O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 251 Compartilhado 80 Comentários

Por que nossos smartphones precisarão de cada vez mais espaço para arquivos

Nessa semana, a SanDisk anunciou o lançamento de dois cartões microSD com capacidades respeitáveis. São dois modelos – o  Extreme microSDXC UHS-I e o Ultra microSDXC UHS-I – cuja capacidade de armazenamento é de 256GB, sendo que a diferença entre eles está na velocidade de gravação e transferência de dados.  Eles chegam no final do ano, mas seu preços não foram divulgados.

Ter uma capacidade de armazenamento desse porte pode parecer exagerado para muitas pessoas. Isso porque, muitas vezes, 16, 32 ou até 64GB é mais do que suficiente para guardar arquivos como fotos, vídeos, músicas, games e aplicativos. 

microsdsandisk
Os novos cartões da SanDisk: 256GB e avante! / © SanDisk

No entanto, a tendência é que nossos smartphones precisem cada vez mais espaço. Tanto é verdade, que muitos dos modelos mais atuais de smartphones já vêm preparados para expandir sua memória em até 2TB, via cartão microSD. 

Descubra os motivos para isso logo abaixo:

Os serviços de streaming estão cada vez mais offline

Quem assina uma conta Premium de serviços de streaming de músicas, como o Spotify ou o Google Play Músicas, tem o direito de baixar as músicas para o seu smartphone ou tablet, caso queira escutá-las quando não tiver conexão a internet por perto. Quando você opta pelo download das canções, elas são alocadas na memória interna do seu telefone e isso ocupa um belo espaço. 

Além disso, há fortes rumores de que o Netflix também planeja permitir que seus usuários baixem filmes do seu acervo para assistir no modo offline. Ainda que a empresa não tenha confirmado nada a respeito, podemos supor que o processo de download se dê de forma semelhante ao do Spotify, mas não sabemos onde tais arquivos ficariam alocados. 

netflix 5
A possibilidade de baixar filmes do Netflix exigirá mais espaço no seu smartphone / © ANDROIDPIT

De qualquer forma, a tendência é que estes serviços tais serviços online fiquem cada vez mais offiline, permitindo o download de seus acervos – desde que o usuário mantenha sua assinatura, claro. Com isso, seu smartphone precisará de cada vez mais espaço, com memória interna cada vez maior ou você precisará comprar de cartões como os recém-apresentados pela SanDisk. 

E considerando que arquivos de vídeo são notoriamente grandes, prepare-se para comprar um cartão com uma senhora capacidade de armazenamento. 

A criação de fotos e vídeos em 360 graus

Durante a apresentação da Samsung Gear 360 no Brasil – câmera que tira fotos e grava vídeos em 360 graus – um executivo da empresa informou que cada dois minutos de vídeo gravado nesse formato exigem 1GB de espaço. Ou seja, um filme de cinco minutos pode ocupar quase a metade do espaço livre de um smartphone de 32GB (se excluirmos o que é ocupado pelo sistema operacional). 

CAM360
As câmeras de 360 graus da Samsung e LG: dois minutos de vídeo exigem 1GB de espaço / © ANDROIDPIT

De qualquer forma, o fato é que as câmeras 360 vieram para ficar e, à medida em que elas ganham escala, vão ficando mais acessíveis ao consumidor.  Mas, mesmo mais baratas, elas continuarão  demandando grande espaço de armazenamento no conteúdo produzido, seja ele fotos ou vídeos. Logo, smartphones com memória ou cartões microSD mais robustos serão mais do que necessários. 

A parte boa é que não devemos nos preocupar com isso nos próximos meses. A Gear 360 tem um preço proibitivo para a maioria dos brasileiros: R$ 2.599. E a sua rival por aqui, a LG 360 CAM, não fica muito atrás. Custa R$ 1.799.

Jogos em HD cada vez mais exigentes

Esse é o chamado problema bom para quem gosta de rodar games nos smartphones e tablets. A cada ano, eles estão ficando cada vez mais avançados, com gráficos mais elaborados, áudio bem trabalho, melhor jogabilidade e conteúdos variados para baixar. Só que tem um porém: eles estão cada vez mais pesados . 

AndroidPIT dead trigger 2 1
Dead Trigger 2: gráficos do game impressionam. Mas exigem quase 500 MB de espaço/ © ANDROIDPIT

Não é difícil achar jogos em HD que pedem 300MB de espaço livre no seu aparelho. E a tendência é piorar, já que quanto mais bem elaborados, maior espaço eles vão exigir, até mesmo por causa das atualizações e conteúdos que muitos tendem a comprar. São as dores da evolução. 

Logo, se você não abre mão de um bom game no seu smartphone, fique atento ao próximo cartão de memória que irá comprar ou em quanto de memória interna o seu próximo aparelho trará. Isso pode ser a diferença entre horas de diversão e dores de cabeça com lentidões e ou a mensagem “espaço insuficiente”. 

Você tem notado que seus arquivos têm ocupado cada vez mais espaço no seu smartphone?

251 Compartilhado

80 Comentários

Escreva um comentário:
  • Daí com tantos motivos, e ainda querem bloquear a instalação de aplicativos no SD, vide Samsung e LG.
    Meu Galaxy S7 não permite instalar nada no SD, nem mesmo usando o comando ensinado para formatar o SD e utilizar como armazenamento interno já que este recurso foi desabilitado por padrão no TouchWiz.

  • Tenho um desses SanDisk, é realmente muito rápido. Pena que o meu é só de 16 gb.

  • PQP! como é que ainda fabricantes de nomes renomados lançam flagships com 16GB memória interna?

  • Sempre é preciso mais espaço.
    No meu Xperia Z1, achei que 16GB já seriam suficientes, junto do cartão microSD (16GB). Ambos foram insuficientes.
    Agora, os 32GB do meu LG G4 estão no limite, e incluirei outro microSD (32GB), e não vai demorar muito até que ambos atinjam seu "limite".
    Mais memória interna, e a possibilidade de expansão (microSD) é sempre bom!

  • logo precisaremos de um 'hd externo' para acoplar no celular! ;-)

  • cartões Micro SD e envio para todo Brasil - tenho de 64 Gb.... E enviamos para todo o Brasil procure no Instagram planeta.shop - preço muito bom vale a pena conferir 7791434190

  • Quando se fala no assunto, só consigo pensar em duas coisas: Fragmentação e AppCompat. A fragmentação é aquela velha senhora que existe desde que Android é Android, para a desgraça dos usuários que têm de conviver com ela, ou seja, os vários usuários distribuídos em versões diferentes da plataforma porque a fabricante simplesmente decidiu não atualizar e pronto. E o AppCompat é a consequência disso: para tentar levar parte dos recursos de interface das versões mais novas do Android para as mais obsoletas, a Google incluiu no seu SDK o AppCompat. Mas, além de complicada de usar, faz o tamanho do .apk ser exorbitante, o que piora com o uso de propagandas, autenticadores (para comprovar se o app foi ou não comprado na Play Store), entre outras coisinhas. No final das contas, se têm, por exemplo, um simples app de lanterna que pra manter a retrocompatibilidade, acaba pesando 20Mb, quando, se não houvesse fragmentação, poderia-se usar a API mais recente e dificilmente passar dos 5Mb.

  • É notável que sim ne, afinal 16 GB hoje não da pra que nada , nem 32 é o suficiente pra mim , visto que até filmes completos tenho no celular , logo se imagina , que usuário guardam fotos , videos , filmes e tudo que é arquivos no smart , sempre cada vez mais consumindo conteúdo , acho que isso deveria ser notado pelos fabricantes , pois oque é produzido em massa custa menos !

  • O Android voltou a ter suporte a MicroSD recentemente, o problema que ele não lida direito ainda com o MicroSD, a Google deveria melhorar isso, fazendo com que o sistema lide muito bem, o Windows Phone/10 Móbile lida perfeitamente com isso, já vi vídeo jogos pesados instalados no MicroSD rodando bem, claro, num MicroSD Classe 10.

  • onde consigo comprar cartoes desse que REALMENTE SEJAM ORIGINAIS PRA GRVAÇOES EM ULTRA HD E NUM PREÇO MUITO BOM ?

  •   47

    Não necessito mais que 16 GB de armazenamento em smartphones, ainda sou um harduser de PC, mas quanto maior a capacidade de armazenamento melhor.
    Melhor ter a capacidade de armazenamento acima do seu uso do que se deparar com a mensagem de "espaço de armazenamento interno insuficiente".

    M S

  • Eu uso armazenamento externo desde que conheci os netbooks!!!! Eu não vivo sem um cartão SD ou pendrive. Mas existem muitas atualizações que vem ocupando o armazenamento interno em vez do externo. Tem games que abri mão porque não posso transferi-los para o cartão SD, como o Asphalt 8. São quase 2 GB de dados!!! Isso sem mencionar o bendito Whatsapp, que chega a usar 700 MB de dados algumas vezes e tenho que apagar dados urgentes para não roubar armazenamento externo.
    Já perguntei a muitos suportes o porquê de não liberarem a transferência dos dados para o cartão SD e até agora nada. Eu gosto muito de usar armazenamentos externos, só que muitas empresas não vem colaborando... A iniciativa da Sandisk e demais fabricantes de cartão SD é ótima, mas as empresas de softwares tem que ajudar a manter esse ótimo recurso!!!!

  • Sem necessidade, 3 ou 5 meses depois... Queima 🔥, e awe?

    • Ah pois é. Eu tinha um SD de 32 GB que acabou dando pau, aí passei a utilizar pendrive e meus próximos smarts vão ter 32gb ou mais de espaço interno...
      Perdi a confiança em cartões sd.

  • Ainda tem a questão das atualizações dos aplicativos que consequentemente ficam maiores ocupam um razoável espaço.

  • Acho que, ao menos a memória interna, integrada ao telefone, deve acompanhar as necessidades do sistema e dos aplicativos quanto ao seu funcionamento adequado.
    Agora, em se tratando de cartões removíveis para expansões não vejo problemas, considerando que são removíveis, afinal.
    Acho um absurdo, loucura até, alguém carregar "Deus e o Mundo" em um objeto (o smartphone) que pode-se perder em qualquer lugar e a qualquer momento de descuido ou distração. Os prejuízos que isso acarreta ou pode acarretar à vida de uma pessoa: ninguém carrega, espero, o salário todo do mês dentro da carteira!
    Ah! Sim, o cartão do banco? Serviço na nuvem, não é?

  • Estão ficando maiores sim. Mas para mim, celular de 16 gb mais cartão de 16 gb ainda estão sendo suficientes.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi