O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 98 Compartilhado 12 Comentários

Toque fantasma: milhões de usuários de smartphones o escutam

Dor fantasma é o nome dado àquela dor que se sente num membro já amputado. Desde a comercialização do telefone, o fenômeno também pode ser notado com o toque dos dispositivos. Se você acha que o telefone tocou e ele está na verdade mudo, você ouviu um toque fantasma. A multiplicação dos smartphones e celulares propagou o fenônemo, que também sofreu um update: agora, existem vibrações-fantasma, LEDs fantasma, etc. A situação começa a preocupar os psicólogos.

flash
Quem nunca viu um LED fantasma? / © flickr.com/Laura Loveday/AndroidPIT

Quem de nós nunca teve essa experiência? Você tem certeza de que o celular vibrou no bolso (ou até mesmo tocou), pega-o para conferir e nada. O que parece absurdo já foi estudado por psicólogos e agora é alvo de uma pesquisa da sociedade de informática Bitkom, na Alemanha.

Os dados coletados indicam que 39% de todos os usuários de celulares a partir de 14 anos no país já tiveram a experiência de vibração fantasma ou toque fantasma. Em outras palavras, mais de 25 milhões de pessoas (só na Alemanha!) já escutaram ou sentiram coisas que não existem vindas de seus celulares. Entre usuários até 30 anos, o número sobe para 50%.

Também interessante é o LED fantasma: você pensa que a notificação acabou de piscar e fica esperando o LED acender de novo, o que não acontece. Ainda não convencido, você resolve ativar o telefone e desbloquear a tela, para finalmente perceber que não houve notificação nenhuma. Não fique preocupado, apenas em alguns casos isso pode ser sintoma de uma verdadeira neurose, mas o aumento do fenômeno entre os jovens começa a preocupar os profissionais da saúde.

Eu mesmo vejo LEDs fantasmas. E você?

Fonte: Bitkom

98 Compartilhado

12 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi