O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 54 Compartilhado 18 Comentários

A Sony quer uma parte maior do mercado mobile nacional

O que a Sony quer? Neste artigo, você confere os destaques da conversa que tive com o gerente de produto da Sony Mobile Brasil, Joe Takata, na qual falamos sobre o preço dos smartphones premium que chegam agora ao país, TV Digital, Android, Copa do Mundo e mais.

Sony Mobile brasil
O portfólio da Sony em 2013 é três vezes maior que o do ano passado! / © AndroidPIT

Em uma conexão Brasil/Alemanha, na tarde da última de sexta-feira (13), conversei via skype com o Joe Takata. Primeiro trocamos o cordial "olá" e depois percebemos que estávamos em situações contrárias: ele, no inverno do Brasil com sensação de calor e eu, no verão da Alemanha com a sensação de frio. Nesta tarde, fiquei sabendo um pouco mais sobre os planos da Sony para o próximo trimestre no país, os quais você confere abaixo.

Xperia Z Ultra e Z1 chegam acima dos 2 mil reais e com TV digital

No mês que vem, os brasileiros verão as cores do Xperia Z Ultra e do Xperia Z1. Ambos os aparelho contarão com um recurso muito comum em smartphones low-end e mid-range: a TV Digital. Convenhamos que tanto o Z Ultra quanto o Z1 trazem um display que pode oferecer uma excelente experiência visual aos usuários, entretanto, ainda me pergunto se o público premium tem interesse neste tipo de função. Além disso, a cobertura da televisão digital abrange apenas as capitais e cidades satélites. 

Takata não pode antecipar o preço exato que os dois dispositivos high-end  terão em terras tupiniquins, mas adiantou que chegarão acima dos R$2,000.

Copa do Mundo de 2014

Quando o Xperia Z Ultra chegou na redação do AndroidPIT, um símbolo na caixa chamou a atenção. Tratava-se do logo da Copa do Mundo de 2014. Como todos sabem, o Brasil é sede do torneio e a Sony é uma das patrocinadoras oficiais. Por isso, prepare-se, pois certamente choverá publicidade em cima de você.

Sony mobile brasil copa 2014 logo
A Sony é a patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014, você ainda verá bastante este logo. / © AndroidPIT

Joguei verde, mas não colhi nada do Takata com relação ao dispositivo carro-chefe da Copa de 2014. Em troca, fiquei sabendo sobre algumas promoções institucionais e fui metralhada com aquela conversa de marketing envolvendo as maravilhas dos recursos da TV Digital nos smartphones premium da japonesa para a época dos jogos.

Atualizações Android

A Sony pecou em atualizações no passado. Porém, parece que reavaliou as suas prioridades e vem entregando as recentes atualizações do software da Google. Ainda não estamos falando sobre a versão Android 4.3, mas a Jelly Bean já roda em quase todos (senão todos) os dispositivos do portfólio da empresa em 2013.

Apesar de Joe Takata e da Assessoria da Sony ainda não terem confirmado a atualização de alguns dos seus dispositivos, segundo o blog Sony Xperia, o Xperia J recebeu a atualização na primeira quinzena de junho deste ano; já o Xperia E dual, no final do mesmo mês.

Além disso, já é público que os dispositivos premium da fabricante receberão o update para as versões Android 4.2 e 4.3. Entretanto, sabemos que no Brasil o buraco (das atualizações) é mais embaixo. Segundo o gerente de produto da Sony, isso acontece por causa de um somatório de fatores: software, hardware, operadoras, a própria fabricante e parceiros. Na minha opinião, a questão envolve muito mais interesses mercadológicos que diferenças entre chipsets.

Espero que a grande mudança envolvendo a fragmentação do OS da Google possa estar no Android 4.4 KitKat, caso torne viável a disponibilidade e a compatibilidade do novo firmware para smartphones mais antigos.

A Sony no mercado nacional

Em recente pesquisa da empresa StatCounter, sobre o ranking das fabricantes por país no mês de agosto, o Brasil mostrou-se terrítório da Samsung, que ficou com 36,18% do mercado mobile nacional. Enquanto a Sony, apenas 1,74%. Quando mencionei esta pesquisa, Takata foi taxativo: "A Sony deixou de lado os featurephones há muito tempo". Além disso, rebateu dizendo que a Samsung oferece smartphones em todas as faixas de preço - o que é uma grande verdade.

Porém, os executivos da Sony parecem ter vindo com uma outra mentalidade em 2013.

Informações da assessoria de imprensa da Sony revelam que a empresa colocou três vezes mais aparelhos no mercado nacional e que já sente os resultados desta estratégia em números:

Neste último trimestre, a receita do grupo Sony mundial aumentou 14%, em grande parte por causa de um aumento significativo nas vendas unitárias de smartphones: movimentamos cerca de 9,6 milhões no mercado de smartphones mundial neste 1 º trimestre versus 7,4 milhões no mesmo período do ano passado. No Brasil, a Sony Mobile triplicou o seu portfólio em 2013 com relação ao ano anterior. O mesmo crescimento foi registrado nas vendas. Resultado de uma estratégia mais competitiva no mercado nacional.

A Sony quer uma parte maior do mercado mobile nacional!

Depois desta conversa, posso dizer que a Sony quer uma parte maior do mercado mobile nacional ainda neste ano. Ok, você pode estar pensando que esta conclusão é bastante óbvia já que estamos falando de uma empresa do porte da Sony. Agora, se avaliarmos o fato de que a fabricante triplicou em 2013 o seu portfólio em relação ao ano de 2012, você acaba se perguntado o que a Sony queria no ano passado, certo?

Xperia E dual, Xperia J, Xperia M, Xperia SP, Xperia ZQ, Xperia Z Tablet, Xperia Z Ultra e Xperia Z1 são alguns dos dispositivos que a Sony Mobile Brasil conseguiu trazer ao mercado nacional em 2013. O Z1 é o atual carro-chefe da japonesa e será colocado mundialmente no varejo em outubro. Assim, depois de muito tempo os usuários da Sony poderão contar com um flagship sendo entregre em "tempo real" e não apenas quando já se tornou segunda mão em outros mercados.

A Sony Mobile passou a fabricar apenas smartphones no país em 2012. O que leva a crer que os custos de fabricação já não devem ser assim tão altos. Levando isso em consideração e o fato de que a empresa está levando a sério o gosto dos consumidores brasileiros (ex.: TV Digital), acredito que podemos esperar uma adoção maior dos smartphones Android da Sony pelos brasileiros.

O que você me diz: oferecendo tecnologia de ponta, a Sony consequentemente irá abocanhar uma fatia maior do mercado mobile ou ainda é muito difícil concorrer com gigantes como a Samsung e a Apple no Brasil? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

18 Comentários

Escreva um comentário:
  • aparelhos Xperia são excelentes, falta a Sony atualizar eles apenas, pois o descaso com as atualizações beira o ridículo

  • Bianca Pit,vale a pena baixar TV em smartphone que não a possuem,como no meu caso,ex.. tenho um Sony arc s LT15a . ?

  • @Dan Bocchi a Sony não trouxe o Xperia Z porque os brasileiros prefeririam o CORPO menor do ZQ à resistência à água do Z, não teve nada a ver com a tela.

  • Será que o xperia Z funciona aqui no Brasil?

  • +Dan acho que se refere ao Galaxy S o qual só no Brasil tinha a função TV digital, as atualizações dele chegou no Brasil ao gingerbread 2.3.3 eu acho e nos outros lugares do mundo ao 2.3.6, e custom rom para ele temos até o Android 4.3 com kernel 3.x, abrir mão da TV talvez seja uma boa nesses casos...

  •   28

    +Antonio foi exatamente esta parte dos devs que eu também pontuei, não lembro qual Fabricante trouxe uma opção diferenciada uma vez para o Brasil, exatamente com TV, e não lançou atualizações, e como não tinha comunidade para este dispositivo em questão, os usuários para terem os dispositivos atualizados, abriam mão de seu diferencial, ou seja, a TV, realizando procedimentos alternativos colocando rons personalizadas que não possuiam, óbvio, o recurso da tv.
    Vamos ver se não se repete agora com o Z1 for brazilians rs.

  • a Sony, principalmente a do Brasil (que serve só para passar informações por enquanto), tinha uma possibilidade de ganhar bastante usuários desde de 2011 todos esperavam a grande atualização para ics, e foi entregue um ics bugado e sem a atualização do kernel que necessitaria. Vi muitos usuários criando post no xda dizendo por que não comprar um Sony, e desciam a lenha. Deveria fazer algo diferente, como manter seus telefones atualizados, ou pelo menos garantir algumas atualizações, pois ninguém vai comprar um telefone todo ano, pelo menos não todos que tem celular. Deveriam para de lançar dois, três, carros—chefe por ano, e focar em tratar melhor seu consumidor ou segura-lo para que o próximo celular seja um Sony. A maior burrice que achei foi a pesquisa de não trazer o Xperia z, queria saber como chegou a essa conclusão. Acho que o preço vai ser compatível com os que se tem hoje no mercado, s4 chegou mais de dois mil, note 3 também vai ser, sem contar com os iPhones, o novo da LG também mais de dois mil, portanto não é de espanto falar que chegarão mais de dois mil, o ruim é a grande diferença dos preços que os outros pagam lá fora, se a Sony monta/fábrica aqui seus dispositivos melhor seria um preço mais agradável, garantindo uma fatia maior do mercado. A TV digital para mim seria bom até quando a Sony mantivesse os aparelhos atualizados, pois acho que esse recurso só vai ter aqui, e no exterior com os desenvolvedores que atualizam a versão do Android não trabalharão a mais para trazer um recurso no qual não utilizarão, e imagino as custom rom's também que não terão esse recurso, pois aqui no Brasil é um ou outro que modificam rom...

  • Concordo com vc +Dan, a sony ainda está tentando se posicionar dentro do mercado. Comentei, faz pouco tempo, isso e ainda acredito quando observo a Sony que ela ainda está focada e pensando que o importante é apenas hardware,....na minha opinião falta a visão ao “algo a mais” que a Sansung, Motorola e LG, cada uma ao seu tempo, estão propondo aos usuários.

  •   28

    Acho que nem a Sony sabe o que quer.
    Primeiro falam que vão abandonar o mercado de mid/low ends, alegando não poder perder tempo com estes dispositivos, se concentrando assim nas "maravilhas" que estavam lançando em high-ends, em seguida solta alguns mid-ends no mercado.
    Depois dizem que não trariam o Xperia Z para o Brasil porque uma pesquisa revelava que o brasileiro preferia os dispositivos com telas menores, em seguida anuncia que vai trazer o Xperia Z1 para o país.
    A Sony tem bons dispositivos, porém superfaturados, não é mais aquela maravilha em disponibilizar atualizações, e tem uma skin que agrada a poucos. Acredito que se não fossem os apaixonados por playstation a Sony não seria tão valorizada no mercado, não por não possuir produtos de qualidade, mas pelos preços astrológicos e declarações pouco confiáveis.

    A qualidade dos dispositivos não esta sendo posta a prova neste meu comentário, mas sim as atitudes contrárias as declarações da Fabricante.
    Vamos ver a atualização deste dispositivo com TV, espero que os usuários não tenham que no futuro abrir mão desta função, realizando algum procedimento para poder atualizar porque a Fabricante não vai atualizar dispositivos específicos.

    Abraço.

  • Mais dois celulares que não comprarei, já que a faixa de preço esta na casa do "não pago de jeito nenhum" ou "não achei meu dinheiro no lixo", Pra mim tv digital seria um recurso não utilizado, nenhum desses High End vale o preço cobrado, e pra mim só vai melhorar quando o pessoal parar de comprar, o que não vai acontecer brasileiro é trouxa.

  • Eu ainda não tinha ouvida falar que a nova versão do Android 4.4 (Kita Kat) seria compatível com aparelhos mais antigos, esse boato está rolando lá fora também? Me interessa muito saber se é verdade (não só eu, mas a muitos usuários) pois tenho um Galaxy N7000 e a última atualização oficial disponível que tenho para ele é a 4.1.2.

  • Tenho um Xperia SP e gostei muito do desempenho dele...e aguardo a atualização para ele. Mas as notícias sobre isto são confusas. O Blog oficial diz que a atualização seria para 4.2.2 e vocês dizem que seria para 4.3.3...Afinal qual será a atualização?

  • Dependendo da bateria aguenta sim. Como meu razr d1.

  • desculpe quis dizer baterias

  • TV nos smartphone será que as bateristas irão aguentar?

  • só falta preço mais atrativo para os consumidores

  • Acho interressante a TV digital, muitos top de linha abandonam completamente recursos como esse que muita gente gostaria de ter, eu gostaria de ver dispositivos mais omnimedia, mas acho que só isso não basta, pois a Sony ainda oferece poucas opções e smartphones caros.

  • Tenho muito interesse por aparelhos com TV Digital, tenho um Galaxy S i9000

54 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi