O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 7 Compartilhado 6 Comentários

Por que o meu tablet não tem o Android Market?

Por que meu tablet nao tem o Android Market?

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2427 participantes

 

Boa pergunta! Certamente muitos de vocês que estão lendo esse artigo digitaram esta pergunta no Google. E, sem dúvida, deve ser frustrante saber que o seu tablet recém-comprado é um tablet que não tem instalado o Android Market. Este artigo tem justamente como objetivo explicar o porquê disto e, também, oferecer algumas soluções. Porém, antes de começar pra valer com o texto, deve-se ficar bem claro que cada tablet e cada marca oferece uma solução para o problema. Caso você não encontre a solução para o seu, utilize o fórum do AndroidPIT

E mais um detalhe: possíveis soluções aqui apresentadas são, como está bem dito, "possíveis soluções". Isso quer dizer que elas podem não funcionar com 100% de certeza em seu tablet. E, por fim, uma advertência: realizar este tipo de operações pode trazer certas consequências negativas para o seu tablet. Portanto, qualquer alteração que você fizer em seu tablet é de sua inteira responsabilidade.

Por que existem tablets sem o Android Market?

O Android é um Open Source. Isso significa que qualquer pessoa pode baixá-lo e instalá-lo em seu dispositivo. Por isso mesmo as empresas escolhem por tê-lo como sistema operacional de seus dispositivos. Mas precisa, é claro, ser relativamente controlado. É aqui que aparece a importância do Google nessa história. O Android é, em teoria, gratuito. Porém, para ter acesso ao Android Market, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos em seus tablets. A lista de requisitos encontra-se ao longo de um texto de 20 páginas na página do Google Users. É importante salientar que estes requisitos são para tablets que tenham o Android 2.2. Caso seu tablet tenha uma versão mais antiga, é recomendável atualizá-lo. No item 8 do artigo acima mencionado, encontra-se exatamente o que se pretende discutir aqui. Denominado "Compatibilidade de Hardware", ele cita os principais requisitos a serem seguidos pelas empresas:

  • Resolução: As telas dos tablets devem pertencer a uma classifica ção de densidade para poder aceitar pacotes .apk. A resolução mínima é QVGA 320 x 240 e a máxima FWVGA 854 x 480.
  • Câmera: Deve ter no mínimo 2 megapixels
  • Acelerômetro: Deve ter 3 eixos e reconhecer a orientação da tela
  • Bússola: Deve também ter 3 eixos
  • Rendimento: O navegador requer um mínimo de tempo (1,3 segundos) para carregar e a janela de SMS também (0,7 segundos).

Entre outros requisitos ainda a serem mencionados estão: porta USB standard, touchscreen, a presença de certas teclas imprescindíveis (tais como HOME, VOLTAR ou MENU), suporte WiFi, GSM ou CDMA, GPS, Bluetooth, etc.

O diretor de desenvolvimento de produtos da Google, Hugo Barra, considera de extrema prioridade que todos os usuários do Android obtenham a melhor experiência possível usando seus dispositivos. Daí o motivo para impor tais requisitos. Com respeito ao Android Market, Barra afirmou que é possível tê-lo contanto que "se tenha uma boa implementação. Temos que nos assegurar de que cada produto cumpra os critérios para uma boa experiência do Android Market".

O que devo fazer se meu tablet nao tiver o Android Market?

A primeira recomendação a ser feita é: caso você queira comprar um tablet, leia com atenção as especificações técnicas do dispositivo e verifique se ele tem o Android Market. Afinal, o Android sem o Market não significa nada. Seria até mesmo interessante investir um pouco mais de grana em um bom tablet com Android Market. Os tablets da Samsung já têm Android Market. O Dell Streak também.

Ainda mais agora que o Android Market se especializou em tablets. Ou seja, criou itens e aplicativos especialmente voltados para tablets. E tudo isso pode ser que seja apenas o começo. Tudo indica que a Google vai facilitar o acesso ao Android Market com tablets por meio de alguma unificação. Outro artigo será dedicado ao tema "aplicativos para tablets".

Na realidade, a grande maioria ainda não tem. As soluções são basicamente duas: ROM ou market alternativo.

  • ROM

Existe uma ROM para cada tablet. Se seu tablet for um Archos, sua ROM é gApps4Archos2.apk. Basta baixá-la em um cartão SD através de um computador, inserir o cartão no tablet e instalá-la. Uma vez que a instalação tenha terminado, é necessário reiniciar o tablet. Trata-se de um processo bastante simples.

  • Market Alternativo

Existem muitos e é difícil afirmar com precisão qual deles é o melhor. O mais famoso e o mais utilizado é o SlideMe.

Outra possível solução

O que pode ser bastante efetivo também é baixar o arquivo APKs.zip em seu computador. Aqui o link do megaupload para o referido arquivo. Ao descompactá-lo, você verá que existem vários arquivos .apk. No entanto, apenas dois são necessários: os arquivos GoogleSErvicesFramework.apk e Vending.apk. Uma vez que a instalação tenha terminado, é necessário reiniciar o tablet.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas. Boa sorte! 

Fonte: AndroidPIT

7 Compartilhado

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi