O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 353 Compartilhados 358 Comentários

Review do Xperia M4 Aqua: um dos melhores smartphones do mercado em 2015!

Atualizado: Confira as melhores ofertas para o Xperia M4 Aqua

Com o Xperia M4 Aqua, a Sony parece querer competir com um excelente hardware no mercado de mid-ranges mundial. Contudo, no Brasil o aparelho foi tratado como high-end e chegou ao varejo nacional com características de design muito semelhantes as do Xperia Z3. O curioso é que quando olhamos para as especificações de hardware do Xperia M4 Aqua é impossível não reconhecer que este celular de gama média está a frente de muito topo de linha. Continue lendo este review e entenda o que isso significa.

Avaliação

Prós

  • Certificação de resistência à água e à poeira (IP65/IP68)
  • Câmera frontal
  • Processador com suporte para 64-bits

Contras

  • Alto número de bloatwares
  • Alto-falante mono

Sony Xperia M4 Aqua – Data de lançamento e preço

O Xperia M4 Aqua foi anunciado durante o MWC 2015 e o preço sugerido do dispositivo era de R$ 1.499,00 na época do seu lançamento. Contudo, nove meses depois do seu anúncio, já é possível encontrar o aparelho por valor menor. Ao final deste review, você encontra uma lista de onde comprar agora o Xperia M4 Aqua no país.

Sony Xperia M4 Aqua – Desenho & Qualidade de Construção

Confesso que o M4 Aqua nas mãos possui uma pegada melhor que a do Xperia Z2 e as mesmas linhas do atual carro-chefe da fabricante, o Xperia Z3+. Com pequenas diferenças, a Sony conseguiu trazer para a linha de dispositivos de gama média a mesma elegância da sua série premium. Com apenas 136 gramas e espessura de 7,3 mm, o M4 Aqua consegue juntar resistência a um design refinado.

sony xperia m4 aqua back
Olhando para o Xperia M4 Aqua, podemos confundir facilmente o aparelho com o Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

Nos cantos do aparelho, temos os mesmos amortecedores que a Sony clama não espalhar o impacto em caso de queda e que dificultariam, assim, a quebra da tela e do vidro traseiro. Nas laterais, continuamos com os botões característicos da Sony para o ligar o dispositivo e os de volume e gatilho da câmera. As proteções das entradas também foram polidas, como as da atual série Xperia Z3, com a diferença de agora a empresa decidiu por manter o slot micro USB sem proteção devido à dificuldade encontrada pelos usuários em carregar o aparelho ou transferir dados usando o cabo USB. De acordo com os engenheiros da Sony, este detalhe não influência no fato de que o aparelho é resistente à agua.

sony xperia m4 aqua sd
No M4 Aqua, o slot microUSB vem sem proteção para oferecer uma melhor experiência de uso. / © ANDROIDPIT
sony xperia m4 aqua volume
Os botões laterais levam a assinatura clássica da Sony. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal, apesar de termos as mesmas características de design dos alto-falantes do Xperia Z3, que usa duas colunas de som na parte da frente, o M4 Aqua possui apenas o speaker para ligação e o microfone, pois o alto-falante está localizado na parte inferior do celular.

sony xperia m4 aqua speaker
Diferente do Xperia Z3, a Sony adicionou um alto-falante na parte inferior do Xperia M4 Aqua. / © ANDROIDPIT

Ainda com relação ao desenho do M4 Aqua, vale dizer que a Sony manteve as características do Omni Balance, com uma placa de vidro na parte traseira e praticamente todas as características do projeto do Xperia Z3 podem ser notadas no novo aparelho. O dispositivo chegará ao mercado em 3 cores diferentes: preto, branco e vermelho-escuro.

Sony Xperia M4 Aqua – Tela

A tela do Xperia M4 Aqua é brilhante, apresenta ângulos estáveis e bom contraste. O painel é de 5 polegadas com uma resolução de 1280 x 720 pixels que, para um celular mid-range é mais que satisfatório. A Sony também oferece a possibilidade dos usuários usarem o dispositivo com luvas e, por causa disso, oferece um modo de tela sensível. Entretanto, ainda não há nada comparado com a experiência de uso da tela de toque do Xperia Z2, na qual é possível usar um lápis para entrar com conteúdo e realizar comandos, por exemplo.

sony xperia m4 aqua screen
A qualidade da tela do Xperia M4 Aqua leva a assinatura da Sony e oferece bons ângulos de visão e brilho na medida certa. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Características Especiais

Como muitos outros smartphones da Sony, o Xperia M4 Aqua é à prova d'água, aliás, essa é a referência que deu nome ao aparelho. As aberturas para os fones de ouvido e para a porta micro USB estão totalmente expostos, mas o resto está escondido atrás de "cortinas protetoras".

sony xperia m4 aqua corner
O slot para o cartão micro SD e a entrada para os fones de ouvido estão exposta, mesmo o dispositivo sendo à prova d'água. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Software

O Xperia M4 Aqua roda com Android 5.0 de fábrica em conjunto com a skin da Sony, a Xperia UI, que foi adaptada para a versão mais recente do sistema operacional da Google e que oferece o Material Design como diretriz visual. 

sony xperia m4 aqua settings
A barra de status, notificações e atalhos rápidos está otimizada para Android Lollipop! / © ANDROIDPIT

Um detalhe interessante sobre o software é que na área de personalização os usuários poderão mudar o esquema de cores de acordo com as preferências e personalizar a interface do usuário com as próprias ideias. Particularmente, as novidades da Xperia UI me agradaram muito, os ícones dos aplicativos estão maiores e mais fáceis de reconhecer a a integração de cores de acordo com os aplicativos usados em primeiro plano deixam a experiência do usuário muito mais agradável e tiram o peso daquela skin escura e pesada da fabricante japonesa.

sony xperia m4 aqua front
O Xperia M4 Aqua está rodando a versão mais recente do Android, o Lollipop. / © AndroidPIT

O que realmente chama a atenção no Xperia M4 Aqua é que este mid-range vem recheado de bloatwares. Todos os aplicativos e serviços exclusivos da Sony, como o "What's New" e o "Xperia Lounge" já vem embarcados e não é possível desinstalar os mesmos. Existem aplicativos, como o "PS Video" ou o "PlayStation" que são extremamente interessantes, especialmente para quem não quer ter que investir muito dinheiro em um smartphone para poder conectar o mesmo com o Play Station. Contudo, a política de bloatwares das grandes fabricantes acabam, por vezes, utilizando espaço na memória do aparelho e afetando a performance do dispositivo.

m4 aqua aplicativos bloatwares
O Xperia M4 Aqua oferece alguns serviços exclusivos da Sony, mas acaba forçando o usuário a ter os apps da empresa. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Performance

Graças a um processador Snapdragon 615, octa core, este dispositivo não apresentou qualquer problema de desempenho durante o tempo que passe com ele. A otimização do software na versão Android 5.0 Lollipop com o hardware entrega uma performance acima da média. Abrir e fechar aplicativos, acessar a gaveta de apps e lançar aplicativos foi bem fluido e é bem fácil notar o quão veloz o Snapdragon 615 pode ser.

O curioso aqui é que, ao contrário do Xperia Z3+ que mais parece uma frigideira depois de cinco minutos de uso, o processador do Xperia M4 Aqua se mostrou muito superior em gerenciar o calor e entrega uma experiência de uso com a câmera melhor qua do recém anunciado Z3+.

sony xperia m4 aqua
O Processador do Xperia M4 Aqua gerencia melhor o aquecimento do processador que o Xperia Z3+. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia M4 Aqua – Áudio

Uma das minhas críticas ao Xperia M4 Aqua está no fato de que o alto-falante mono está posicionado na parte de inferior da moldura e não na frente do dispositivo. A Motorola já comprovou ser possível colocar um smartphone de gama média no mercado com uma coluna de áudio estéreo na parte frontal do dispositivo e a Sony que traz essa característica nos seus smartphones topo de linha resolveu abrir mão da qualidade de áudio aqui.

Sony Xperia M4 Aqua – Câmera

No papel, o M4 Aqua parece ter uma boa câmera. O sensor principal é de 13 Megapixel e o da câmera frontal tem uma lente grande angular (88°) e uma resolução de 5,1MP. Se pensarmos que a Samsung acaba de anunciar o seu carro-chefe de 2015, o Galaxy S6 com uma câmera frontal de 5MP, é fácil identificar o público-alvo da Sony ao colocar um mid-range no mercado com um sensor frontal com tamanha resolução. Sim, estamos falando aqui dos amantes das selfies e chats de vídeo, pois o Xperia M4 Aqua se apresenta como uma ferramenta perfeita para tais fins.

sony xperia m4 aqua camera
A câmera do Xperia M4 Aqua recebe suporte de um flash de LED e oferece o mesmo número de modos que o Xperia Z3! / © ANDROIDPIT

Abaixo, você confere uma galeria de imagens que fiz com o dispositivo e, por incrível que pareça, ficaram melhores no PC que na tela do Xperia M4 Aqua:

Sony Xperia M4 Aqua – Bateria

Com 2.400 mAh, o Xperia M4 Aqua até pode passar a impressão de ser um dispositivo com uma autonomia pequena. Porém, está na média de mercado para um aparelho de 5 polegadas e uma tela com resolução de 720p. Para se ter uma ideia, com uso moderado consegui manter o aparelho por um dia e meio até a bateria chegar aos 15%.

Além disso, o novo mid-range da Sony traz os mesmos recursos de bateria que o atual carro-chefe da fabricante, o seja, o Modo STAMINA e o Modo Ultra STAMINA, o que acaba fazendo deste dispositivo um dos melhores em termos de autonomia de bateria entre os smartphones Android de gama média do mercado, perdendo apenas para o Mi 4i na minha opinião.

Sony Xperia M4 Aqua – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 146 x 73 x 7,3 mm
    • Peso:
    • 136 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2400 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1280 x 720 pixels (294 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5,1 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 5.0.2 - Lollipop
    • Interface:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 2 GB
    • Memória interna:
    • 8 GB
      16 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 615
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 1,5 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

O Xperia M4 Aqua é ideal para aqueles que procuram um smartphone com preço um pouco mais acessível sem o hipe do hardware poderoso dos celulares high-end. Visualmente, ele lembra bastante o Xperia Z3, o que garante ao M4 Aqua um certo requinte. Depois deste teste posso dizer que a Sony Brasil trouxe este celular para os usuários brasileiros a um preço acessível quando olhamos para as especificações técnicas do mesmo.

E aí, o que você achou do Sony Xperia M4 Aqua? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Sony Xperia M4 Aqua – Onde comprar

Algumas lojas online comercializam o Xperia M4 Aqua no Brasil, com preços relativamente menores do que o oficial. Confira abaixo onde comprar o novo dispositivo da Sony com desconto:

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcos Rocha 2/mar/2015

    Parabéns Sony

  • Micarla Leone 13/ago/2015

    Tenho um Xperia M4 Aqua à 1 mês, fico conectada o dia inteiro, assisto filmes nele, baixo trabalhos em PDF, baixo jogos pesados, tiro várias selfies... E até hoje nunca apresentou nem um problema, nunca esquentou, nunca travou, a bateria é perfeita chega a durar até 2 dias Roda tudo perfeito.
    Tô satisfeitissima com meu Xperia M4 aqua.
    OBS: ELE TEM 16 GIGAS, SENDO QUE 11 LIVRES.

  • 29
    Elerson 3/mar/2015

    "Moto Gold"

    é depois dessa acho que vou sair da internet por hoje.

  • Claudio O. 2/mar/2015

    Cara muitos usuários da Motorola gostam dos Motos pelos preços acessíveis...
    (Melhor custo benefício)

  • João 2/mar/2015

    Não gostei, deveria ter 16gb de memória, 8gb não dá pra nada! Instala dois jogos grandes e se foi a memória interna,fora o restante dos aplicativos.

358 Comentários

Escreva um comentário:
  • Uma porcaria fica perdendo a conexão com o WiFi direito tenho que troca a Plá de rede

  • O Z3 Compact é bem melhor.

  • Tenho o M4 há 1 ano e nunca tive problemas com travamento como eu tinha com o aparelho da Samsung. Uso o aparelho o dia inteiro abrindo vídeos, emails, ouvindo músicas, vídeo chamadas sem problema algum. A câmera de selfie tbem é ótima, mas a traseira deixa a desejar qto às cores qdocomparado ao moto g 2, por outro lado o M4 tira fotos noturnas bem melhores.
    Já usei o aparelho imerso em piscina e cachoeira sem tem problema, então adoro meu aparelho.

  • Esse experiência M4 é meio tosco perto do Z3 que oferece um desempenho melhor com uma preço mais acessível por esse preço se compra um z3 e ainda sai com uma grana no bolso.

  • ele é a prova d'agua mas se mergulhar na mesma ele estraga os conectores usb e de fone que estão desprotegidos? tem coisa errada na matéria ou na sony em...

  • Comprei o M4 Aqua em setembro passado. Um ótimo equipamento. Estou me deparando com um probleminha. Já tentei de tudo (troca de chip, hard reset e por último atualização em modo reparo). O que acontece é que via de regra ele reconhece rede 4G mas não consegue registar. Se entro numa região 4G, aparece o 4G, não trafega e nem atende ligação, caiu o sinal e conecta no 3G. Precisei desabilitar o 4G para não ficar caindo a toda hora. Alguém já passou por isto?

  • Ele esquenta muito?
    a bateria e boa?
    a camera é boa?
    a parte de tras é plastico ou vidro?

    • esquentara muito amigo se usa ele po muito tempo sem parar, a traseira é de plastico parece muito vidro mas basta da uma batidinha com a unha que vera é de plastico,tenho um e nao me arrependo de compra-lo ,bateria,camera tudo bom,claro a bateria nao dura nem ferrando os 2 dias prometido, pra dura so dexando ocell parado como peso de papel

    • é de plastico amigo tenho um,bateria nao dura 2 dias mas ja consegui dura 1 dia e meio co mele qse parado mas consegui,ele esquenta sim quando ta usando eele pra vale, po exemplo q nem eu jogando MKX po um tempo

  • Pra quem já possui o M4 aqua, ele tem realmente a tapa traseira em vidro, pois vi em alguns reviews que era plástica, mas o dispositivo era dual sim. A questão, existem duas variantes do M4 aqua (dual e single sim) e ele possui tampa traseira de vidro?

    • Acabou de chegar o meu é no Brasil só veio a versão dual chip e a traseira é de plástico mesmo mais imita perfeitamente o vidro então é um super ponto positivo por não ter o problema de quebrar com facilidade

    • amigo nao existe m4 aqua com traseira de vidro possuo um e tanto modelo dual ou single chip sera com traseira de plastico!! sim a traseira é de plastico

    • A tampa traseira é de plastico, mas parece vidro. E ele tem aparelhos com 8 e 16 Gb. O meu é de 16Gb

  • Comprei meu Sony M4 à 6 dias. O aparelho é ótimo câmera desempenho. Porém estou totalmente insatisfeita com q bateria não dura jamais 2 dias. Sem no modo stamina ele estava durando umas 16h com o modo stamina ele está quase atingindo as 24H. Ele esquenta. Decepcionante

    • em pleno 2016 , e quando foi lançado o m4 em 2015 nao botei fe que podia dura 2 dias,acreditei mais que ele é a prova d agua isso sim, consome mt ne se parar pra analisa um smart hoje em dia,teria q ter a senhora bateria ahahhahahhah o meu ja consegui sem carrega 1 dia e meio mas sem joga praticamente e fica so navegando coisa bem basica e dexando ele queto.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi