O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 22 Compartilhado 19 Comentários

SO Sailfish poderá ser instalado grátis em dispositivos Android

Nunca ouviu falar de um sistema operacional chamado Sailfish? Pois em breve você poderá instalá-lo em seu dispositivo Android de graça. No começo do ano, ex-engenheiros da Nokia se juntaram e formaram a companhia Jolla, que fabrica smartphones com sistema operacional próprio. O CEO da Jolla declarou a intenção da companhia de tornar o Sailfish disponível para download em smartphones que rodam outro SO de fábrica. Veja os detalhes.

AndroidPITBlackFriday
O Sailfish em breve estará disponível para smartphones Android. / © Jolla/AndroidPIT

Em entrevista a um site de notícias finlandês, Tomi Pienimäki afirmou o seguinte:

Esse é o plano. Estamos no negócio de dispositivos e no de sistemas operacionais. É bem fácil instalar o SO em dispositivos Android.

Não é comum nestas partes do mundo (Finlândia), mas existem pessoas instalando novos sistemas operacionais em seu dispositivos. Na China isso é comum. Mais ou menos metade dos compradores de smartphones estão atualizando seus dispositivos mais antigos ou mais baratos com uma versão melhor do Android.

Para nós, essa é uma possibilidade de distribuir o nosso sistema operacional especialmente na China. Há websites que já distribuem softwares e os consumidores chineses já estão instalando - não será preciso ensiná-los. Basta disponibilizar o Sailfish nesses websites - e assegurar que ele rode em diferentes tipos de dispositivos Android.

A Jolla também sabe que o segredo para a divulgação bem-sucedida de um software é a gratuidade. Não é a intenção da companhia lucrar com o sistema operacional, e sim com aplicativos, serviços e publicidade, como também explicou o seu CEO.

Você experimentaria o Sailfish em seu Android? 

22 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguém sabe algum tutorial em português para instalar o sistema em um Nokia n9? Agradecido

  • Vi vários vídeos do Sailfish no canal oficial da Jolla no YouTube e gostei.
    No começo deve ser difícil se adaptar com um sistema que tem uma interface por gestos, porém com o tempo eu irei me acostumar.
    O sistema é muito bonito, posso dizer até que é elegante. Usa o Here Maps que é excelente, e creio que ele deve funcionar em offline no Sailfish.
    E sem falar na compatibilidade com alguns aplicativos Android (85 mil, se não me engano).
    Com certeza vou instalar no meu Nexus 4 e ficarei com ele por um bom tempo :)

  • pega no lg l5?

  • Já temos iOS que já vem arrebentando (vamos ser sinceros) o design da apple é bem bonito. Mas, prefiro meu s3 mesmo, e estou feliz (hahahaha ^^) Acho que mais um sistema operacional já é demais. O design vai contar muito com a "explosão" do sistema. Acho válido demais questões de design, estão meio que sem criatividade. É uma pergunta difícil... rsrs

  • Com certeza eu vou testar e espero que seja realmente como o esperado. Estou meio cansado do Android, tava mesmo afim de flertar com outros sistemas. O problema é que nenhum é tão bom quanto o Android (Ubuntu: poucos apps; Firefox OS: imaturo demais; WP e iOS: fechado demais). Sailfish já vem bastante maduro desde o nascimento (ou renascimento, lembrando que ele veio da iniciativa MeeGo), além da compatibilidade com os Android apps. Eu realmente espero ansioso o Sailfish OS.

  • Bom dia a todos, venho seguindo a Jolla a algum tempo e, do ponto de vista técnico, os caras não estão querendo somente ser mais uma alternativa de mercado, começando pelo OS que é baseado em Linux puro, sem nenhuma VM Java no meio e sim tudo escrito em linguagem C/C++ inclusive suportando aplicativos Android, mas isso já vem da base usada para desenvolver o sistema, o Meego Harmatan que, na época, antes do infiltrado da Microsoft destruir uma boa parte da Nokia, deveria ser a solução Nokia para o symbian. Até chegaram a lançar uma versão para calar a boca dos investidores que estavam indignados com a decisão de adotarem o WP como sistema, o N9 saiu e superou todas as expectativas na Ásia. Mas isso já é história, os caras da Jolla não chegaram ontem, são ex-engenheiros Nokia que trabalhavam no projeto e saíram para fundar uma nova empresa sabendo que tem um produto forte tecnicamente, mas somente ser bom não basta no mercado, também é preciso ser conhecido e essa idéia de dar o sistema grátis achei ótimo, foi assim que a Coca cola entrou no mercado asiático, estarei esperando com muito interesse.

  • justamente Daniel, embora eu ache que todo mundo só vai testar e raramente alguém vai adotar uma plataforma 'estranha'... Mas aguardemos pra ver o que que vem por aí xD

  • Daniel vdd, a pensar que a pouco tempo eu nao achava isso.Bom eu desejo testar esse OS, tomara que seja bom, estou meio que enjoado do android, ano que vem vou comprar um WP, e se esse for bom quem sabe nao mude para ele. :)

  • Conhecer é sempre bom. Trocar meio difícil. Android é o que há. Vai levar tempo pra pensar em mudar

  • Acho que a criação de tantos SO's não seja algo saudável, ja temos Android, iOS e WP que juntos suprem qualquer necessidade atualmente... Assim não temos monopólio de SO... mas vejamos o que acontece depois que começar a ser liberado esse Sailfish...

    • Eu acho que quanto mais, melhor, Luiz. O Google, a Apple e a Microsoft são empresas com tendências ao monopólio, por isso é sempre bom termos empresas menores correndo por fora. É delas que muitas vezes chegam as inovações mais legais, depois incorporadas pelas gigantes.

      • Concordo! Quanto mais sistemas, mais as empresas se forçam a oferecer tecnologias mais avançadas e mais baratas.
        Nós consumidores que ganhamos com isso.

  • Estou à espera.

  • testarei, assim como o Ubuntu Touch

  • Bem interessante.

  • exatamente.....
    testa: ok!
    ficar com o SO: hummm...ai ja é outra história! kkkkkkkk

  •   60

    testar sim, permanecer muito dificel.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi