Escrito por:

Super AMOLED vs. Retina vs. OLED vs. LCD: Qual é a diferença?

Escrito por: Quentin Ducreux L. — há 9 meses

Falamos o tempo inteiro de telas IPS, de displays Retina dos aparelhos da Apple, SuperAMOLED da Samsung, etc. A seguir, mostramos o que há por trás desses termos e tecnologias, com o foco na experiência do usuário.

g3 vs note3
Entenda aqui a diferença entre as tecnologias de tela. / © ANDROIDPIT

Nota: todas as fotos e quadros deste artigo são meramente ilustrativos. Nossa intenção foi oferecer uma comparação entre as diferentes tecnologias, mas , claro, por vezes o resultado que mostramos não reproduz 100% a experiência da tela ao vivo.

A tela é algo fundamental. A sua resolução sempre foi um fator decisivo na hora de adquirir um smartphone, e agora, a tecnologia da tela também tem o seu papel. Veja abaixo as principais delas suas diferenças.

LCD

Os displays LCD se dividem em duas categorias: TFT e IPS. A segunda tecnologia é uma evolução da primeira, e é mais comum nos smartphones de gama alta atuais. TFT LCD significa “Thin Film Transistor Liquid Crystal Display”(tela de cristal líquido e transistor de filme fino). Sua principal vantagem é que o custo de produção dessas telas é realmente baixo. Sua desvantagem é que consome muita energia e, portanto, a duração da bateria se reduz significativamente em telas maiores.

IPS, por sua vez, significa “In-Place Switching”, e é uma otimização da TFT. Para resumir, seu nome tem a ver com a forma em que os cristais são eletricamente estimulados. Com efeito, os ângulos de visão são mais largos (diferenciamos o conteúdo da tela mesmo se não a observamos diretamente) e, em especial, o consumo de energia se reduz.

Para identificar se um smartphone tem uma tela IPS ou TFT, basta ver as suas especificações. Se indicar apenas LCD, trata-se de um display TFT. A otimização IPS vem sempre indicada expressamente.

samsung galaxy tab 105 front back
A Samsung apresentou recentemente a sua linha Galaxy Tab S, equipada com telas Super AMOLED com resolução WQXGA. / © Samsung

Retina

O conceito da famosa tela Retina foi desenvolvido pela IBM em 1998, apesar de não a associarmos a esta marca. O termo não se baseia em nenhuma característica em particular, apenas a uma resolução muito alta, além daquilo que o olho humano é capaz de distinguir a uma certa distância. Relacionamos esse tipo de tela aos produtos da Apple, sendo mais um conceito criado com um fim publicitário. Na realidade, trata-se de telas com a tecnologia IPS acima mencionada.

apple iphone 5s screen retina detail
A tela de um iPhone 5S em detalhe. Apesar de a densidade ser menor que muitas outras telas de smartphones, a qualidade da tela é muito boa. / © ANDROIDPIT
lg g3 screen detail 4k qhd
O LG G3, um dos primeiros smartphones com uma tela 2K (2.560 x 1.440). / © ANDROIDPIT
oneplus one screen fullhd detail
A resolução FullHD (1.940 x 1.080 pixels) numa tela de 5 a 6 polegadas é o padrão atual, que será substituído pelo QuadHD no ano que vem. / © ANDROIDPIT

AMOLED e Super AMOLED

A tecnologia AMOLED deriva da OLED, que por sua vez é uma evolução da TFT. As telas OLED são bem raras hoje em dia, pois pressupõem um alto consumo de energia. Por isso, nos concentramos aqui nas telas AMOLED e Super AMOLED.

O princípio da AMOLED é a associação de uma matriz ativa num painel OLED. A matriz ativa é, em realidade, uma forma de enviar informação elétrica a mostrar cada pixel de maneira independente. Além disso, os cristais líquidos são substituídos por diodos que produzem luz por si mesmo (ao contrário da tela LCD, que se acende por retroiluminação).

Em comparação com as telas LCD, as AMOLED têm várias vantagens, sobretudo com relação à falta de luz de fundo, economizando-se uma capa. Também se economiza bateria, especialmente em fundos pretos, uma vez que os pixels estão apagados e não são alimentados.

super amoled ips g g3 galaxy s5 screen
Podemos apreciar a diferença de contraste entre LCD IPS (do LG G3 à esquerda) e AMOLED (do Galaxy S5 à direita). Em ambas as imagens o brilho está no máximo. / © ANDROIDPIT

Diferença entre AMOLED e Super AMOLED

Super AMOLED é uma denominação comercial criada pela Samsung e inclui sua marca AMOLED. Ambas as telas se encontram presentes na série Galaxy, a família mais famosa da Samsung. A Super AMOLED é obviamente uma evolução da AMOLED, que integra a parte tátil do próprio painel, mas alcança níveis mais altos de nitidez. É melhor que as telas AMOLED no que concerne à luminosidade e ao consumo de energia.

AMOLED, a melhor para a bateria?

Sim. Como dissemos acima, num smartphone, a ausência da capa de iluminação evita um maior consumo de energia, especialmente se tivermos fundos pretos. Assim, a maioria dos pixels estão apagados e não consomem energia. Isso não vai mudar drasticamente a autonomia, mas ajuda bem.

s5 negro
A Samsung costuma selecionar fundos escuros para o seu menu de configurações. / © ANDROIDPIT

Selecionar um tema com fundo preto para economizar a bateria tem muito sentido se a tela do seu smartphone for AMOLED.

IPS, AMOLED, Retina: qual é a melhor?

Como vimos, o termo Retina não tem a ver com um tipo específico de tecnologia. As telas do iPhone são fabricadas atualmente pela LG e são displays IPS. Como curiosidade, a Samsung também já fabricou telas para a Apple, especialmente para o iPad. Entre AMOLED e LCD IPS, a questão é de pontos fortes e fracos.

As especificações técnicas são muito importantes quando se comparam duas telas de smartphones: uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels oferece mais nitidez do que uma resolução de 1.280 x 720. O que é mais difícil de comparar objetivamente é a qualidade de visualização da cor, o contraste, o brilho, etc. Não caia na armadilha da comercialização excessiva. É melhor analisar, perguntar a outros usuários no nosso fórum e na nossa seção de comentários.

screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 1
screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 2
screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 3
Os ângulos de visão do Galaxy S5 (Super AMOLED, direita) são mais abertos do que os do LG G3 (IPS, esquerda)./ © ANDROIDPIT

Entre AMOLED e LCD, a diferença é entre uma tela suave (LCD) e uma bem brilhante, saturada e chamativa (AMOLED). A minha preferência é pela AMOLED, mas quase sempre dependerá do restante do equipamento do smartphone ou tablet em questão.

Qual você prefere: AMOLED ou LCD?

Quentin é Editor Sênior para o AndroidPIT França. Desde seu primeiro console de videogames, um Nintendo NES, tem sido um entusiasta da tecnologia. Agora que trabalha no AndroidPIT, tem acesso a muitos dispositivos para testes, sempre está em busca dos melhores aplicativos, mods e dos últimos segredos sobre a próxima atualização do Android.

70 Comentários

Escreva um comentário:
  • Ricardo Rocha Charro Há 3 horas Link para o comentário

    Meus caros, já verifiquei que vocês não entendem mesmo absolutamente nada de tablets e de smartphones.

    Smartphones e tablets da Samsung? Uma bosta!

    Iphones e Ipads da Apple? Uma bosta!

    Eu pessoalmente prefiro smartphones e tablets da marca Sony. São, de longe, os melhores do mundo.

    A Sony nunca brincou em serviço.

    São os únicos a nível mundial com ecrãs IPS com a qualidade gráfica FULL HD de 4K. Ou seja, smartphones e tablets com resoluções bem acima dos 4.000 pixeis.

    Também com a melhor qualidade de som a nível mundal devido à parceria com a própria Dolby. A qualidade de som Dolby Surround 3D.

    E também são os únicos à prova de água e à prova de poeira. O que é extremamente excelente para quem decide fazer férias e gosta de levar consigo o seu smartphone ou tablet sem sequer se preocupar com a sua segurança.

    0
  • Jean Betetto há 6 meses Link para o comentário

    Amoled é melhor estou corrigindo oque eu escrevi antes amoled é mais nitido mas n tem cores tao fortes

    0
  • Mateus Souza há 6 meses Link para o comentário

    AMOLED e Super AMOLED. Eu acho a IPS com cores muito suaves, e para mim isso é um ponto negativo. O Super AMOLED é claramente superior ao AMOLED, mas como eu não quero um aparelho da Samsung, vou pegar o AMOLED normal do Moto X+1.

    0
  • Jean Betetto há 6 meses Link para o comentário

    Eu já compare um moto g 2013 e um moto x 2013 moto x tem uma tela amoled de 1280 por 720 a tela do moto g é IPS LCD 1280 por 720 eu achei a do moto g mais bonita mas DPS comparei elas com a do novo moto g ainda assim achei a do moto g 2013 mais bonita das 3 então na minha opinião é uma comparaçao difícil eu acho que o fato do moto x ter 13 PPI a menos n ia influenciar

    0
  • BoarettoWill há 9 meses Link para o comentário

    Eu prefiro as telas fullHD com tecnologia Amoled gosto das cores bem fortes e contraste altos

    1
  • Leonardo Gabriel há 9 meses Link para o comentário

    Kernel Hells doctor com APP hells core, e vc pode emular telas amoled de boa 😹😹 pelo menos aqui eu consigo com meu N4

    0
  • gilberto muniz maia há 9 meses Link para o comentário

    a ips sao as mais usadas pelos fabricante e mais amadas,a propia samsung no s5 deu uma melhora na sua tela fazendo a super amoled ficar com as cores mais reais.

    0
  • Rafael de P. há 9 meses Link para o comentário

    As Amoleds são as mais amadas e mais odiadas hauhauhau eu prefiro Amoled, me acostumei com a do S3 e prefiro continuar com essa tecnologia caso devia mudar (pro Note 3), mas como citado na matéria, a Samsung tem uma certa vantagem em relação ao Moto X, já que usa a Super Amoled. Ficou faltando falar da Super Amoled Plus presente no SII.

    1
    • Mateus Souza há 6 meses Link para o comentário

      Só não sei o porquê de tirarem a Super AMOLED Plus e colocarem Super AMOLED normal. Tirar uma revolução. Ñintendo.

      0
  • Arnaldo C Neto há 9 meses Link para o comentário

    Super AMOLED é demais... tive um S2 e agora o S4... prefiro esta tecnologia por parecer cores mais vivas...

    0
  • Odilo Schmitt Neto há 9 meses Link para o comentário

    "IPS, por sua vez, significa “In-Place Switching”, e é uma otimização da TFT"

    Corrige ai Androidpit, é "In-Plane-Switching", não "Place" ...

    Eu prefiro as IPS, as AMOLED são mais fortes e vívidas, mas as IPS tem uma tonalidade mais fiel de cores, mostra como realmente são. Os fotografos profissionais mais exigêntes optam pelas telas IPS pela sua fidelidade de cor

    0
    • Mateus Souza há 6 meses Link para o comentário

      Não é "In-Plane-Switching", e sim "In-Plane Switching", sem esse traço entre o Plane e o Switching. Eu já prefiro AMOLED, pois para mim a alta saturação e o preto de verdade são todos pontos positivos. Super AMOLED é claramente melhor que AMOLED, mas vou pegar um AMOLED normal, pois não quero um aparelho da Samsung, devido a TouchWiz, e não é que trava, é que eu acho feia mesmo. Parece o Android 2.3 Gingerbread, de tão quadrado, mas há quem goste...

      0
  • DANILO ARAUJO há 9 meses Link para o comentário

    acho que a tela retina tem um resultado muito melhor,não sei o que a IBM fez,mas é muito boa.
    Eu tenho um Nexus 5,antes dele usava um IPhone 4,estes dias liguei o IPhone pra carregar e ainda me surpreendo com a definição da tela,é mais nítida que a do N5.

    0
  • Francisco Paulino há 9 meses Link para o comentário

    Eu prefiro o Amoled.

    0
Mostrar todos os comentários