O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 436 Compartilhado 53 Comentários

O Snapdragon 810 e a verdade: não caia no golpe de marketing da versão melhorada!

O processador Qualcomm Snapdragon 810 é conhecido pelos seus problemas de superaquecimento e o consequente underclocking. O HTC One M9 foi um dos primeiros aparelhos lançados com este chipset da Qualcomm. Agora, fabricantes com a OnePlus alegam ter uma versão melhorada do Snapdragon v2.1, a qual não irá superaquecer. A HTC contra-ataca alegando que isso não passa de estratégia de marketing, e a LG sugere o mesmo. Afinal, quais são os mitos e as verdades sobre o Snapdragon 810 v2.1?

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
315 participantes


Smartphones lançados no começo do ano apresentaram problemas de superaquecimento, e o processador neles integrado ficou com uma espécie de estigma. Para evitar críticas antecipadas, a OnePlus afirmou que o sucessor do OnePlus One chegaria com uma nova versão do Snapdragon 810, e por isso estaria livre dos problemas conhecidos. A questão é que dispositivos como o Sony Xperia Z3+ já contam com o Snapdragon 810 v2.1, e mesmo assim sofrem com o superaquecimento.

A HTC e a LG contra-atacam

Agora o Diretor Global de Comunicações da HTC parte para o ataque no Twitter. Jeff Gordon afirma que todas as fabricantes receberam um único processador da Qualcomm, e que a diferença está apenas no firmware do chipset. Em outras palavras, não procede sugerir que fabricantes como a OnePlus ou a Xiaomi tenham recebido uma versão melhorada do Snapdragon 810.

Questionada pela nossa equipe, a LG também reagiu às afirmações da OnePlus. A sul-coreana não fez a menor questão de ser diplomática: “Até onde sabemos, existe apenas um 810. Não é muito inteligente dizer aos consumidores que se possui um produto melhor do que a concorrência. Em alguns casos isso é verdade. Mas não neste caso”.

A Sony nos confirmou que o Xperia Z3+ roda com a versão 2.1 do Snapdragon 810. Contudo, a fabricante não quis informar se trata-se no caso de um novo software ou um novo chip físico.

Qualcomm esclarece o caso

Entramos em contato com a Qualcomm, e seu Diretor Sênior de Marketing nos confirmou que, de fato, existe apenas um Snapdragon 810, e que as fabricantes usam apenas softwares diferentes. Esse software controla o processador e é responsável pela distribuição de tarefas nos diferentes núcleos, pela velocidade da frequência, etc.

Cabe a cada fabricante escolher a versão do software que irá comandar o processador, e também fazer os ajustes necessários para cada dispositivo. A HTC e a LG já distribuíram diversas atualizações de manutenção para seus aparelhos rodando com o 810, o HTC One M9 e o LG G Flex 2. Elas realizaram o chamado throttling (uma regulação rápida da frequência no chipset).  A Sony também está realizando atualizações para mitigar o problema de superaquecimento e consequente travamento do aplicativo da câmera:

O problema permanece

A conclusão que tiramos dessa novela é que o Qualcomm Snapdragon 810 possui um grande problema de superaquecimento, e que existe apenas uma versão do chipset. Seu software de controle é que pode variar. Portanto, quando você ler que certo dispositivo roda com o Snapdragon 810 v2.1, isso não significa que terá uma nova versão otimizada do chipset, e sim um novo software. Esse novo software também pode ser instalado via atualização OTA nos dispositivos com a versão anterior. Ao menos no caso do Xperia Z3+, contudo, a v2.1 não foi suficiente para solucionar o superaquecimento.

Os comentários favoritos dos leitores

53 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu não comprei aparelho nenhum com esse processador, o que tinha era o S4 GT9505 com o Snapdragon 600.

  • O nexus 6P conta com o Snapdragon 810. Espero que quando ele chegar ao Brasil, se ele chegar, não tenha esse tipo de problema.

  • Será que o 810 sempre esquenta? Será que o simples fato de um dispositivo vir com o 810 indica que ele já está condenado?

    Assisti a um review no canal do Youtube chamado "Geekyranjit" do One Plus 2 rodando jogos e com a medição de temperatura durante e no final do teste. O titulo do vídeo [já que não posso postar links :( ] é: "OnePlus 2 Gaming Review with Temp Check".

    Ele chegou a 44,5.

    Comparável a um Moto G 2014! Titulo: "Moto G 2nd Gen Gaming Review with Heavy HD Games". (Mesmo canal: "Geekyranjit")

    Você já ouviu falar que o Moto G 2 tem problemas com aquecimento excessivo? Eu tmb não!

    Conclusão: As respostas as perguntas do início são: Não e não!

    •   32

      Vou pegar minha pipoca e esperar o Buzz ver o comentário para o espetáculo começar.
      kkkkkkkkkkkk

      • Pô porque não me avisou que teria vindo antes...

        Filho aparelhos com 810 não esquentam externamente, pois foi aplicado neles o o "throttling" que é um software que reduz progressivamente o desempenho, se você estressar demais um aparelho com esse SOC o desempenho fica uma MERD@.

        Provas
        www.youtube.com/watch?v=8kWQEDCgBqY(6:20)

        cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2015/04/Snapdragon-810-throttling-3.002.png

        cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2015/04/Snapdragon-810-throttling-2.004.png

      • Primeiramente, não sou seu filho... Sinceramente pra mim vc não provou NADA! Eu não disse que o 810 não tinha ou não teve problemas de superaquecimento. Minha colocação foi pontual. Falei sobre One Plus 2 e seu desempenho excelente no vídeo que eu citei. As "provas" que vc citou simplesmente foram apresentadas no 'caso errado'... Suas provas não desfazem as minhas.

      • Ok então.
        www.youtube.com/watch?v=HxYvjaWCDX0
        Problema resolvido, como tu pode ver quando o cara realizou essa bateria de testes consecutivos no aparelho ele estressou o SOC, olhe o ultimo bench, ele fez 1883 pontos no multi core, mas sua pontuação "media" quando está frio é 4046 pontos
        browser.primatelabs.com/geekbench3/3174336

        Viu? houve um perda MONSTRUOSA de desempenho igual o que acontece no G Flex 2, M9, Z3+ e em QUALQUER outro aparelho com esse lixo de processador.

        Mais alguma coisa?

      • Novamente você não mostrou as provas corretas... Vc mostrou dados do One Plus One. Vou soletrar pra vc: """One Plus 2""", esse foi o review que eu citei!

      • Olhe direito, esse é o One Plus Two com Snap 810.
        No Geekbench apesar de constar "One" é a versão "Two".

        Esse aqui é o "One"
        browser.primatelabs.com/geekbench3/3209230

  • O problema é que a Sony usa o Snap 810 em um aparelho de vidro, que qualquer um sabe que não dissipa bem o calor. Tanto que esse foi o motivo da Sammy não usar o Snap 810. Todos processadores modernos de celulares fazem underclock quando começam a aquecer, esses dias saiu um comparativo que incluia desde o Snap 600 usado no S4, até o 810, o chipset considerado o melhor de toda a linha krait da Qualcomm foi o 801.

    • O vidro agrava mais a situação, mas o problema mesmo está no processador, pois até em smart relativamente grossos e de plastico(G Flex 2) e metal(M9) esse Snap perde desempenho(muito desempenho) por causa desse "underclock" que é conhecido como "estrangulamento térmico", como você mesmo disse todos os SOC's tem isso, porem no 810 ele é BEM mais "agressivo".

  • A melhor coisa que a Samsung fez foi abandonar a Qualcomm nos seus tops de linha. A Sony é uma ótima marca, mas já tinha problemas de aquecimento mesmo com chips anteriores da Qualcomm, como no Xperia Z2 e Z3.

  •   32

    Vi em alguns sites que até o Snapdragon vai ter problemas do tipo. Espero que não, pois eles diziam que um processador bom só lá pelo Snapdragon 830.

  • Mas isso não é culpa das fabricantes, parcela de 40% da Qualcomm e 60% da TSMC...

    esses 40% da qualcomm por não fazer um bom supervisionamento em seu próprio projeto e não procurar solução para tal, pq ela sabia desse problema, falar que só apareceu depois que foi alocado nos celulares é balela.

    60% da TSMC por fazer um produto pífio, 20nm ainda... isso é burrice...

    por isso a qualcomm está em contato com a Samsung para produzir seus próximos processadores na fábrica dela. Que hoje produzem SoCs com 14nm...

    • Culpa da TSMC? Ela já possuía uma litografia menor, com certeza ela ofereceu uma tecnologia menor que os 20nm, mas o custo de produção com certeza aumentaria, o que consequentemente seria mais caro para a qualcomm na hora da compra! Na minha opinião a culpa é única e exclusivamente da Qualcomm por aceitar, não testar e revender um produto assim. E o snap 808? TSMC tem parte nisso mas não veio com esses problemas!

  • Ihhhh! Sony, a coisa é séria. E, eu que estou pensando em um Snapdragon 800 embarcado num Xperia Z Ultra. É mais para ver filmes e escutar músicas. Alguma sugestão galera?!

  • Sony NUNCA mais! Tive um Z3 e mal usava a câmera, o celular ficava super quente. O grande problema do Snapdragon é exatamente esse... o superaquecimento. Cansei, troquei pelo Galaxy S6 que usa o Exynos Octacore. Muito melhor, faço tudo nele, inclusive fotos, sem ficar me preocupando com a temperatura do aparelho!

  •   32

    Eita, que a verdade seja dita:
    Snapdragon 810 é uma grande piada!

    Processador problemático a ponto de comprometer completamente a experiencia de qualquer perfil de usuário.

  • É só acoplar um coole, pronto resolvi... Kkkk,

  • Artigo extremamente relevante. Parabéns! Shu On Kwok. Parabéns AndroidPIT. Chega de enfiar "goela abaixo" de nós consumidores produtos que não deram certo. A Qualcomm se ferrou nessa. Como dizem os japoneses; É "Furyo" mesmo.

Mostrar todos os comentários
436 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi