O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 257 Compartilhados 79 Comentários

Enquanto a concorrência inova, a Sony se mantém em uma perigosa zona de conforto

A IFA 2016 foi palco de algumas novidades interessantes. Entre módulos, smartphones com configurações poderosas e a volta dos tablets, algumas empresas se esforçaram em trazer inovações. Mas uma delas insiste em se manter fora desse grupo, em uma perigosa zona de conforto num momento em que ela não pode se dar a esse luxo: a Sony.

Senão vejamos: na IFA 2016, tivemos, por exemplo, a Lenovo apresentando o seu competente Moto Z Play, um smartphone que pode ser encaixado em uma categoria, digamos, mais Premium, dos intermediários com um plus: ele será compatível com os Moto Snaps, os módulos que a fabricante lançou para a linha Moto Z. 

E, por falar em Moto Snaps, a Lenovo apresentou ainda o Hasselblad True Zoom, um módulo de câmera desenvolvido em parceria com a sueca Hasselblad, uma das mais tradicionais marcas de câmera e materiais fotográficos do mundo. 

Ah sim, e não vamos nos esquecer do Lenovo P2, um modelo “intermediário Premium” que traz a bateria com maior capacidade do mercado: 5.100 mAh. Segundo a Lenovo, esse aparelho pode durar até três dias longe da tomada, além de ganhar 10 horas de uso com uma carga de apenas 15 minutos. 

AndroidPIT lenovo p2 1
O Lenovo P2: a maior bateria do mercado, mas em um design elegante/ © AndroidPIT

Outra empresa que disse a que veio na IFA foi a Asus. A empresa apresentou com mais detalhes a sua linha Zenfone 3 e o modelo que mais chamou a atenção foi o Deluxe. Isso porque o dispositivo é um sério candidato a ser o mais poderoso da categoria, com processador Snapdragon 821, 6 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade de armazenamento. Tudo exibido em uma tela Full HD e tendo ainda uma câmera principal bastante afiada. 

Fora da IFA 

Se LG e Samsung não apresentaram nada na IFA 2016, ao longo do ano, elas trouxeram novidades interessantes. A primeira trouxe o LG G5 no começo do ano, na MWC 2016, sendo a pioneira em apresentar um smartphone com conceito modular. Além disso, a LG também trouxe uma estratégia interessante para o V20, promovendo o aparelho como o primeiro a trazer o Android Nougat 7.0 de fábrica, com o privilégio de testar novas funções do sistema operacional, como o In Apps. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
LG G5: as vendas não foram lá essas coisas, mas a LG merece crédito por tentar/ © ANDROIDPIT

Já a Samsung também mandou bem em 2016, ao apresentar a linha Galaxy S7, com seu belo design, ótimas configurações e uma câmera que, pelo menos até o momento, pode ser considerada a melhor do mercado mobile. No segundo semestre, a empresa também chamou a atenção com o Galaxy Note 7, cuja principal inovação é o uso do scanner de íris para desbloquear o aparelho, além da implementação de mais recursos na S Pen, a marca registrada do modelo. 

AndroidPIT Samsung Galaxy Note7 event 5206
Note 7: scanner de íris, caneta mais poderosa...mas a bateria... / © AndroidPIT

No entanto, a crise envolvendo o risco de explosão da bateria do dispositivo acabou minando o marketing em torno do modelo e fez a Samsung suspender as vendas do Note 7 por tempo indeterminado. 

E não vamos nos esquecer da Quantum, que trouxe o Fly, um smartphone que ali boa configuração, um design bastante interessante e a um preço dos mais justos. Tudo isso “made in Brasil”. 

quantum fly tela full
A Quantum mostra como criar um bom smartphone "made in Brasil" sem esfolar nossos bolsos/ © AndroidPIT

Enquanto isso, a Sony...

Na IFA 2016, a Sony apresentou dois modelos da sua nova linha Xperia X: o Xperia X Compact e o Xperia XZ. E qual a inovação do primeiro? Bem, ele é...compacto. Ou seja, um smartphone com configuração competente e que chega para disputar espaço com modelos como o iPhone SE. 

AndroidPIT Sony XZ X compact 7212
Xperia X Compact: o aparelho é pequeno. E só / © AndroidPIT

Já o Xperia XZ é o novo flagship da marca que também traz mais do mesmo. Especificações razoáveis e, como maior novidade, um sensor de câmera adicional, que mede a temperatura ambiente e o balanço de branco de acordo com a intensidade da luz. Ou seja, a empresa apenas investiu um pouco mais naquilo em que ela já era reconhecidamente boa. 

Zzzzzzz...

AndroidPIT Sony XZ camera 7269
A câmera do Xperia XZ: inovações em cima de algo que já era muito bom. Isso é o suficiente?  / © AndroidPIT

Dando a cara a tapa

Claro que questionar a qualidade dos dispositivos da Sony é bobagem. São smartphones com belo design, vários deles com ótimas configurações e quase todos com câmeras que estão entre as melhores do mercado. 

No entanto, as suas concorrentes estão bem à frente quando o assunto é inovação. A LG pode não ter tido o maior sucesso do mundo com o LG G5, mas deu a cara a tapa ao apresentar um smartphone modular e ainda soube se reinventar com o V20; a Lenovo se saiu melhor, mostrando que os módulos podem equipar também aparelhos intermediários em um futuro próximo. 

AndroidPIT Sony XZ X compact 7274
Falta mais ousadia aos lançamentos de smartphones da Sony / © AndroidPIT

A Samsung trouxe recursos inéditos como o scanner de íris e também indicou que pode fazer câmeras tão competentes quanto a Sony como o Galaxy S7; a Asus mostra ao mercado que os novos top de linha ganharam um novo padrão de especificações. E a Quantum provou que é possível, sim, fazer bons smartphones sem cobrar o preço de um fígado, com o seu Quantum Fly. Ou seja, todas, de uma forma ou de outra, tentaram pensar fora da caixa. 

Enquanto isso, a Sony continua a apresentar mais do mesmo, mas não mostra nada que seja um fator decisivo de compra de um smartphone da marca. Com isso, ela continua a perder mercado e, ao resistir em inovar de verdade - repetindo estratégia do “arroz com feijão” ano após ano - somado ao fato de que os preços dos seus dispositivos não são exatamente baixos e temos aí o beijo da morte para cair no esquecimento do público.

Parece que Nokia, Blackberry e Motorola não foram lições suficientes. 

E você acha que falta mais inovação aos smartphones da Sony?

Os comentários favoritos dos leitores

79 Comentários

Escreva um comentário:
  • Recentemente um cliente trouxe pra mim um Xperia M4 Aqua Dual alegando que o mesmo estava uma panela de pressão de tão quente...kkkkkkk...e que pra piorar mais ainda a situação, o bicho travava que nem burro quando empaca e não quer mais andar...kkkkk...a versão do Android era a Marshmallow 6.0.1. Falei pra ele que talvez fazendo o downgrade pra versão de fabrica, ele poderia se normalizar. Foi justamente o que fiz!!! Voltei para o Lollipop 5.0 o que deixou ele um pouco melhor, mas usando dá até vergonha e nem parece que é um smartphone com processador octa-core com 2GB de RAM. Por último, eu ainda ofereci a opção de rootear o sistema e nisso, instalei o Coolify pra gerenciar os tais aquecimentos dele e o Greenify pra moderar os apps em segundo plano. Também removi vários blootwares. Ele ficou bom, mas não tem o desempenho que era pra ter. Resumindo: Esse smartphone é um lixo e o cliente ficou tão chateado com isso que revendeu aquela porcaria por 650 reais. Triste do novo dono que comprou, caso instale apps como o Facebook ou games pesados, vai sofrer!!!

    CAV

  • Concordo com tudo, foi o que eu comentei aqui esses dias. A Sony tem potencial pra fazer acontecer, mas quer viver nesse ócio e vai acabar perdendo o pouco mercado que tem... eu que nunca me imaginei comprando um smart fora da linha da Xperia já to com esse pensamento, só não vou sair da Sony pq o ZF3 vai vir caro demais

  • Minha leitura é que a Sony está mais preocupada com sua plataforma de jogos PS4 e afins, do que com o mundo mobile.

    CAV

  • Inovação na área mobile é uma piada. Pouco foi feito pelas outras empresas e a sony faz mais do mesmo há algum tempo. A inovação que deve haver é que os preços abaixem, porque são tecnologias baratas supervalorizadas. Porém com a queda nas vendas ai que eles vão aumentar o preço mesmo.
    A Sony tem smarts com configurações interessantes, design e acabamento indiscutíveis, mas com preços fora da realidade. Ela se coloca em uma faixa de preço que se você tiver mais 300 reais compra um concorrente melhor. Com isso ela perde mais dinheiro do que se vendesse mais barato. No preço atual dos Xperia intermediários ela vende poucos smartphones com margem de lucro alta, se ela vendesse a um preço justo venderia mais unidades e teria um lucro maior.

  • O que está acontecendo com a Sony é grave. Precisa se cuidar, pois o mercado está muito competitivo e, sendo assim, as fabricantes precisam ralar para conquistar e manter sua clientela. Ficar estagnado é um tiro no pé.

  • A cada lançamento da Sony vejo aparelhos extremamente lindos, mas longe do quesito custo/benéfico.
    O que é essencial hoje na atual situação económica do Brasil

  • Os executivos dela devem estar se achando máximo.

  • A sony tá perdida, longe de mim querer dizer que os executivos que administram essa empresa não tem formação adequada porque eu sei que têm, mas só queria entender o que faz uma empresa insistir em uma estratégia que se mostra errada todo ano, são aparelhos extremamente caros que quando comparados com seus concorrentes se mostram inferiores. Sempre haverá vários smartphones bem superiroes aos xperias nas suas faixas de preço, bem como smartphones com configurações equivalentes e muitas vezes melhores só que mais baratos que alguns xperias. Um exemplo é um Xperia XA... 1500 naquilo... sinceramente não entendo a Sony, não entendo como ela depois de todos esses anos de queda não enxerga que essa estratégia não funciona.

  • Sony só vem errando e errando faz uns 2 ou 3 anos... Último lançamento elogiado que me lembro foi o Z3. De resto... ouvi muitas decepções.

    CAV

  • A Sony q inovou tanto com o walkman no passado deveria investir nisso,como a Lenovo faz com o Dolby atmos. É realmente uma pena uma empresa dessas estar nessa situação.

  • A Sony possui produtos bons mas não sabe vende-los. Funciona assim: eles tem uma boa equipe de design e fazem um bom trabalho no geral. Porém não fazem marketing (a Sony representa só 2,5% nos EUA), cobram preços exorbitantes (para justamente ser comparada à Apple) e lançam tops a cada 6 meses para corrigir os defeitos decorrentes da pressa do lançamento anterior. Se ela parasse um pouco e olhasse no espelho veria que poderia dominar o mercado. A Xperia UI é se não a melhor, uma das melhores, as câmeras são um diferencial assim como o design. Só falta divulgar melhor, ter uma equipe que preze pelas VENDAS e não pela fama de APPLE DO ANDROID.

  • A Sony precisa fazer um top de respeito tipo isso ( minha opinião )
    Top de linha
    Tela : 5,5
    RAM : 4 GB
    Resolução : Full HD ou 2K
    Bateria : 4700 mha
    Processador : snap 821
    Versão Android : 7.0
    E aprova da água com som stereo e leitor biométrico
    Preço no maximo 2600

    Intermediário
    Tela : 4,7 ou 5
    Ram : 3 GB
    Resolução : Full HD
    Bateria : 4000 mha
    Processador : snap 617 ou 625
    Versão Android : 7.0
    Som stereo
    Preço :1300 ou 1500

    Com essas specs e preço duvido não vender , a Sony precisa diminuir o preço e sair do mundinho dela tipo parece q se prendeu em um mundo próprio , se não melhorar os aparelhos e os preços dela vão tudo encalhar na prateleira

  • Cada vez mais ele está s distanciando das concorrentes e ficando isolada, sozinha, com dispositivos com desenho estranho e muito diferente do que se espera, além disso preços exorbitantes, que não condizem com a realidade do aparelho e do bolso do brasileiro.

  • Pessoalmente eu não gosto de modelos compactos. São sempre minúsculos.
    E essa Sony já poderia desistir de fazer smartphones. Todos iguais e com preço alto. Parece até iPhone.

    • Vc pode até não gostar e ter se acostumado a andar com uma televisão de 50" na mão ou no bolso, porém, ainda existe um público que gosta de aparelhos mais discretos e fáceis de manusear com uma mão. O maior diferencial da Sony frente aos concorrentes 'era' a linha Compact que trazia hardware de aparelho top num smartphone menor, porém, nesses últimos 2 anos ela tem deixado a desejar, quem sabe ela aprende ano que vem...

      :-/

    • Iphone SE é sucesso por ser potente como o 6s e pequebo como o 5s

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi