O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1 vez compartilhado Sem comentários

O que têm os tablets Android vs o que um iPad não tem?

Quando o assunto são tablets é impossível não haver a comparação de

tablets Android vs iPad

. O novo iPad tem recebido ótimas críticas de vários veículos de mídia renomados no mundo inteiro. O The Verge, um dos sites autoridade em

tech

, afirmou que se trata do "tablet mais funcional, útil e belo que já foi produzido". Então nós do AndroidPIT nos perguntamos, o que esses elogios significam para o Android dentro da eterna comparação entre tablets android vs iPad.

 

Se alguém tem dúvida de que o iPad será um competidor à altura dos novos tablets Android, melhor reavaliar a opinião, pois ter dúvida disso é o mesmo que negar a existência do ar. Competir, claro, não quer dizer vencer sempre. Por isso, queremos fazer um balanço de funções, recursos e outros quesitos nos quais o Android apresenta certas vantagens em relação ao novo tablet da Apple.  

Diferentes faixas de preço

O que traz algumas vantagens para o Android é o fato de ele ser um sistema operacional de código aberto. Isso permitiu a criação de um "ecossistema" bastante variado em termos de preços. Com isso, há tablets muito mais em conta do que o iPad e que alcançam diferentes grupos de consumidores. Se a grana está curta, é possível adquirir um tablet por EUR 100. Há tablets, como o Kindle Fire e o Nook Tablet, que custam EUR 150. Uma empresa da Índia pretende lançar um tablet a EUR 30. O iPad, por sua vez, custa EUR 479, valor igual do ASUS Eee Pad Transformer.

Diferentes tamanhos

Desde tablets de bolso até os de telas grandes, os dispositivos Android trazem uma ampla gama de tamanhos. Há o Galaxy Note com 5,3", o Galaxy Tab com 7" ou ainda o Galaxy Tab 10.1. Nesse quesito, a Apple não oferece mais do que o iPad com seus 18,57cm x 24,12cm x 0,94cm.

Mais Versátil

O Padfone é um exemplo de como as fabricantes do Android podem redefinir o conceito de tablet. Trata-se de um híbrido que reúne num só aparelho smartphone, tablet e laptop. O Galaxy Note 10.1, embora seja apenas um tablet, permite o usuário a escrever esboços e desenhos com uma caneta ótica, além de permitir colar informações de um aplicativo e colar em outros. O iPad não pode fazer nada disso. Se bem que sua tela é mais nítida e os processadores mais rápidos, características que fazem um tablet ser respeitado. 

USB, teclado e melhor compatibilidade

Quem já teve a oportunidade de jogar com um ASUS Transformer testemunhou a maravilha de um teclado destacável. Com este dispositivo, podemos ter um laptop, algo que o iPhone não pode. Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Android também oferece:

  • portas USB
  • SD Card Reader
  • HDMI
  • suporte para dispositivos de jogos

O iPad não é compatível com nada disso. 

Multitarefa real

Um das maiores desvantagens do novo iPad é que ele não oferece o recurso de multitarefa real que o Android Ice Cream Sandwich pode oferecer. A última versão do Android permite que o usuário possa acessar os últimos aplicativos utilizados por meio de um painel de multitarefa real. O Samsung Galaxy Note 10.1 oferece ainda a possibilidade de se ver dois aplicativos de uma só vez. Assim, é possível consultar o calendário enquanto se lê sobre os concertos que vão acontecer em nossa cidade, por exemplo.

Conclusão

Não podemos negar que o novo iPad é um dispositivo incrível. Porém, a falta de certos recursos pode fazer alguns usuários e geeks pensarem duas vezes em tê-lo em detrimento de um tablet Android. Isso significa, portanto, que o Android continuará tendo força no mercado, a despeito da indiscutível qualidade não só dos dispositivos da Apple, como também da Microsoft.

(Imagens: T3.com, BGR.com)

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi