O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 136 Compartilhados 147 Comentários

Telegram recebeu milhões de novos usuários, mas será que eles permanecerão no app?

Durante as 24 horas de bloqueio do WhatsApp no país, muitos usuários migraram para o Telegram, um dos maiores concorrentes do mensageiro no país. Mas o que faz estes mesmos usuários desistirem do serviço tão rapidamente? Eu tenho uma teoria!

Em primeiro lugar, penso que o Telegram é um grande serviço, possui uma equipe de desenvolvedores dedicada a melhorar a experiência dos usuários e oferece recursos superiores aos do WhatsApp. Dito isso, nesta semana o aplicativo recebeu 7% do número total de usuários do WhatsApp. Este número poderia ter sido ainda maior, não fossem os problemas relacionados às redes móveis brasileiras.

Receber 7 milhões de usuários em um dia não é para qualquer serviço, especialmente considerando que o Facebook Messenger é a segunda alternativa de mensageiro no país. Mas o que faz uma pessoa que buscou o Telegram como alternativa optar por não usá-lo após a volta do WhatsApp?

Você instalou o Telegram? Vai continuar usando o app daqui para frente?

A minha teoria é o número de usuários e a facilidade de uso do WhatsApp. Geralmente, não lidamos bem com mudanças, e preferimos aquilo que conhecemos e dominamos, como saber enviar mensagem de voz e fazer ligações usando o WhatsApp. O botão está lá e não precisamos ler um tutorial para saber como mexer no app.

Além disso, fazer a família inteira e os amigos usarem o Telegram precisa de tempo e explicações, logo, por comodidade, é muito mais simples usar o WhatsApp, certo? Baseio minha teoria naquilo que vi acontecendo nas redes sociais e mesmo nas manchetes de jornais no país. Aliás, nada melhor que as manifestações populares nas redes sociais para mostrar que minha opinião não está tão longe assim da verdade:

 

E aí, você concorda comigo quando digo que apesar do grande número de novos usuários no Telegram, as pessoas não passam a usar o app em vez do WhatsApp?


Este texto reflete a opinião de um editor em particular e não necessariamente os pensamentos de toda a equipe editorial.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wαshιηgтσи M. há 6 meses

    Se o mundo apenas compartilhasse fotos e áudio o whatsapp seria tudo, agora com N's tipos de arquivos existem por aí e o telegram manda quase todos os tipos ele então estará presente entre os apps que mais uso, não me apego ao whatsapp como a grande maioria faz , até ao ponto de achar que a comunicação irá parar pelo simples fato dele ter sido bloqueado , parece que esquecem que existem alternativas bem melhores do que ele.

  • Marcio Jonas Ferreira há 6 meses

    É absolutamente irritante usar o whatsapp na web pois ele depende do celular estar conectado pra funcionar. Se ele entra em modo de economia de energia e desconecta já não funciona mais. O Telegrama é bem melhor mas infelizmente o povo não muda, se a grama muda de cor o burro morre de fome.

  • Eduardo P. há 7 meses

    "Telegram é melhor, mas uso WhatsApp porque meus contatos estáo lá"

    Tipica frase não é mesmo? Mais se nenhum de seus contatos usa, você pode usar para outras finalidades, como:

    Seguir canais e grupos de assuntos do seu interesse,

    Ver a previsão de tempo de sua cidade,

    Baixar músicas,

    Baixar vídeos do YouTube ou apenas o áudio dos mesmos,

    Utilizar ele como tradutor,

    Utilizado como backup na nuvem...

    Sabe, uma coisa que, tanto o Telegram como o Google+ me ensinou é que uma rede social ou mensageiro precisa de pessoas para você interagir, mas que essas pessoas não precisam ser exatamente seus contatos!

  • Anderson Gomes há 7 meses

    Tudo se resume a resistência a mudanças, mas de fato o telegram é bem superior!
    Eu por minha vez optei por manter os dois aps instalados, e estou estimulando meus contatos a fazer o meu mesmo, para não ficar refém quando um dos dois tiver algum problema.

147 Comentários

Escreva um comentário:
  • Vai ser difícil QUALQUER aplicativo tomar o lugar que o WhatsApp conquistou. Até empresas o usam para entrar em contato com clientes.

    Infelizmente, n vai ser dessa vez q o Telegram, Vibe, ICQ, etc... Vão ter vez (e todos eles só perdem pro WhatsApp em número de usuários).

  • Esse é o ponto.
    Registrar número de downloads e ativações é uma coisa, agora continuidade do uso é outra.

    Eu sou um que não utilizo, só faço download e reinstalo nesses períodos de baixa do Whatsapp, mas não é porque o app é ruim, pelo contrário, é ótimo, só que não sei conversar com fantasmas.

  • Usei até o wpp voltar e desintalei.

  • Trabalhar que é bom nada, era bom se Dilma eliminasse esse apk do Brasil. #ficadilma. PT PT PT

  • Usem oq quiserem e ponto final!!! bla bla bla , tanta frescura por causa desse apk.

  • desinstalei o whattsapp, agora uso somente telegrama, muito melhor

  • galera que vai continuar usando só pra bonito pq ninguém usa só pra dizer que tem instalado

  • Em tempos de crise e bloqueios, melhor manter os dois, mesmo porque, é sempre bom termos mais alternativas. 😉👍

  • um monte de funcionalidades inúteis? dispenso.

    AND minha operadora me dá Whatsapp gratuíto ... mas não dá telegram!

    previsão do tempo foi a melhor de todas .... sem o telegram eu não conseguiria essa informação ... ops

    • Porque vocês são todos modinha e usam o que acha facil usar, não procuram saber de algo diferente e julgam por simplesmente não querer experimentar algo novo e muito SUPERIOR em vários aspectos não só em grupos como canais, bot de automatização, nuvem etc... uso os dois sim porque algumas pessoas ainda usam o WPP, mais convencendo uma por uma elas acabam gostando também, enfim, não gosto de discutir sobre isso mais nem opinando sobre MERDA alguma que você saiba, aliás vai usando teu dados aí no WPP e cuidado pra não acabar tua franquia de bosta tah"" HTTP Injector manda lembranças.... Abraço Jovem -- !#

    • eu entendo, o telegram é mais para usuários que utilizam a internet para mais coisas além de apenas conversar.

      o telegram, tem muuuuito mais ferramentas... eu particularmente também prefiro o telegram, mas obvio mantenho o WhatsApp instalado como segunda opção...

      ainda bem que no meu circulo de amizades, a maioria já tem o telegram também.

      o povo brasileiro é assim mesmo, espero que um dia mude, ele só muda pra algo melhor quando a 1ª opção deixa de existir...

  • eu ja cai fora do telegram, ninguem usa

  • Se o mundo apenas compartilhasse fotos e áudio o whatsapp seria tudo, agora com N's tipos de arquivos existem por aí e o telegram manda quase todos os tipos ele então estará presente entre os apps que mais uso, não me apego ao whatsapp como a grande maioria faz , até ao ponto de achar que a comunicação irá parar pelo simples fato dele ter sido bloqueado , parece que esquecem que existem alternativas bem melhores do que ele.

    • que tipo de arquivos que não são fotos e áudio (além do texto) alguém tem no CELULAR?

      • Vou te passar meu número é tente me passar pelo whatsapp o Android lollipop, pois foi assim que consegui atualizar meu aparelho um brother meu tinha o zip e me passou pelo telegram tenta fazer isso , outra tenta me passar um Arquivo com mais de 20mb pra ver se vai, tá bom ou posso dar mais exemplos?

      • Alguém que sabe usar o celular pra alguma coisa jovem para de ser hater...

      • Amigão, tô vendo um certo nível de fanboyzice e arrogância aí nos seus comentários... Eu tenho PDFs, Planilhas, Documentos de Texto, ZIPs, APKs e mais um monte de coisas que eu uso todo dia e compartilho com muita gente. Se você não usa, o problema é seu, só não transforme isso na verdade universal porque, assim como você que deve usar o smartphone para "mandar snap", "curtir foto no insta" e "atualizar o status do face", tem gente que usa para trabalho, para compartilhar informação e conteúdo, coisa que, aliás, está faltando na cabeça de muita gente, não é mesmo?

        As vezes ficar calado e procurar se informar é melhor do que falar asneira e passar vergonha.

      • sério que tu fez essa pergunta????...

        hehehe...

  • wpp é muito povão digamos assim, o telegram oferece recursos bem mais interessantes

    • é o que eu penso também...

      eu não digo que o WhatsApp não presta, é ruim, inclusive tenho ele instalado... e uso até a versão personalizada a GBWhstapp também, além da original, mas eu prefiro o Telegram mesmo(que da pra fazer uma porrada de coisas a mais).... e amigos, familiares, e colegas de profissão já utilizam também. . . por isso no meu caso não tem esse problema de não ter amigos nele.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi