O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
26 Compartilhado 1 comentário

Snapseed - Para amantes da fotografia

Trata-se do aplicativo de edição de fotografias mais famoso do iOS, que chegou ao Android há um ano. É um aplicativo com bastante prestígio (que obteve um prêmio como melhor app para iPad do ano 2012). Com Snapseed podemos editar fotografias de forma muito simples e com um resultado que poderia ser qualificado de profissional. Se quiser conhecer quais são os pontos fortes e fracos deste aplicativo, leia a nossa análise pormenorizada.

Avaliação

Prós

  • Facilidade de uso
  • Multiplicidade de opções
  • Numerosas explicações

Contras

  • Não oferece redução de ruído
Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada Versão atual
Samsung Galaxy S2 4.1.2 Não 1.6.0 ?

Funções & Utilização

Ao abrir o aplicativo, você poderá achar excessiva a quantidade de opções e as numerosas explicações sobre cada uma delas, mas não se preocupe. Se uma palavra pode definir este app, é a simplicidade.

Recomendo que deixe seu dispositivo na horizontal ao abrir o aplicativo, (a não ser que queira editar fotos tiradas em formato vertical), desta maneira não apenas terá uma visão em maior escala da sua foto, mas também visualizará melhor os filtros e opções. De toda forma, você verá em sua tela uma barra superior com várias opções, a imagem a ser editada no centro e as diferentes opções de efeitos e filtros na lateral ou na parte inferior (dependendo da orientação do seu dispositivo).

Snapseed Portada
Com esta imagem-modelo você pode testar todas as funções. © AndroidPIT

Na barra superior, acompanhando o ícone do aplicativo você encontrará outros três ícones: uma seta para baixo (para salvar a imagem), o ícone do Google+, para compartilhar a imagem nesta rede social e o de uma câmera, sobre o queal clicaremos para fazer uma foto que iremos editar posteriormente ou selecionar uma imagem da galeria. 

snap3
Opções de compartilhamento de fotos. © AndroidPIT

Por sua vez, a barra de opções de edição oferece numerosos ícones com seus nomes, como no Instagram. A principal diferença é que o Instagram lhe dá a opção de aplicar filtros, no caso do Snapseed sempre pode ajustar opções como controle de brilho e contraste, controles de exposição (saturação) ou cores, sombras e ambiente, que melhoram o contraste nos tons médios.

snap1
Os efeitos são inseridos com um simples deslizar horizontal do dedo. © AndroidPIT

A dinâmica do aplicativo é sempre a mesma (ou muito parecida) para cada tipo de configuração. Ao deslizar o dedo sobre a imagem de cima para baixo, serão oferecidas diferentes opções (como por exemplo correção de contraste ou cor) e ao deslizar o dedo da esquerda para a direita, poderá aumentar ou diminuir o valor de cada categoria. 

Ao mesmo tempo, ao clicar sobre a tela, muitas opções de edição nos mostrarão uma lupa com a qual podemos selecionar a área da imagem que queremos editar, podendo chegar a modificar o brilho, contraste e saturação em diferentes pontos de uma mesma imagem. De toda forma, sempre poderemos selecionar los valores pré-estabelecidos em cada categoria ou regressar aos valores iniciais.

Snapseed Lupa
Com a lupa podemos selecionar a área a ser editada. © AndroidPIT

Uma vez concluídos os retoques, temos a opção recortar, enviar ou rodar a nossa fotografia, podendo usar muitas proporções, e inclusive passar da horizontal à vertical.

Como mencionei anteriormente, o aplicativo oferece filtros à maneira de ajustes criativos como "Black & White" ou "Vintage" entre outros, que nos vão permitir dar a nossas imagens um ar original e diferente. A única função que senti falta no app foi a de redução de ruído de imagem.

snap2
A escolha do tamanho da foto. A simplicidade é a palavra-chave do app. © AndroidPIT

Outra das vantagens que apresenta o Snapseed sobre o Instagram é que o primeiro não comprime as fotos, o que permite aos usuarios vê-las em tamanho completo (6MP - 20MP) e em alta definição.

Tela & Controles

O Snapseed oferece uma ampla variedade de funções que em princípio podem ser um pouco labirínticas. Podemos chegar a nos perder quando começamos a acrescentar diferentes filtros e efeitos sobre uma mesma imagem. Contudo, quando seguimos utilizando o aplicativo saberemos que efeitos nos agradam mais sem necessidade de fazer experimentos. Além disso, as opções que oferece o aplicativo podem ser conhecidas através dos diferentes tutoriais  que sempre podemos acessar clicando na opção de "Mostrar superposição".

snap
© AndroidPIT

Velocidade & Estabilidade

Durante este teste, o Snapseed não apresentou nenhum bloqueio ou atraso apesar das múltiplas opções de processamento que oferece. Na função do filtro a ser feito à imagem, o aplicativo demorará um pouco a gerar o efeito selecionado, mas os tempo de espera nunca são demasiadamente prolongados.

Relação Preço/Desempenho

O Snapseed pode ser baixado de forma gratuita na nossa seção de apps do AndroidPIT ou da Google Play. As numerosas possibilidades que oferece sem necessidade de pagar um centavo fazem deste aplicativo um download quase obrigatório.

Veredito Final

O Snapseed poderia ser definido como uma mistura entre Photoshop e Instagram, já que oferece numerosas possibilidades de edição de imagem (sem poder ser considerado como um programa de edição profissional da categoria do Photoshop) e ao mesmo tempo oferece numerosos filtros para dotar nossas fotografias de um acabamento original e diferente de forma rápida. 

Na minha opinião, as funcionalidades mais interessantes que nos trouxeram os smartphones foram a possibilidade de mandar mensagens de forma gratuita e a de tirar fotos para compartilhamento imediato nas redes sociais. Nesse sentido, o Snapseed é um desses aplicativos que não podem faltar em nosso smartphone já que nos dão aa possibilidade de fazer com que qualquer foto seja uma foto especial sem ter que gastar um centavo.

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi