O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados 3 Comentários

CyanogenMod: O que foi, o que é e o que será?

CyanogenMod é uma das mais populares ROMs personalizadas para Android e todos os fãs do sistema operacional do Google deveriam estar conscientes do quanto isso é importante para o desenvolvimento do Android. Quando os fabricantes deixam seus dispositivos mais antigos de lado, sem fornecer as atualizações, os desenvolvedores CyanogenMod dão um passo além e oferecem assistência em forma de atualização para maximizar o desempenho das nossas versões Android ultrapassadas para as de dispositivos modernos e contemporâneos.

A vida útil de um smartphone não costuma ser mais de três anos, muitas vezes, porque as ofertas de telefone melhores são tentadoras, bem como as inovações em termos de design do aparelho. O que muitas pessoas não sabem é que podemos mudar o sistema do nosso antigo e smartphone e adaptá-lo às nossas necessidades e, assim, instalar temas que modificam o visual do telefone Android.

Na sexta-feira (10), informamos sobre a versão estável do CyanogenMod 9 e, assim, fazemos a pergunta: Como a CyanogenMod começou tudo isso?

A história do CyanogenMod

Steve Kondik é ​​o homem por trás da CyanogenMod. Foi ele quem criou a primeira ROM customizada, em 2009, para o primeiro smartphone Android, o T-Mobile G1, que foi baseado no Android 1.5. O fato é que esta Rom da CyanogenMod não era a primeira ROM para o G1, mas é verdade que se tornou uma das mais populares entre os desenvolvedores e alguns seguiram trabalhando na ROM de Kondik.

Com a explosão e a popularidade do Android, o interesse pela CyanogenMod também aumentou. Agora, aqueles que ainda possuem um dispositivo Android mais antigo têm a oportunidade de atualizá-lo.

Em 2009 também houve uma pequena discussão com o Google, porque a versão anterior a 4.1.99 tinha os principais aplicativos do “Big G” incluídos na ROM, como o Android Market e o YouTube. A Google quis dificultar as coisas para Kondik e, constantemente, pressionava o desenvolvedor através de formas legais, mas, de repente, as duas partes chegarem a um acordo e, surpreendentemente, encontram uma solução. A comunidade Android estava muito indignada e o Google decidiu pegar mais leve e manter os usuários do seu sistema operacional ao lado. Assim, agora, depois de instalar o Mod, precisamos baixar os aplicativos do Google e instalá-los separadamente. Ok, não parece um grande problema!

O que a Google faria sem a ajuda da CyanogenMod?

A CyanogenMod 4.2, que foi lançada oficialmente em 2009, se converteu na Mod mais amada por todos, com duas funções que agora pertencem ao básico do Android: USB-Tethering e Pinch-to-Zoom para navegadores da web e galerias de imagens. Assim, o software de Kondik não é apenas uma modificação do sistema operacional Android, mas também influencia muito o seu desenvolvimento.

Em 2010 apareceu a quinta versão e mudou o lançador padrão do Android pelo ADW.Launcher, oferecendo muitas possibilidades e efeitos. Durante o mesmo ano, a CyanogeMod esteve presente no mercado em mais de 2,5 milhões de smartphones. Tal feito, foi motivo suficiente para criar um mascote para a comunidade. Em 04 de abril de 2012 foi apresentado Cid, abreviação de CyanogenMod ID, que é quem substitui o Bugdroid da versão 9.

Falando de CyanogenMod 9: Logo depois que o Google lançou o que seria o código fonte oficial do Android 4.0 no final de 2011, começaram as tentativas da equipe de desenvolvimento da CyanogenMod para a versão 9, com base no Android 4.0 Ice Creme Sadnwich. Devido às grandes diferenças entre o sistema operacional Android 2.x e Android 4.x, o desenvolvimento destas ROMs demorou um pouco mais do que o esperado. Assim, por esta razão, foi finalmente oficializada em 10 de Agosto a versão final e estável. Ao mesmo tempo, a Google deu um passo adiante com o Android 4.1 e a equipe de desenvolvedores irá se concentrar agora no desenvolvimento da CyanogenMod 10 com base no Android 4.1 Jelly Bean para ter a versão final o mais rápido possível.

Originalmente, estas versões da Cyanogen foram projetadas para Android 3.x, especialmente para tablets.

Agora gostaria de saber sua opinião: Você usa CyanogenMod e em caso afirmativo, por quê? Ou você prefere uma ROM personalizada diferente? Basta deixar um comentário, estou curiosa para saber o que você pensa a respeito!

 

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu estou usando CM10 em meu Defy+, versão ainda em desenvolvimento, sendo que o build de 04/09/12 é a mais recente com estabilidade decente. Eu estou usando o build de 24/09/12 que, apesar de ser a mais recente, é pouco estável, havendo muitos usuários reclamando e regredindo para a versão anterior.

  • Tem para o Galaxy Y ??

  • Uso a cyanogenmod 9 no Galaxy S2, além de ser um visual mais simplista e bonito nao estava satisfeito com as limitações da touchwiz da Samsung.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi