O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 77 Compartilhado 207 Comentários

Smartphones de 2017: quais foram os destaques do primeiro semestre?

O mês de julho costuma ser bastante tranquilo em termos de lançamentos. O único smartphone que pode dar às caras neste mês é o Moto Z2 e suas variantes, mas ainda não temos confirmações de que isso deve realmente acontecer. É claro que precisamos levar em consideração que a primeira parte do ano não foi tão calma assim, pois tivemos muitos anúncios neste período. Neste artigo iremos rever os destaques do primeiro semestre de 2017.

Janeiro

O ano começa com a CES, em Las Vegas, que é sempre palco de grandes lançamentos. O mais interessante dessa feira de tecnologia é que os destaques não ficam por conta dos smartphones, mas também conhecemos inúmeras novidades na área de SmartHome e Realidade Virtual. Com relação aos celulares, tivemos o lançamento dos Zenfone 3 Zoom e Zenfone AR, o primeiro voltado para fotografia e o segundo para realidade aumentada.

A LG, por sua vez, apresentou a linha LG K, sucesso no Brasil, e que se manteve pouco alterada. O destaque dessa geração, como sempre, é o modelo LG K10 Novo.

AndroidPIT NOKIA 6 5995
Nokia 6 / © AndroidPIT

Nenhum outro fabricante rendeu tanto em janeiro quanto a Nokia, pois foi na CES que a fabricante revelou ao mundo seu primeiro smartphone com Android, o Nokia 6. Outros lançamentos da Huawei e da Alcatel também apareceram na feira, e você confere um resumo dos principais anúncios neste artigo:

Fevereiro

Se janeiro é o mês da CES, em fevereiro é a MWC (Mobile World Congress). Este é um dos principais eventos do ano para quem gosta de smartphones, visto que ele nos reserva novidades que são voltadas apenas para esse universo. Muitos anúncios aconteceram no MWC, mas os destaques ficaram por conta da Nokia, da LG e da Lenovo.

A Lenovo introduziu os novos Moto G5 e o Moto G5 Plus, dois novos novos aparelhos que chegaram apostando no visual caprichado e em novas experiências de uso. Já a Nokia nos presentiou com um lançamento, digamos, hilário, que foi o sucessor do Nokia 3310. Para quem não sabe, o 3310 foi um celular convencional que a empresa lançou nos anos 2000, e se tornou um grande sucesso mundial.

moto g5 g5 plus comparativo apit seis
Moto G5 e Moto G5 Plus / © AndroidPIT

Outro grande destaque de fevereiro, ainda no MWC, foi o LG G6. O G6 era um dos lançamentos mais esperado para aquele mês, visto que o mesmo seria o responsável em apagar da memória dos usuários o fiasco de vendas do LG G5. A empresa sul-coreana não teve muito sucesso com o dispositivo que tinha design inspirado no conceito modular. Contudo, o novo lançamento da marca foi bem recebido pela imprensa e pelos usuários.

AndroidPIT nokia 3310 7360
LG G6 e Nokia 3310 também foram destaques do MWC 2017 / © AndroidPIT

A Sony foi outra empresa que fez anúncios na feira e que, por sinal, eles não foram poucos. Tivemos Xperia XZ Premium, Xperia XA1, Xperia XA1 Ultra e Xperia XZs. Todos esses modelos já estão à venda em muitos países, inclusive no Brasil. Além dessas fabricantes, o MWC foi palco de lançamentos da BlackBerry, da Huawei e de muitas outras fabricante. O resumo com os destaques você confere aqui:

Março

Após dois meses com inúmeros lançamentos, março foi um mês um pouco mais tranquilo. Apenas uma fabricante fez um grande anúncio, atraindo todas as atenções para si. Estou falando da Samsung e seus Galaxy S8 e Galaxy S8+, que são simplesmente um dos melhores smartphones do ano.

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 vs S8plus 2055
Galaxy S8 e Galaxy S8+ / © AndroidPIT

A empresa sul-coreana apostou em um novo design com bordas infinitas, tela com aspeto diferente e também uma nova versão de sua popular interface do usuário, a TouchWiz. É claro que as novidades trouxeram outras novidades e aprimoramentos pontuais, como processador mais potente, câmera melhorada e a assistente virtual Bixby.

Abril

O mês de abril nos trouxe poucas novidades, mas ainda sim importantes. Elas ficaram por conta da Xiaomi e da Quantum. A fabricante chinesa revelou ao mundo o seu smartphone mais poderoso do momento, o Mi 6. A expectativa em torno desse aparelho era bastante alta, visto que a fabricante estava disposta a recuperar sua popularidade e também seu prestígio com vendas expressivas no mercado chinês.

AndroidPIT xiaomi mi 6 0254
Xiaomi Mi 6 / © AndroidPIT

A Quantum, por sua vez, atualizou a linha Muv que está presente no segmento intermediário/entrada. O modelo lançado pela empresa foi o Quantum Muv Up com hardware bastante interessante. 

quantum muv up back review
Quantum Muv Up / © AndroidPIT

Maio

Em maio as novidades foram poucas, assim como abril. A Quantum lançou o Quantum GO 2, a segunda versão do smartphone de estréia da empresa brasileira. O modelo chegou com uma proposta bem interessante e com preço competitivo. O foco dessa nova versão é o design, que foi otimizado e está mais moderno.

AndroidPIT HTC U 11 4677
HTC U 11 / © AndroidPIT

Outro lançamento de sucesso daquele mês foi o HTC U11. Esse lançamento revelou ao mundo uma nova versão da interface Sense Companion com suporte ao Sense Edge. Isso faz com que o U11 ative recursos do sistema quando o usuário pressiona uma de suas bordas laterais, ou então as duas ao mesmo tempo. Foi uma inovação bem interessante.

Junho

Logo no dia primeiro de junho, a Motorola apresentou em São Paulo o Moto Z2 Play, outro smartphone bastante aguardado pela comunidade. O trouxe um novo visual, mais fino e elegante, e também polemizou ao chegar com uma bateria reduzida em comparação com seu predecessor, o Moto Z Play. Apesar das críticas neste sentido, o Z2 Play foi bem recebido pelos usuários, principalmente por entregar um conjunto de hardware bastante completo.

moto z2 play front screen review
Moto Z2 Play / © AndroidPIT

Ainda durante junho, a Motorola anunciou dois novos modelos para o segmento de entrada e intermediário. O Moto E4 Plus chegou com hardware modesto e bateria gigante de 5.000 mAh. O lançamento foi o primeiro após dois anos sem anúncios da série Moto E no país. Além disso, a empresa resolveu apostar novamente no segmento de entrada com o Moto C, modelo com hardware simples e preço relativamente acessível.

Junho não foi um mês de lançamentos apenas da Motorola, mas tivemos outros produtos bem interessantes. A OnePlus lançou nas últimas semanas de junho o OnePlus 5, outro modelo que era bastante esperado pela comunidade. Um dos pontos fortes desse novo smartphone é a câmera, que é formada por duas lentes, e também o design.

AndroidPIT oneplus 5 0206
OnePlus 5 / © AndroidPIT

É claro que alguns lançamentos aconteceram ao redor do mundo durante os seis primeiros meses do ano, mas neste artigo resolvemos separar os principais destaques do período. Você acha que algum lançamento importante ficou de fora da nossa seleção? Qual?

 

Este artigo foi feito em parceria com o editor Benoit Pepicq, do AndroidPIT.fr

77 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

207 Comentários

Escreva um comentário:
  • OP 5 destaque de 2017 em minha modesta opinião

  •   14

    Piesco excelente comentário. Que só vem acrescentar e provar que pensar, agir e argumentar de forma não igual nao tem nada haver com. Injurias ou difamações...
    Esse tipo de comentário so faz querer melhorsr a cada dia mais..

    O iphone é complicado mesmo. Já tive vários... Mas apenas uma pergunta: Quantos iphones essa tal pessoa já teve???

    Entendo que haja a dificuldade. Mas confesso que consigo fazer muitas coisas com iphone inclusive em se tratando de relatórios, vídeos impressões tanto no âmbito profissional quando no pessoal.
    Talvez o iphone esteje ou seja projetado de forma que apenas usuários hard consigam utiliza-lo de forma mais eficiente (completa) de repente a Apple precise repensar sobre isso

    O android é mais facil, realmente e só tenho um hj por dois motivos: o iphone ainda não tem opção manual em sua câmera de forma nativa é claro, e pelo preço aplicado aqui no Brasil.
    Alias infelizmente tem virado tendência isso.. Mas a culpa é nossa.

    Mas ainda assim acredito que a Apple têm um publico bem mais fiel do que as outras marcas e mesmo com excelente trabalho que a Samsung vem fazendo, nao acho que ela está reinando sozinha... Não enquanto não bater a Apple...

    Quando citaram que ela reina sozinha... Talvez em se tratando de marcas que utilizam gadgets com Android.
    Eu já estive do outro lado e pelo que sei vc tambem ja esteve e sabe o quao fiel e o público da Apple.

    Quantos aparelhos androids de outras marcas seus amigos / parentes /conhecidos. Ja tiveram???
    E agora quantas pessoas que tiveram iphone e foram pra android??? Certamente bem poucas nao e verdade???
    Acho que a Samsung se sairia melhor se lançasse o s8 e s8+ com tela "normal" também...

  • Já que estamos falando de justiça, fica um aviso:

    Direito Penal - Código Penal - Artigo 299
    A pena cominada ao crime de falsidade ideológica é de reclusão, de 1(um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público e de reclusão de 1(um) a 3(três) anos, e multa se o documento é particular.

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave

    Abraços a todos, fakes ou não.

  • David CD; Sidney Piesco, sério que vocês estavam me acusando de participar de grupos fakes, ter um nome fake e ser agressivo? Eu não estava nem presente na discussão, amigos. Não estava presente, não sabia de nada e não podia me defender das acusações de vocês. Acham isso correto?
    Se vocês têm algum problema comigo, respondam-me em algum comentário que eu fizer e conversaremos numa boa. Realmente, David, você e eu discutimos uma vez e por isso me afastei por alguns dias. Peço desculpa por isso. Mas não cite mais o meu nome em uma discussão onde eu não esteja envolvido. Mais uma dessas e resolveremos judicialmente. Você, o Sidney e o Marcelo.

    • Sério Ivan? Tô muito preocupado e assustado!
      Deveria ter pensado nisso antes de falar o meu nome e me chamar de hater.
      Antes disso nunca li seus comentários e podia ter continuado assim!

      • Você, Marcelo, é o tipo de pessoa baixa e dissimulada. Você está tentando de todas as maneiras jogar os membros do site, a Camila e o André contra mim. Eu chamei você de "hater", sim, mas foi uma única vez e já faz tempo. Você é uma pessoa baixa, ofensiva e que gosta de armar confusão. Eu não vou mais cair nessa, rapaz.
        A próxima matéria em que meu nome estiver metido nós resolveremos na justiça. Processo por difamação.

      • Fico aguardando o processo e você é muito educado, vi as palavras que usou para ofender o David!
        Cansei de perder tempo com gente como você e tô morrendo de medo.
        Nos vemos no tribunal! rs....

      • Tenho educação, sim, Marcelo, mas com quem tem comigo. Sei que você é amigo do David e vai fechar os olhos para quem começou toda essa confusão desnecessária, amigo, mas saiba que sou o menos culpado da história.
        Também não quero mais discussão. Cada um segue seu caminho, concorda?

  • Bem, acredito que o Moto Z2 Play seja melhor do que os dois que citei anteriormente, apenas por ser mais barato que o S8+, e ser comercializado no Brasil, ao contrário do Nokia 6. O telefone da Motorola também merece estar na minha lista.

  • Vou ficar com o Nokia 6, já que marca o retorno da poderosa Nokia ao mercado de smartphones. Agora, pelo conjunto todo da obra, claro que o Galaxy S8+ leva esta enquete. 🌝🎈

  • Uma boa sugestão pra entrar na lista seria os Zenfones. Pra mim, um dos melhores dispositivos da atualidade.

  • um smartphone que eu achei bem interessante foi o nubia z17 com 8gb de ram !!!

  •   14

    Deivis Schuman Há 15 horas Link para o comentário
    Nem uma outra ameaça a Samsung!
    Vai ser mais um ano que ela vai reinar absoluto!

    Bom, caro amigo, discordo quando afirma que a Samsung vai reinar absoluto... Creio que ela ainda não chegou a esse patamar... Mesmo que o s8 sendo no geral o melhor gadget do ano... ( mas se fosse pra escolher um gadget lançado em 2017 eu escolheria Iphone 7 plusem função do software/hardware ou o xperia xz premium este último por ter configurações manuais nativa na câmera)

    Sendo sincero, acho que a Apple é a empresa a ser " Batida" ... E isso ainda não aconteceu. Por isso na minha opinião ( e respeito a sua) não creio que a Samsung tenha reinado Absoluta

    O público da Apple é fiel a marca... Já no android não existe essa fidelização "cega" ou a2te "fanatica "como muitos acham.
    pois veja que hj a pessoa tem um Lg... Depois um Samsung....Motorola... Existe esse rodízio no mundo android... Quando digamos" nos decepcionamos" com determinada marca.

    Com a Apple pode até ocorrer essa troca... Mas é bem mais raro. É fato isolado. Essa é a fidelidade que a Apple tem e que pelo menos ainda, nenhuma outra marca atingiu... Quantas pessoas tem e já tiveram vários aparelhos de marcas diferentes que rodam android???

    • Rodrigo, tive duas experiências recentes muito ruins com o iPhone. Antes eu não gostava, agora passei a detestar. A primeira foi que coloquei um dos meus livros em e-book na Amazon e várias pessoas fizeram o download (pouco mais de 1000), mas praticamente só aquelas que tem Android, pois a Apple não permite que um aplicativo realize vendas diretamente, então a pessoa tinha que baixar o Kindle, entrar na Amazon através do navegador, fazer uma conta, buscar o livro e comprar. Depois tinha que fazer o download e fachar a página. Só então abria o aplicativo Kindle, fazia o login com a mesma conta Amazon e buscava pelo download para jogar na sua biblioteca. No caso do Android a pessoa baixa o Kindle e compra o livro pelo aplicativo mesmo. Muito mais simples. A outra experiência é que no departamento de marketing do meu instituto uma das funcionárias fez diversos filmes com o iPhone 7 dela. Depois passou para o computador para editar no Adobe Premiere. O Premiere não reconhecia nenhum filme, então ela percebeu que ere por causa do formato proprietário Quick Time e instalou aquela porcaria no computador (em outro post posso explicar porque é porcaria) achando que o plugin seria o suficiente, mas não foi. Então ela teve que converter todos os filmes (eram mais de 100) para MP4 para editar no premiere. Isso demorou um dia inteiro. Ela editou os filmes e foi jogar para dentro do iPhone novamente. "Surpresa!!!". O iTunes não aceitou. Na segunda ela vai ter que converter tudo para Quick Time novamente para o iTunes aceitar.
      O iPhone é, na minha opinião, um atraso gigantesco de vida. Um funcionário perdeu dois dias e vai perder mais um para fazer um trabalho que faria em 3 horas se fosse Android. E eu tive pouco mais de 1000 downloads do livro quando poderia ter mais de 2000.

  •   14

    Concordo que o s8 é o melhor da lista. Mas não creio que a vida da Samsung está facil... Até por que ela ainda não e a número um do mundo... Se formos fazer uma análise global...
    Acho que errou em lançar o s8 e s8+ somente com tela curva e nao com a tela plana ( convencional). Pois certamente tem gente que como eu curte a tela normal assim como tem gente que prefere a tela curva...
    Só que desta maneira a Samsung atendeu apenas a um tipo de preferência, quando que poderia atender ambas as preferências. Por isso se fosse pra escolher um gafget da Samsung eu iria de s7 ( não o edge).

    Mas como não sou um usuário Samsung... Eu prefiro o lg v20.
    Mas que cada um seja feliz com seu gadget. E de maneira alguma por não ser usuário Samsung, sou dono da verdade. Pelo contrário é bom que tenhamos gostos e idéias diferentes...

  • Como já disse antes comprar LG é problema na certa, mas estou muito tentado a pegar um G6, achei o design melhor do que o S8, além do preço estar bem abaixo no varejo.

  • Eoq??? Motorolas aí?? Melhor tirar ou a turminha dos haters mimizentos vai chorar! Ops, esqueci, quem se importa né?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    • kkkkk o mininu que adora uma confusão gente.

      • Confusão?? Onde? Como? Quando? Só pq falei uma verdade? Será q se eu tivesse colocado alí um elogio para a Sammy (que gosto tbm) eu gostaria de confusão? hummmmm vocês devem se doer menos qnd algue´m brinca com marcas ou comentários, vocês xingam as marcas e chamam d idiotas quem não concorda com vcs e agr querem s fazer de santos? Já fui chamado de idiota, criança e etc. aqui pq fui argumentar q uma marca n era ruim pq fez UM produto ruim e até hj vejo comentário me citando ou de indiretas a mim em matérias da Lenovo e eu q gosto de confusão?? #Perspectivas né?? o histórico de respostas está salvo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi