O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 37 Compartilhado 48 Comentários

#TBT: Winamp, o player que eu levaria para uma ilha deserta

Recentemente, tive mais uma vez a aquela experiência bacana que é configurar um novo smartphone. Um dos meus hábitos (provavelmente não muito eficiente) nessas horas consiste em verificar na Play Store a lista de todos os meus aplicativos para, eventualmente, encontrar outros mais interessantes. Quase ao final da pratica, sorri ao encontrar um software praticamente esquecido: o eterno Winamp.

Sim, isso mesmo: era o lendário Winamp! Talvez o melhor player de mídia para Windows em todos os tempos. Segundo a Wikipedia, o software foi lançado em 21 de Abril 1997 - isto é, há uns bons 19 anos. Mas não me lembro exatamente quando comecei a usá-lo - foi, provavelmente, em algum momento da geração 1.x do programa.

ANDROIDPIT winamp 2
Winamp 2.95 em um computador Windows 7 / © Screenshot: ANDROIDPIT

O Winamp se tornou notável e bem sucedido apenas na versão 2.x. Mais tarde, veio a versão 3.0  - catastrófica, já que, apesar de possuir grandes recursos, parecia miseravelmente lenta. Somente com a versão 5.0 os desenvolvedores puderam reconquistar os fãs do programa.

O clipe sonoro que tocava ao inicializar o Winamp é inconfundível

O que sempre me impressionou no Winamp (exceto na versão 3.x, remendada) foi o modo extremamente rápido de se executar o software, além do tamanho do arquivo para download. Para as imagens neste artigo, por exemplo, eu baixei a versão 2.95 da internet, que possui míseros 3 MB de tamanho.

Eu ainda posso ouvir a faixa demo que tocava sempre após uma nova instalação do programa - aqui, um pequeno vídeo do YouTube com ela:

A grande variedade de skins e plugins do Winamp também era excelente. Isso poderia trazer visualizações sensacionais na tela, embora o meu ex-PC, por vezes, tenha chegado ao limite por conta disso. Outro grande exemplo de praticidade era o plugin que reproduzia arquivos do iTunes protegidos contra cópia.

A Biblioteca Winamp facilitou a gestão da minha coleção de mp3, de modo que nunca senti vontade de usar um player diferente. Mesmo quando eu adquiri meu iPod, o Winamp permaneceu meu player principal, ainda tendo em conta que o iTunes possuía alguns dos mais modernos aspectos de interface do usuário.

ANDROIDPIT winamp 5
Winamp 5: Azul e chique? / © Screenshot: ANDROIDPIT

Em casa, o  Winamp ainda sobreviveu à minha mudança para o sistema Linux: uma vez que eu precisava abastecer meu iPod com músicas, o meu PC se manteve no Windows - deixei o Linux apenas para o meu notebook. Daí em diante, aos poucos, o iPod foi se tornando o meu dispositivo de reprodução principal e o Winamp caiu gradualmente no esquecimento.

O Winamp poderia ter sido um 'iTunes melhorado'

Eu sempre achei lamentável o fato do  Winamp nunca ter sido capaz de estabelecer a sua própria loja de música. Certamente preferiria comprar música a partir dele do que da Apple. Nesse contexto, penso que o gerenciamento de arquivos MP3 teria sido bem melhor no Winamp.

A tentativa de desenvolver o Winamp Player para Android falhou. Mas, graças ao aplicativo Winamp, eu me encontro aqui relembrando o passado e pensando: mesmo hoje ele poderia tornar a minha vida mais divertida se, de fato, os desenvolvedores abordassem as plataformas de forma correta. E o que dizer do Winamp como serviço de streaming? Eu certamente toparia experimentar.

Opinion by Hans-Georg Kluge
O Winamp é o player de músicas que eu levaria para uma ilha deserta.
O que você acha?
50
50
266 participantes
ANDROIDPIT winamp 6
A aparência padrão do Winamp versão 5.666 / © Screenshot: ANDROIDPIT

Enquanto isso, ainda é possível encontrar o Instalador Winamp pela internet afora. A última versão leva o número 5.666. O site www.winamp.com ainda está online, de modo que a esperança por um renascimento do player continua viva. Os direitos sobre a marca se encontram na Bélgica, com a plataforma Radionomy, mas, desde setembro de 2015, não há notícias sobre seu o futuro em sua conta no Twitter.

Você também curtia o Winamp? Ou você tem um outro player do coração? Deixe-nos saber nos comentários! 


Throwback Thursday (#TBT), em português, seria algo como Quinta-feira de Retrocesso. Trata-se de um hashtag que se utiliza para, a cada quinta-feira, as pessoas postarem fotos, vídeos ou qualquer assuntos que tenha acontecido há algum tempo. Toda quinta-feira, você irá acompanhar aqui no AndroidPIT experiências passadas de nossos editores com smartphones, gadgets e tablets. Fique ligado!

Os comentários favoritos dos leitores

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
37 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi