O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 18 Compartilhado 11 Comentários

Sony apresenta Xperia Z1: um smartphone acima da concorrência

Finalmente ele chegou. Depois de frequentar a seção de rumores do nosso site inúmeras vezes, o Xpexia Z1, codinome Honami, foi oficialmente apresentado. Será que a fabricante japonesa reservou alguma supresa para o lançamento? Confira as especificações oficiais do aparelho.

Xperia Z1 6
Sony lança Xperia Z1! / © Sony

Nenhuma surpresa

De alguma forma, é uma pena: a máquina de vazamentos do mundo tec trabalha sem parar, e agora quase não há novidades. Tudo é conhecido a respeito do Honami. Ontem até mesmo a declaração oficial de imprensa foi divulgada.

atalho
O Z1 é um sucessor respeitável do Xperia Z. / © Sony

Mega-Câmera

A novidade é a poderosa câmera, que oferece, com 20 megapixels, uma resolução muito maior do que os tradicionais 13 MP do mercado. A objetiva é uma “G Lens”, e o sensor, com 1/2,3 polegadas é consideravelmente maior do que de outros smartphones, que em sua maioria tem um sensor de 1/3,2 polegadas.

atalho1
A poderosa câmera do Z1 Honami. / © Sony

Com a câmera chegam também uma série de “Smart Camera Apps”, como por exemplo o modo Timeshift, através do qual podem ser tiradas 61 fotos em dois segundos, logo antes e também um pouco depois de apertar o obturador. “Info Eye” mostra mais informações sobre as fotos tiradas, um tipo de ampliação de realidade aumentada. “Social Live” é uma função com a qual vídeos podem ser compartilhados ao vivo com amigos pelo Facebook. “AR Effect”, por fim, é uma função de editor de fotos automático com efeitos especiais para elementos individuais da imagem.

Tecnologia Triluminos e processador poderoso

Também as outras especificações técnicas são de um carro-chefe atual: a tela tem a tecnologia Triluminos com “X-Reality for mobile”. Como sistema operacional, o dispositivo conta com o Android 4.2. O processador é o novo Snapdragon de 800, com uma frequência de 2,2 GHz e a melhoria clara na bateria, que subiu de 2.330 mAh a 3000 mAh.

atalho
Ele ainda roda com Android 4.2. / © Sony

O lançamento mundial do Xperia Z1 será neste mês, e o preço sugerido na Europa será de 649 Euros. O Z1 terá as cores preta, branca e violeta.

Especificações técnicas

Tela 5 polegadas, 1.920 x 1.080 Pixels, LCD, Tecnologia Triluminos
Processador Qualcomm Snapdragon 800, 2,2 GHz
RAM / Memória interna 2 GB / 16 GB + microSD
Câmera 20,7 Megapixels, "G Lens", sensor de 1/2.3 polegadas, flash LED
Câmera frontal 2 Megapixels
Conectividade LTE, HSPA+, Wi-Fi (Miracast), Bluetooth 4.0, NFC, USB2.0 mit MHL
Dimensões 144 x 74 x 8,5 mm
Peso 170 g
Bateria 3.000 mAh
Sistema  Android 4.2
Lançamento Setembro 2013 (mundial)

Um vídeo publicitário mostra o Xperia Z1 e todas as suas principais funções novas:

Link para o vídeo

Hands On Xperia Z1

O Xperia Z1 parece ainda mais nobre do que o Xperia Z, a pequena diferença se dá na moldura, feita de uma única peça de alumínio. De resto ambos os dispositivos têm o mesmo tamanho e peso. De frente quase não se pode distinguir entre os dois. A Sony permanece portanto fiel à sua linha de design Omni Balance.

O sistema (Android 4.2.2) reage prontamente e sem atrasos, como esperado. A interface tem a mesma aparência dos outros high end da Sony. No menu da câmera, contudo, se nota a diferença: ele foi completamente retrabalhado, e oferece uma variedade de novas funções (Viewfinder, Timeshift, AR effect, etc.). Ainda não pude testar a qualidade das fotos, mas suspeito que a Sony não vai decepcionar.

xperia z1 live 7
© AndroidPIT
xperia z1 live 4
© AndroidPIT
xperia z1 live 3
© AndroidPIT
xperia z1 live 2
© AndroidPIT
xperia z1 live
© AndroidPIT

11 Comentários

Escreva um comentário:
  •   28

    Bom não acho justo reduzir o dispositivo á câmera. Apesar da Sony ter pretendido isto, ao se gabar muito da tal câmera que viria.
    Não concordo que seja um dispositivo acima da concorrência, é notorio minha preferência ao LG G2, mas é subjetivo.
    O artigo traz a opinião de quem o escreveu, e isto é bom, imparcialidade demais é falsa, cabe ao leitor decidir se concorda ou não, e expor sua opinião nos comentários. Não tenho conhecimento em câmeras e lentes e focos, então não posso afirmar se você esta certo, mas o errado é avaliar um único item, já que o restante que foi dito não teve uma critica tão embasada quanto a critica à câmera. Quando falou do Timescape, foi subjetivo, existe quem não ache ruim, e para estes não é um ponto negativo, ainda há os que gostam da interface, neste caso é um ponto positivo.
    Quanto ao tamanho e peso, mais uma vez é subjetivo, e nesta concordo com você.
    Para mim valeu mesmo foi seu comentario sobre a câmera, que expos dados que eu desconhecia, mas sou da opinião de que se quer boa câmera. Compre uma câmera. É como exigir ferramentas profissionais em um canivete suiço.
    Claro que podem comprar um dispositivo mais barato, menor e com câmera melhor, apesar de eu achar que um fotógrafo não exigiria câmeras perfeitas em um Smartphone, mas isto é minha opinião, e não vale mais que a sua.
    Em minha análise o caracterizo como um ótimo Smartphone, que é o que ele precisa ser, não uma ótima câmera, ou um ótimo aparelho de som, mas um ótimo Smartphone. Porém existe melhor. E na minha opinião, vai custar o que não vale.

  • Queria entender como esse aparelho é "acima da concorrência".

    É uma combinação bizarra de tecnologias.
    Você tem uma câmera de 20mpx, mas espremidos em um sensor pequeno que deve dar pixels de 1.2u no máximo, e isso é muito ruim.
    Você tem um SoC com um excelente processador de imagens, que poderia tirar algo a mais desse sensor, mas não usa.
    Você coloca um processador de imagens bom, mas o sensor não consegue alimentar ele com boas informações ao mesmo tempo que o processador de imagem não faz todo o proveito que pode dessas informações (incapaz de encodar vídeo 4k)
    Você tem uma boa lente, mas não tem estabilização.
    Você tem uma tela enorme com ótima qualidade de reprodução, mas adiciona o X-Reality como diferencial que só faz tornar as cores falsas e adicionar artefatos em vídeos.
    Certificação IP58, bastante resiste, mas "frágil contra marcas de dedos" e pesadão pelo tamanho.
    Não tem software que aproveite tanto espaço útil de tela, a personalização (TimeScape) é engessada.

    Fora isso, ela faz um acessório câmera que simplesmente não justifica sua existência de forma alguma. O QX10 perde em qualidade para outros aparelhos top, o Zoom ótico é bom mas não compensa o trambolho. O QX100 é mais ou menos uma câmera compacta mas sem corpo então inconveniente, por que não comprar outro aparelho mais humilde, menor E a câmera completa?

    Sério, o que aconteceu aqui?!
    É tanta coisa questionável junta que dá nó na mente.

  •   28

    Pois é as telas dos dispositivos tops da Sony mostram este problema em visão por ângulos mais inclinados. O que dificulta quando você quer mostrar algo a outras pessoas por exemplo.
    Agora o Xperia Z1 é ótimo, mas o melhor de 2013 é com certeza o LG G2.
    Galaxy S4, Xperia Z1 e HTC One, estão muito bem também.
    Este ano temos ótimas opções em High e Mid ends. Com o Moto X e (ainda o Nexus 4).

    E ainda há promoções em dispositivos do ano passado, que ainda estão bem fortes este ano, visto que foram muito potentes para o ano que passou, e não foram massacrados pelos modelos de 2013, a citar:

    Samsung Galaxy S III, LG Optimus G, Motorola Razr HD, Sony Xperia ZQ.
    Nos Phablets ainda vale a pena o Galaxy Note II, e o Optimus G Pro.

    Não lembro de outra época onde tantos dispositivos de qualidade estivessem disponíveis ao mesmo tempo. O leque de opções que temos hoje é maravilhoso.

    Abraço.

  • Só queria saber de uma coisa, a tela é boa mesmo, pois pela foto parece ter o mesmo ponto fraco do Xperia ZQ, o aparelho perde contraste visto de lado.

  • Acertei sobre a G lens :) com certeza a qualidade das fotos vai ser ótima. Eu tenho uma point-and-shoot da Sony com essa mesma lente, e com a metade dos MP. Eu tirava excelentes fotos com ela :) espero que o conjunto todo da Sony faça com o Z1 seja o melhor Android do ano :)

  • Já sabemos que megapixel não significa qualidade necessariamente, mas entre os androids até agora esse sensor ta sendo o melhorzinho, vamos torcer para o software de processamento da camera ser bom também.
    Essa tela triluminus tem que ver de perto, pois foi uma tecnologia que ficou aquém do IPS e do amoled.
    Android já vem defasado, triste.

  • Será que o "Honami Mini" também vai sair? Deixaram alguma pista ou comentário?

  • não vejo a hora de ser lançado!!!

  • Sim, Wenderson. Temos um sério candidato a melhor smart do ano. Não vejo a hora de o Z1 chegar ao AndroidPIT.

  • nossa esse ate agora e o melhor de 2013 a Sony fez a união de quase td q esta na tendencia um super câmera , a prova de agua e poeira e tudo isso numa carcaça em matérias premium !

18 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi