Escrito por:

Entenda a tecnologia TFT da tela dos novos Moto X Play e Style em comparação com a AMOLED e Retina

Escrito por: Quentin Ducreux L. — há 3 semanas

Falamos o tempo inteiro de telas IPS, de displays Retina dos aparelhos da Apple, SuperAMOLED da Samsung, e agora da tecnologia TFT dos novos dispositivos Moto X Play e Moto X Style, da Motorola. A seguir, mostramos o que há por trás desses termos e tecnologias, com o foco na experiência do usuário.

NOTA: todas as fotos e quadros deste artigo são meramente ilustrativos. Nossa intenção foi oferecer uma comparação entre as diferentes tecnologias, mas , claro, por vezes o resultado que mostramos não reproduz 100% a experiência da tela ao vivo.

A tela é algo fundamental. A sua resolução sempre foi um fator decisivo na hora de adquirir um smartphone, e agora, a tecnologia da tela também tem o seu papel. Veja abaixo as principais delas suas diferenças.

LCD

Os displays LCD se dividem em duas categorias: TFT e IPS. A segunda tecnologia é uma evolução da primeira, e é mais comum nos smartphones de gama alta atuais. TFT LCD significa “Thin Film Transistor Liquid Crystal Display”(tela de cristal líquido e transistor de filme fino). Sua principal vantagem é que o custo de produção dessas telas é realmente baixo. Sua desvantagem é que consome muita energia e, portanto, a duração da bateria se reduz significativamente em telas maiores.

IPS, por sua vez, significa “In-Place Switching”, e é uma otimização da TFT. Para resumir, seu nome tem a ver com a forma em que os cristais são eletricamente estimulados. Com efeito, os ângulos de visão são mais largos (diferenciamos o conteúdo da tela mesmo se não a observamos diretamente) e, em especial, o consumo de energia se reduz.

Para identificar se um smartphone tem uma tela IPS ou TFT, basta ver as suas especificações. Se indicar apenas LCD, trata-se de um display TFT. A otimização IPS vem sempre indicada expressamente.

moto x style moto x play screen 2
As telas do Moto X Style e do Moto X Play são TFT. / © ANDROIDPIT

Retina

O conceito da famosa tela Retina foi desenvolvido pela IBM em 1998, apesar de não a associarmos a esta marca. O termo não se baseia em nenhuma característica em particular, apenas a uma resolução muito alta, além daquilo que o olho humano é capaz de distinguir a uma certa distância. Relacionamos esse tipo de tela aos produtos da Apple, sendo mais um conceito criado com um fim publicitário. Na realidade, trata-se de telas com a tecnologia IPS acima mencionada.

apple iphone 5s screen retina detail
A tela de um iPhone 5S em detalhe. Apesar de a densidade ser menor que muitas outras telas de smartphones, a qualidade da tela é muito boa. / © ANDROIDPIT
lg g3 screen detail 4k qhd
O LG G3, um dos primeiros smartphones com uma tela 2K (2.560 x 1.440). / © ANDROIDPIT
oneplus one screen fullhd detail
A resolução FullHD (1.940 x 1.080 pixels) numa tela de 5 a 6 polegadas é o padrão atual, que será substituído pelo QuadHD no ano que vem. / © ANDROIDPIT

AMOLED e Super AMOLED

A tecnologia AMOLED deriva da OLED, que por sua vez é uma evolução da TFT. As telas OLED são bem raras hoje em dia, pois pressupõem um alto consumo de energia. Por isso, nos concentramos aqui nas telas AMOLED e Super AMOLED.

O princípio da AMOLED é a associação de uma matriz ativa num painel OLED. A matriz ativa é, em realidade, uma forma de enviar informação elétrica a mostrar cada pixel de maneira independente. Além disso, os cristais líquidos são substituídos por diodos que produzem luz por si mesmo (ao contrário da tela LCD, que se acende por retroiluminação).

Em comparação com as telas LCD, as AMOLED têm várias vantagens, sobretudo com relação à falta de luz de fundo, economizando-se uma capa. Também se economiza bateria, especialmente em fundos pretos, uma vez que os pixels estão apagados e não são alimentados.

super amoled ips g g3 galaxy s5 screen
Podemos apreciar a diferença de contraste entre LCD IPS (do LG G3 à esquerda) e AMOLED (do Galaxy S5 à direita). Em ambas as imagens o brilho está no máximo. / © ANDROIDPIT

Diferença entre AMOLED e Super AMOLED

Super AMOLED é uma denominação comercial criada pela Samsung e inclui sua marca AMOLED. Ambas as telas se encontram presentes na série Galaxy, a família mais famosa da Samsung. A Super AMOLED é obviamente uma evolução da AMOLED, que integra a parte tátil do próprio painel, mas alcança níveis mais altos de nitidez. É melhor que as telas AMOLED no que concerne à luminosidade e ao consumo de energia.

AMOLED, a melhor para a bateria?

Sim. Como dissemos acima, num smartphone, a ausência da capa de iluminação evita um maior consumo de energia, especialmente se tivermos fundos pretos. Assim, a maioria dos pixels estão apagados e não consomem energia. Isso não vai mudar drasticamente a autonomia, mas ajuda bem.

s5 negro
A Samsung costuma selecionar fundos escuros para o seu menu de configurações. / © ANDROIDPIT

Selecionar um tema com fundo preto para economizar a bateria tem muito sentido se a tela do seu smartphone for AMOLED.

IPS, AMOLED, Retina: qual é a melhor?

Como vimos, o termo Retina não tem a ver com um tipo específico de tecnologia. As telas do iPhone são fabricadas atualmente pela LG e são displays IPS. Como curiosidade, a Samsung também já fabricou telas para a Apple, especialmente para o iPad. Entre AMOLED e LCD IPS, a questão é de pontos fortes e fracos.

As especificações técnicas são muito importantes quando se comparam duas telas de smartphones: uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels oferece mais nitidez do que uma resolução de 1.280 x 720. O que é mais difícil de comparar objetivamente é a qualidade de visualização da cor, o contraste, o brilho, etc. Não caia na armadilha da comercialização excessiva. É melhor analisar, perguntar a outros usuários no nosso fórum e na nossa seção de comentários.

screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 1
screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 2
screen comparison lg g3 galaxy s5 view angle 3
Os ângulos de visão do Galaxy S5 (Super AMOLED, direita) são mais abertos do que os do LG G3 (IPS, esquerda)./ © ANDROIDPIT

Entre AMOLED e LCD, a diferença é entre uma tela suave (LCD) e uma bem brilhante, saturada e chamativa (AMOLED). A minha preferência é pela AMOLED, mas quase sempre dependerá do restante do equipamento do smartphone ou tablet em questão.

Qual você prefere: AMOLED ou LCD?

Quentin é Editor Sênior para o AndroidPIT França. Desde seu primeiro console de videogames, um Nintendo NES, tem sido um entusiasta da tecnologia. Agora que trabalha no AndroidPIT, tem acesso a muitos dispositivos para testes, sempre está em busca dos melhores aplicativos, mods e dos últimos segredos sobre a próxima atualização do Android.

191 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alexandre há 1 semana Link para o comentário

    Sempre preferi as telas amoled, tive o primeiro Galaxy da Samsung dai passei para um Nexus 4 mas a pouca saturação da tela IPS era uma coisa que me incomodava, este ano comprei um moto x 2014 com tela amoled e estou adorando, o próximo passo acho que será uma experiência com uma tela Quad Hd, de preferência amoled ou super amoled.

  • Elinaldo Bezerra há 1 semana Link para o comentário

    Tenho um moto x 2014, vi um vídeo do moto x style e notei que há uma diferença não muito notável para pessoas que não exigem um bom desempenho de tela, a diferença é que o moto x 2014 vem com um display Full HD de muita qualidade, já o do moto x style que a motorola optou por um display TFT que tem baixo custo, obviamente para oferecer um aparelho top de linha com um valor inferior a seus concorrentes, não notei tanta diferença até porque ele é QuadHD, ah um certa diferença, como o display consome mais energia isso pode ser um problema, porém o moto x style tem uma bateria gigante que a motorola afirma durar o dia inteiro com uso misto ou intenso, acredito que o forte do aparelho seja apenas o design que sem dúvida é muito elegante e a câmera que promete deixar pra trás os aparelhos da Apple, ansioso para comprar o meu, saberei se realmente vale apena investir quando ver o aparelho.

  • André Bianchezi há 3 semanas Link para o comentário

    por a tela do moto x style ser QHD . TFT nao vai interfirir em nada com uma resuluçao tao alta ...

  • Igoor Santos há 3 semanas Link para o comentário

    Vi um vídeo comparativo do moto x style e o moto x 2014. A tela do moto x style estava mais brilhosa e mais nítida do que a tela do moto x 2014. O cara que gravou o vídeo mostrou cada detalhe das duas telas comparando cores e etc. No vídeo a tela do moto x style era muito mais bonita. Acho que o rumor que saiu de que a tela dele seria a mesma usada no ipad air são reais. Então essa pode ser uma TFT muito é das boas, rs. Quero te-lo logo em mãos. -- Link do vídeo - h ttps://www.youtube.com/watch?v=wpr8ajtVLMo

  • Tiago A. há 3 semanas Link para o comentário

    Teoricamente foi uma péssima escolha da Motorola... Pior que tft em pleno 2015 isso só essa matéria com título errôneo.

  • Tiago A. há 3 semanas Link para o comentário

    Reviveram uma matéria antiga... Uma comparação de LCD com AMOLED e colocaram um título atual. Só pode ser brincadeira né???...

  • Elcio Junior há 3 semanas Link para o comentário

    Sabe que o maior problema que vi na mudanca de AMOLED pra TFT que a Motorola fez?
    A moto Tela.....
    Sabe-se que se usa esse recurso pois ele acende poucos pixels por vez para lhe informar de eventos. Logo somente aqueles pixels sao acionados, gastando pouca bateria. Por isso da utilização dela.
    Agora nos Moto X Style com a tela TFT como será? Vai ter que acender todo o backlight pra lhe mostrar a notificação, e assim o uso dela em questão energética nao vale mais a pena.
    Sinceramente, nao mudo meu X2 pra esse Style nao.... Vamos ver se ela lança uma nova tela ou esperar até o Maxx 2 msm...

  • Carlos Magnum há 3 semanas Link para o comentário

    a Tela IPS Quantum do G4 é muito Show .Show LG

  • Carlos Magnum há 3 semanas Link para o comentário

    Depois que a Motorola Ganhou mercado ,agora é só iludir a consumidores leigos .Parem de Comprar porcarias da China.Motomerda.

  • Douglas U há 3 semanas Link para o comentário

    Achei que explicariam algo específico da tela dos novos Moto X... pelo título era o que parecia, pelo menos.

  • Demian Fernando há 3 semanas Link para o comentário

    Muito boa materia! Bem explicado e esclarecedor!

  • Thiago Mendonça há 3 semanas Link para o comentário

    Acho que essa foi a unica característica do Moto X Style que não gostei, tive o Moto X 2013, tenho o 2014 e acho que a mudança da AMOLED para LCD não irá trazer benefícios á MotoTela, e também já estou acostumado e tenho preferência pelas cores mais vibrantes das telas AMOLED.

  • Daniel Verdelli há 3 semanas Link para o comentário

    AndroidPIT: Corrijam esse artigo pq vcs estão errados e até mesmo desinformado os usuários!
    Tanto as telas IPS (e todo tipo atual de LCD) como as Amoled são TFT, o que não é TFT é CRT ou Plasma!
    TFT (thin film transistor) é só o tipo de transistor utilizado na maioria das telas "finas" desde meados da década de 90, isso não diz nada sobre a tela, falar que uma tela LCD é TFT é o mesmo que dizer que um carro tem quatro rodas!
    Tudo isso está muito bem explicado no Wikipedia em inglês! (pesquisar por TFT)
    Então vamos esquecer esse detalhe irrelevante de TFT, o correto é: A tela é LCD ou AMOLED?
    Se for LCD, temos três tipos de painéis mais utilizados: TN, PLS/IPS (provavelmente utilizada nesses Moto X) ou VA e variantes, todas elas são TFT, assim como as telas oled/Amoled/samoled!

    Edit: Fabricantes que apenas dizem que a tela é "TFT" estão omitindo informações sobre o tipo do painel utilizado, a Sony fez várias vezes isso pra tentar esconder que utilizavam um painel VA com ang visão ruim!

  • Brunowsk Bonin há 3 semanas Link para o comentário

    Eu tenho Moto X 1° Geração, de acordo com Antutu é Super Amoled, o lado bom é que quando aparece a cor preta, é um preto absoluto e não um preto aceso, se olhar nos cantos do aparelho com tela ligada e com a tela desligada se comparar com um Moto E 2°, fica muito mais bonito no Moto X quando você usa o Moto Tela, pois, só acende alguns pixels da Tela diferente do Moto E que acende a Tela toda.
    A Pergunta é: É possível uma Tela TFT ter um preto absoluto Igual Amoled?

Mostrar todos os comentários