O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 Compartilhado 13 Comentários

Sony Xperia M2 em teste: M de médio

O Xperia M2 transporta o inconfundível design OmniBalance da Sony para a gama média. Com um preço entre os 700 e 800 Reais, a Sony pretende atrair mais usuários, numa categoria com concorrência forte. Confira nesta análise se, além do visual bem cuidado, o M2 convence também pela performance e funções de software.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2936 participantes

Avaliação

Prós

  • Design e acabamento
  • Interface de usuário
  • Bateria

Contras

  • Tela
  • Câmera

Sony Xperia M2 – Desenho & Qualidade de Construção

A Sony usa já há algum tempo uma linha visual marcante para todos os seus smartphones. O M2 se parece com a série de gama alta da companhia, a linha Z. O design OmniBalance foi amplamente empregado, com o botão de energia prateado destacando na lateral do dispositivo. A parte traseira é feita de policarbonato extra brilhante, muito semelhante ao vidro, e o aparelho conta ainda com um botão extra para a câmera. As entradas para microSD e cartão SIM estão protegidas por uma tampa lateral bem longa.

sony xperia m2 7
O design OmniBalance da Sony também foi empregado no M2. / © ANDROIDPIT

Neste modelo, o alto-falante passou para a parte inferior da carcaça, junto ao microfone do celular. Esse detalhe pode tornar o som abafado quando usamos o aparelho para jogar ou para assistir a filmes. A entrada para fones de ouvido está na parte superior, e a lente da câmera, ao contrário da linha Z, encontra-se no meio da carcaça.

sony xperia m2 4
O alto-falante do Xperia M2 se encontra na parte inferior da carcaça. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M2 – Tela

Sem dúvida, o M2 não pode ser comparado a um carro-chefe: a tela de 4,8 polegadas e resolução de 960 x 540 pixels não é excepcional (a densidade de pixels é de 229 ppi), e os pixels individuais ainda podem ser vistos. Isso pode ser notado principalmente com letras pequenas e detalhes. Apesar disso, a tela é bastante visível em ângulos inclinados. Além disso, o modo-padrão de brilho é um tanto escuro.

IMGL9002
A tela do Xperia M2 infelizmente podia ser melhor. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M2 – Software

Neste ponto, como no design, a Sony aposta na unidade. A interface do Xperia M2 se parece em grande parte com os modelos topo de linha atuais da companhia. Na gaveta de aplicativos, o menu lateral com opções bem práticas pode ser aberto deslizando-se o dedo para a direita. Os apps nativos da Sony (Walkman, Állbum, Filmes, Sony Select, etc.), estão presentes como sempre. Outros apps como o da câmera também apresentam o visual familiar, além das funções conhecidas (com exceção do vídeo em 4K).

xperiam2brasil
O menu lateral e as conhecidas funções da câmera: dois aspectos da interface de usuário do Xperia M2. / © ANDROIDPIT

A atualização para o Adroid 4.4.2 KitKat já começou a ser distribuída para o Xperia M2.

Sony Xperia M2 – Performance

O M2 não é nenhum foguete, mas para tarefas cotidianas o aparelho se saiu muito bem em nosso teste. O dispositivo não apresentou atrasos exagerados: os aplicativos são ativados rapidamente e o navegador é fluido. Apenas a câmera é aberta com um tempo de espera relativamente grande. Durante o meu teste, o aparelho não travou ou “engasgou”. Como em outros aparelhos da Sony, tarefas que exigem mais trabalho aquecem a carcaça rapidamente.

A qualidade de som com os fones de ouvido é boa. No aplicativo do Walkman, podemos adequar o som ao nosso gosto com o Equalizador. O alto-falante interno, contudo, é apenas mediano, e distorce o som quando o volume está no máximo.

Sony Xperia M2 – Câmera

A interface da câmera no M2 é quase idêntica à dos outros dispositivos atuais da Sony. O foco por toque e o comando de gravar reagem com um atraso de quase um segundo, o que pode dificultar a captura de um momento. Além disso, a função Macro é mediana, pois o grau de aproximação de um objeto não é suficiente.

sony xperia m2 2
A câmera do Xperia M2 foi colocado no meio da parte traseira. / © ANDROIDPIT

A qualidade de imagem da câmera de 8 megapixels (ou 5MP no formato 16:9) é boa à luz do dia. Condições de pouca luz, contudo, fazem com que o ruído de imagem aumente de forma considerável.

Screenshot 2014 08 18 12 22 58
A função de Timeshift Burst, conhecida da série Z, também está presente no Xperia M2. / © ANDROIDPIT

Os modos disponíveis oferecem funções de carro-chefe como o Timeshif Burst, em que podemos escolher a melhor de 20 fotos. A função automática reconhece rapidamente o ambiente e escolhe o melhor modo. Extras como o efeito de Realidade Aumentada e diversos filtros também estão presentes, além da possibilidade de conexão direta com o Vine ou o Evernote.

sony xperia m2 photo
A câmera do Xperia M2 é satisfatória apenas à luz do dia. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M2 – Bateria

A bateria do Xperia M2 é seu ponto forte: uma capacidade de 2.300 mAh é um bom valor, que suporta bem o uso das diversas funções de software. A resolução moderada também tem um papel importante para o baixo consumo de energia do dispositivo.

Sony Xperia M2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 139,6 x 71,1 x 8,6 mm
Peso: 148 g
Tamanho da bateria: 2300 mAh
Tamanho da tela: 4,8 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 960 x 540 pixels (159 ppi)
Câmera frontal 0,3 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.3 - Jelly Bean
Interface: Xperia UI
RAM: 1024 MB
Memória interna: 8 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 400
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,2 GHz
Conectividade HSPA, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

Como aposta da Sony para a gama média, o M2 terá dificuldades: a concorrência é grande, e aparelhos como o Moto G provaram que é possível oferecer uma performance melhor por um preço menor. Isso vale sobretudo para o display e para a câmera: a tela do M2 poderia ser melhor, resolução e representação de cores deixam a desejar. A câmera, por sua vez, não apresenta uma performance excepcional. O aparelho marca pontos, contudo, nos quesitos design, bateria e interface de usuário, com qualidade que se equipara à dos carros-chefe. Quem valoriza a capacidade da bateria e gosta de um smartphone elegante, tem no M2 uma ótima opção. Se, por outro lado, você fizer questão de uma tela de alta definição ou de uma câmera excelente, talvez seja melhor considerar a linha Z.

13 Comentários

Escreva um comentário:
  • Muito caro para o que oferece.

  • comprei um Razr HD
    q só esquentava (muito) e ninguém escutava oq eu falava...
    e foi bem caro!!! o Xperia aqua além de barato
    q funciona muito bem...

  • ainda prefiro o moto g, nos pontos mais importantes de um smartphone o xperia M2 falha, que é a tela e o android defasado, apesar de eu achar o android da sony muito lindo, ainda prefiro o android puro do meu moto g (é sem graca, mas os launchers como nova launcher deixaram ele com uma cara nova e muito mais estilosa que a xperia UI). A camera do xperia M2 é boa, mas ainda é INTERMEDIARIA, e a frontal é um lixo, memoria interna de 8GB pra mim nao cola, tem q ter no minimo 16GB, mas faltou dizer que o M2 tem 4G e DLNA, o DLNA eu achei interessante mas 4G pra mim é inutil na minha cidade, e o NFC tbm. O xperia M2 é muito lindo, mas colocaram um celular inferior em uma carcaça bonita e vendem mais caro q o moto g, q pra mim nao é feio, mas tem um design muito comum, q todo mundo conhece e tals (mas as capinhas coloridas ajudam). O M2 é um celular muito bacana, na minha opiniao o melhor intermediario atualmente depois do Moto G 16GB e do Moto G 2014 (se o moto g 16gb 2013 ja era superior ao M2, o moto g 2014 humilha ele, vamos ver se a sony lancar um xperia M3 pra ver se vai superar o moto g 2014, se colocar um snapdragon 600 ai eu valorizo hehe, pois o novo low-end da sony , o xperia E3 ja tem o snapdragon 400, NFC e 4G e custa 600 reais, pra mim esse humilha o moto E, por isso acho que a sony e motorola são as melhores atualmente)

  • Uma pena não ter Cyanogen para este aparelho. Senão, com certeza eu o preferiria no lugar de um Moto G. Estas personalizações do Android, para mim, desmerecem todas as outras qualidades de qualquer aparelho.

  • só eu que acho essa interface da sony feia? os espaços são mal utilizados, parece bagunçada.

  • Não vejo nada de muito ruim neste dispositivo, pelo contrário, é um ótimo dispositivo.... Assim como o moto g.... A Sony mandou bem.

  • Sou muito mais o Moto G.

  • Só que o Moto G tem cara de aparelho vagabundo. Esse Sony tem uma aparência premium e boas especificações , pela faixa de preço. Vale pagar um pouco mais pelo M2.

  • Ou M de mERDA rs

13 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi