O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 1.032 Compartilhado 293 Comentários

Telegram libera jogos multiplayer entre contatos do app

Periodicamente, o Telegram traz novos recursos para o seu serviço de mensagens. A atualização mais recente implementou funções interessantes, como máscaras e suporte para criação de GIFs animados, expandindo o suporte do mensageiro aos recursos do Android 7.0 Nougat. Agora, usuários do Telegram podem contar com bots que executam mini jogos dentro dos chats. Confira detalhes no tópico "Telegram versão 3.13".

Destacar mudanças recentes

Veja as novidades das versões anteriores

Telegram versão 3.13

Nova plataforma de jogos e suporte para Siri no iOS 10

A grande novidade que chegou ao Telegram com o update 3.13 é a nova plataforma de jogos. Com ela, os usuários podem executar mini jogos entre seus contatos, com comandos na tela, trilha sonora e efeitos especiais. O usuário pode usar o bot @Gamebot, por exemplo, para ter acesso aos novos jogos.

Os jogos rodam em tempo real e a maioria é multiplataforma, o que faz todo o sentido, visto que a proposta aqui é jogar com o outro contato. A novidade roda dentro da plataforma HTML 5, dispensando a instalação de plugins adicionais para que os jogos possam ser executados. A outra novidade dessa versão é o suporte para a Siri no iOS 10.

Veja abaixo como funciona o recurso de mini jogos pelos bots do Telegram:

Telegram versão 3.12

GIFs, stickers e suporte ao Android 7.0 Nougat

Figuras, GIFs e alguns elementos que misturam realidade aumentada estão invadindo de vez o mundo das redes sociais e dos mensageiros instantâneos. A nova versão do Telegram trouxe um pouco dessas ferramentas e foi um pouco além, otimizando o app para torná-lo compatível com os recursos do Android 7.0 Nougat.

Todas as novas opções que chegaram com esse update estão na aba "Diversão" do Telegram, que pode ser acessada junto com emojis pelo teclado. Nela, você encontrará a opção para criar e compartilhar GIFs, novos stickers e também a funcionalidade de desenhar e inserir tetos em imagens armazenadas no aparelho - incluindo screenshots.

Como a popularidade do Telegram só avança e recursos como estes estão presentes em outros apps concorrentes, como o Snapchat, prevejo que em breve algo parecido chegará às versões beta do WhatsApp. As capturas abaixo foram compartilhadas conosco através do Twitter pelo leitor @brunosouzac (a quem agradecemos imensamente pela ajuda), que já testou todas as novidades:

telegram draw update
Os novos recursos de personalização do Telegram / © AndroidPIT/ @brunobsouzac

Telegram versão 3.11

Stickers Populares

Uma das marcas registradas do Telegram são os seus stickers. Além daqueles que já vêm no mensageiro por padrão, muitos são criados de forma customizada, seja aproveitando personagens locais, seja aqueles feitos por artistas. E a versão 3.11 do comunicador passa a oferecer uma modalidade onde o usuário pode visualizar as últimas tendências de stickers que foram inseridas no app.

STICKERSPOPULARES
Agora você pode saber quais os stickers mais populares do Telegram e adicioná-los/ © ANDROIDPIT

Com o nome de Stickers Populares, a nova funcionalidade está disponível na  aba de stickers do programa e no menu de Configurações do Telegram. Para adicionar as figuras, basta usar o bot @stickers. Como o limite de conjunto de figuras é de 200, os stickers mais velhos que não são utilizados são automaticamente arquivados, sendo que você pode reativá-lo posteriormente. 

Suporte ao armazenamento na nuvem

A nova versão do Telegram agora oferece o suporte a serviços de armazenamento online. Isso permite que você salve os conversas, imagens e outros tipos de arquivos compartilhados com seus contatos na nuvem e possa acessá-los de qualquer lugar ou dispositivo.

TELEGRAMNUVEM
Armazene conversas e outros conteúdos em serviços em nuvem  / © ANDROIDPIT

Previews de conversas em grupo 

Em messengers como o WhatsApp, muitas vezes somos inseridos em grupos em que só conhecemos quem está participando quando estamos dentro. E, claro, sempre há a chance daquele desafeto estar no meio. 

A nova versão do Telegram agora permite que você tenha um preview dos grupos que for convidado e possa checar quem está nele. Se há uma ou mais pessoas com quem você não quer interagir, basta recusar o convite. 

Outras novidades da versão 3.11

  • Interface de câmera melhorada (válido a partir da versão 4.1 do Android)
  • Pré-visualize os conteúdos dos bots
  • Maior velocidade no download de arquivos (entre 2x e 4x mais rápido, segundo o Telegram) 

Telegram versão 3.10

Rascunho de mensagens

Com a nova atualização do aplicativo de mensagens, é possível manter o rascunho de mensagens não enviadas, ou seja, aquela mensagem que você começou a escrever, mas se distraiu e deixou para trás continuará no aplicativo.

androidpit telegram update bra
As mensagens deixadas pela metade estarão em primeiro na lista de conversas / © ANDROIDPIT

As mensagens em rascunho aparecerão como as primeiras da lista de conversas, com o intuito de não serem esquecidas uma segunda vez. Um recurso bem interessante, mas, na minha opinião, bastante desnecessário.

Reprodutor de vídeo no aplicativo

A nova versão do Telegram traz também novo reprodutor de vídeo dentro do aplicativo, tanto para vídeos internos gravados no prórpio app como vídeos externos, como os vídeos do Youtube.

androidpit telegram update bra 2
O contador de mensagens (à esqueda) e o novo reprodutor de vídeo (à direita), são algumas das novidades da nova versão do Telegram / © ANDROIDPIT

A reprodução de videos externos aparece bem cortada na tela, como você pode ver na imagem acima, mas o conceito é muito legal.

Contador de mensagens não lidas

Um contador de mensagens não lidas, também foi adicionado com o novo update do app. O contador aparece dentro da conversa - no canto inferior direito da tela, como você pode ver na imagem acima - indicando o número de novas mensagens.

As atualizações anteriores do Telegram incluiam funções de editar mensagens já enviadas, menções de usuários únicos em grupos, lista de anexos com bots recentes e um novo design da lista de contatos.

Como baixar a última versão do Telegram

Para baixar a última versão do Telegram, acesse a Google Play Store:

Telegram Install on Google Play

E aí, o que você achou das novidades do Telegram?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Juliano Dorneles dos S. há 10 meses

    O Telegram é superior em praticamente tudo frente ao Whatsapp (ok, faltam as benditas ligações).
    Supergrupos, bots, inline bots, canais (que em breve terão comentários moderados), chats secretos, stickers, players integrados, disponível em apps e na web... não tem como comparar.

    "Ah, mas meus amigos estão todos no whatsapp!"

    Comece utilizando o app com outra finalidade então. Seguir canais interessantes, utilizar bots para realizar tarefas (como baixar mp3 do youtube ou o proprio video, enviar notas para o evernote, tuitar, reclamar da falta de energia, encontrar GIFs, pesquisar na wikipedia, ver a previsão do tempo, buscar promoções).

    E apresenta o app para os amigos. Com o tempo o pessoal começa a enchergar as vantagens e passa a utilizar também.

  • Luan Andrade há 10 meses

    Existem 5000 usuários do Telegram?

  • Phelipe Breves há 5 meses

    O problema de quem segue a modinha é achar que todos têm que seguir a modinha.

  • Deivis Schuman há 3 meses

    Alguém sabe alguma cura pra fazer as pessoas largarem o vicio do Whatsapp e passarem a usar o Telegram?^^

  • Steven Oliver há 3 meses

    Tenho o Telegram instalado. Nunca recebo mensagem por ele e se mando para quem tem ele instalado não recebo resposta. É como dar murro em ponta de faca. Whatsapp virou Bombril. Ninguém compra palha de aço, só Bombril.

293 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi