O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
283 Compartilhado 45 Comentários

Review preliminar do Xperia Z5 Compact: este é definitivamente um upgrade!

No dicionário, a definição de compacto é "de pequeno tamanho, reduzido, simplificado", destes três sinônimos, apenas um deles descreveria perfeitamente o Xperia Z5 Compact. As diferenças entre este smartphone e o Xperia Z5 são pequenas e otimizadas para o tamanho do aparelho. Hoje a lançou o Sony o Xperia Z5, o Xperia Z5 Premium e o Xperia Z5 Compact. Tivemos a chance de testar os smartphones e, neste review preliminar do Xperia Z5 Compact, você confere as principais características e funções do smartphone compacto da Sony para 2015.

Sony Xperia Z5 Compact – Data de lançamento e preço

A Sony anunciou hoje, dia 2 de setembro, o Sony Xperia Z5 Compact, durante os dias que antecipam o início da IFA 2015 - a feira de tecnologia de Berlim. De acordo com a fabricante, o celular de 4,7 polegadas chega ao mercado ainda em setembro, mas em regiões específicas, a partir de 549 euros, aproximadamente R$2.244,50 (sem impostos). No Brasil, a fabricante afirma que não possui informações referentes à data de lançamento ou ao preço do Xperia Z5 Compact.

Sony Xperia Z5 Compact – Desenho & Qualidade de Construção

Se o hardware do Xperia Z5 Compact é muito semelhante ao do novo carro-chefe da Sony, o mesmo não podemos dizer do design. Assim como vimos o no passado, a linha Compact não usa a mesma moldura metálica da flagship, mas uma carcaça de plástico. Sinceramente, a primeira lembrança que me vem à cabeça quando olho para o Xperia Z5 Compact é uma forma de gelo. Em relação ao Xperia Z3 Compact, tivemos um pequeno acréscimo nas dimensões e peso: são 127,3 x 64,9 x 8,64 mm do seu antecessor para 127 x 65 x 9 mm, bem como 129g para 139g, respectivamente.

sony xperia z5 compact vs sony xperia z3 compact side 1
Xperia Z3 Compact (em cima) em comparação do Xperia Z5 Compact (embaixo). / © ANDROIDPIT

Em relação ao Xperia Z3 Compact tivemos apenas algumas mudanças em relação à posição de alguns recursos de hardware, por exemplo, como a troca de posicionamento da câmera frontal e do sensor de aproximação, bem como a localização dos alto-falantes na parte frontal. Já na lateral direita temos o botão do Xperia Z5 Compact funcionando como leitor de impressões digitais que, para desbloquear o aparelho com a tela desligada precisa ser pressionado, como vimos no Galaxy S6 e no iPhone 6. Para permitir o uso do sensor biométrico, o botão de volume foi posicionado mais próximo do gatilho da câmera.

sony xperia z5 compact side
Sensor biométrico do Xperia Z5 Compact fica do lado direito da moldura. / © ANDROIDPIT
sony xperia z5 compact side sim sd
O dispositivo é resistente à água e possui proteções nos slots para microSD e microSIM. / © ANDROIDPIT

A parte traseira é de vidro, assim como no Xperia Z3 Compact, mas câmera foi movida para a extrema esquerda, e o flash de LED está posicionado ao lado da lente. Por fim, a diagonal da tela de 4,6 polegadas é o que diferencia o Xperia Z5 Compact dos demais smartphones da nova série. Para quem ainda quer ter a chance de colocar o celular no bolso e poder usar o mesmo com apenas uma mão, o novo compacto da Sony pode ser uma ótima pedida.

Sony Xperia Z5 Compact – Tela

A tela do Xperia Z5 Compact possui uma resolução de mid-range, são 720p e, assim como o design, a quantidade de memória RAM e a capacidade da bateria, é uma das diferenças para o carro-chefe da série. Mesmo em HD a qualidade da tela da Sony é inegável, talvez o brilho em excesso possa incomodar os usuários que não utilizam a configuração manual, porém a saturação das cores é equilibrada, a tela é super nítida e o fato de usar a tecnologia LCD IPS oferece vantagens em ambientes externos. Além disso, a variante menor possui 320 ppi, o que é mais que suficiente para uma ótima qualidade de imagem, e é basicamente a mesma densidade que temos hoje no iPhone 6 (326ppi).

sony xperia z5 compact front display
A tela do Xperia Z5 Compact possui resolução HD. / © ANDROIDPIT

Os ângulos de visão do Xperia Z5 Compact são bons e, mesmo com uma resolução de tela menor que a do atual carro-chefe da empresa, também é possível de identificar o que existe na tela quando a mesma está em um ângulo de 30º. Outra mudança na qualidade do display da linha Xperia Z5 foi o aprimoramento do reconhecimento do toque, que agora é mais sensível e reconhece quando o usuário toca na tela mesmo parcialmente molhada. No passado, seria preciso secar o display para que o toque fosse reconhecido.

Sony Xperia Z5 Compact – Características Especiais

Neste ano, a Sony passou a oferecer a possibilidade de desbloqueio da tela dos seus novos smartphones usando um leitor de impressões digitais. O novo recurso também servirá para uso do Android Pay, e o objetivo aqui é oferecer mais segurança ao processo no futuro. Ao posicionar o sensor biométrico na lateral do dispositivo, os engenheiros da Sony acreditam trazer uma característica única à linha Xperia Z5, pois afirmam que o sensor está posicionado em um local de acesso natural do usuário, que quando tira o smartphone do bolso, por exemplo, coloca o dedo sobre o leitor de forma automática.

sony xperia z5 compact fingerprint scanner
O leitor de impressões digitais do Xperia Z5 Compact substitui o botão para ligar o aparelho. / © ANDROIDPIT

Como usuária do Xperia Z2 e posso dizer que isso realmente acontece, mas creio que usuários de smartphones da HTC ou da LG podem não ter a mesma opinião. Outra característica que pode chamar a atenção é a espessura do sensor, que como vemos na imagem acima parece ser bastante pequena. Em relação a isso, a Sony afirma que o reconhecimento da impressão digital é rápido, pois o sensor capacitivo possui uma resolução de 500 ppi, o que o torna muito preciso. Ao testar o serviço, posso dizer que a reposta é semelhante aquela que tive usando o leitor dos Galaxy S6 e iPhone 6.

Sony Xperia Z5 Compact – Software

Como quase tudo, o Xperia Z5 Compact possui a mesma interface do usuário do Xperia Z5. O aparelho sai de fábrica com a versão Android 5.1.1 Lollipop integrada à skin Xperia UI. A Sony traz muitos aplicativos próprios embarcados e o destaque aqui vai para o serviço de rádio nativo, possível devido ao fato da Sony trazer um antena de rádio embarcada no Xperia Z5 Compact.

O desempenho do SO é bom, fluido e não apresenta lags. Contudo, problemas na resposta de toque dos botões de navegação e da barra de status comprometeram minha experiência com o dispositivo, basta ver no vídeo hands-on acima.

sony xperia z5 compact front display lollipop
O Xperia Z5 Compact sai de fábrica rodando com Android 5.1.1. / © ANDROIDPIT

O fato da Sony ter otimizado o sistema operacional para evitar o superaquecimento do hardware teve seu ponto positivo no lançamento do seu novo compacto. Se você não lembra, este dispositivo usa a mesma CPU do Xperia Z3+, Snapdragon 810, que causou muito descontentamento por fechar aplicativos como o da câmera da aparelho após 20 segundos de uso. Aparentemente, este update corrigiu tais problemas. Levando em consideração o tempo que tive para usar a câmera do Z5 Compact, posso dizer que a questão do aquecimento do hardware não interfere no uso do mesmo.

Sony Xperia Z5 Compact – Performance

Como dito acima, o hardware do Xperia Z5 Compact possui poucas diferenças em relação ao da flagship da série. O aparelho foi construído com o processador Snapdragon 810 (MSM8994), da Qualcomm, com frequências 1,5GHz (clock reduzido) e 2GHz (frequência de operação), de 64 bits e GPU Adreno 430. A diferença entre a variante menor para o modelo original está na memória RAM que é de 2GB, ou seja, temos aqui 1GB a menos que no Xperia Z5. Até o momento, o aparelho possui apenas uma variante de armazenamento interno, que será de 32GB, e oferece suporte para microSD até 128GB.

Em relação ao desempenho do Xperia Z5 Compact, não notei nada que realmente chamasse a minha atenção, com exceção de que você pode usar agora todos os modos da câmera sem sofrer com o fechamento forçado do aplicativo devido ao superaquecimento.

sony xperia z5 compact front display settings
O Xperia Z5 Compact é embalado pelo processador Snapdragon 810 e possui 2GB de RAM. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z5 Compact – Áudio

A Sony diz ter otimizado a qualidade de áudio da linha Xperia Z e que este foi um dos pedidos dos usuários na última pesquisa realizada pela fabricante. Assim, o áudio dos alto-falantes frontais estão mais altos de acordo com a fabricante, mais claros e a qualidade em áudio MP3 usa a tecnologia DSEE HX que oferece alta resolução de som. Entretanto, não pude me certificar de como este recurso aprimora a qualidade do áudio dos speakers do Xperia Z5 Compact, para tanto, reservo esta crítica ao review completo do aparelho.

Sony Xperia Z5 Compact – Câmera

Em relação à câmera do Xperia Z5 Compact, tudo o que foi dito sobre o sensor do Xperia Z5 e do Xperia Z5 Premium estão valendo aqui. O dispositivo também usa o sensor Exmor RS de 23MP e oferece um autofoco de 0,03 segundos. Devido a localização do sensor, a câmera do Xperia Z5 já não sofre com tanta instabilidade. Além disso, o "Estabilizador de imagem híbrido", que é metade digital e metade ótico, une o software e o hardware para otimizar o resultado final de fotos e vídeos. No lançamento da linha Xperia Z5, tive a chance de ver uma demonstração do recurso e me pareceu muito funcional.

sony xperia z5 vs sony xperia z5 compact camera
Enquanto o Xperia Z5 Compact (em cima) possui o Flash na lateral do sensor, o Xperia Z5 (embaixo) tem o flash abaixo da lente. / © ANDROIDPIT

Outra função da câmera que merece destaque é o autofoco continuo, que automaticamente modifica o foco na imagem de acordo com a proximidade do objeto da lente. Se você pegar alguns dos principais smartphones do mercado mobile hoje, muitos já oferecem este recurso de software, porém, quando comparamos os resultados, é preciso dizer que a Sony é a empresa que entrega o melhor resultado. Desta forma, o sensor da câmera reconhece o objeto em movimento e faz o reajuste do foco na imagem mais próxima de forma muito rápida, assim, a câmera não fica mais no impasse de qual objeto precisa estar em foco e aqueles segundos de imagem desfocada não existem.

Por último, o fechamento repentino da câmera devido ao aquecimento do hardware não aconteceu durante meu teste com o dispositivo.

Sony Xperia Z5 Compact – Bateria

De acordo com a fabricante, a série Xperia Z5 possui uma autonomia de energia de até 2 dias e 1 hora de uso sem a necessidade de carregamento. Em relação ao Xperia Z3 Compact, entretanto, tivemos um aumento da capacidade da bateria, ou seja, agora temos 2.700 mAh em vez de 2.600 do modelo predecessor. Outro destaque da Sony são os modos de economia de bateria, como o Stamina e o Ultra Stamina.

Sony Xperia Z5 Compact – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • Sony
    • Dimensões:
    • 127 x 65 x 9 mm
    • Peso:
    • 139 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2700 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 4,6 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1280 x 720 pixels (319 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5,1 megapixels
    • Câmera traseira
    • 23 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 5.1.1 - Lollipop
    • Interface:
    • Xperia UI
    • RAM:
    • 2 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 810
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

A linha Compact da Sony é a única que faz jus ao nome compacto e jamais deverá ser comparada aos smartphones "mini" que temos hoje no mercado. A fabricante traz o mesmo processador e GPU, câmera e qualidade de áudio do modelo Premium para um dispositivo com tela menor e isso você não encontra entre as OEMs que utilizam a plataforma móvel da Google.

As minhas duas únicas críticas ao Xperia Z5 Compact são o design, visto que apesar das especificações técnicas serem condizentes às de um smartphone de gama-alta, o projeto visual deixa muito a desejar. Outro ponto que poderia ser revisto pela fabricante japonesa é a resolução da tela, que poderia muito bem ser FullHD. No momento em que a Sony entender que o design dos seus smartphones compactos é tão importante quanto o hardware que carregam, mesmo o carro-chefe da empresa iria sentir o peso deste forte concorrente. Por enquanto, o Xperia Z5 Compact é apenas a versão menor do carro-chefe da fabricante.

283 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Robert Patrick Medeiros 2/set/2015

    Bem, não gostei de 3 coisas, processador Grill- 810, preço no Brasil, e PQP que design feio da porra é este Sony? parece uma forma de gelo mesmo, prefiro meu Z3 compact

  • Lipe M. 2/set/2015

    Smartphone mais interessante pra mim até agora, no meio de um monte de telhas, finalmente um com um tamanho bom e potente, não gosto de smartphone muito grande, esse foi o que eu mais curti.

45 Comentários

Escreva um comentário:
  • Vale a pena trocar o Z3 compact por esse ?

  • Vim de um Z3 compact para o Z5 compact, o qual vou ser realmente sincero: o meu antecessor era um branco, este peguei um preto, o qual achei extremamente lindo, e sinceramente, que puta de bateria, sério mesmo, o z5 compact apesar de ser só 100mAh a + de bateria parece que ele aguenta realmente o dobro, chego no final do dia ainda com 65 a 70% de carga, o qual no z3 chegava já com uns 30% sendo que meu uso de celular e grande, o qual uso muito telefone, whatsapp, nada mais do que serviço. E também não achei nada assim de que as bordas deles sejam grandes comparado ao seu antecessor, até achei ele com uma pegada melhor do que o anterior, um único problema que venho tendo nele e o seu leitor biométrico, o qual minhas mãos suam muito então as vezes ele não reconhece, o qual ainda e um grande problema destes leitores biométricos, mas fora isto um otimo celular, camera frontal melhorou mais nada assim gritante que possa lhe fazer mudar de celular, única diferença e o seu auto foco da camera que realmente e muito útil, as fotos ja não saem tão tremidas igual o seu anterior. Fora isto eu recomendo! O meu importei, então para quem interessar na familia Z pode ir no Z3 ou Z5 tranquilos

  • Pela memória interna, vale a pena, agora deveria vir com 3 GB de Ram.

  • In these review there is no comment of the slow time (about 3 seconds) to open camera :(

  • Eu to querendo comprar o Z3 Compact...mas n tenho certeza .-. vale a pena pegar o Z3, com o Z5 chegando e etc..em relação ao preço tmb o Z3 já ta bem barato .-. já o Z5 vai chegar custando os olhos da cara :p

  • "para usuários da LG ou da HTC, pode ser que esse comportamento não seja natural, mas forçado."
    Na verdade, não, Camila. É algo totalmente natural e, talvez, até inevitável posicionar o polegar nessa região do aparelho, ao pegá-lo ou segurá-lo, e me refiro a todos os smartphones.

    Sem mais, o Z5 Compact era um dos aparelhos da qual estava aguardando.
    Porém, passo, pelos seguintes motivos:
    - Snapdragon 810;
    - Design (o aparelho parece mais espesso, e suas laterais são horrendas comparadas ao Z3 Compact. As molduras e bordas da tela parecem bem maiores em relação ao modelo antecessor, e essa era uma das características que me chamava a atenção).

    • Concordo contigo. Literalmente cag**** no design do aparelho. Enquanto o Z3C possui bordas pequenas, o Z5C além de possuir bordas enormes, ainda por cima são desproporcionais se comparadas.

  • Pecou no design Sony, a parte frontal está bem desproporcional (a parte superior é maior que a inferior), e esse plástico não ficou bom.

  • Alguém pode me responder se esse problema da câmera fechar sozinha por causa do aquecimento também acontece no Z3 Compact?

    • No meu nunca aconteceu, mas também nunca cheguei filmar mais que 1 minuto.
      Vou fazer um teste e retorno aqui.

      • Obrigada Alixandre, agradeço. Estou com mais uma dúvida, pesquisei muito sobre ele e vi várias reclamações sobre quão frágil é o aparelho, que trinca fácil etc. Você teve esse problema? Tirando isso o dispositivo parece ideal pra mim. Obrigada novamente.

      • Fiz um video 4k de 2 minutos e foi de boa mas com uma leve sensação de que o aparelho esquentou, isso já avisado ao iniciar a gravação. E sobre a crítica ela pode sim ter fundamento em vista que o aparelho possui vidro atrás e na frente, este vidro não é um gorilla glass, e reflete muito. No meu uso, eu considero 2 defeitos como grave, um deles é justamente esse tipo de vidro usado na construção que causa esse reflexo e 2 a camera frontal, uma negação, principalmente a noite. Pelo seu tamanho ele tem boa empunhadura, ótima sensação ao tato, pois vc não esta com um gadget de plastico, mesmo aparentando ser frágil. Ele é rápido e atende em tudo no que uso.

      • Muito obrigada pela ajuda!

      • Conheço algumas pessoas que utilizam celulares da linha z, e sempre tive certo receio sobre smarts de vidro, gostaria de saber se mesmo não sendo gorilla glass, eles arranham fácil, ou quebram com mais facilidade em casos de queda, ou se uma capinha de silicone e uma película de vidro resolvem. Obrigado desde já.

      • Então, eu tenho o meu a 5 meses ou mais, já na caixa contém peliculas para frente e a parte de trás. Eu já havia comprado a de vidro pra ele antes mesmo de comprar ele, então quando chegou já instalei, a de trás de vidro não encontrei no mercado, então coloquei a que veio na caixa e esta de boa junto com uma capinha de TPU transparente. Ou seja, em nenhum celular eu usei o display diretamente, sempre com películas. Agora sobre quebrar, pegando no aparelho em lojas vc sentirá a fragilidade dele. O meu só sai da TPU pra carregar rsrsrsrs

      • entendo, obrigado pelo esclarecimento ;)

  • Quando estiver na faixa de R$ 1.500, o que vai demorar e muito já teremos algo melhor. Pois um Cel que filma em 4K com tela HD não condiz. O Z3compact ainda atende a maioria dos humanos normais que conheço. Ele deveria ter 3gram e tela Full HD para se consagrar, mas não foi dessa vez.

  • Não gostei ficou parecendo celular grosso e é poderiam ter feito algo mais fino e bordas mais bonitas o design pecou

  • Achei feio! Não sei se em outras cores melhore, mas parece que tá "gordo" o aparelho. Sei lá!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi