O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
30 Compartilhados 67 Comentários

Teste do tablet Teclast X98 Air 3G: o dual OS chinês que surpreende

Dando continuação à nossa parceria com o site de acessórios e eletrônicos Banggood, chegou a vez de testar um tablet. De aparência simples, mas com qualidade no acabamento, o Teclast X98 Air 3G é um tablet chinês que surpreende pelo desempenho. Com  9,7 polegadas, ele é fino mas com um hardware bem potente para a sua faixa de preço. Confira aqui as minhas impressões sobre o dispositivo.

teclast tpad x98 air 6
O Teclast X98 Air 3G. / © ANDROIDPIT

Design

O Teclast X98 Air 3G "se inspira" muito no design do iPad. Sua carcaça unibody tem a parte traseira feita de plástico imitando alumínio escovado e a borda que liga o painel à parte traseira é feita por uma fina tira de metal. Sua lateral superior esquerda traz o botão de energia acima do botão de volume. A parte frontal é bem minimalista, apresentando apenas o sensor da câmera frontal, e devo dizer que o aproveitamento do painel para a tela podia ser melhor, pois as molduras brancas superior e inferior são um tanto largas.

>>> Os melhores tablets Android

teclast tpad x98 air 5
A parte superior esquerda do tablet com os botões de energia e volume e a câmera traseira. / © ANDROIDPIT

O canto inferior esquerdo traz todas as entradas do tablet concentradas: cartão de memória, SIM, microfone, micro USB, fones de ouvido e HDMI. Com um peso de 498 gramas, ele é cem gramas mais pesado do que o Xperia Z4 Tablet por exemplo, ou seja, nenhum peso-leve. Mesmo assim, ele é agradável ao toque e bem ergonômico.

teclast tpad x98 air 7
As entradas do tablet são concentradas na lateral inferior esquerda. / © ANDROIDPIT

Tela

A tela de 9,7 polegadas do Teclast X98 Air 3G não decepciona, com impressionantes 2048 x 1536 pixels de resolução. As cores são ricas e vibrantes, com um display brilhante que torna a exibição de filmes um prazer para os olhos. Infelizmente, os alto-falantes estão posicionados na parte traseira inferior do tablet, e ao segurá-lo ou apoiá-lo em uma superfície, o som fica abafado.

teclast tpad x98 air 10
O tablet com a UI do Android. / © ANDROIDPIT

Software

Uma das particularidades do tablet é a sua função dual boot, rodando tanto com Android 4.4 quanto com Windows 8.1. Quando o tablet se inicia, temos a opção de escolher o sistema operacional:

teclast tpad x98 air 8
O tablet roda com Android ou com Windows. / © ANDROIDPIT

Rodando com Android, acredito que a Teclast pecou um pouco, instalando diversos aplicativos de fábrica que permanecem em chinês mesmo com a mudança de linguagem do sistema, mas a maioria pode ser desinstalada sem a necessidade de root. O navegador nativo não funciona bem com vídeos da internet, mas este problema é facilmente resolvido com a instalação de outro navegador como Google Chrome, FireFox, etc.

teclast tpad x98 air 3
A barra de notificações do tablet. / © ANDROIDPIT

Já o Windows 8.1 vem sem nenhum aplicativo desnecessário instalado, com exceção dos que vem pré-instalados pela Microsoft.

teclast tpad x98 air 9
O tablet com a interface do Windows. / © ANDROIDPIT

Performance

Com um processador Intel Bay Trail de quatro núcleos a 2,16GHz, o Teclast X98 Air 3G tem um desempenho bom. A inicialização não é muito rápida devido à escolha do OS a ser rodado, mas não é nada que incomode. A instalação e utilização de aplicativos ocorre de maneira rápida e sem falhas.

No quesito jogos, o tablet foi muito bem, apesar de ocasionalmente travar em jogos com gráficos muito pesados. Vale ressaltar que estes travamentos não acontecem com frequência e não atrapalharam muito a minha experiência de usuário.

teclast benchmark
O tablet no teste de Benchmark AnTuTu. / © ANDROIDPIT

O Teclast X98 Air 3G surpreendeu no teste de desempenho rodando jogos de gráfico pesadíssimos por horas. Após três horas de teste ininterrupto o tablet não superaqueceu, mas travou uma vez na execução do jogo. Reiniciei o tablet e recomecei o teste sem mais problemas.

O dual boot é uma função interessante e um diferencial dos demais tablets do mercado, apesar de dividir os 32GB de capacidade de armazenamento por 2 entre Android 4.4 e Windows 8.1. Este detalhe se torna irrelevante já que o Teclast X98 Air 3G possui slot para micro SD.

O tablet funcionou perfeitamente com o cartão SIM brasileiro, e ao inserir o chip da operadora, ele imediatamente conectou-se ao 3G e possibilitou ligações.

>>> Como instalar WhatsApp no tablet 

Câmera

A câmera do Teclast X98 Air 3G decepciona nas fotos em condições de pouca luminosidade. As fotos saem com ruído e o autofoco lento produzindo imagens borradas.

Em condições com mais luminosidade as fotos melhoram significativamente. Mesmo em uma era de câmeras de 16 megapixels, a câmera traseira do Teclast X98 Air 3G com meros 5 megapixels captura bem o que se está vendo. Já a câmera frontal tem apenas 2 megapixels e não produz fotos muito boas, o que pode ser um problema para os fãs de selfies.

teclast camera
Testes com a câmera frontal (esquerda) e traseira do tablet. / © ANDROIDPIT

Bateria

O Teclast X98 Air 3G possui uma bateria de 8.500mAh. Durante os testes com jogos pesados a bateria durou aproximadamente um dia, já com o uso normal do dia-a-dia, a bateria durou aproximadamente dois dias e meio.

A única desvantagem de uma bateria com essa capacidade é o tempo de carregamento total, que dura aproximadamente quatro horas.

Especificações técnicas

Sistema Android 4.4 / Windows 8.1  
Tela  9,7 polegadas IPS LCD, 2.048 x 1.536 pixels
Processador  Intel Bay Trail-T Z3736F Quad-Core 2,16GHz
RAM 2GB DDR3L
Memória interna 32GB (expansível por microSD)
Bateria 8.500 mAh 
Câmera 5 megapixels (traseira)/ 2MP (frontal)
Conectividade 3G, OTG, HDMI, Wi-Fi IEEE 802.11b/g/n 
Dimensões 240mm ×169mm ×7.4mm
Peso 498 gramas
Preço R$ 675,00
teclast tpad x98 air 4
A parte traseira do tablet. / © ANDROIDPIT

Conclusão

Nós brasileiros muitas vezes ainda nos sentimos inseguros ao comprar eletrônicos chineses, mas o Teclast X98 Air 3G pode mudar os seus conceitos. Ele é potente, estável, bonito e em minha opinião tem uma boa relação custo/beneficio. Ele se mostra um dispositivo perfeito para o uso cotidiano e reprodução de vídeos, perdendo pontos apenas com posicionamento dos alto-falantes e qualidade das fotos. Você pode encontrar o Teclast X98 Air 3G por R$ 675,00 no site Banggood.

Fique ligado, você poderá ganhar este tablet na nossa promoção no fim-de-semana!

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi