O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhados 1 comentário

Top 5 Aplicativos Android de Cias Aéreas

 

Por que fazer check-in online quando você pode usar o seu smartphone para isso? Hoje em dia qualquer companhia aérea que se leva a sério tem o seu próprio aplicativo para dispositivos móveis. Também levando em consideração o mercado aéreo nacional e a demanda de voos domésticos e internacionais, reunimos as principais Cias Aéreas que oferecem aplicativos Android para seus passageiros e realizamos um teste para descobrir o Top 5 Aplicativos Android de Cias Aéreas. Descubra onde as companhias aéreas acertaram e por qual motivo.

 5. TAM

   

Uma das maiores companhias aéreas que faz voos dentro e fora do Brasil, a TAM deixou a desejar com relação ao seu aplicativo para Android. Depois de pesquisar o site da empresa e outros de tecnologia, é desanimador saber que a nossa principal Cia Aérea não comercializa passagens aéreas ou mesmo possibilita o check-in através de um app Android. Ao acessar o página da empresa via celular, automaticamente o usuário chega a uma página para o check-in mobile ou para acessar apps da TAM compatíveis apenas com iOS.

Como uma espécie de prêmio de consolação, o aplicativo QR Code TAM, disponibilizado na página da empresa, pode ser usado a bordo ou nas salas VIPs da TAM para obter o que a empresa chamou de “algo além do que os olhos poderiam ver”. Através da câmera do aparelho, você captura os códigos QR e acessa informações extras.

Por oferecer pelo menos um aplicativo para Android, a TAM só não ficou atrás da GOL.

4. Air France

   

Amada por sua boa comida e odiado por greves constantes, a Air France oferece aos passageiros um moderno e eficiente aplicativo Android. Meu colega do site russo utilizou o App da empresa no último vôo para a Paris e confirmou que o aplicativo funciona muito bem. Além de gerenciar todas as reservas e guardar os códigos do seu cartão de embarque offline, também reserva o voo em apenas 5 passos simples. O aplicativo pode não vir com todos os extras interessantes, mas faz um bom trabalho. Você pode até mesmo contatar o serviço de cliente via Twitter ou Facebook diretamente do aplicativo. Isso sim é progresso!

3. TAP

   

A portuguesa TAP possibilitou recentemente voos internacionais saindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e oferece um dos aplicativos para Android mais completos. Nele você verifica horários, partidas e chegadas, pode reservar passagens, fazer check-in, oferece um cartão de fidelidade e um guia turístico do destino escolhido por você. O design é limpo, todas as informações estão em Português e ainda informa sobre horários de voos domésticos de operadoras parceiras, como é o caso da TAM.

2. KLM

   

A KLM traz um dos aplicativos mais elegantes entre as cinco Cias Aéreas analisadas para este artigo. Através do App da KLM você reserva e compra passagens, faz check-in e gerencia sua viagem. Basta digitar por pelo menos uma vez os detalhes da viagem e eles estarão sempre a mão. Uma das funções que chamou mais a atenção foi a de “ofertas especiais”, com preços bem mais acessíveis que de companhias aéreas locais. Você também pode contatar o serviço de cliente via Twitter ou Facebook diretamente do aplicativo. Isso sim é progresso!

Além disso, através do aplicativo da companhia você reserva assentos e pode optar por mais conforto, organizar a bagagem extra com um desconto de 20% e pode cancelar o check-in caso haja uma mudança de planos. É um aplicativo de fato surpreendente. O único problema é que o aplicativo está apenas em Inglês.

1. EasyJet

   

O que o App não tem em funções, compensa em termos de usabilidade e design. Embora o aplicativo da EasyJet não permita que você guarde o seu cartão de embarque no celular (o recurso, no entanto, será lançado muito em breve), reservar um voo com o app é muito fácil. Fontes grandes, botões claros e um calendário fácil de usar, onde você pode reservar o seu voo com apenas alguns cliques simples - uma solução perfeita para qualquer um que planeja adquirir passagens de forma espontânea em uma viagem à Europa, por exemplo. E o app da EasyJet garante que você não perca o vôo através de constantes notificações. este é um excelente exemplo de App que companhias nacionais como a GOL poderiam se inspirar.

É certo que o aplicativo é muito "orientada para os jovens", envolto em um design chamativo laranja-branco que grita "saia do seu sofá e viaje!". O aplicativo permite que você reserve o seu bilhete, altere ou cancele sua reserva, bem como pagar para o embarque de bagagem e de equipamento desportivo. Em suma, o aplicativo é tão bonito e elegante que vale a pena servir de inspiração para nossas Cias Aéreas no Brasil.

O país parece evoluir em termos de serviços aéreos oferecidos à população: preços mais acessíveis e segurança. Porém, a praticamente dois anos da Copa do Mundo de 2014, ainda é surpreendente que algumas companhias aéreas nacionais estejam atrasadas em termos de recursos tecnológicos para celular. Está na hora de arregaçar as mangas e desenvolver formas que melhorem e facilitem a compra de passagens via smartphone através de aplicativos intuitivos e funcionais. O que será que falta para este mercado de mais de 251 milhões de aparelhos celulares deslanchar de vez?

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi