O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 69 Compartilhado 87 Comentários

TouchWiz: Ame ou odeie?

Há algumas semanas, em um dos meus vídeos comparativos entre o Samsung Galaxy S5 e o LG G3, muitos usuários criticaram o fato de ter escolhido o GS5 em detrimento ao LG G3. Um dos motivos que me levaram a esta escolha foi o software da Samsung em relação ao da LG que, na minha opinião é mais evoluído. A linha Galaxy S possui cinco aparelhos e, quando olhamos para a evolução da TouchWiz, é impossível não reconhecer o amadurecimento da UI da fabricante sul-coreana em termos de design. Se você não concorda plenamente com isso, provavelmente é porque odeia os lags do OS por causa do peso da ROM, certo?

Touchwiz galaxy S series
© Samsung; AndroidPIT

TouchWiz - Design

Recentemente, a LG publicou um vídeo explicando as mudanças no design gráfico da sua interface do usuário (Optimus UI) e confirmou uma "queima de gordura" em termos de design, afirmando assim um retorno ao básico. Outra equipe que decidiu retornar às linhas suaves e planas foi o time de desenvolvedores do Android que, com a introdução do Android L, trouxe as mesmas tão faladas novas linhas e formatos flats. Porém, a TouchWiz foi a primeira UI a trazer tais características, com o lançamento do Samsung Galaxy S5, em fevereiro de 2014.

Touchwiz opiniao
© AndroidPIT

Outra característica da skin da Samsung é o fato de que chegou originalmente com o Galaxy S, em 2010, e vem sendo atualizada até os dias atuais. Com isso, o software veio amadurecendo e integrando não apenas características de desenho, como também ficou mais consistente. Quando pegamos, por exemplo, o recém anunciado Google Fit ou mesmo o LG Health, ambos os sistemas de monitoramento das atividades físicas dos usuários ainda estão bastante atrás daquilo oferecido hoje aos usuários pela Samsung. Muito disso se deve ao fato da fabricante investir antes em determinadas tecnologias e integrá-las ao sistema de forma otimizada com o tempo.

Nunca fui uma fã da TouchWiz. Lembro que quando a Samsung lançou o Galaxy S2, optei pelo HTC Desire HD por causa do Sense, mesmo tendo um hardware inferior. Entretanto, é nítida a evolução da UI da Samsung quando comparamos as mudanças inseridas com o Galaxy S3, um dos grandes dispositivos da linha em termos de interface, com a atual aparência do software da Samsung. Uma das grandes diferenças está no menu de configurações: enquanto a versão TouchWiz UX 3.0 traz um design mais criativo, as versões anteriores deixam muito a desejar com a exibição por guias:

Touchwiz exibicao
À direita esquerda, a versão TouchWiz 3.0 UX do Galaxy S5; à esquerda direita, a versão anterior do Galaxy S3! © AndroidPIT

TouchWiz - RAM/ROM

Infelizmente, por mais que o próprio site da Samsung tente esconder o peso da TouchWiz e as consequências do seu uso em dispositivos com memória RAM de 1GB ou inferiores, não podemos esquecer que esta é uma das UIs mais pesadas do Android. Recentemente, a Samsung confirmou oficialmente que não poderá liberar o Android KitKat para o Galaxy S3 e S3 mini por causa da falta de memória RAM/ROM nos dois dispositivos:

A fim de facilitar uma atualização eficaz na plataforma Google, o desempenho do hardware, como a memória (RAM, ROM, etc), capacidades de multi-tarefa e de exibição devem atender a certas requerimentos técnicos. As versões Galaxy S3 e S3 Mini 3G vêm equipadas com 1GB de RAM, o que não os habilita a suportar a atualização da plataforma.

Entretanto, o problema desta atualização específica do OS do GS3 está diretamente relacionada à TouchWiz que, em comunhão com o Android KitKat, tornaria o uso dos dispositivos inviável. 

Para contornar tal situação, alguns usuários de "nível avançado" optam pelo processo de root dos dispositivos da sul-coreana para ganhar mais do aparelho em termos de desempenho. Porém, apesar de podermos deletar alguns apps através do acesso root, a TouchWiz é o meio para integrar o OS. Assim, caso você delete todos os serviços, pode fazer com que aparelho pare de funcionar. Logo, não é possível separar completamente a TouchWiz do resto, pois tudo está conectado como parte do sistema operacional. A única solução seria instalar a ROM da CyanogenMod, por exemplo, e ganhar em performance abrindo mão dos recursos e características da UI da Sammy.

Em termos gerais, podemos dizer que a TouchWiz é o grande motivo pelo qual a Samsung trazer um carro-chefe com um hardware high end todos os anos. E, sim, conforme o software vai ganhando consistência, modelos do passado ainda sofrem com problemas de performance e atualização do OS.

Conclusão

Antes de concluir, vale lembrar que a TouchWiz é a característica visual dos dispositivos da Samsung, e isso significa que é o que torna a fabricante diferente das demais companhias que utilizam o Android como sistema operacional. Assim, o que a Samsung traz como exclusividade, também fomenta o mercado de dispositivos móveis no Brasil e no restante do mundo, pois nem todo mundo precisa optar por usar os recursos e características de software de apenas uma fabricante ou mesmo da Google.

Para concluir, em termos de design gráfico, acredito que a Samsung deu uma bela polida na UI da versão UX 3.0 da TouchWiz, ainda exclusiva do Galaxy S5. Porém, é fato que a fabricante ainda não encontrou um caminho em termos de performance e desempenho do software de acordo com o hardware de seus aparelhos. Logo, se você possui um Galaxy S4, S5, Note 3 e, em alguns meses, o Note 4, o peso da TouchWiz pode não atingir você, mas se você usa um dispositivo com RAM inferior à 1GB, aconselho a instalação de uma custom ROM para otimizar a performance do seu aparelho e a instalação de um launcher com as características da TouchWiz UX.

Depois de expor minha opinião sobre a TouchWiz, fiquei curiosa para saber o que você pensa sobre a UI da Samsung:

Qual é a sua opinião sobre a TouchWiz?

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago19 13/jul/2014

    linha S são cinco aparelho com cada um deles tendo umas 10 variantes...

  • Robson N. 13/jul/2014

    Sempre achei linda a UI da Sammy, porém precisa ser mais otimizada. A Samsung bem que podia separar a touchwiz de acordo com seus dispositivos, sendo assim, para smarts mais inferiores um tema mais clean evitando os travamentos. Ela apenas distribui o mesmo software para toda linha S, aí não dá.
    Agora, Android puro nos galaxys, não concordo, pois ela estaria perdendo sua identidade. O melhor seria uma touchwiz mais leve e eficiente.

  • Welington Rodrigues 13/jul/2014

    particulamente uso a cyanogenmod M8(GS3), gostava da stock, mas a touch wiz não estava com o desempenho que eu esperava e a Samsung sempre na demora atualizar o OS,
    opinião: é correto afirmar:
    a touch wiz evolui muito, mas
    ainda deixa o usuário na mão.

  • Thiago19 13/jul/2014

    Eu não tinha nada contra a Samsung, alem das centenas de aparelhos (na minha opinião sem motivo). Porem um dia um cara no meu trabalho tinha comprado o S3 e pediu para eu apenas configurar o wify. Sem nada no aparelho ele já tava dando ler e dando umas travadinhas... o celular tinha acabado de sair da loja. '-'

  • Douglas C. 13/jul/2014

    Tenho um Note 3 e realmente o TouchWiz não me incomoda por causa do alto desempenho do aparelho. O que realmente me deixa chateado é o fato da Samsung encher os aparelhos de apps de terceiros, são tantos que as vezes nem nos damos conta da quantidade instalada, a percepção só vem quando são atualizados automaticamente e aparecem nas notificações. Isso sim é uma imposição absurda, e deveriam pelo menos serem claros ao que esta instalado no aparelho, e darem a opção de desinstalar está lixarada.

87 Comentários

Escreva um comentário:
  • Gosto bastante da Samsung, tenho o galaxy s5 SM-g900MD e sou usuário root, e deleto alguns apps proprietários como Minha Revista, ChatOn, dentre outros, mas apenas aqueles que não irão prejudicar meu aparelho. A TW é sempre um ponto muito polêmico, pois se de um lado ela deixa o software com características bem tipicas da samsung, por outro lado deveria ser mais otimizado com o software. O consumo de RAM é bastante alto, mas é muito personalizável. Não teria muita graça um android quase puro no s5, mas a samsung precisa tirar um monte de apps proprietários que poucos irão utilizar, otimizar a TW.

    OPINIÂO: É fato que a TW evoluiu ao longo de anos de existência, basta comparar aparelhos novos e antigos, mas muito ainda precisa ser feito em termos não de design, mas sim, de OTIMIZAÇÃO com o software. A TW ainda é um mostro devorador de memória RAM!

  • Ainda tenho dúvidas! O quanto em porcentagem a TouchWiz ocupa num Galaxy com 2GB de RAM? A quantidade usada depende do aparelho ou a 'participação' na memória RAM é igual em qualquer modelo com esta quantia de memória?
    Quero um Galaxy A5 2015 mas tenho receio pelo peso na memória RAM, o qual não sei e por isso tenho tais dúvidas (e não conheço ninguém com o A5 para perguntar)

  • Tipo ..... resolvir mudar pra sansung com o s3 ... mais pelas promessas feitas de um otimo aparelho de rapido desempenho e tal de começo tudo o mar de flores dai vem a atualizaçao 4.1 e 4.2 e fode com tudo..... me senti lesado... o primeiro fato é que o celular nao tem 1 gb de memoria ram .... segundo o cell tem 4 meses de uso os jogos dps do update ficaram lentos legando ou travando .... e terceiro queria muito saber se meu aparelho vai morrer na versao 4.2.2 com esse lixo do do jelly bean ?

    Queria saber por que esse descaso da empresa com os usuarios do s3 e s3 mini aparelhos esses que renderam milhoes a empresa agora sao deixados de lado com a desculpa que " voces podem migrar para outros aparelhos"

  • Tenho GS4 Mini, Eu acho o sistema da Sammy pesado, e sempre faço root em meus aparelhos e dou uma limpada em aplicativos que na minha opinião são desnecessários, dentre algumas funções que ela dispõe, a minha preferida é o "Movimentos" é muito legal na minha opinião.
    Porém, não me satisfaz em termos de Performance e sempre uso Rom's customizadas, estava usando a ROM CM 11 baseada no kit Kat 4.4.4 e, agora eu estou sentindo o gostinho do novo sistema operacional da gigante google, estou usando a CM12 lollipop 5.0.1, além de ter um Android quase puro, os desenvolvedores colocam algumas funções que nem mesmo a oficial do google tem, assim eu tenho uma performance a mais e um design lindo .
    Só pra concluir, a Empresa Samsung não liberou e nem ha rumores que irá liberar oficialmente o SO 5.0 para meu modelo(i9192), já que o costume dela é liberar apenas para os "lançamentos" . o que acho uma falta de respeito com os seus clientes.


    Talvez minha opinião não seja relevante, mas sempre sera minha opinião :)

  • Tenho um s3 neo, q tem 1,5 gb de ram, a touchwiz tb não me incomoda, incomodava bastante no galaxy y

  • apesar de ocupar muito espaço na memória interna, a touchwiz eh muito boa e fácil de usar.

  • O objetivo da Samsung é vender, vender, vender... e rápido. Eu já tive um S3 (excelente, por sinal), Tab 2, e o "velho guerreiro" Galaxy 5, que ainda tá funcionando perfeitamente com Cyanogem, mas saí da marca Samsung, devido à demora em atualizações, à Touchwiz pesada e à enorme quantidade de produtos bastantes semelhantes, que no fim, dificultam a escolha na compra de um smartphone. Foi um absurdo deixar o S3 de fora das atualizações, isso foi mais política que falta de hardware. O S3 tem hardware suficiente para concorrer com S4 e S5, se tivesse a mesma atualização dos demais, mas isso, a Samsung não quer. :P

  • Sabe aquela mulher linda e irresistível, porém irritante, é a touchwiz. Eu fiquei em dúvida na hora de votar, mas se eu usei cianogenmod e voltei à stock é porque eu amo a touchwiz. Mas me irrito constantemente.
    Galaxy Note 2.

  • Que curioso quem fez a notícia ter tido um HTC!
    Pra mim em termos de visual, o Sense 4 é o mais lindo, só que o Sense 6 é o mais eficiente. Tive a oportunidade de comprar um Galaxy Note por R$1400, Mas acabei optando pelo HTC ONE M8. nada paga a sensação de ter nas mãos um celular bonito e com um UI fácil e eficiente. Coisa que não senti quando peguei num Note 3. Uma lástima a HTC não atuar no Brasil. Mas todos ficam impressionados com o design dele... Claro, não é o plástico feio da Samsung....

  • Então, não gosto da TouchWiz porque, pelo fato de ser muito modificada em relação ao Stock Android, torna a atualização dos aparelhos mais difícil, e isso para mim é um problema, já que uma das minhas prioridades é a atualização constante.

  • Estou com o galaxy s5 a 20 dias e não tive problema com a touchwiz o s5 não tem legues nem trava fiz uma comparação de desempenho com o moto x da minha esposa, e a maioria dos apps o s5 abriu primeiro. a transição de tela do s5 esta tão fluida quanto do moto x que apesar de ser um aparelho bem mais barato me surprendeu.meu antigo aparelho era galaxy s3 a diferença de desempenho pro s5 e absurda não me arrependo de ter comprado o s5. Sem falar da bateria o moto x tem uma boa duração de bateria mas não chega perto da bateria do s5! A touchwiz melhorou muito a samsung esta de parabens!

  • Por enquanto meu s4 ta rodando a TW de boa...testei a Google play edtion mas não acostumei, então voltei pra tw.

  • o ruim na minha opinião não é nem a TW mas sim o número de versões que a sammy faz do mesmo aparelho. Esse é o único motivo de eu não ir pra samsung. Pagar 2k num aparelho pra depois ter variações a 1k ou menos, desvalorizando o aparelho. O top que eu gostei foi da motorola, lançou 3 aparelhos com nomes diferentes, públicos diferentes, isso realmente faz muita diferença. Imagine moto x, moto x plus, moto x active, moto x silver e por aí vai.... O dia que isso parar eu abraço a TWz <3.

  • Se a experiência de usuário é muito ruim como dito, por que a samsung não lança os seus intermediários com android puro e deixa a customização da TouchWiz apenas para os seus top de linha?

  • e por isso que os aparelho da samsung sao lento e trava muito sou mais o da lg.

  • Aqui é s4 4g com cyanogen 11 a mais de 1 ano. Sempre que sai room novo (já experimentei o 4.3 e 4.4 finais) eu testo, mas não adianta, mão vale a pena ter metade da bateria só para ter recursos que vou usar 2 vezes por mês e olhe lá...

  • Eu acho ela cheia de extras e agradável.. Mas o triste mesmo,é os lags e garranchos na interface..

  • Eu não posso dizer nada contra ela eu uso um note 3

  • Tenho s4 pra mim não sinto esse peso que todos falam

  • o Android não era para ser um OS aberto? na minha opinião o TouchWiz e as modificações, nos tira essa qualidade do Android. por isso uso o Android mais puro e root.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi