X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Spotify para Android

Pedro Ribeiro
1

Estivemos à espera deste serviço e respetivo app durante imenso tempo e finalmente está disponível: Spotify, o gigante da música por streaming sedeado na Suécia, pode ser usado na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Ilhas Faroe, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suiça. Com o desaparecimento de outros serviços de streaming como o Rdio e o Simfy, o Spotify é certamente o serviço ideal para os amantes de música em todo o mundo, bem, pelo menos em certos países europeus e nos Estados Unidos da América, por enquanto.

Informaremos os nossos leitores assim que o Spotify seja lançado num país de língua oficial portuguesa.

Trantando-se de um serviço de stream, ter um app para dispositivos móveis é uma obrigação. Como é que avaliamos o Spotify para Android? Será que o app para Android é realmente bom? Fique a saber a nossa avaliação no teste de hoje.

2 ★★☆☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
0.4.12.180 0.7.4.610.gd7332b3

Funções & Utilização

NOTA: É necessário ter-se uma conta no Facebook para usar o app.

A AndroidPIT testou um número de serviços de streaming de música, e o Spotify é um serviço bastante semelhante ao que você já possa estar habituado. O Spotify permite-nos salvar música, criando playlists com as nossas canções, álbuns ou artistas preferidos, mas também integrar os ficheiros de música armazenados localmente. É bastante famoso e usado nos países em que está disponível, pois conta com uma vasta seleção musical e é muito fácil de se usar, pelo menos na sua brilhante versão para computadores.

Tudo isso funciona em harmonia na versão para computadores, mas, achamos fraco o app para Android. É rápido de se baixar, fácil de se instalar, e tendo isso feito é necessário fazer login através da nossa conta do Facebook e então poderá começar a usar o Spotify. O uso do Spotify é bastante simples. Podemos pesquisar por canção, álbum ou artista e basta clicar/tocar na música e imediatamente começa a ser reproduzida. Pode criar playlists, basta adicionar música à mesma, que a pode ouvir em modo offline, pelo menos durante 30 dias. Se quiser continuar com esse serviço após esse prazo, terá de adquirir a versão premium. Não se deixe surpreender, apesar de ter serviços gratuitos, a Spotify é uma empresa e não uma instituição de caridade.

Vamos listar as características boas do app:
Em primeiro lugar, o Spotify é dos poucos serviços de streaming que permite aos usuários a integração dos ficheiros de música gravados localmente.
...E essa é mesmo a única vantagem que o Spotify traz para a plataforma móvel. Tirando isso, o Spotify é muito semelhante a todos os outros serviços de streaming de música.

O que não gostamos no Spotify para Android:
Não é possível recomeçar a canção depois de fazermos pause dela. Também não é possível editar uma playlist. Pior ainda, não é possível utilizar a função de rádio que tanto gostamos na versão para computadores. A qualidade do streaming está limitada a 160 kbs, o que é péssimo.
E isto é apenas a ponta do iceberg, se desejar salvar mais de 30 canções, elas não serão organizadas por álbum, artista ou género musical. Ordenar música e ter filtros de procura é importantíssimo para qualquer serviço de streaming.
Por último, não é possível baixar álbuns inteiros, apenas playlists.

Utilizadores que estejam habituados à versão para computador de certeza que ficarão chocados com tudo isto, porque como acima mencionado, o programa/app para computador está muitíssimo bem concebido. O app é aceitável para usuários que façam sincronizações regulares com o computador. Mas para quem gosta de fazer tudo a partir do seu smartphone ou tablet, este app não é para si.

Conclusão:
Estamos desapontados com o app do Spotify para Android. Isto porque achamos que a versão para computador é, neste momento, o melhor serviço de música existente no mercado, mas o app está muito aquém disso. Para piorar a situação, o app tem uma mensalidade de € 9.99.

Atualização:

A Spotify prometeu atualizar a sua app para Android o mais rapidamente possível.

Tela & Controles

O Spotify para Android é fácil de se usar e intuitivo. Os gráficos fazem muito lembrar o estilo do iPhone. A velocidade da tela não é a ideal – reparámos principalmente na velocidade da janela de pop-up que exibe os álbuns e os títulos das canções.

Não é possível deslizar entre janelas abertas, o que é vergonhoso.

Velocidade & Estabilidade

O Spotify para Android, tem bugs, crashou algumas vezes e a velocidade do app é má.

Relação Preço/Desempenho

O Spotify para computador é excelente. Infelizmente não podemos dizer o mesmo desta versão móvel. É um serviço caro para a qualidade do app – € 9.99.
Spotify pode ser usado gratuitamente por um período de 30 dias.

Screenshots

Spotify para Android Spotify para Android

Apps semelhantes

Desenvolvedor

Spotify Ltd.

Author
1

S3 nāo receberá Android Kit Kat e lista de dispositivos que receberão