipe
Todo o nosso conhecimento está atrelado ao smartphone / © ANDROIDPIT

7. O vício da tela

De acordo com uma pesquisa realizada pela Madame Figaro feita com mais de 2.000 participantes, as pessoas consultam em média o seu telefone 221 vezes por dia, passando 3h16min diários olhando para a tela. Isso dá quase um dia por semana dedicado ao nosso querido aparelho.

Para piorar, 40% dos entrevistados afirmaram estar completamente perdidos sem o seu smartphone. Uma das principais características desse vício é quando pegamos o nosso smartphone apenas por reflexo, sem ter nenhuma necessidade real para isso.

Quais comportamentos seus mudaram graças ao smartphone?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ramon Vargas há 1 mês

    pelo teor desse comentário dá pra inferir que vc não é escravo do smartphone, mas é da namorada !

  • Andreu Vasconcelos há 1 mês

    Mudou mesmo. Basta ver em lugares públicos as rodas de amigos e de famílias. Cada um na sua com seu smartphone. Chega a ser estranho esse comportamento.

  • Gabriel há 1 mês

    O que eu escrevi no meu comentario nao resume minha vida , eu uso whats pra falar com a namorada pq ela mora em outra cidade e nao perto de mim e moro com os pais ainda pq nao ta facil pra ninguem ter muita grana nesta crise , quando falo com a minha mae usando o smart e dois minutos de conversa e acabou , se não me conhece não me julgue to falando isso pro Thiago S e pro Ramon Vargas , e se dar atençao pra namorada e familiares e errado entao eu sou a pessoa mais errada do mundo flws .

  • David CD há 1 mês

    Vc tá falando do note 7, realmente muito perigoso
    Hahahahahaaha

  • Deivis Schuman há 1 mês

    As pessoas sem notarem aos poucos vão se tornando zumbis!

112 Comentários

Escreva um comentário:
  • É assustador...

    • Assista o primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror brother!
      Episódio perturbador, referente a Smartphones e tecnologia!

      • Hehehehehe acho que vi esse capítulo.. as pessoas vivem em função de boas aparências, e sempre lhes são atribuídas notas usando os celulares... Eu sou das ciências exatas.. achei até a ideia boa.. mas estatisticamente falando, muito dificilmente a pontuação das pessoas oscilaria de forma tão fácil como mostra neste episódio, e aí eu já achei meio "chato" nisso... Parece que eles subjulgam a matemática rsss Mas a ideia é legal... Rs

  • Os smarts revolucionaram a sociedade moderna, porém o ser humano ainda é o mesmo, acabam usando os telefones de forma exagerada nos momentos errados ou potencializando características como vaidade e bisbilhotagem pois as pessoas seriam assim de qualquer maneira!
    Essa geração que nasce no mundo com smartphones é provável que seja menos deslumbrada pois essa tecnologia.

  • Pessoal essa é uma mudança normal em nossos atuais tempos tecnológicos. Isso não torna o celular um vilão. Quanto a essa abordagem sou completamente contra. O problema é a forma de uso de todos e o comodismo de maus hábitos.
    Quem usa o smartphone de maneira errada ou problemática deve realmente colocar a mão na consciência e melhorar seus hábitos. Que os dias modernos estão bem diferentes devido ao uso do celular estão mesmo, mas foi uma opção de adotar a modernidade. E quem segue a onda se entrega às regras de todos, quem tem pulso firme e se conhece em seus valores absorve somente o que é importante ou interessante.
    Usem como moderação essas modernitudes dos smartohones !!

  • não é atoa que o nome é Android, ou seja, as pessoas se tornaram androids.

  • Não consigo viver sem... Rsrsrrsrs...sou vocalista de uma banda de punk-rock. Ontem fomos tocar num evento e deixei um amigo tomando conta do meu smartphone pra ele fazer algumas fotos do show, só que o maldito estava embriagado e na primeira oportunidade que ele teve de tirar fotos deixou o aparelho cair no chão bem no meio do publico que pulava frenético ao som da banda. Ao presenciar a cena senti meu coração saltar pela boca...rsrsrsrs...por sorte o device não foi pisoteado e não teve nenhum dano.

  • Não me considero 100% dependente do smarphone, de certo alguns hábitos foram mudados e outros adicionados. Passos horas desconectado quando estou na rua pela não necessidade de estar sempre online. Ele só me faz falta quando saio sem ele, mas é mais pela falta de uma coisa dentro do bolso da calça, não pela falta do uso. Meio que virou parte do nosso corpo e a falta física dele incomoda.

  • É claro que o smartphone mudou certas coisas em minha vida, muitos hábitos que antes não tinha surgiram com o uso. Saio sem ele no bolso, faz falta com certeza, mas ao contrário de muitos, não me desespero de estar sem ele. Conferir a tela o tempo todo também não, só olho se o led está piscando. Mas o principal, é não ser escravo do "telefone inteligente".

  • Não vou dizer que sou escravo, mas que sou bastante dependente e que minha vida mudou drasticamente após certas coisas que vieram com a tecnologia;
    Não consigo ir na rua sem o aparelho ao lado, mas não deixo de estudar por conta do aparelho, não necessito olhar o Facebook nem Whatsapp de 5 em 5 minutos e não vou deixar que minha coluna fique prejudicada por conta do uso do celular.
    Acho que saber usar e quando usar é o ponto de equilíbrio que devemos ter.

  • Assistam uma série chamada Black Mirror!
    Especificamente o primeiro episódio da 3ª temporada recém lançada!
    Depois voltem aqui pra comentarem!

  • Confesso que o smartphone me mudou, mas para melhor, na minha opinião.

    Realmente sem o GPS ficaria perdido, porém me dou bem com mapas, só teria o inconveniente de ter que levar um. A parte da espionagem já tenho receio na própria internet, no smartphone só tomo cuidado, mas não sou tão neurótico.
    Uma coisa que não me mudou: não gosto de selfies e não tiro.
    Quanto as outras, é só se policiar. Não passo tanto tempo assim no smartphone e não me vejo dependente (exceto pelo GPS quando vou a um lugar novo, mas tenho o aparelho de GPS dedicado se precisasse).

  • eu realmente uso o smart toda hr .. mas minha mae ta fora de controle .. estamos jantando .. ela ta no whats .. estamos andando ela ta no whats esta tomando banho e ta no whats .. depois diz q eu sou viciado

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi