O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Novas telas touchscreen fazem você sentir os comentários do Facebook!

Não achamos que para você, leitor, seja grande novidade a tecnologia ligada ao recurso de seu celular de tocar e vibrar ao mesmo tempo. Porém, o seu nome não lhe seja tão familiar. Trata-se da tecnologia háptica. Nome estranho, mas que se refere a tudo que é tátil. O fato é que a tecnologia háptica tem avançado e nossos smartphones já vibram quando recebemos notificações do Facebook ou de outros apps instalados. Mas não pense que isso é o máximo que podemos ter desse ramo tecnológico. Uma das empresas que investe nessa tecnologia, a Immersion HD, resolveu adaptar alguns Samsung Galaxy Nexus S com sensores super avançados que recriam a sensação de apertar um macarám, de uma bola pingando ou mesmo "sentir" os comentários de seus amigos no Facebook, por exemplo.

"Para vocês terem uma ideia, nós chacoalhamos um macará e foi possível sentir cada um dos grãos do instrumento no interior do telefone. O mesmo se passou com a sensação de gravidade de uma bola pingando. Nós rolamos uma lista de emails e o fone identificou itens favoritos com um som distinto. Folhamos uma galeria de fotos online e uma sensação tátil detectou quais fotos tiveram mais comentários de sua família e de seus amigos".

U-A-U!

O grande problema dessa tecnologia é que os fabricantes de smartphones ainda não integraram esses, digamos, "vibradores avançados" aos seus dispositivos. Sem contar que são pouco os softwares que vêm sendo desenvolvidos com o fim de usar as vantagens da tecnologia háptica. Não obstante, a Immersion tem um plano. A empresa tem enviado instruções a desenvolvedores de jogos sobre como implementar efeitos de vibração mais avançados. Um dos exemplos é o Grand Theft Auto III, que já dispõe dessa tecnologia. 

A tecnologia virtual é das que mais encantam os entusiastas da tecnologia em geral. E a tecnologia háptica é com certeza uma das mais importantes para o futuro. Não só porque traz diversão aos usuários que têm seus olhos funcionando a 100%, mas também para aqueles que têm diferentes graus de deficiência visual.

Fonte: The Verge

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi