O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 13 Compartilhado 16 Comentários

Sony Xperia M em teste: porque mid-range também é gente

Brincadeira do título à parte, caro leitor, gostaria que agora você pisasse no freio e reduzisse as expectativas. Ultimamente temos mostrado muitos dispositivos high-end em teste aqui no site (LG G2, Xperia Z1, Note 3), sempre os últimos lançamentos de cada fabricante, e alguns deles provavelmente demorarão um pouco para chegar ao Brasil. O universo dos smartphones, contudo, não é só composto por carros-chefes, e as necessidades dos usuários nem sempre exigem os caros aparelhos de ponta.

Vida longa, portanto, aos medianos! Que atire a primeira pedra quem nunca teve um mid-range. Na verdade, essa classe de aparelhos é ideal para quem não tem o perfil de um heavy user, não precisa ter sempre o último carro-chefe do mercado, mas ainda assim não é um iniciante no mundo Android e faz questão de eficiência. É nesse espírito que fiz o teste do Sony Xperia M. Veja se o dispositivo cumpre a tarefa a que se propõe.

XperiaM
Veja o teste do Xperia M. / © AndroidPIT

Design e acabamento

Dificilmente a Sony decepciona neste quesito, e com o Xperia M não foi diferente. Vidro premium cobre as suas 4 polegadas de tela, e a caixa é feita de policarbonato opaco e levemente emborrachado, com uma moldura de plástico imitando alumínio riscado. A impressão geral é de um aparelho valioso. Além disso, a escolha do material e a parte traseira ligeiramente curvada contribuem para uma pegada muito agradável.

XperiaM1
O alto-falante na parte traseira. / © AndroidPIT

A atenção aos detalhes faz do acabamento um verdadeiro prazer para os olhos. A caixa envolve a tela de maneira a não deixar espaços, e o equilíbrio entre materiais que absorvem a luz e os que a refletem é perfeito.

XperiaM2
Pouca tela, muita moldura preta na parte frontal. / © AndroidPIT

A lateral direita do aparelho vem com o botão de energia (em alumínio), o botão de volume e o botão obturador da câmera (ambos de plástico). Aqui encontrei o único aspecto do design que me incomoda: em linhas tão harmônicas, esses três botões em relevo exagerado chamam a atenção de forma um tanto negativa.

XperiaM3
Botões físicos um tanto protuberantes. / © AndroidPIT

Na parte traseira se encontram a câmera (com um elegante aro de alumínio) o flash LED ao seu lado e o alto-falante bem abaixo do logo do Xperia; a lateral esquerda traz a entrada para micro USB; a superior, a entrada para fones de ouvido. De maneira geral, quando falamos de design o Xperia M não deve nada aos carros-chefes atuais.

XperiaM4
A câmera e o seu belo aro de alumínio. / © AndroidPIT

Tela

O display do Xperia M tem apenas 4 polegadas, e por isso pode não ser ideal para quem já se acostumou às telas maiores do mundo Android. Sua resolução tampouco é excepcional (854 x 480 pixels), mas dá conta do recado e consegue produzir uma imagem nítida e brilhante. Você terá poucos problemas para ler informações em plena luz do dia.

XperiaM5
A tela não impressiona, mas tampouco decepciona. / © AndroidPIT

Na parte frontal ainda há o LED de notificações multicor mais estiloso que eu já vi. Bem simples, ele consiste de um centro de luz que se afina nas laterais. Esse LED pode ser personalizado nas configurações.

XperiaM6
O LED de notificações é discreto e elegante. / © AndroidPIT

Software

O Xperia M roda com o Android 4.1.2. A interface é própria da Sony (Xperia UI). Apesar de escura, ela é bem intuitiva, e conta com programas nativos interessantes, como o famosíssimo Walkman (o player de músicas) e o Álbum, para a edição de fotos. Há, além disso, uma loja de aplicativos própria e um widget nativo bastante prático.

soft
A interface do Xperia M e seu widget nativo. / © AndroidPIT

Performance

O Xperia M vem embalado pelo processador Snapdragon S4 Plus dual core de 1 GHz. Ele é bastante rápido na troca de telas, e não apresentou engasgos ou atrasos. Não espere, contudo, poder jogar supergames com o aparelho, pois ele simplesmente não foi feito para isso. O Xperia M possui uma RAM de 1GB e memória interna de 4 GB (expansível por microSD). Abaixo, você pode conferir o benchmark AnTuTu e Quadrant do aparelho, que o posicionam bem na categoria dos mid-range:

antutu
À esquerda, o Benchmark AnTuTu; à direita o dispositivo no Quadrant. / © AndroidPIT

Câmera

Com 5 MP, a câmera podia ser melhor, especialmente se pensarmos em modelos anteriores e menores com mais resolução (o Xperia Ray, por exemplo, já tinha 8 MP). O software, por sua vez, é bem simples e ao mesmo tempo abrangente, oferecendo uma gama de opções para quem se arrisca fora do modo automático. Para ambientes com pouca luminosidade, a tecnologia HDR garante a qualidade mínima das fotos e muitas vezes compensa a falta de um ou outro megapixel.

XperiaM7
O software da câmera... / © AndroidPIT
XperiaM81
... e as suas várias opções fora do modo automático. / © AndroidPIT

Bateria

Eis um ponto forte do dispositivo: com 1.750 mAh, a bateria dura muito, especialmente porque o processador dual-core não exige tanto dela. Testei o aparelho por duas semanas, joguei e naveguei na internet por largos períodos de tempo, além de ter deixado a tela no brilho máximo, e só tive de recarregá-lo a cada dois dias.

bateria
CAPTION – REPLACE ME! / © AndroidPIT

Especificações técnicas

Processador Snapdragon S4 Plus, Dual-Core, 1 GHz
RAM 1 GB
Tela 4 polegadas, 854 x 480 pixels
Memória interna 4 GB, expansível por microSD
Câmera 5 MP (traseira), VGA (frontal)
Sistema Android 4.1/Android 4.2 (Xperia M dual)
Dimensões 124 x 62 x 9,3 mm
Peso 115 gramas
Bateria 1.750 mAh

Conclusão

Para responder à pergunta da introdução: o Xperia M cumpre aquilo a que se propõe, e é um grande exemplar da constelação mid-range Android. Claro, não chega a ser um Moto X, mas também não decepciona, como é o caso de muitos carros-chefes que existem por aí.

16 Comentários

Escreva um comentário:
  • Dessa vez vou esperar cobaias comprarem, testarem bem e dar opiniões. Comprei o Xperia E Dual na pré-venda. O aparelho é tão ruim que sem praticamente nada instalado e memória livre trava e nem ligações consigo atender. Várias pessoas estão com diversos problemas com esse celular, que aparentemente teve algum erro na programação. É esperar e ver se o M vai se sair melhor.

  • Pessoal, acho que se trata de uma duvida inocente mas não custa perguntar...

    Nas especificações está dizendo que o Xperia M tem 4GB de memoria interna, mas o android 4.1 não ocupa os 4GB? Vocês que já usaram o aparelho sabem me explicar como que o celular resolve isso?

    To a um passo de comprar este aparelho, mas fiquei preocupada por que o celular que tenho atualmente me da muita dor de cabeça em relação a memoria interna. Os outros "contras" do Xperia M eu até aceito numa boa... rs, mas isso me deixou apreensiva.

  • Pessoal, este Smartphone já está em pré-venda http://store.sony.com.br

  • Desde Agosto estou esperando este Smartphone, acho q não vou aguardar até o Natal pra comprar. :(

  • Olá @Pedro Gomes, a sonymobile anunciou a chegada do Xperia M em breve. Nenhuma palavra, ainda, sobre o M Dual.

  • Queria saber o Sony Xperia M dual vai vim pro Brasil?
    Agradeço desde já!

  •   28

    +Donnie Araújo

    Não é minha opinião não. Se você ler meu comentário novamente, vai perceber que inicio com "estão classificando..." e termino com "não concordo muito com isto."
    Foi apenas um comentario de qual a classificação os sites de tecnologia estão fazendo dos dispositivos (principalmente os daqui e de Portugal). Apenas ilustrando, que nesta classificação que não é minha, existem dois tipos de intermediarios.

    Abraço.

  • @Gohanks Yan: Ainda não sabemos quando o aparelho chegará, mas no site da sonymobile do Brasil ele já aparece com a rubrica "Em Breve". A Sony deve lançá-lo no país antes do Natal.

  • Discordo do amigo Dan Bocchi quanto a classificação dos mid ends, creio que deve-se classificar o aparelho nessas categorias devido suas especificações, e não quando eles foram lançados, e classificar um Moto X como um mod end flagship do ano passado soou um tanto quanto infeliz, mas enfim ... opinião deve ser respeitada.

  • esse xperia M chega no brasil ? qual preço ?

  • impressionante o consumo de bateria, me parece que ficou o tempo todo com o Wifi ligado, só não dá para saber quanto tempo de tela ligado... mas impressionante o baixo consumo...

  • Muito bonito ;D Sony melhorou muito esse ano!

  •   28

    A classe "mid-end" esta tão bem representada que ja estão até dividindo-a em duas, sendo por exemplo os mids: linha L e LII da LG, os milhares de Samsung mini alguma coisa, e os top mid: que são os flagships do ano passado, nexus 4, moto X e Xperia SP.
    Não concordo muito com isto, mas se precisam rotular deixe que rotulem. A época é ótima para comprar mid-ends, as fabricantes provaram que não é preciso sair de sua realidade financeira para ter uma boa experiência.
    Otimo review, eu nem tinha ouvido falar neste Xperia, bom mid-end, dependendo do valor pode ser uma otima compra.

    Abraço.

  •   60

    ótima matéria, é muito bom vermos noticias e reviews de super high-end, mas também é bom vermos reviews de aparelhos que nós , os reles mortais podemos e vamos comprar,rsrsrsrs

13 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi