O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 939 Compartilhado 156 Comentários

Não deu outra: Telegram é o melhor aplicativo de mensagens do momento!

No último final de semana, realizamos aqui no site uma enquete que tinha como objetivo eleger o melhor aplicativo de mensagens instantâneas. Pois bem, vocês votaram, e o resultado - previsível, por sinal - não poderia ser diferente: o Telegram é a preferência entre nossos leitores. Mas, esse placar pode ser observado de suas formas diferentes.

Existe uma diferença entre ser o melhor e ser o mais usado, ou o mais popular, no caso. Não faltam elogios entre nossos leitores com relação aos recursos do Telegram que, segundo a maioria deles, é o mais seguro, contém as melhores funções e está presente em diversos sistemas (multiplataforma). Até a publicação deste artigo, a enquete contava com 2.601 votos.

Ver o Telegram no topo da pesquisa é uma ótima notícia, visto que podemos concluir que nossos leitores dão valor a privacidade, aos bons recursos e não preferem um app pelo simples fato dele fazer parte de um conglomerado de outros aplicativos.

bestappmesseng
A enquete que elegeu o melhor aplicativo de mensagens computou 2.601 votos / © ANDROIDPIT

Por outro lado, também podemos concluir que o Telegram é o primeiro em recursos - o melhor, digamos assim -, mas não é o mais popular. Isso porque, como todos nós sabemos, para se usar um app de mensagens instantâneas é preciso que pelo menos 70% dos nosso principais contatos estejam utilizando o mesmo aplicativo.

Assim, olhando por esse ângulo, podemos dizer que o resultado muda de figura. Talvez, pela popularidade, a posição do WhatsApp seria o primeiro lugar. Mas, vale reforçar que o primeiro lugar do WhatsApp seria justo por sua popularidade apenas, visto que o melhor é o Telegram.

Reuni alguns comentários de leitores que justificaram seus votos. Compartilho com todos vocês a seguir:

Eduardo Prism:

"Na minha opinião é o Telegram! Chats secretos, supergrupos, stickers, GIFs, canais e uma gama de funcionalidades incríveis. Porém, assim como a Motorola venceu a enquete de melhor fabricante de 2015, o WhatsApp leva a melhor, pois as pessoas confundem o "melhor" com o "mais usado"

Jonnattan Silva:

"Telegram é como o Dunga na seleção: Todos sabem que é o melhor, mas ele insiste em não ser escalado"

Rodrigo Souza:

"O Telegram é melhor por ser mais completo, mas não cai no gosto da maioria dos usuários. O WhatsApp reina pelo número de usuários, não tem jeito"

Squalo

"Pra mim o Telegram é o melhor, mas o Whats é o que uso mais, fazer o que" ¯\_(ツ)_/¯

Não à toa muitos usuários procuram pelo Telegram quando algum problema atinge o WhatsApp. Na verdade, todos sabem que a plataforma é uma ótima opção, mas, infelizmente, a "massa" não adere o app de forma definitiva, servindo somente como paliativo na maioria dos casos.

Qual mensageiro você utiliza ou qual você acredita que todos deveriam aderir hoje?

939 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Joao Paulo Santos 24/mar/2016

    A maioria das pessoas não usam o telegram por que não conhecem mesmo e não porque acha algum problema.
    Algumas pessoas parecem chatas ao falar sobre o telegram, mas também é bem chato ver que a pessoa fica inerte por pura preguiça de ter algum trabalho.

    Vejo muitas pessoas reclamando...

    "O whatsapp já encheu a memória do aparelho."
    "As pessoas adicionadas recentemente no grupo ficaram sem saber das mensagens anteriores."
    "O grupo está confuso pois várias pessoas conversando ao mesmo tempo bangunça as mensagens."
    "O whatsapp deveria compartilhar aquivos também."
    "Meu celular está ruim mas não formato ele porque senão perco minhas mensagens e arquivos do whatsapp."

    Se tivessem o mínimo de trabalho pra ver alternativas melhores pra sua necessidade já teriam mudado.
    O Telegram não é perfeito, tem suas falhas também (exibição de gif externos, não permite envio de conversa, compartilhamento de contatos é incompleto...), e o pior, o suporte é feito por voluntários, é mais difícil reportar um problema ao desenvolvedor.

  • Eduardo R. 25/mar/2016

    Eu particularmente estou cansado de comentários "Não uso o Telegram porque meus contatos não estáo lá.". Pra mim isso é papo de gente acomodada (sem querer citar nomes). O ser humano é acomodado, se o WhatsApp não evolui, não é o Telegram que não irá evoluir! Muitas vezes um aplicativo precisa ser praticado para ser reconhecido, meus contatos que estão no Telegram reconhecem o quão ele é superior.

    Outro ponto chave aqui é que "tem mais usuários" seja um argumento válido, estamos falando de funcionalidades e não do número de pessoas que utilizam o aplicativo. Basta olhar o Google+ por exemplo, uma ferramenta infinitamente superior ao Facebook, porém as pessoas não utilizam o serviço.

    Comecei a utilizar o Telegram a um ano, e confesso que o começo foi difícil. Mas quando comecei a conhecer o aplicativo, assinar canais, utilizar o serviço dos bots, ou seja, consumir CONTEÚDO DE VERDADE foi incrível, hoje já não utilizo o WhatsApp.
    Lembrando que já testei o Imo, Viber, Hangouts, Kik, WeChat, WhatsApp, ICQ e por fim o Telegram, e de longe o ICQ e o Telegram são meus favoritos, mas por questões óbvias, na minha opinião o Telegram deixa qualquer mensageiro pra trás. É claro que essa é minha opinião e ninguém é obrigado a concordar.

    Um grande abraço.

  • Blind 24/mar/2016

    Mas isso é muito simples de se compreender. Enquanto o whatsapp existe desde 2009 e não havia concorrente com usabilidade simplificada (Viber era o concorrente direto), e foi ganhando popularidade pels pessoas INDICAREM umas as outras. O Whatsapp após muito tempo de indicação boca a boca, foi comprado pelo Facebook, pois até aquele momento era o único com boas funções objetivas mas que demorou a compreender todo um cenário futuro da sua plataforma e base de usuários.


    O Telegram está completando 3 anos de existência e tem uma ascensão (via gráfico) idêntica ao do Whatsapp (ambos com 2 anos e meio de vida mostraram crescimento por igual). Porém com grandes funções que o diferenciam do mercado, mas com uma base de usuários firme e forte e de todos os tipos de pessoas/empresas. Está mais para se tornar uma rede social no futuro do que apenas uma plataforma de troca de mensagens.


    A grande diferença no fim, é que ela cresce como o Whatsapp no ínicio, boca a boca, e NÃO SERÁ VENDIDA a nenhuma Empresa gigante (está em seus termos de privacidade). Mas para a maioria está sendo como sair do Orkut e ir para o Facebook (que é melhor), pois as pessoas lutam por serem cômodas e devido a isso que não indicam, mesmo que facilite a vida delas, daí vem o número baixo de usuários.

    Enquanto ninguém indicar, falar e convidar e realmente fazer usar (3 dias tá ótimo) seus recursos, ninguém vai aderir, mas pelo o contrário do que muitos acham, ele tem ganhado cada vez mais força e só vai estourar. Matérias do AndroidPit que virão aos poucos como as que já foram feitas é uma certeza disso.

    Viva a concorrência, viva o multiplataforma e não a escravidão de dispositivo!



    Obs: vou ler depois tudo o que escrevi hahah, vai assim mesmo ;D

  •   12
    Renan Rodrigues 24/mar/2016

    Como assim você não vai concordar 100% com tudo que foi falado no artigo e agradecer ao redator como faz nos outros artigos? O que houve? rs

  • Dario Junior 24/mar/2016

    Fica aí com suas correntinhas no Whatsapp e deixa o Telegram pra quem é elite.

156 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi